Dicas WordPress Iniciantes e Avançados Para Turbinar O Seu Blog

A instalação do wordpress não tem complexidade, ao contrário pode-se dizer que é bem simples, tanto usando o Cpanel, Fantástico, De luxe ou via programas FTP. A sua instalação leva em média de 5 a 10 minutos, mas para quem já domina essas formas, o tempo é ainda menor. Hoje você vai aprender algumas dicas wordpress iniciantes e avançados para turbinar o seu blog.

Dicas wordpress iniciantes que podem salvar a vida do seu blog

Para quem usa WordPress vou passar duas dicas que eu considero super valiosas e já me salvou e tirou de grandes apuros.

Como Otimizar O WordPress Para Mecanismos De Busca

Você já deve ter ouvido que o WordPress foi desenvolvido para ser, direto da caixa, um CMS que proporciona excelente tráfego oriundo dos mecanismos de busca. Suas características e funções guiam os motores de busca através dos posts, páginas e categorias, ajudando na indexação e na inclusão do seu Website nos bancos de dados destes mecanismos.

É verdade que ele também tem ferramentas de otimização de busca já incorporadas que incluem a habilidade de usar o .Htaccess para criar URLs aparentemente estáticas. Além disso, há uma série de plugins e hacks que podem ser usados como SEO.

No entanto, apesar de você ter um WordPress bacana, com conteúdo pertinente e interessante, apesar de facilitar o compartilhamento nas redes sociais e ter pessoas assinando o seu Feed RSS (o que indica que eles estão gostando do que estão lendo), por alguma razão, os mecanismos de busca não parecem ter muito apreço por você.

É preciso lembrar que conforme o WordPress é customizado para encontrar suas necessidades, essas ferramentas incorporadas podem ser quebradas, fazendo com que você não apareça bem colocado nos resultados de busca.

Para que seu WordPress continue amigável com os mecanismos de busca, observe as sugestões abaixo.

Conteúdo Otimizando o WordPress

É o Conteúdo que Importa

Os mecanismos de busca não veem um Website, eles o leem. Eles não entendem beleza. O que importa no seu Website são as palavras e o conteúdo. Certifique-se de que você esteja publicando conteúdo escrito de qualidade.

Tenha as Buscas em Mente Enquanto Escreve

Se você estiver escrevendo algo que deseja que seja encontrado na internet, pense nas palavras ou frases que as pessoas usarão em suas buscas. Aprenda como os mecanismos de busca analisam, avaliam e classificam seus conteúdos.

O Conteúdo é o Maior Pilar no WordPress

Conteúdo Primeiro

Quando um mecanismo de busca entra no seu Website, na maior parte das vezes, ele ignora estilo e CSS. Na maior parte dos Temas do WordPress o conteúdo está disposto o mais próximo possível do topo da página. Poucos mecanismos de busca analisam mais do que o primeiro terço da página antes de partir. Verifique se o seu Tema coloca o conteúdo bem próximo ao topo da página.

Palavras-Chave, Links e Títulos em Sincronia com o Conteúdo

Um mecanismo de busca não avalia um Website em quão bonito ele é, mas avalia o conteúdo escrito, colocando as palavras em uma peneira e dando crédito a algumas palavras ou combinações de palavras. As palavras encontradas no seu Website serão comparadas as encontradas nos seus links e títulos. Quanto mais elas combinarem, maior será sua chance de ficar entre os melhores resultados.

Quem Está Linkado a Você?

A relevância dos Websites linkados a você pode te levar a lista dos favoritos dos mecanismos de busca. Isto dá créditos a eles, mas também os ajuda a linkarem-se a você. O número de links que seu site tem, através do Google, pode ser encontrado no www.yoursite.com.

Outros mecanismos de busca têm procedimentos semelhantes. Adicionar o endereço do seu Website à sua assinatura em postagens de outros Websites e submete-lo a diretórios são outras formas de aumentar seu número de links.

