Dicas de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas

Hoje eu vou passar algumas dicas de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas para ganhar dinheiro com franquias baratas. Esse não é um assunto no qual eu falo no aqui no BMO, mas recebi alguns e-mails pedindo informações sobre o assunto.

Marcelo, Carlos e Antonio hoje eu vou atender o pedido de vocês enviado por email.

Com crise ou sem crise, quando o dinheiro fica mais curto que “perna de cobra”, milhões de brasileiros buscam alguma forma de ganhar uma renda extra e hoje eu vou passar algumas dicas de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas.

Dentre as inúmeras alternativas, o ramo de franquias é sempre visto como uma alternativa de ótimo custo/benefício.

Há alguns anos, abrir uma franquia “tradicional” era apenas para quem podia sacar da carteira valores em torno de R$80 mil reais, valor bastante salgado para muitas pessoas.

Porém, nestes últimos anos, as chamadas microfranquias facilitaram o sonho de muitos empreendedores que sonham em ter um negócio próprio.

Confira o que será revelado neste artigo:

  • O que é uma microfranquia?
  • Exemplos de franquias baratas.
  • O que analisar antes de comprar uma franquia barata.
  • Prazo de retorno do investimento (duas formas de calcular).

O que é uma microfranquia?


Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising) são consideradas microfranquias empresas com investimento anual de até R$ 80 mil.

Geralmente, elas oferecem opções com investimento inicial a partir de R$ 5.500 e retorno em até 24 meses.

São negócios replicados por meio de modelo de franchising e que exigem um investimento inicial inferior ao das franquias tradicionais.

Vantagens das franquias baratas

Como se vê, a primeira grande vantagem de investir em uma franquia barata é poder participar de um modelo com investimentos relativamente baixos.

Segundo, são menos burocráticas, exigem um número menor de funcionários e muitas microfranquias dosam a mão nas taxas de publicidade ou royalties.

Formato home based

Trata-se de um sistema de trabalho em que o franqueado trabalha a partir do seu lar, ou seja, sem necessidade de alugar um ponto comercial (não haverá aluguel).

Nesse formato, o investidor já começa com uma estrutura de custos reduzidíssima, pois as despesas fixas, como água, luz e telefone, tendem a ser menores.

Enfim, como o tema desperta muito interesse da galera, fiz uma seleção de algumas franquias baratas para você dar um start em sua veia empreendedora.

No final do artigo, deixo como bônus duas formas de você mesmo calcular o famoso retorno sobre o investimento. Vale a pena conferir!

Dicas de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas

1. ACQUAZERO

Serviços de estética, conservação e restauração automotiva

Fundada em 2009, a ACQUAZERO pertence ao segmento de serviços automotivos e no negócio de lavagem ecológica ou estética automotiva/ à seco.

Associada à ABF desde 2010, a ACQUAZERO possui 90 unidades franqueadas e 2 unidades próprias.

O grande diferencial entre os concorrentes é oferecer o sistema delivery.

O método de lavagem do carro, apesar de não ser a seco, não utiliza água. Tomei a liberdade de relacionar 5 diferenciais da lavagem ecológica:

  • Em nenhum momento a sujeira é esfregada diretamente contra a lataria.

  • A eficiência dos produtos utilizados para repelirem a sujeira da lataria é muito maior do que litros e litros de água que muitas vezes não removem a sujeira.

  • O uso de água é dispensável: o carro fica limpo, encerado e protegido contras as intempéries.

  • . Após o tratamento, a pintura do seu veículo obterá um brilho, e ainda ganhará uma película protetora antiaderente e hidrorepelente.

  • O serviço de lavagem completo em um veículo pequeno / médio ou grande pode ser realizado entre 40 e 55 minutos

Além da biolavagem, a ACQUAZERO proporciona enceramento profissional, higienização de interiores, impermeabilização de estofados, hidratação de bancos de couro, cristalização de vidros, espelhamento e cristalização de pintura e higienização de ar Condicionado.

