Dicas WordPress Iniciantes e Avançados Para Turbinar O Seu Blog

A instalação do wordpress não tem complexidade, ao contrário pode-se dizer que é bem simples, tanto usando o Cpanel, Fantástico, De luxe ou via programas FTP. A sua instalação leva em média de 5 a 10 minutos, mas para quem já domina essas formas, o tempo é ainda menor. Hoje você vai aprender algumas dicas wordpress iniciantes e avançados para turbinar o seu blog.

Dicas wordpress iniciantes que podem salvar a vida do seu blog

Para quem usa WordPress vou passar duas dicas que eu considero super valiosas e já me salvou e tirou de grandes apuros.

Como Otimizar O WordPress Para Mecanismos De Busca

Você já deve ter ouvido que o WordPress foi desenvolvido para ser, direto da caixa, um CMS que proporciona excelente tráfego oriundo dos mecanismos de busca. Suas características e funções guiam os motores de busca através dos posts, páginas e categorias, ajudando na indexação e na inclusão do seu Website nos bancos de dados destes mecanismos.

É verdade que ele também tem ferramentas de otimização de busca já incorporadas que incluem a habilidade de usar o .Htaccess para criar URLs aparentemente estáticas. Além disso, há uma série de plugins e hacks que podem ser usados como SEO.

No entanto, apesar de você ter um WordPress bacana, com conteúdo pertinente e interessante, apesar de facilitar o compartilhamento nas redes sociais e ter pessoas assinando o seu Feed RSS (o que indica que eles estão gostando do que estão lendo), por alguma razão, os mecanismos de busca não parecem ter muito apreço por você.

É preciso lembrar que conforme o WordPress é customizado para encontrar suas necessidades, essas ferramentas incorporadas podem ser quebradas, fazendo com que você não apareça bem colocado nos resultados de busca.

Para que seu WordPress continue amigável com os mecanismos de busca, observe as sugestões abaixo.

Conteúdo Otimizando o WordPress

É o Conteúdo que Importa

Os mecanismos de busca não veem um Website, eles o leem. Eles não entendem beleza. O que importa no seu Website são as palavras e o conteúdo. Certifique-se de que você esteja publicando conteúdo escrito de qualidade.

Tenha as Buscas em Mente Enquanto Escreve

Se você estiver escrevendo algo que deseja que seja encontrado na internet, pense nas palavras ou frases que as pessoas usarão em suas buscas. Aprenda como os mecanismos de busca analisam, avaliam e classificam seus conteúdos.

O Conteúdo é o Maior Pilar no WordPress

Conteúdo Primeiro

Quando um mecanismo de busca entra no seu Website, na maior parte das vezes, ele ignora estilo e CSS. Na maior parte dos Temas do WordPress o conteúdo está disposto o mais próximo possível do topo da página. Poucos mecanismos de busca analisam mais do que o primeiro terço da página antes de partir. Verifique se o seu Tema coloca o conteúdo bem próximo ao topo da página.

Palavras-Chave, Links e Títulos em Sincronia com o Conteúdo

Um mecanismo de busca não avalia um Website em quão bonito ele é, mas avalia o conteúdo escrito, colocando as palavras em uma peneira e dando crédito a algumas palavras ou combinações de palavras. As palavras encontradas no seu Website serão comparadas as encontradas nos seus links e títulos. Quanto mais elas combinarem, maior será sua chance de ficar entre os melhores resultados.

Quem Está Linkado a Você?

A relevância dos Websites linkados a você pode te levar a lista dos favoritos dos mecanismos de busca. Isto dá créditos a eles, mas também os ajuda a linkarem-se a você. O número de links que seu site tem, através do Google, pode ser encontrado no www.yoursite.com.

Outros mecanismos de busca têm procedimentos semelhantes. Adicionar o endereço do seu Website à sua assinatura em postagens de outros Websites e submete-lo a diretórios são outras formas de aumentar seu número de links.