Códigos Válidos

Certifique-se de que os códigos do seu Website são válidos. Erros de código impedem os mecanismos de busca de se moverem pelo site com sucesso.

Criação de um Sitemap XML

Um Sitemap XML é uma lista de todas as páginas e posts em seu Website. Um Sitemap XML proporciona ótimos benefícios que ajudam os mecanismos de busca a encontrem seu Website, já que ele estabelece uma estrutura de leitura importante para os indexadores.

Para criar o sitemap recomendo o Plugin WordPress Google XML Sitemaps.

Como Fazer Backup Completo do WordPress

Algum tempo que é discutido sobre bons plugins e de como se pode fazer um backup completo do wordpress, e da importância de se fazer periodicamente em seu blog. Escrevemos este post para que todos tenham ciência de que não ter um backup atualizado constantemente de seu blog, site ou projeto pode fazer com que todo o trabalho seja perdido, e isto seria terrível.

Faça Backup Regularmente de seus Projetos, blog ou site. O ideal é que você faça backups diários de seu projeto, assim minimizando os riscos de uma eventualidade e maximizando sua segurança e de sua empresa ou projeto. Pense nisso, e reveja seus conceitos, pois o backup é fundamental.

Então para ajudar a muitos, neste artigo vou ensinar como fazer um backup completo do wordpress através do CPanel.

Preparado?…… Então vamos lá!!!

Dicas WordPress Iniciantes Backup Completo

Login CPanel

Primeiramente tenha login e senha de seu CPanel e mãos para o acessar e iniciar o backup.

O Cpanel é um dos melhores gerenciadores de hospedagens existentes no mercado, ele possui um sistema de gerenciamento de arquivos muito completo, podendo compactar os arquivos e depois realizar o download o transformando em apenas um arquivo.

O primeiro backup que realizaremos será o de nossos arquivos, ou seja, nossos templates, plugins, imagens utilizadas nos artigos e todas as informações salvas no sistema de arquivos da hospedagem.

Acesse o Gerenciador de Arquivos, e selecione todos os arquivos e pastas, caso contrário selecione apenas os arquivos referentes ao WordPress.

Depois de selecionar todos os arquivos e pastas do WordPress, clique em “Compactar” e então apareça na tela às opções referentes ao arquivo. Para uma melhor organização de backups, os nomeie com a data e nome do seu blog, por exemplo: nome do seu blog-19/02/2012.

Isso tornará os backups de seus projetos muito mais eficiente, pois poderá separá-los e identifica-los rapidamente logo que os ver.

O backup será gerado, para obtê-lo, baixe o arquivo para seu computador.

Backup Completo do WordPress- Banco de Dados

Agora, entre no PhpMyAdmin, um gerenciador MySQL, Para realizar o backup do banco de dados.

Em seguida procure pela opção Exportar, depois de selecionar o banco de dados referente ao WordPress.

Para finalizar, basta apenas clicar no botão Executar e esperar a execução do Backup finalizar. Após o termino você terá o backup completo do WordPress.

Guardando Seu Backup

É de suma importância que guarde seus backups em um local seguro, como HD externo, pendrive ou pode ser também através de nuvem, no Dropbox, ou Google Drive se possuir contas em ambos.

Atenção: Se o seu blog WordPress foi atualizado automaticamente para 4.9.3, você precisa atualizar novamente ou manualmente para versão 4.9.4. A versão anterior quebrou a atualização automática.

WordPress 4.9.4 Maintenance Release

Conclusão

Fazer backup completo do WordPress é essencial para quem trabalha com sites e blogs com constante atualização. Eu particularmente faço backups diários em meus blogs direto para hospedagens de nuvens como o Google Drive.

Agora você tem as dicas wordpress iniciantes que podem salvar a vida do seu blog. E você, faz regularmente backup completo do WordPress? Se este artigo foi relevante para você, deixe seu comentário logo abaixo!

