Dicas para criar um artigo perfeito gerando tráfego grátis (Artigo Ninja)

Muitas pessoas que começam a escrever têm em mente como criar um artigo perfeito e já pensam logo o seguinte: “Vou escrever qualquer coisa que chegue a 500 palavras, utilizar algumas técnicas básicas de SEO para ranquear bem no Google, publicar e pronto basta esperar as visitas chegarem e terei sucesso”.

Isso até uns anos atrás funcionava, pois a quantidade de informações não era tão grande, com isso qualquer coisa que se escrevia sobre determinada área era o suficiente para atender as necessidades das pessoas.

Mas esta história mudou, pois cada vez mais as pessoas querem mais informações de qualidades. Se os seus leitores perceberem que o seu artigo não tem valor será uma visita perdida e um visitante a menos, pois você não esta solucionando a dúvida ou problema deles e consequentemente vão procurar informações em outro lugar e pode ser até com um concorrente.

O conteúdo deve ser atraente de modo que as palavras conduzam o consumidor a desejar ter seus produtos em mãos. Ele traz diversas informações que não somente servem para o consumidor esclarecer suas dúvidas a respeito do produto ou empresa, mas também gera diversão e envolvimento, isso quando o conteúdo é criativo e dinâmico!

Ao criar um artigo perfeito antes você precisa olhar e pensar no seu visitante

Não é tão fácil assim chamar a atenção do público alvo. Para que os conteúdos disponibilizados possuam sucesso em acesso e gerem bons resultados é necessário que ele seja ousado, muito criativo e, é de suma importância que ele seja bem objetivo.

O conteúdo que sua empresa irá disponibilizar precisa ser coeso e de fácil compreensão. Não adiantar usar palavras difíceis até de serem encontradas no dicionário! Fale e exponha suas ideias de uma forma clara para que todos possam entender a mensagem que você deseja transmitir.

O criador das postagens online de uma empresa deve ser alguém capaz de transformar ideias e projetos em conteúdos interessantes, só assim poderá contribuir para trazer resultados positivos para a empresa.

ENGAJAMENTO? ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE SE CRIAR O MELHOR CONTEÚDO

Além disso, é muito relevante à interação do público alvo com a empresa, eles precisam aprender a reconhecer os valores dos produtos, gostar da marca e comprar de uma forma natural e que garanta a satisfação para o mesmo.

Você precisa disponibilizar em seu site conteúdos dinâmicos, ágeis e que sejam realmente interessantes. Se você fosse publicar em uma revista ou jornal, a pessoa só se interessaria em ler o texto, ele seria o foco central de atenção do leitor. Nos sites isso é um pouquinho diferente: ele deve ser de fácil navegação, possuir um design atrativo e ser bem acessível. Para que o site de sua empresa seja realmente bom, ele precisa desses requisitos.

Ao produzir um conteúdo tenha em mente que deve ser uma mistura de estilos e formas de interação com o público, deve ser um tanto persuasivo, os textos devem ter a capacidade de divertir e interagir, ao ler o texto o consumidor acabará conversando com a empresa e obtendo as respostas para suas perguntas.

Seus conteúdos não precisam ser uma piada para se tornarem divertidos. Você pode usar um tom com um leve sarcasmo e um pouco de atrativos cômicos, no entanto, não exagere!

O que você precisa analisar em seu site diariamente:

  • Verifique todos os comentários de seus clientes, eles são muito importantes, pois é ele quem vai comprar seus produtos e divulgar sua marca através de sua satisfação pessoal;
  • Analise quais os assuntos que os clientes mais acessam bem como, por quais assuntos eles poderiam se interessar;
  • Elabore os textos que serão disponibilizados com calma: pesquise sobre o assunto para que ele possa ser escrito mais facilmente, seja criativo e original;
  • Mantenha seu site sempre atualizado, com novas informações e desta forma, os clientes potenciais da empresa vão acessá-lo sempre;
  • Peça que seus clientes sugiram quais assuntos eles têm dúvidas para que você possa abordar no decorrer dos conteúdos disponibilizados.

Os consumidores buscam por conteúdos de qualidade, eles não vão dar a mínima para sua empresa se suas postagens forem chatas.

Quando você elabora um planejamento de marketing de conteúdo ele fica bem mais organizado e é capaz de gerar resultados mais positivos. Pense em suas metas e objetivos, defina seu público alvo e elabore uma boa estratégia de conteúdo, com temas, produtos e notícias que o consumidor possa se interessar em ver.