Para se tornar um franqueado, você precisará ter capital suficiente para investir na montagem de loja, treinamento de funcionários, estoque inicial, capital de giro, marketing e reserva pessoal.

O site da empresa informa que a ACQUAZERO:

Oferece todo o suporte ao franqueado, que conta com programação padronizada da imagem, treinamento para os franqueados e sócios-gerentes, orientação em marketing, divulgações e promoções, manuais de operação, projeto arquitetônico e toda a experiência profissional (acquazero.com).

Principais dados:

  • Área: de 80 a 250m².

  • Funcionários: de 2 a 8.

  • Faturamento médio mensal: R$30.0000.

  • Retorno em meses: de 6 a 18.

  • Taxa de propaganda: R$100 (fixo mensal).

  • Taxa de royalties: variável.

  • Capital para instalação: de R$1.000 a 40.000

  • Taxa de franquia: de R$5.000 a R$15.000

  • Capital de giro: R$5.000 a R$10.000.

2. AUTO BRASIL


Fundada no ano 2000, a AUTOBRASIL atua no segmento de produtos e serviços automotivos para franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas.

Iniciou a franquia em 2010 e se associou à ABF em 2012. A AUTOBRASIL possui 32 unidades franqueadas e 1 unidade própria.

A AUTOBRASIL é uma franquia de rastreamento e assistência veicular 24 horas. Ela oferece vários produtos como o:

a) Plano de Assistência Veicular 24h: a empresa informa que, em São Paulo, 77% dos veículos que trafegam nas ruas e estradas não possuem seguro, sendo que em cidades menores, esse índice chega a 95%.

As principais coberturas desse plano incluem: reboque do veículo (média de 40 minutos), troca de pneus, chaveiro 24h, falta de combustível (pane seca), serviço de taxi, veículo reserva (colisão, incêndio, roubo e furto) etc.

b) Rastreador e Bloqueador Auto Brasil 24h: aqui o cliente consegue rastrear, bloquear e controlar o veículo por meio de um SMS, telefone ou via Web).

c) Auto Reparo Auto Brasil. Esse serviço inclui funilaria e pintura garantida de até R$ 2.000 pela taxa única de R$ 459 e a opção de escolher uma das oficinas credenciadas pela Auto Brasil.

Apoio ao franqueado

1) Orientação e treinamento sobre nossos produtos para franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas.

2) Consultoria na área administrativa e comercialização.

3) Área restrita com extratos diários para consultas.

4) Site com área para cadastramento de clientes e automóveis.

5) Modelos de materiais para serem utilizados na divulgação.

6) Suporte de logística virtual integrada.

7) Site institucional interativo com os clientes e público alvo.

8) Parcelamento da franquia via cartão de credito de acordo com sua operado de cartão.

9) O franqueado Auto Brasil não necessita dispor de estrutura física para atendimento ao cliente, pois todo o atendimento ao cliente cadastrado será  realizado pela equipe de assistência veicular da AUTO BRASIL .

Principais dados:

  • Área: de 5 a 100m².

  • Funcionários: de 0 a 5.

  • Faturamento médio mensal: R$50.0000.

  • Retorno em meses: de 6 a 12.

  • Taxa de propaganda: não cobra.

  • Taxa de royalties: R$300 (fixo mensal).

  • Capital para instalação: 0

  • Taxa de franquia: de R$6.000 a R$7.500

  • Capital de giro: 0

3. Adlux


Fundada em 2008, a ADLUX pertence ao segmento de cosméticos e perfumaria, especificamente, nas linhas profissional e cliente final (home care).

No ano de 2014, o mercado brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) registrou um crescimento nominal de 11% (Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC).

Para quem não sabe, o mercado brasileiro é simplesmente o terceiro maior consumidor de HPPC do mundo, na cola de E.U.A e China, deixando o Japão comendo poeira (4º).