O que é necessário para criar um blog? Como criar um blog de sucesso

O que é necessário para criar um blog? Então Você Quer Começar Um Blog? Partindo do zero ou quem sabe tenha alguma experiência e quer ter certeza de que não vai deixar nada para trás.

Essa semana eu recebi algumas perguntas de pessoas iniciantes: O que é necessário para criar um blog? Mesmo tendo artigos aqui no Blog Marketing Online resolvi fazer um novo material.

O que é necessário para criar um blog?

Ainda não encontrei nada tão completo que oferecesse todas as informações sobre o assunto.

Tenho lido artigos que prometem mostrar como iniciar um negócio online, mas geralmente só trazem perguntas e nenhuma resposta.

Quando você vê pessoas ganhando dinheiro, de forma tão intrigante, naturalmente espera, também, poder fazer isso.

Então começam as perguntas, uma vez que partindo do zero existem uma tonelada delas.

Se você pensa seriamente em ter um negócio online que possa lhe trazer renda 24 horas por dias, sete dias por semana, o ano todo, a melhor maneira é obtendo tráfego do motor de buscas do Google.

Então Por Onde Começar?

Se eu tivesse que começar um negócio do zero, por certo começaria por um blog.

O Que é Um Blog?

Aos que são novos no internet marketing, o blog é a forma simples de weblog. Que é uma espécie de um diário, que você não usa simplesmente para contar histórias. Você pode postar informações sobre assuntos gerais, dar notícias e dicas sobre um um determinado assunto ou, simplesmente, escrever de forma aleatória sobre o que quiser. Sempre, em um blog, a última postagem vai aparecer em primeiro lugar.

Normalmente as postagens são organizadas por sua data de entrada.

Parece Complicado?

A primeira coisa que pensamos é que parece muito difícil criar um blog.

Mas toda novidade demora algum tempo para ser assimilada

Hoje em dia existem softwares gratuitos que fazem praticamente tudo para você. Nós vamos ver isso um pouco mais adiante. Não precisa ficar com medo. Você vai entender porque eu recomendo começar com um blog em vez de um site.

Quando você começa com um blog não existe necessidade de aprender e conhecer linguagem como o HTML. O HTML é a linguagem de programação que é utilizada para se escrever dentro do sites.

Você tem que escrever milhares de páginas para desenhar um conjunto e depois certificar-se que todo seu trabalho é o resultado do que imaginou.

Para começar um blog você não precisa se preocupar tanto no começo com layout, design, links e navegação. Está tudo pronto pra você escrever seu conteúdo com uso do WordPress.

Marketing Para Você

Quando você cria um novo post, os motores de busca vão criar links para você e as pessoas serão capazes de encontrar seu blog. Quanto mais você postar, maior será a sua exposição nos motores de busca do blog. Mesmo se você não fez nenhuma comercialização, você vai obter alguns visitantes e vai construir sua lista de leitores.

É Fácil Rentabilizar Um Blog?

Existem maneiras de criar receitas para blogs. Em outras palavras, não é difícil criar uma fonte de receita para blogs.

O Google Adsense tem se mostrado uma das boas opções para se criar receitas em blogs. Ele oferece um bloco de anúncios que vai em qualquer parte do seu artigo conforme configurar, que pagam por cliques, com depósitos diretamente em sua conta, mês a mês.

Outra característica do Google Adsense é o fato de ser totalmente gratuito, basta você se inscrever.

Espero ter convencido de que partir de um blog é o caminho a ser percorrido.

Se você acreditar, vamos falar a partir daqui.

Escolher Um Domínio

A maneira para escolher um domínio é pesquisando em sites que permitem fazer isso.

Nestes sites, na barra de busca, você pode digitar qualquer nome que pretenda usar e será informado se o domínio está disponível. Se o nome estiver disponível você poderá registra-lo  pelo período de um ano.

Você, provavelmente, encontrará poucos nomes já tomados. Uma boa dica é escolher um tema e adicionar seu nome a ele. Por exemplo, seu assunto é comida vegetariana, você poderia tentar vegetarianaseunome.com ou comidavegetarianaseunome.com. Você poderia adicionar seu nome no início ou no final de seu assunto, sendo sempre mais interessante adicionar no final.

