Dicas para aumentar o número de leitores do seu blog em 500 por cento

Tráfego constante é sinônimo de sucesso para qualquer blogueiro mesmo que não implique dizer que o elevado tráfego gere elevados rendimentos com Adsense ou outros programas de monetização em um primeiro momento e você precisa aprender como aumentar o número de leitores.

Um blog é tido como referência quando adquire um tráfego expressivo, daí em diante tudo parece mais fácil para o blogueiro, até mesmo os valores de rendimentos com publicidade são mais generosos.

Isso implica dizer que um blog com bom tráfego consolidado é bem rentável, seja com publicidade ou qualquer outro programa de monetização sem esquecer que ainda torna-se viável a venda de publicidade direta.

Vou passar todas as dicas que uso para aumentar o número de leitores do meu blog

Então como fazer para aumentar consideravelmente o número de acessos?

Segue algumas dicas que realmente podem surtir efeitos surpreendentes.

1. Entrevista com outros blogueiros que atuam no mesmo nicho

Estabeleça um diálogo com os leitores nos comentários do blog que julgue importante e que seja atuante no mesmo nicho. Comente com sabedoria, acrescente opinião de valor ao post ou alguma crítica construtiva, explicando o seu ponto de vista, sem spam.

Depois de algum tempo envie uma mensagem por e-mail ou pelo formulário de contato diretamente ao administrador do blog, e quando receber uma resposta, efetue novo contato demonstrando a intenção em entrevistá-lo e quais os motivos relevantes que o levaram a fazer o convite.

Com algumas entrevistas eu consegui aumentar o número de leitores em + – em 25%.

As entrevistas podem ser publicadas uma vez ao mês, com blogueiros diferentes ou mesmo um mix de opiniões com vários blogueiros tratando de um mesmo assunto.

2. Oferecer aos leitores do blog a chance de postarem artigos

Certamente tem muita gente querendo expor suas opiniões na internet, mas não sabem como ou não dispõe de recursos para manter um blog atualizado. Oferecer a oportunidade  de publicar um artigo como convidado pode trazer muitos interessados.

É claro que devido alguns blogs apresentarem conteúdos mais especializados, o número de interessados pode ser menor, mas mesmo assim ainda é uma boa chance de atrair novos leitores.

Convide também blogueiros para escreverem artigos como convidados (alguns irão dizer não, outros irão fazê-lo e a estes permita a inserção de um link para seu blog pessoal). É uma forma de divulgar o trabalho deles e formar parcerias. Caso seja convidado também aceite.

Você quer aumentar o número de leitores do seu blog? Pense fora da caixa.

3. Incentivar o leitor a sugerir artigos e a expressar suas opiniões em comentários

Essa pode ser a grande solução para falta de inspiração. Qual o blogueiro não já indagou a si próprio “Sobre o que escreverei hoje?”.

Perguntar ao leitor sobre o que ele necessita saber além de ter uma leitura garantida pelo interesse pode ser uma fonte rica de ideias para artigos futuros.

Incentive os leitores a sugerir assuntos para artigos com perguntas que complementem o artigo, com temas relacionados ou em enquetes.

Incentive os leitores a comentarem nos artigos e deixe claro que os comentários correm uma grande chance de se tornarem artigos com isso aumentam o estímulo para que novos comentários surjam ou que diálogos se prolonguem.

4. Divulgar o blog onde for possível

Como afirmam 10 entre 10 marketeiros “A propaganda é a alma do negócio”. Ter um excelente conteúdo, mas esperar unicamente pelo Google pode demorar um bom tempo.

Divulgue seu trabalho onde for possível. Há muitas oportunidades gratuitas de divulgação, sejam em redes sociais, agregadores de conteúdos, comentários em outros blogs, etc.

Quanto mais links apontarem para seu blog maiores são as chances de torná-lo conhecido e consequentemente o sucesso se seu conteúdo for bom.

É sempre bom lembrar que não adianta ter bom conteúdo sem divulgação ou pagar elevados valores em publicidade sem ter bom conteúdo. Mas se um blog apresenta bom conteúdo e é divulgado o suficiente, tornar-se-á referencia em pouco tempo. Passando a ser acompanhado por outros blogueiros e por muitos leitores com interesse no conteúdo.