Associou-se à ABF apenas no ano de 2015, o que talvez se deve ao fato de ter iniciado com franchising em 1º/8/2014.

A ADLUX Cosméticos possui 20 unidades franqueadas e 1 unidade própria.

A empresa atua em 3 formatos de franquia: office center, loja com salão e consultor profissional.

Falemos sobre essa última, que nos interessa por se tratar do modelo de franquia barata.

A descrição abaixo foi extraída do site da empresa:

A franquia Home Officer pode ser comercializada sem o ponto comercial, os produtos podem ser vendidos em salões de beleza, catálogo Home Care com mais de 150 itens, onde o(a) consultor(a) oferece para sua rede social de relacionamentos, amigos do trabalho, da faculdade, do bairro e família, o franqueado assim que adquire sua franquia receberá um site, treinamento sobre vendas e produtos, assim os franqueados da Adlux podem se benefeciar de todo o conhecimento e experiência da marca.

Como diferenciais, é possível citar a estrutura de fabricação própria de produção, matéria prima orgânica com extratos naturais em alta qualidade, embalagens e designer personalizada; linha de produtos com nanotecnologia com fórmulas exclusivas, garantidas por órgãos da saúde e cuidados especiais.

Principais dados:

  • Área: desnecessária.

  • Funcionários: um.

  • Faturamento médio mensal: de R$8.000 a R$15.000.

  • Retorno em meses: de 3 a 6 meses.

  • Taxa de propaganda: 0

  • Taxa de royalties: 0

  • Capital para instalação: R$4.000 (estoque).

  • Taxa de franquia: R$1.000.

  • Capital de giro: R$1.000.

4. Ahoba Viagens


Com início recente (ano: 2014), a Ahoba Viagens atua no segmento de hotelaria e turismo, tendo como negócios venda de viagens online, comercializando destinos nacionais e internacionais .

Atualmente, a Ahoba Viagens possui 16 unidades franqueadas e 1 unidade própria.

A empresa orgulha-se de ter ser tornado, em menos de um ano, a primeira rede de franquias online de viagens com atendimento ao vivo por voz, texto e vídeo.

O serviços oferecidos por essa microfranquia incluem passagens aéreas e hotelaria, cruzerios marítimos, pacotes com e sem acompanhante, trens, alugúeis de carro e casas, ingressos, pacotes nacionais e internacionais.

Principais dados:

  • Área: desnecessária.

  • Funcionários: 1m².

  • Faturamento médio mensal: de R$8.000 a R$15.000.

  • Retorno em meses: de 6 a 12 meses.

  • Taxa de propaganda: 0

  • Taxa de royalties: R$100 (fixo mensal)

  • Capital para instalação: de R$900 a R$3.950

  • Taxa de franquia: R$3.600

  • Capital de giro: 0.

O que analisar “antes” de comprar uma franquia barata


1. Perfil pessoal

Existem várias franquias baratas nos mais diversos segmentos, mas é preciso tomar cuidado para não tomar uma decisão precipitada olhando apenas o custo baixo.

Em resumo, você precisa se identificar com o negócio. Certa vez ouvi um consultor dizer que não adianta você apenas “gostar” do produto; tem que gostar do dia a dia da operação. Tenha essa ideia em mente, antes de pensar em adquirir uma franquia barata.

Nas palavras de Marcus Rizzo, diretor da consultoria especializada no setor de franchising Rizzo Franchise:

Mais importante do que buscar redes lucrativas, com baixo investimento ou que são consideradas ‘tendências’, o empreendedor tem de gostar do que vai fazer. Os franqueados sempre devem se perguntar: ‘daqui 10 anos me sentirei feliz indo trabalhar nela?’. Se a resposta for sim, ele encontrou o segmento certo para investir (Brasil Post).

2. Sondagem prévia

Procure conversar com os franqueados (mais de dois se possível) que já operam a franquia e tente obter informações sobre como as coisas realmente funcionam após você se tornar um franqueado.

