E-mail marketing passo a passo – 8 passos para você otimizar e vender

8 passos para você otimizar seu trabalho e vender mais com blog e e-mail marketing passo a passo de forma fácil, descomplicado e direto e você vai conseguir fazer e aplicar hoje mesmo.Uma coisa é certa: “O que eu devo fazer para vender mais com meu blog e e-mail marketing?” É a pergunta mais recorrente de 10 entre 10 empreendedores digitais.

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E-mail marketing passo a passo e o que fazer

Um relatório da DMA (Direct Marketing Association) revelou que o Retorno sobre Investimento (ROI) do e-mail marketing é de, em média, 4.000%.

Ou seja, para cada $1 investido, o retorno é de $41, superando até mesmo as mídias sociais ($12.71), displays ($19.72) e campanhas de Search Engine Marketing ($22,24).

Portanto, daqui para frente, você e sua equipe terão tudo para atingir esses ótimos números.

Muitas empresas registram indicadores bem menos significativos que os apresentados pela DMA.

Entender onde a campanha poderia ser melhorada passa diretamente pela otimização das ações de e-mail marketing e conteúdo de seu blog.

Então, primeiramente, respire um pouco e fique atento em tudo que lhe direi a seguir.

Fazer de seu blog e e-mail marketing eficazes na tarefa de vender o seu trabalho – seja qual for – é possível.

E eu irei lhe ajudar com essa missão em apenas oito passos!

Nesse compilado, a seguir, com as oito melhores e mais recentes orientações sobre e-mail marketing passo a passo está tudo o que você e sua empresa precisam para se tornar campeões de vendas!

Dicas essenciais que possibilitam maximizar os resultados de blogs e email marketing.

#1- Não confunda seu leitor com uma enxurrada de ofertas. Seja específico!

As pessoas andam sem tempo. Enquanto estão conectadas, via smartphone, tablete ou PC, elas abrem e-mails, conversam no chat do Facebook, realizam pesquisas e baixam músicas e vídeos.

Tudo isso ao mesmo tempo. Portanto, quanto mais relevante e específica sua mensagem for, melhor será para o cliente.

E, claro, maiores serão suas chances de conquistar a venda!

#2 – Nem e-mails demais, nem de menos!

Se você enviar muitos e-mails, é quase certo que vá importunar seu usuário.

Como consequência mais imediata, sua taxa de ‘unsubscribe’ (pessoas que deixam sua lista) será muito grande. E não é isso que queremos, certo?!

Entretanto, envios muito espaçados também podem ser prejudiciais. Isso porque, você ou o seu blog pode cair no esquecimento, além de restringir suas possibilidades de retorno.

Uma média semanal de três envios é uma boa taxa.

Vale lembrar também que usar bem as ferramentas de gestão de e-mails – mesmo porque as mesmas cobram por quantidade de usuários na sua lista e não por quantidade de envios – é fundamental neste processo.

Essa é uma dica de ouro e você não pode desperdiçá-la!

#3 – Ofereça seu conhecimento. Esse é seu diferencial!

Utilizar o Marketing de Conteúdo também é uma das formas mais eficazes, quando o assunto é fidelizar o cliente.

Em outras palavras, dispor à sua lista de e-mails materiais técnicos densos, como e-books, artigos e webinars, vai fazer a diferença em seu favor.

Esse é o seu diferencial: o seu conhecimento sobre o assunto ajuda o usuário a entender melhor como você pode ajudá-lo.

Isso é a tão falada “autoridade”no meio digital. Se você conseguir se posicionar assim, as vendas acontecerão de forma natural e crescente.

#4 – Crie vínculos com seus clientes!

Não há nada mais chato que um vendedor insistente, não é?!

Então, não deixe que suas mensagens ganhem esse rótulo.

As pessoas estão cansadas de e-mails de vendas.

Para ganhar a confiança do usuário, é preciso criar um vínculo, através do qual o leitor veja você como uma empresa que está ali para ajudá-lo no assunto que ele precisa e que você é o especialista.

Então, não se esqueça: crie um relacionamento sério e duradouro com seus clientes.

Assim, a venda será feita de forma muito mais fácil e não somente o preço será a sua arma, mas o vínculo que foi construído entre vocês.

#5 – Use “pessoas reais” em seus e-mails!

Diversos testes A/B comprovam: o uso de e-mails de “pessoas reais” melhora consideravelmente a taxa de abertura.

Na prática, é o seguinte: o usuário tende a confiar mais numa mensagem enviada por [email protected]ínio.com.br do que em [email protected]

Aproximar do internauta, deixando sua empresa mais “pessoal” no relacionamento, é uma das chaves para ver as taxas de conversão dispararem.

#6 – Simplicidade é uma arma poderosa!

Anote essa aí: enviar ao seu leitor um email do CEO da empresa é uma ótima opção.

Assim, o usuário pode enxergar de forma mais humanizada a sua empresa.

Além disso, os clientes irão ver que vocês trabalham muito para ajudar a melhorar, de alguma forma, a vida dele.

Por exemplo: pense que no momento em que um usuário se cadastra para um teste em seu blog, sua empresa poderia enviar a ela um email do CEO, dando boas-vindas.

Não seria fantástico receber este contato caso você fosse o cliente?!