5. Torne-se um Listener

Do mesmo modo que os leitores estejam instigados a comentar em seus artigos, esteja também a comentar em artigos de outros.

Dedique algum tempo diário para visitar outros blogs e fóruns do seu nicho. Procure os artigos que sejam mais interessantes, veja como os leitores reagem a esse artigo e então passe a participar sem que você entre em confronto com os demais leitores.

Por tratar-se de uma ação diária procure não fazer sempre nos mesmos blogs, atue em uma quantia entre 05 ou 10 comentários em posts de blogs diferentes.

Um listener é aquele que indica links de qualidade para outros artigos sem cometer spam.

Não inicie sua participação como Listener logo no início. Acrescente ao artigo sua opinião ao artigo retornando alguns dias depois ao mesmo, e só após receber respostas do autor do artigo e de alguns leitores que você deve oferecer uma pequena lista de outros artigos que agregariam valor a o artigo em questão e entre essas dicas coloque algum link que aponte para artigo do seu blog.

Com essas medidas adotadas o crescente número de leitores é certo. Não se pode esperar que o incremento ocorra em menos de uma semana, mas em prazos de um mês ou mais algo em torno dos 500% no volume de tráfego é garantido.

Um fator de grande importância é que os leitores conquistados dessa maneira tem elevada chance de se tornarem fiéis seguidores. São leitores que agregam valor ao blog.

Agora imagine tais medidas adotadas não uma única vez, mas de forma constante, quantos milhares de leitores assíduos passarão acompanhar o seu blog.

Benchmarking – Otimizando seu blog com base na concorrência

Oferecer ao leitor/usuário aquilo que não é oferecido pela concorrência pode ser a chave do sucesso de muitos blogs que tem bom conteúdo, mas não conseguem destaque. Aliado ao bom conteúdo, a técnica de análise de concorrência também é muito útil na blogosfera. Esta técnica é conhecida como benchmarking.

Benchmarking – Otimizando seu blog com base na concorrência

Benchmarking é a análise da concorrência para se identificar o que se pode tirar de útil e agregar em uma possível estratégia a se implementar no blog. Quanto melhor e mais criteriosa for essa análise, melhores serão as chances de vencer a concorrência.

Analisa-se desde conceitos e tendências implementados de usabilidade, templates até mesmo a  estrutura de menus. Para se fazer uma análise de benchmarking deve-se focar primeiramente na análise acerca dos aspectos visuais e como o blog reage à navegação do usuário.

Deve-se explorar ao máximo a navegação dos blogs concorrentes, assim é possível determinar o que é ou não útil ao nosso blog, aquilo que irá agregar valor. Porém devemos tomar cuidado para não abusar de “funcionalidades e serviços” que ao invés de melhorar, possa dificultar a navegação dos leitores.

O primeiro passo é identificar e listar os 05 maiores concorrentes do nicho que você atua. Para isso uma simples pesquisa no Google pode evidenciar quem são os blogs de maior influência e o que eles oferecem ao leitor.

Nesta etapa, analise apenas fatores visuais como as cores do templates, se é adequado ao tema proposto pelo blog. Se é fácil encontrar os posts mais antigos, se o form de contato é fácil de utilizar, se oferece algum serviço gratuito (downloads de e-books, feed, etc) para que o usuário possa usufruir ou serviços terceirizados para outros blogs como medidores de tráfego, PR ou contadores.

O blog deve focar em usabilidade, e nem sempre uma alta tecnologia esta atrelada a uma complexidade de navegação. De maneira resumida deve-se “encontrar” aquilo que se procura facilmente.

Uma segunda etapa é o tempo de carregamento do blog. Anote quantos segundos o blog demora em exibir toda a página. Além de ser importante fator de SEO para os mecanismos, certamente é para seu leitor.

Um segundo passo é o conteúdo. Este se dispensa grandes comentários, pois é unanimidade quando se trata de importância para o sucesso de um blog. Leia os últimos 05 artigos de cada blog, compare-os (isso de certa forma já lhe rende um excelente artigo), reflita sobre o que  poderia ser incrementado ao conteúdo. Não copie trechos e se o fizer mesmo assim cite a fonte.

É melhor que escreva um novo artigo, original, com seu ponto de vista.

