8 passos para você otimizar seu trabalho e vender mais com blog e e-mail marketing passo a passo de forma fácil, descomplicado e direto e você vai conseguir fazer e aplicar hoje mesmo. Uma coisa é certa: “O que eu devo fazer para vender mais com meu blog e plataforma de e-mail marketing?” É a pergunta mais recorrente de 10 entre 10 empreendedores digitais.
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E-mail marketing passo a passo e o que fazer
Um relatório da DMA (Direct Marketing Association) revelou que o Retorno sobre Investimento (ROI) do e-mail marketing é de, em média, 4.000%.
Ou seja, para cada $1 investido, o retorno é de $41, superando até mesmo as mídias sociais ($12.71), displays ($19.72) e campanhas de Search Engine Marketing ($22,24).
Portanto, daqui para frente, você e sua equipe terão tudo para atingir esses ótimos números.
Muitas empresas registram indicadores bem menos significativos que os apresentados pela DMA.
Entender onde a campanha poderia ser melhorada passa diretamente pela otimização das ações de e-mail marketing e conteúdo de seu blog.
Então, primeiramente, respire um pouco e fique atento em tudo que lhe direi a seguir.
Fazer de seu blog e e-mail marketing eficazes na tarefa de vender o seu trabalho – seja qual for – é possível.
E eu irei lhe ajudar com essa missão em apenas oito passos!
Nesse compilado, a seguir, com as oito melhores e mais recentes orientações sobre e-mail marketing passo a passo está tudo o que você e sua empresa precisam para se tornar campeões de vendas!
Dicas essenciais que possibilitam maximizar os resultados de blogs e email marketing.
#1- Não confunda seu leitor com uma enxurrada de ofertas. Seja específico!
As pessoas andam sem tempo. Enquanto estão conectadas, via smartphone, tablete ou PC, elas abrem e-mails, conversam no chat do Facebook, realizam pesquisas e baixam músicas e vídeos.
Tudo isso ao mesmo tempo. Portanto, quanto mais relevante e específica sua mensagem for, melhor será para o cliente.
E, claro, maiores serão suas chances de conquistar a venda!
#2 – Nem e-mails demais, nem de menos!
Se você enviar muitos e-mails, é quase certo que vá importunar seu usuário.
Como consequência mais imediata, sua taxa de ‘unsubscribe’ (pessoas que deixam sua lista) será muito grande. E não é isso que queremos, certo?!
Entretanto, envios muito espaçados também podem ser prejudiciais. Isso porque, você ou o seu blog pode cair no esquecimento, além de restringir suas possibilidades de retorno.
Uma média semanal de três envios é uma boa taxa.
Vale lembrar também que usar bem as ferramentas de gestão de e-mails – mesmo porque as mesmas cobram por quantidade de usuários na sua lista e não por quantidade de envios – é fundamental neste processo.
Essa é uma dica de ouro e você não pode desperdiçá-la!
#3 – Ofereça seu conhecimento. Esse é seu diferencial!
Utilizar o Marketing de Conteúdo também é uma das formas mais eficazes, quando o assunto é fidelizar o cliente.
Em outras palavras, dispor à sua lista de e-mails materiais técnicos densos, como e-books, artigos e webinars, vai fazer a diferença em seu favor.
Esse é o seu diferencial: o seu conhecimento sobre o assunto ajuda o usuário a entender melhor como você pode ajudá-lo.
Isso é a tão falada “autoridade”no meio digital. Se você conseguir se posicionar assim, as vendas acontecerão de forma natural e crescente.
#4 – Crie vínculos com seus clientes!
Não há nada mais chato que um vendedor insistente, não é?!
Então, não deixe que suas mensagens ganhem esse rótulo.
As pessoas estão cansadas de e-mails de vendas.
Para ganhar a confiança do usuário, é preciso criar um vínculo, através do qual o leitor veja você como uma empresa que está ali para ajudá-lo no assunto que ele precisa e que você é o especialista.
Então, não se esqueça: crie um relacionamento sério e duradouro com seus clientes.
Assim, a venda será feita de forma muito mais fácil e não somente o preço será a sua arma, mas o vínculo que foi construído entre vocês.
#5 – Use “pessoas reais” em seus e-mails!
Diversos testes A/B comprovam: o uso de e-mails de “pessoas reais” melhora consideravelmente a taxa de abertura.
Na prática, é o seguinte: o usuário tende a confiar mais numa mensagem enviada por [email protected]ínio.com.br do que em [email protected]
Aproximar do internauta, deixando sua empresa mais “pessoal” no relacionamento, é uma das chaves para ver as taxas de conversão dispararem.