Para facilitar o acesso ás suas publicações e atualizações, crie um calendário para seus clientes com as ideias e informações gerais de suas publicações, assim eles irão acessar sua página sempre que surgirem novos conteúdos.

Com uma boa estratégia de conteúdo você já estará bem mais tranquilo, agora é só partir para atualizações diárias e ser muito criativo para atrair o maior número possível de visualizações.

Ouça sempre seus clientes, eles poderão te oferecer informações preciosas sobre sua forma de venda e anúncios, poderão te informar quais os pontos de sua empresa que eles não gostam e o que poderia ser feito para melhorar.

Leia atentamente todos os comentários de seus clientes e procure identificar se eles possuem alguma dúvida, necessidade de algum produto novo, ou reclamações pertinentes.

Por isso eu preparei para você um guia prático para aplicar na criação dos seus textos, e poderá ajudar no seu modelo de artigo e sempre poderá usar quando for criar um novo conteúdo para os seus leitores.

1- Para quem você escreve?

Para criar um modelo de artigo de qualidade e fazer com que tenha sucesso no seu nicho, você precisa saber para quem esta escrevendo.

Quem vai ler seu artigo é homem, mulher, adulto ou criança?

Se você fala sobre moda feminina em seu blog, certamente o recomendado é não usar uma linguagem como usaria se estivesse falando para um público masculino.

Por exemplo: Você vai falar sobre o vestido que a Angelina Julie usou no Oscar.

Já pensou se o seu artigo fosse escrito com uma linguagem no masculino como seria?

– A Angelina Julie no Oscar estava muito Linda, aquele vestido nela ficou justo e ela estava de cair o queixo dos homens e estava chamando atenção.

Agora para o público feminino.

– O vestido que a Angelina Julie usou no Oscar era Exuberante, ela vestia Dolce&Gabana, a medida caiu bem em seu corpo, percebemos que foi produzido especialmente para este evento.

Percebeu que para o homem não tem importância à marca que ela usava, se ficou de acordo com o corpo dela ou não.

O assunto era o mesmo, mas percebemos que são públicos diferentes e com interesses diferentes.

Por isso para criar um modelo de artigo é fundamental identificar para quem você esta escrevendo e procurar ser o mais natural e direto possível com a pessoa.

Quando um artigo é escrito com qualidade parece que ainda esta faltando algo e você sempre deseja acrescentar mais algum detalhe.

Procure passar a mesma sensação para os seus leitores que você sente quando lê um artigo de qualidade. Certamente eles podem lembrar de você e acompanhar o seu trabalho.

2- Crie um impacto na vida das pessoas com o seu artigo.

Será que o seu artigo causa algum beneficio na vida de quem esta lendo o seu artigo?

Será que vai resolver o problema  e impressionar positivamente quem esta lendo o seu texto?

Responda essas perguntas quando for escrever novos artigos para os seus leitores, perceba se o que vai oferecer a eles vai fazer com que você seja uma referência em determinado assunto, se realmente aquele conteúdo é relevante e merece atenção dos leitores.

Não faça como muitos que se dizem por ser especialistas disso ou daquilo e escrevem qualquer coisa apenas para gerar visitas para seu site. Coloque sempre o leitor em primeiro lugar, pois afinal de contas você escreve para eles ou para você?

Conteúdo que impacta as pessoas é aqueles que quando terminamos a leitura dizemos:

– Que artigo maravilhoso era isso que eu estava procurando, muito show.

Dizemos outras coisas a mais também como:  Este artigo é F…&%*$!!&#.

Quando temos esta reação é sinal de que este artigo disse tudo para nós o que estávamos buscando, e como retribuição comentamos no final do post, ou compartilhamos nas redes sociais.

Então busque impressionar seus leitores com artigos de qualidade, certamente eles vão saber agradecer pelo trabalho bem feito que realizou.

3- Cite referências, isto gera credibilidade com seus leitores.

Quando se cria um artigo é natural que você tenha se baseado em alguma coisa que aconteceu, ou uma prova concreta de algum fato, entre outros argumentos.

Este artigo, por exemplo, que escrevi para você, tive como base o livro “A arte de escrever bem”, autora: Dad Squarisi, Arlete Salvador.

É exatamente isso que você deve passar para os seus leitores, informe onde você foi buscar a sua ideia sobre o seu assunto, quem são os especialistas e use isto a seu favor.