Se tem conhecimento sobre o assunto, estude o código fonte, identificando as tags usadas, os melhores plugins e qual a plataforma.

Benchmarking Como superar a concorrência

A solidez de uma corrente é determinada pelo seu elo mais frágil!

Em hipótese alguma deve-se esquecer os pontos fracos do nosso concorrente.  Assim pode-se oferecer aos leitores a melhoria com enfoque neste elo mais fraco do concorrente. Disponibilize o algo mais. Com isso o blog passa a oferecer o que os demais não oferecem, seu blog será único.

Estudar a concorrência de mercado é algo bastante comum em países desenvolvidos, geralmente ocorrendo entre as grandes empresas mundiais.

Já reparou que as grandes empresas (por exemplo: carros e jogos eletrônicos) sempre lançam seus produtos logo em seguida ao concorrente?

Isso agora também é feito na internet constantemente Não procure ser igual, procure ser melhor sem menosprezar o concorrente. E pode crer que outros estão lhe estudando também, tentando te superar a cada momento.

Quando possível a troca de informações entre blogueiros é bastante importante. Fazer amizades com administradores de outros blogs é sempre uma boa atitude.

Informações vitais podem ser trocadas e muito tempo de pesquisa economizado. Não confundir o termo concorrente com blog do inimigo. Cada um pode ter seu espaço, e o leitor buscará no seu  blog o que não encontrar nos outros. Por vez, seu blog também não terá tudo e o leitor buscará o que lhe falta em outros blogs.

Nesse contexto superar a concorrência não significa desviar TODOS os leitores dos blogs concorrentes para o seu, deixando os demais sem acessos. Isso é impossível! Trata-se de buscar também a sua fatia, superando em tráfego naquilo em que a concorrência falha.

Como tornar seu post irresistível para os leitores

Como prender a atenção de um leitor em seus artigos? Qual é a parte mais importante de um texto depois do título?

Certamente muitos blogueiros que iniciam as atividades gostariam muito de saber como fazer com que os leitores tenham maior interesse pelos artigos do blog que administram. Posso dizer que isso pode ser relativamente fácil quando se tem habilidade em criar um título chamativo e o parágrafo de entrada.

Em outro artigo tratei sobre títulos que atrem visitas, mas de nada adianta ter um excelente título se o artigo não é capaz de chamar a atenção do leitor, a introdução é também essencial. O título leva o interessado ao blog, mas é a introdução quem determina se vale a pena continuar a leitura ou não.

Saiba como isso pode ser contornado com simples técnicas de marketing adaptadas ao uso em blogs.
Iniciar seu artigo com uma pergunta é sempre muito instigante. Uma pergunta bem direcionada pode levar a um nível de interesse maior.

A curiosidade natural que o ser humano tem de saber as respostas sobre as indagações que lhe aparecem diante de si fazem com que o leitor procure a resposta.

Alguns conteúdos não necessariamente necessitam de uma pergunta, basta que sejam bem fundamentadas no princípio ao ponto de que o leitor perceba o grau de relevância e profundidade que o assunto será abordado.

Não faça qualquer pergunta, questione sobre algo que o artigo consiga responder uma parte em cada parágrafo. Essa técnica, por exemplo, é colocada em prática neste artigo e certamente o levou a chegar até aqui na leitura. Mas isso não é tudo

A citação de exemplos e comparações pode melhorar a compreensão.

Lembrando que algumas pessoas buscam conteúdos em blogs de forma complementar ou buscam uma linguagem menos rebuscada, mais popular.

Um bom exemplo disso pode ser um artigo sobre “Teoria da Relatividade Restrita de Einstein”, que algum aluno por não conseguir compreender em materiais disponibilizados por universidades procuram um blog sobre física para obter maior clareza nos conceitos.

Percebeu a deixa “Mas isso não é tudo” no final do parágrafo. Essa frase de efeito novamente causou o interesse natural de saber o que mais teria adiante e o exemplo certamente fez com que ficasse entendido a sua própria importância dentro do corpo do texto.

E por último instigue o leitor a comentar, mostrar sua opinião. Isso além de valorizar o leitor, pois terá sua vez de concordar ou não com as ideias do autor pode gerar uma discussão que se bem trabalhada tornar-se tema para artigos futuros.

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