Depois de decidir sobre o nome e registrá-lo certifique-se de salvar suas informações de login. Não confie na memória, salve tudo e um local seguro.

Configurando Web Hosting

A hospedagem é o servidor,  na internet, onde você armazena o seu site ou blog. Você adquiri uma hospedagem na internet de modo que seu site/blog tem um lugar para viver na internet.

Depois de comprar sua hospedagem  será guiado para criação e configuração de sua hospedagem. Você basicamente vai configurar um nome de usuário e uma senha que usará para acessar seu blog/site, sempre que quiser ou precisar.

Uma vez que a hospedagem é a instalação propriamente dita,  você pode iniciar a instalação de seu blog/site. Para instalação de seu blog, a plataforma mais utilizada e que recomendo é o WordPress.

Escolher Um Tema

Escolher um tema  não parece ser a coisa mais fácil do mundo. Existem muitos tipos de blogs diferentes.

Você Deve Escolher Um Tema

O Que Realmente Te Apaixona?

Um dos aspectos mais importantes ao escolher um tema para seu blog é escolher um tema de seu interesse, algo que tenha haver com seu desenvolvimento pessoal.

Você pode iniciar um blog sobre qualquer tema:

  • Culinária
  • Fotografia
  • Fitness
  • Celebridades
  • Filmes
  • Dietas
  • Perfumes
  • Política
  • Tecnologia
  • Família
  • Higiene Pessoal

O fundamental é que trate de uma área de seu interesse, algo que te toque; te motive; te inspire.

Que tenha importância suficiente para que você continue trabalhando, independentemente de qualquer resultado financeiro. O resultado financeiro é só uma consequência.

A maioria dos blogs acaba morrendo por falta de interesse do seu proprietário.  Naturalmente porque fez a escolha pensando de forma errada, buscando um assunto que parece interessante aos outros e esquecendo o que gosta de verdade.

Se você escreve com paixão vai encontrar milhares de seguidores apaixonados pelo mesmo tema. Sua única preocupação é ser o mais específico possível, temas muito amplos não atingem um nicho específico. Vamos imaginar que você gosta do assunto casamento, dentro desse assunto você vai encontrar diversos temas, como por exemplo: vestidos de noivas; vestidos para casamentos;  preparativos para casamento; organização de casamentos;  música para casamentos;  fotos de casamentos;  casamentos diferentes, bolo de casamento;  penteados para casamentos; etc.; etc.; etc…..

Não se importe em imaginar que determinado tema parece simplório demais e que há pouco interesse no assunto, um mero hobby como colecionar bolinhas de gude vai ter milhares de pessoas que se interessam e gostam desse assunto, a internet vai muito além da cerca do nosso quintal.

Existem maneiras simples de encontrar o equilíbrio entre aquilo que você gosta e a procura que possa tornar seu blog um negócio viável.

Na barra do Google você pesquisa “ferramenta de palavra-chave” e encontrará o Google AdWords. Lá, digitando o assunto de seu interesse vai encontrar uma lista de possibilidades e poderá verificar a procura e a concorrência. Outra maneira é pesquisando o assunto diretamente no Google e observando os anunciantes que aparecem na página. Se não existem anunciantes não existe concorrência. Se não existe concorrência não existe mercado.

Então é muito fácil escolher um tema. Basta compartilhar sua paixão com outros apaixonados.

Por quanto vender um blog? Aprenda como avaliar

Se você tem um ou vários domínios e não sabe por quanto vender um blog aprenda a forma correta de avaliar e o valor que deve vender.

Se você já pensou em vender ou está pensando em vender então deve estar com duvidas sobre quanto pedir por ele e como proceder na venda. É sobre isso que eu quero falar neste post que já devia ter sido publicado há mais tempo.

Por-quanto-vender-um-blog

Por quanto vender um blog?