Eles vão gostar de saber que essas teses que você diz foram comprovadas por algum especialista há muito tempo atrás.

Por exemplo, digamos que você fale sobre exercício físico no seu blog:

Ai você faz uma citação: Segundo o especialista “Marcio Atalla”, quem faz caminhada de pelo menos 15 minutos por dia tem menos chances de entrar na obesidade depois dos 50 anos de idade.

Quem esta dizendo isso não é você é o “Marcio Atalla”, e as pessoas vão acreditar no que você esta dizendo por que esta se baseando em um especialista no assunto.

E ai esta gostando? Faltam apenas mais quatro dicas para criar seu modelo de artigo ideal, vamos continuar?

4- Busque ideias para os seus artigos fora da internet.

Eu vejo muitas pessoas que estão começando na internet dizendo que não tem ideias para escrever artigos, que não sabem nada daquilo que deseja escrever, que pesquisam e não encontram nada para começar a falar em seus artigos, colocam um monte de desculpas na frente sem antes pararem e analisarem o que estão fazendo realmente.

A verdade é uma só: Não tente tirar leite de pedra.

Se sua mente chegou a um estágio que não sai mais nada de informação de qualidade não perca mais tempo brigando com ela, é hora de parar e aprimorar seu nível de conhecimento.

O que eu recomendo como fator principal para ter novas ideias que podem ajudar a criar um modelo de artigo a seguir é você ler muitos livros sobre a sua área que esta trabalhando. Se você não sabe sobre uma determinada coisa busque um livro que vai ajudar a entender mais sobre o assunto, não aconselho ler artigos na internet, pois em muitos casos são artigos resumidos e de opinião de alguém que não quis se aprofundar no assunto.

Outras formas de conseguir ideias para seus artigos é procurar conversar com pessoas que passaram por um problema do qual você quer falar. Fazer visitas a instituições que são voltadas para sua área de trabalho ou sobre o assunto do seu blog.

E por último e não menos importante é: Não seja só trabalho. Sabe aquele momento em que você esta há 30 minutos tentando buscar ideias para escrever um artigo e não surge nada na sua cabeça?

Pois bem, quando isto acontecer levante-se e saia para dar uma volta, tome um suco, faça uma caminhada de 15 minutos, ou escute uma música.

Existem dezenas de coisas que poderá fazer para tirar a tensão e pressão da sua cabeça, isto vai fazer com que volte mais leve em seguida e com a mente mais aberta.

5- Cuidado para não se perder no meio do caminho ao escrever o seu artigo.

Quando escrever um artigo preste muita atenção em como você da prosseguimento naquilo de que esta falando, muitos começam de forma clara e nítida, mas depois acabam se perdendo no meio do caminho e falando de coisas que não havia necessidade de mencionar naquele artigo.

Digamos que o seu nicho seja de imóveis, e no seu artigo você fala sobre como comprar um imóvel na praia.

Só que no meio do seu artigo você para de falar do imóvel na praia, onde seu leitor estava super interessado em saber mais, e começa a falar sobre imóvel no interior e as vantagens de morar neste lugar.

Percebeu que sairia totalmente do objetivo do artigo que era falar do imóvel na praia?

Certamente o seu leitor vai ficar perdido na leitura, principalmente se ele mora no interior e quer comprar uma casa na praia e até mesmo a sua proposta de vender algo será perdida.

6- Crie artigos que gere envolvimento com os leitores.

Não precisa ser perfeito, basta ser feito.

Eu particularmente odeio esta frase que muitos dizem por ai, principalmente se tratando de Marketing Digital e conteúdos que serão criados para seus leitores.

Se for criar um conteúdo não faça apenas de qualquer jeito, seja perfeito, procure explorar o máximo de informações necessárias que serão úteis na vida das pessoas que vão ler o que você escreveu.

Se você esta começando agora o seu trabalho isto é mais importante ainda para você, pois ninguém conhece. Se não causar uma boa impressão de cara não vai ganhar a confiança de quem esta interessado no que tem a falar.

Quando for escrever o seu artigo, interaja com seus leitores, faça perguntas, questionamentos, coloque uma opinião pessoal mesmo que seja polêmica, com isso você vai se destacar e criar uma personalidade diferenciada, e as pessoas gostam disso de quem realmente fala o que pensa independentemente do que seja.

7- Resolva o problema do seu leitor, pois ele quer a solução.