Ligue para os franqueados (ou mande um email) e faça perguntas como estas:

  • Você está satisfeito com a franquia?
  • O franqueador prometeu o que foi cumprido?
  • Os números informados na Circular de Oferta de Franquia (COF) são uma realidade?

3. Público-alvo

Um dos primeiros indicadores que você deveria obter do seu público-alvo seria analisar o ticket médio, isto é, o quanto cada cliente em média comprará o seu produto/serviço.

Logo, se uma loja vendeu R$50 mil em produtos, em um mês, para mil clientes, então o ticket médio dela é de R$50 reais, entendeu?

Exemplo: se o ticket médio da franquia é baixo, será necessário investir em ponto com muito fluxo de pessoas. Caso o ticket médio seja médio/alto, o ponto poderá ter um trânsito de pessoas menos intenso.

Seguem 3 sugestões de como melhorar seu ticket médio:

Seguem 3 sugestões de como melhorar seu ticket médio:

  1. 1. Avaliar o que os clientes compram e preparar suas gondolas para estimular o cliente a comprar outros itens mais – aqueles que ele não compraria normalmente. Ao ocorrer este estímulo, significa que estes clientes compraram mais, com isso, aumenta o valor do ticket médio!
  2. 2. Aumentar o mix de mercadorias para que o cliente encontre todos os itens que necessita num único mercado.
  3. 3. Lembrar o cliente de outros itens que possa ter esquecido. Por exemplo: se comprou carne para churrasco, lembrá-lo: do sal, do carvão, da cerveja, do refrigerante, do fósforo (Blog.Pr.Sebrae).

4. Prazo de retorno do investimento (ROI)

Como você percebeu nas informações das franquias baratas, além da taxa de franquia e do investimento inicial, o prazo de retorno do investimento é sempre informado.

Calcular esse indicador é importante para você, como investidor, ter um parâmetro de rentabilidade entre dois investimentos.

Assim, você terá condições objetivas de avaliar o famoso custo de oportunidade, a fim de determinar se não vale mais a pena colocar seu dinheiro em um investimento sem risco.

Método 1

Para você calcular quanto tempo uma franquia demora a dar resultado, sugiro uma forma bem simples, extraída do Manual Gestão da Micro e Pequena Empresa (SEBRAE/SP):

Exemplo – utilizando o resultado final do fluxo de caixa de um ano.
Investimento inicial total = R$ 80.000,00
Resultado final do fluxo de caixa anual = R$ 3.200,00 (resultado médio de 12 meses)
Cálculo: (resultado do fluxo de caixa anual / investimento inicial total) => (3.200,00 / 80.000,00) = 0,04 => 4,0%
Portanto, a rentabilidade anual deste empreendimento é de 4,0% a.a. (ao ano)
Ainda poderíamos informar que o prazo de retorno seria de 25 meses, dividindo o valor do investimento inicial total, pelo resultado médio mensal do fluxo de caixa.
Cálculo: (investimento inicial total / resultado médio do fluxo de caixa) = (80.000,00 / 3.200,00) = 25 => 25 meses.

E você: “Já pensou em investir em alguma franquia barata ou conhece alguma experiência de alguém que já investiu?

Compartilhe a sua experiência conosco!

Fontes: ABIHPEC/ SEBRAE/ Brasil Post/ Revista PEGN/ Site das microfranquias.

Não sou um grande conhecedor sobre esse assunto, indico e aconselho que faça como eu pesquise na internet.

Marcelo, Carlos e Antonio consegui essas informações com dicas de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas, na internet e fiz esse artigo para ajudar ao pedido feito por vocês no e-mail e espero que ajude.

Dicas de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas
5 (100%) 10 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

5 Comentários

  1. Marcelo outubro 12, 2017
  2. Carlos Batista outubro 12, 2017
  3. Antonio outubro 12, 2017
  4. Pamela Cavalcante outubro 13, 2017
  5. Adenor outubro 13, 2017

Deixe uma resposta