O valor de um blog depende de muitas coisas e o preço final vai ter em conta vários fatores do seu blog.

Como vender blogs e como decidir o preço?

O tema do blog.

O tema do blog é fundamental para decidir o preço de venda, pois se for um tema muito conhecido e muito debatido então está em vantagem, pois significa que tem potencial para crescer mais ainda e tem uma probabilidade de sucesso.

O domínio do site é importante, pois se o domínio estiver relacionado com o tema do blog tem uma maior probabilidade de sucesso. Não se esqueça de informar por quanto tempo está com o domínio pago.

Se, no entanto for um assunto pouco conhecido e pouco debatido então está em uma pequena desvantagem, pois não tem um grande potencial, no entanto nunca se sabe quando o tema do blog pode “explodir” na Internet e começa a receber centenas de visitas de um dia para o outro.

Comprar e vender blog depende do tempo que existe e o trabalho que teve nele

Um dos muitos assuntos em que deve pensar para decidir o valor de venda do seu blog é o tempo que tem o blog obviamente que quanto mais tempo o blog existe melhor.

O conteúdo do blog ajuda na hora de comprar e vender blog

Content is king, ou seja, conteúdo é rei um blog pode ter um mau design ou má organização, mas se tiver bom conteúdo então está em um bom caminho se estiver tudo perfeito poderá ser um blog de sucesso, no entanto se esse conteúdo não for tão bom então vai ser mais difícil na hora de vender e outro fator valioso é verificar a posição no hank dos sites de buscas e a palavra chave rankeada.

O design, a organização e o script

Se está vendendo um blog com uma plataforma grátis então não deve cobrar muito por isso, mas se está vendendo um blog com um script pago então deve ter cuidado com as licenças visto que é proibido vender scripts dos quais não possui licença.

O design também é um assunto que deve tomar em conta visto que o thema pode ser grátis ou comprado.

SEO e otimização

Antes de decidir o preço final deve pensar no SEO do site que está vendendo se está otimizado. Se tem links apontados para o os seus posts ou site? Se tem muitos links internos? O blog é fácil de ser otimizado e personalizado? Na hora de vender precisa avaliar esses fatores que influenciam muito o valor final da venda.

A posição nos motores de buscas

Outro fator que precisa ter atenção é a posição do site nos motores de buscas, claro que quanto melhor estiver posicionado especialmente no Google melhor, pois isso influencia o tráfego que recebe do motor de busca.

O tráfego que recebe

As visitas que o site em questão está recebendo é importante e quanto mais tráfego que vem dos motores de busca então isso significa que o blog está bem posicionado nesses motores, recebe muitas visitas então significa que o conteúdo do  blog é bom.

O número de pessoas na lista de e-mails

O numero de pessoas na lista de e-mails é outro fator que também é algo a ter em conta, já  ouvi em algum lugar do qual neste momento não me lembro que dizia que cada subscrito vale uns 5$. Não gosto muito de dizer que cada subscrito meu vale 5$ pois esse número varia de dia para dia e óbvio que quanto mais subscritos o site tem maior é o preço final.

O que está vendendo além do blog?

Muitas vezes quando alguém vende um blog vende também a conta de hospedagem. Precisa verificar por quanto tempo está conta esta paga. Tem que ver quanto gasta o site em questão, que recursos requer quanto custa o alojamento e por ai adiante.

Outras pessoas dão ainda a conta das redes sociais com o blog.

Como está rentabilizando o blog

Se quiser vender um blog tem que dizer como está a rentabilização e com que tipo de anúncios esta ganhando, se pode avisar se o site foi ou não banido do adsense. Se costuma usar programas de afiliados e como converte, outro fator fundamental que influencia o preço é quanto ganha com o site por mês esse valor é normalmente multiplicado por 10 ou mesmo 12 obtendo já um valor próximo do valor da venda final, portanto se ganha 10 dólares por mês com adsense e outros 10 com outros programas afiliados.