Certamente você já procurou alguma coisa no Google e encontrou.

Qual foi sua reação? Ficou muito feliz certo?

Então é essa mesma situação que você deve oferecer para as pessoas quando encontrarem seu artigo, ou para os seus fiéis leitores. Se você tem 100 pessoas que acompanha e se registram na sua lista de e-mail é sinal que gostaram do seu trabalho e assim vai crescendo a sua lista de e-mail e visitantes.

Então não jogue fora isso que conquistou, a credibilidade é tudo e no Marketing Digital é ainda mais importante uma vez perdida dificilmente você vai conseguir conquistar novamente.

Sempre busque deixar o seu leitor satisfeito com aquilo que esta lendo, demonstre a ele que você quer ajudar com aquela informação e não seja superficial no seu conteúdo.

Se você vai falar sobre como emagrecer 5 Kg em sete dias, então no artigo mostre a formula para as pessoas, fale o passo a passo das tarefas que terá que fazer para chegar a este resultado, se possível cite pessoas que aplicaram este método e conseguiram chegar neste numero.

Certamente você vai ganhar credibilidade com seu público e terá seguidores, pois você apresentou a solução para eles resolverem seu problema, e se eles aplicarem poderão ter os mesmos resultados.

Conteúdo é rei?

Aqui no BMO os artigos são os geradores de resposta do usuário, dessa forma servem para gerar os sinais que ajudam a posicionar. Também indica ao Google que o desejamos posicionar. Em suma, neste caso, o texto é tudo.

Nem sempre o conteúdo será o rei

Você já ouviu muito que o artigo é rei, porém nem sempre será, mas ajuda na hora de ranquear junto com outros fatores.

Vou dar um exemplo prático que nem sempre o conteúdo é rei e nesse caso entra outros fatores:

Ocorre frequentemente com e-commerce, lojas online ou até mesmo de jogos online. Normalmente vai encontrar poucas palavras com algumas palavras-chave secundárias, mas normalmente esses locais são pobres em conteúdo/artigo.

Nestes casos a principal fonte de geração de resposta de usuário já não é o texto. Os elementos que geram respostas são outros: se você gosta dos produtos, o preço, a política de devolução, a popularidade da marca, o design, etc.

O texto tem um papel muito importante em SEO, mas nem sempre é o mesmo. Vai ajudar na hora de posicionar, mas nem sempre serve como gerador de resposta do usuário.

Como citei os casos de e-commerces e lojas virtuais não vai encontrar muitos textos e isso acontece para quem segue a clássica crença de que “precisa criar conteúdo para tudo”, quando deveria nesses casos que citei que é “gerar resposta do usuário”.

Um exemplo onde o conteúdo precisa ser rei.

Mercados/nichos sem resposta do usuário. São mercados/nichos onde os usuários não geram resposta, acessam o local e consomem determinada informação e, em princípio, não têm intenção de voltar.

Nesses nichos existe um grande problema que é a taxa de rejeição que normalmente é alta e o tempo de permanência na página, é baixo ou não existe muitas visitas recorrentes. A maioria das vezes estão associados a uma pesquisa com caráter de urgência somente para aquele momento.

Nesses locais simplificando se resume em SEO onpage e link building, ou simplificando ainda mais, em conteúdos e links.

Por exemplo, nesses casos o conteúdo volta a ser o rei, no sentido de que devemos dispor de um texto amplo, completo e original para sugerir ao Google que oferecemos qualidade.

O link building ganha mais peso também, e como já não podemos nos apoiar na resposta do usuário para que o Google confie em nós, devemos aplicar com mais rigor todos os fatores de naturalidade no link building.

Conclusão sobre como criar um artigo perfeito para os seus leitores.

Você acabou de ver que existem algumas técnicas que devem ser aplicadas em conjunto, e que certamente se bem trabalhadas pode fazer que o seu texto seja de qualidade para os leitores.

Busque o máximo de informações e aprendizado na sua área que atua e leia bons livros, converse com outras pessoas e traga tudo que for de bom para o seu negócio.

Aplique sempre o melhor nos seus artigos e proporcione para os seus leitores uma experiência única para que seja uma referência para eles.

Esteja disposto a fazer o melhor não para você e sim para o seu público, essa sensação de trabalho bem feito vai fazer com que fique mais experiente e preparado para seu desenvolvimento como profissional.

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Respostas

  1. Magda Reis julho 15, 2017

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