#7 – Segmente sua base

Quando a relação de e-mails (mailing) começa a aumentar, pode ter diferentes origens e perfis. e isto vai permitir um direcionamento melhor das suas campanhas.

A dica aqui é usar as ferramentas atuais de gestão de e-mail marketing para uma segmentação através de tags.

Assim, você vai entregar conteúdos mais específicos para cada segmento.

Ou seja: enviar mensagens e conteúdos sobre produtos esportivos para quem pratica atividade física é muito mais eficaz do que encaminhar a alguém que demonstre se interessar apenas por música!

#8 – Não seja apenas bom. Pareça bom!

Depois de abrir o e-mail, clicar e acessar seu blog, o que seu cliente vai encontrar?

Não duvide de uma coisa: se você não parece ser um expert naquilo que faz (e o blog servirá como termômetro), as pessoas não vão querer ouvir.

Elas querem falar com os especialistas, porque são justamente esses que vão dizer coisas novas sobre o seu negócio.

Então, ainda que você seja de fato um especialista no que faz, é preciso parecer também!

E não se descuide também de outro aspecto muito importante: para vender mais é preciso tentar ser uma pessoa melhor.

Consertar as falhas que cometemos com clientes e com os colegas de trabalho a cada dia, nos faz evoluirmos.

E, acredite, isso vai refletir também nas suas vendas!

No mais, faça uma autoanálise e verifique se em você e em sua equipe faltam:

1 – Espírito de liderança.

2 – Força de vontade.

3 – Desejo por mudanças.

4 – Persistência.

6 – Atualização.

7 – Empreendedorismo.

8 – Aperfeiçoamento.

Todos esses fatores, conjuntamente, vão refletir na postura e perfil da sua empresa.

E, por consequência, no relacionamento com seus clientes através do blog, redes sociais e e-mail marketing.

É comum não atentarmos para essas características internas da empresa, mas nunca se esqueça:

O mundo virtual reflete o real e as pessoas estão cada vez mais antenadas.

Assim, qualquer deslize pode influenciar no relacionamento com seu cliente e gerar impactos!

Dicas bônus para o sucesso com o seu blog e e-mail marketing passo a passo

Não se descuide na hora de fazer o título!

Perdoe-nos a redundância, mas vamos começar do começo! Quem recebe uma mensagem sua na caixa de entrada, precisa se interessar em abri-la.

Essa é a primeira tarefa que você precisa cumprir.

Para isso, um título que chame a atenção é primordial.

É como o embrulho de um presente: quanto mais bonita a caixa, o papel e a fita, mais curiosidade desperta em quem o recebe.

Muita gente não valoriza o título. Seja criativo e gaste o tempo que for necessário até ter a certeza de ter criado um ótimo título.

Esse será o seu cartão de visitas. Errar na cor, na quantidade e qualidade de informações contidas ali, podem atrapalhar você.

Mas, o contrário também é verdadeiro: acertando no título, no post do blog e no e-mail marketing, abrimos o diálogo com seu cliente em potencial, de forma orgânica e fluida.

Mas, (lembra-se do presente?!) nada poderia ser mais frustrante que, após abrir o lindo embrulho, perceber que a caixa veio vazia, não é?!

Portanto, o título precisa estar relacionado ao conteúdo da mensagem que você está enviando a seu cliente.

De nada adianta despertar interesse e, no momento seguinte, ter a mensagem deletada (no caso do e-mail marketing).

Imagine se, em sua caixa de entrada, por exemplo, aparecesse um e-mail cujo título fosse: “Nota de falecimento”.

Eu poderia apostar que você se sentiria impulsionado a abrir a mensagem.

Mas, no momento seguinte, percebendo que essa era apenas uma estratégia para atrair sua atenção, a chance de se sentir decepcionado com quem enviou o e-mail é grande.

Não se esqueça de que a diferença entre ser um spam e uma oferta tentadora é o interesse real do usuário.

Por isso, quanto mais relevante for o que você estiver entregando, melhor.

É extremamente importante a realização de testes A / B até conseguir chegar ao seu objetivo. Alguns dos parâmetros de interesse podem ser as taxas de abertura, taxas de cliques e conversões para aqueles que visitam o site.

Alguns pontos que poderá ajudar:

  • Apelo à ação
  • Título do e-mail / linhas de assunto
  • Se deve ou não incluir depoimentos
  • Layout de mensagem – número de colunas, a colocação de vários elementos etc.
  • Saudação e-mail e personalização
  • Incluir manchetes
  • Corpo do texto
  • Fechamento do e-mail
  • Presença de número e posicionamento das imagens
  • Ofertas específicas

Considerações finais

Por último, entenda: você deve assumir a liderança de todo este processo e influenciar sua equipe de colaboradores.

Como efeito imediato, irão gerar um relacionamento saudável com seus clientes. E todos saem ganhando!

Coloque essas dicas em prática o quanto antes. “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente”. (Aristóteles).

É o hábito saudável em todas as vertentes do empreendimento que asseguram as conquistas. Portanto, não há mais tempo a perder: o sucesso aguarda você!

E-mail marketing passo a passo – 8 passos para você otimizar e vender
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2 Comentários

  1. Magda agosto 4, 2016
    • Claudio Gomes agosto 5, 2016

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