Como sobreviver ao apocalipse do SEO do Google SGE?

SEO do Google SGE

A grande verdade é que ainda estamos na fase de testes e validações e ninguém ainda tem 100% de certeza, mas precisamos preparar e revalidar para não morrer nesse novo oceano chamado Google SGE.

A ascensão do Google SGE (Search Generative Experience) está prestes a causar mais estragos no tráfego de mídia digital, mas talvez tenha uma luz no fim do túnel para aqueles que adotam uma estratégia vertical sólida. Já estou validando os meus testes para resistir a esse apocalipse de SEO e garantir a sobrevivência online.

O mundo online está se transformando e sendo uma das maiores revoluções e o velho será passado realmente e um novo buscador para explorar e se adaptar.

Gemini Pro: Será mesmo o futuro da inteligência artificial generativa?
Conteúdo
  1. O impacto devastador do Google SGE no tráfego digital
    1. O fim da primeira posição e a personalização das respostas
  2. O fator humano no Google SGE: Destacando a autenticidade

O impacto devastador do Google SGE no tráfego digital

Como sobreviver ao apocalipse
Como sobreviver ao apocalipse

A implementação do Google SGE nos resultados de pesquisa principais está gerando preocupações, sobre a queda significativa no tráfego de diversos sites até mesmo em portais de notícias. Análises anteriores indicam quedas expressivas, como -30% em conteúdo Evergreen, -80% em trechos em destaque e afundamento de cauda longa.

Tufo mostra que a personalização de cada SERP torna o SEO tradicional obsoleto.

O fim da primeira posição e a personalização das respostas

Descobrimos que estar no topo das SERPs não garante visibilidade no Google SGE, onde o primeiro link orgânico é exibido apenas 12% do tempo. Com respostas personalizadas, a batalha agora é pela sobrevivência além das primeiras posições do buscador.

Google novamente com problemas de indexação e prejudica sorteio de Natal na Espanha

Lembrando que o Google deseja de mais encontrar o bom e velho E-E-A-T do autor. Se prepare logo isso vai aumentar e terá mais letras E nesse EEAT. Normalmente é citado que os autores com autoridade, experiência e veracidade na redação de notícias ou artigos, mas também o Google vai verificar isso externamente. Nesse caso é uma opinião ainda não sendo 100% de confirmação, mas prevejo o Google avaliando o perfil autor externo ao site também em outros locais, nos quais tenha alguma resposta como no Twitter, Quora, Google grupos ou Reddit.

O fator humano no Google SGE: Destacando a autenticidade

O Google busca destacar o fator humano na criação de conteúdo, incorporando BERT, MUM e GEMINI.

Muitos dizem que usar artigos IA vai morrer e não concordo com isso, pois o próprio Google agora é uma grande IA e o mundo tecnológico está indo para IA como evolução. Saber usar uma IA para criar o artigo que é o ponto chave e o prompt certo.

SEO retrocede no tempo para posicionar notícias no Google SGE

O GenAI do Google dominará o topo do funil, tornando a jornada do usuário mais conversacional. A especialização, utilidade e cobertura se tornam cruciais para competir efetivamente.

Em um cenário onde as táticas tradicionais de SEO podem perder relevância, a especialização, a utilidade e a capacidade de adaptação são as chaves para a sobrevivência online.

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Como sobreviver ao apocalipse do SEO do Google SGE?
Em SEO temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Claudio Gomes

Criei o Blog Marketing Online para falar sobre negócios online e offline. Trabalho com internet marketing e negócios online alguns anos e consegui acumular muitas informações e formas de ganhar dinheiro online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up