Códigos Válidos

Certifique-se de que os códigos do seu Website são válidos. Erros de código impedem os mecanismos de busca de se moverem pelo site com sucesso.

Criação de um Sitemap XML

Um Sitemap XML é uma lista de todas as páginas e posts em seu Website. Um Sitemap XML proporciona ótimos benefícios que ajudam os mecanismos de busca a encontrem seu Website, já que ele estabelece uma estrutura de leitura importante para os indexadores.

Para criar o sitemap recomendo o Plugin WordPress Google XML Sitemaps.

Como Fazer Backup Completo do WordPress

Algum tempo que é discutido sobre bons plugins e de como se pode fazer um backup completo do wordpress, e da importância de se fazer periodicamente em seu blog. Escrevemos este post para que todos tenham ciência de que não ter um backup atualizado constantemente de seu blog, site ou projeto pode fazer com que todo o trabalho seja perdido, e isto seria terrível.

Faça Backup Regularmente de seus Projetos, blog ou site. O ideal é que você faça backups diários de seu projeto, assim minimizando os riscos de uma eventualidade e maximizando sua segurança e de sua empresa ou projeto. Pense nisso, e reveja seus conceitos, pois o backup é fundamental.

Então para ajudar a muitos, neste artigo vou ensinar como fazer um backup completo do wordpress através do CPanel.

Preparado?…… Então vamos lá!!!

Dicas WordPress Iniciantes Backup Completo

Login CPanel

Primeiramente tenha login e senha de seu CPanel e mãos para o acessar e iniciar o backup.

O Cpanel é um dos melhores gerenciadores de hospedagens existentes no mercado, ele possui um sistema de gerenciamento de arquivos muito completo, podendo compactar os arquivos e depois realizar o download o transformando em apenas um arquivo.

O primeiro backup que realizaremos será o de nossos arquivos, ou seja, nossos templates, plugins, imagens utilizadas nos artigos e todas as informações salvas no sistema de arquivos da hospedagem.

Acesse o Gerenciador de Arquivos, e selecione todos os arquivos e pastas, caso contrário selecione apenas os arquivos referentes ao WordPress.

Depois de selecionar todos os arquivos e pastas do WordPress, clique em “Compactar” e então apareça na tela às opções referentes ao arquivo. Para uma melhor organização de backups, os nomeie com a data e nome do seu blog, por exemplo: nome do seu blog-19/02/2012.

Isso tornará os backups de seus projetos muito mais eficiente, pois poderá separá-los e identifica-los rapidamente logo que os ver.

O backup será gerado, para obtê-lo, baixe o arquivo para seu computador.

Backup Completo do WordPress- Banco de Dados

Agora, entre no PhpMyAdmin, um gerenciador MySQL, Para realizar o backup do banco de dados.

Em seguida procure pela opção Exportar, depois de selecionar o banco de dados referente ao WordPress.

Para finalizar, basta apenas clicar no botão Executar e esperar a execução do Backup finalizar. Após o termino você terá o backup completo do WordPress.

Guardando Seu Backup

É de suma importância que guarde seus backups em um local seguro, como HD externo, pendrive ou pode ser também através de nuvem, no Dropbox, ou Google Drive se possuir contas em ambos.

Atenção: Se o seu blog WordPress foi atualizado automaticamente para 4.9.3, você precisa atualizar novamente ou manualmente para versão 4.9.4. A versão anterior quebrou a atualização automática.

WordPress 4.9.4 Maintenance Release

Conclusão

Fazer backup completo do WordPress é essencial para quem trabalha com sites e blogs com constante atualização. Eu particularmente faço backups diários em meus blogs direto para hospedagens de nuvens como o Google Drive.

Agora você tem as dicas wordpress iniciantes que podem salvar a vida do seu blog. E você, faz regularmente backup completo do WordPress? Se este artigo foi relevante para você, deixe seu comentário logo abaixo!

Gostou, Compartilhe!
Dicas WordPress Iniciantes e Avançados Para Turbinar O Seu Blog
5 (100%) 25 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe uma resposta