Quem decide o preço final é o vendedor e comprador

Então por quanto vender um blog? Não se deve esquecer que afinal quem decide o preço final do blog é o vendedor e o comprador, faça uma boa negociação, não exija valores muito altos se não vai acabar por não obter nenhuma proposta.

Esteja sempre aberto a negociações e também tenha a mente aberta para propostas diferentes.

Antes de compra um domínio verifique algumas informações com algumas ferramentas para avaliar o domínio.

Quem é o dono atual: http://whois.net/

Histórico do domínio: Whois Hystory

Verificar os concorrentes: SimilarWeb  e Alexa.com

Onde e como vender o blog

Se estiver decidido em vender o seu site então tem que procurar um local o onde faz vendas desse seguimento, se tem um site em inglês fora do Brasil existem vários locais para vender então indico Digital Point é um local ideal para fazer vendas de blogs, é um fórum em inglês cheio de utilizadores de todo o mundo com quase 300.000 membros registrados e mais de onze milhões de posts.

O digital-point serve também para fazer trocas, aprender dicas, vender e comprar sites e projetos e tudo o que anda na internet está no digital-point. Recomendo que façam o registro no fórum mesmo que não queira comprar ou vender nada neste momento, é um local onde pode aprender muito.

Se, no entanto tiver um projeto em português então deve fazer a venda no fórum Mais Tráfego um fórum onde se juntam os webmasters portugueses e brasileiros e neste momento o fórum conta com mais de 4300 membros e quase 20.000 posts.

O fórum Mais Tráfego é igual ao Digital Point só que em português, pode também fazer vendas, compras, aprender dicas, SEO, php, css, problemas e duvidas sobre tudo o que tem a ver com sites e webmaster.

Outros locais que indico:

Flippa

Sedo

Godaddy – somente atenção a renovação do domínio normalmente sai mais caro

Backorders

NamePros

DnForum

DomainState

V7N

WebHostingTalk

AcornDomains

SnapNames

Afternic

Agora que escolheu o local onde quer fazer a venda abra um novo tópico e comece fazendo a sua carta de venda.

Diga a razão pela qual está vendendo o site, se não tem tempo para atualizar, se não quer continuar com o projeto e por ai adiante.

Mostre provas das visitas que recebe diariamente e coloque imagens da estatística ou então use o Google Analytics.

Onde está hospedado e onde comprou o domínio bem como quanto tempo falta para expirar.

Faça também um pequeno post onde explica a historia do site, quando iniciou porque e como.

Coloque também o rendimento que recebe mensalmente com o blog e mencione também com que ferramenta recebe esse rendimento caso ache necessário coloque também uma prova desses ganhos, caso não o queira fazer faça apenas em privado a quem pedir.

Coloque também tudo o que achar que o vendedor deveria saber para não haver surpresas e problemas, mostre as funcionalidades do site, que plataforma usa e claro a url do projeto.

Estes são os dados mais importantes que recomendo que informe ao fazer uma venda de qualquer projeto, quanto mais o comprador souber sobre  o projeto mais interessado pode ficar na compra.

Existem alguns sites que dizem quanto vale o seu site, porém não confio prefiro estipular o valor conforme os ganhos atuais e futuro para decidir o valor final. Uma vez testei um desses sites em um fórum que eu tinha com 2 semanas de vida e acusou que estava valendo R$ 5.000,00.

Quando registra um domínio para ter como investimento um dia poderá ser ou não lucrativo é de extrema importância tomar muito cuidado com estelionatários que podem tentar vender um domínio comum e muito atrativo e no final ser golpe.

Outro detalhe importante não pense que você é esperto de mais. Alguns (olho junto) vendedores de domínios tem o hábito de registrar nomes de empresas, pessoas famosas ou marcas em diversas extensões e oferece o domínio para venda. Cuidado principalmente no Brasil você pode ter muita dor de cabeça com processos.

Gostou, Compartilhe!
5.0
45
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe uma resposta