#6 – Simplicidade é uma arma poderosa!
Anote essa aí: enviar ao seu leitor um email do CEO da empresa é uma ótima opção.
Assim, o usuário pode enxergar de forma mais humanizada a sua empresa.
Além disso, os clientes irão ver que vocês trabalham muito para ajudar a melhorar, de alguma forma, a vida dele.
Por exemplo: pense que no momento em que um usuário se cadastra para um teste em seu blog, sua empresa poderia enviar a ela um email do CEO, dando boas-vindas.
Não seria fantástico receber este contato caso você fosse o cliente?!
#7 – Segmente sua base
Quando a relação de e-mails (mailing) começa a aumentar, pode ter diferentes origens e perfis. e isto vai permitir um direcionamento melhor das suas campanhas.
A dica aqui é usar as ferramentas atuais de gestão de e-mail marketing para uma segmentação através de tags.
Assim, você vai entregar conteúdos mais específicos para cada segmento.
Ou seja: enviar mensagens e conteúdos sobre produtos esportivos para quem pratica atividade física é muito mais eficaz do que encaminhar a alguém que demonstre se interessar apenas por música!
#8 – Não seja apenas bom. Pareça bom!
Depois de abrir o e-mail, clicar e acessar seu blog, o que seu cliente vai encontrar?
Não duvide de uma coisa: se você não parece ser um expert naquilo que faz (e o blog servirá como termômetro), as pessoas não vão querer ouvir.
Elas querem falar com os especialistas, porque são justamente esses que vão dizer coisas novas sobre o seu negócio.
Então, ainda que você seja de fato um especialista no que faz, é preciso parecer também!
E não se descuide também de outro aspecto muito importante: para vender mais é preciso tentar ser uma pessoa melhor.
Consertar as falhas que cometemos com clientes e com os colegas de trabalho a cada dia, nos faz evoluirmos.
E, acredite, isso vai refletir também nas suas vendas!
No mais, faça uma autoanálise e verifique se em você e em sua equipe faltam:
1 – Espírito de liderança.
2 – Força de vontade.
3 – Desejo por mudanças.
4 – Persistência.
6 – Atualização.
7 – Empreendedorismo.
8 – Aperfeiçoamento.
Todos esses fatores, conjuntamente, vão refletir na postura e perfil da sua empresa.
E, por consequência, no relacionamento com seus clientes através do blog, redes sociais e e-mail marketing.
É comum não atentarmos para essas características internas da empresa, mas nunca se esqueça:
O mundo virtual reflete o real e as pessoas estão cada vez mais antenadas.
Assim, qualquer deslize pode influenciar no relacionamento com seu cliente e gerar impactos!
Dicas bônus para o sucesso com o seu blog e e-mail marketing passo a passo
Não se descuide na hora de fazer o título!
Perdoe-nos a redundância, mas vamos começar do começo! Quem recebe uma mensagem sua na caixa de entrada, precisa se interessar em abri-la.
Essa é a primeira tarefa que você precisa cumprir.
Para isso, um título que chame a atenção é primordial.
É como o embrulho de um presente: quanto mais bonita a caixa, o papel e a fita, mais curiosidade desperta em quem o recebe.
Muita gente não valoriza o título. Seja criativo e gaste o tempo que for necessário até ter a certeza de ter criado um ótimo título.
Esse será o seu cartão de visitas. Errar na cor, na quantidade e qualidade de informações contidas ali, podem atrapalhar você.
Mas, o contrário também é verdadeiro: acertando no título, no post do blog e no e-mail marketing, abrimos o diálogo com seu cliente em potencial, de forma orgânica e fluida.
Mas, (lembra-se do presente?!) nada poderia ser mais frustrante que, após abrir o lindo embrulho, perceber que a caixa veio vazia, não é?!
Portanto, o título precisa estar relacionado ao conteúdo da mensagem que você está enviando a seu cliente.
De nada adianta despertar interesse e, no momento seguinte, ter a mensagem deletada (no caso do e-mail marketing).
Imagine se, em sua caixa de entrada, por exemplo, aparecesse um e-mail cujo título fosse: “Nota de falecimento”.
Eu poderia apostar que você se sentiria impulsionado a abrir a mensagem.
Mas, no momento seguinte, percebendo que essa era apenas uma estratégia para atrair sua atenção, a chance de se sentir decepcionado com quem enviou o e-mail é grande.
Não se esqueça de que a diferença entre ser um spam e uma oferta tentadora é o interesse real do usuário.
Por isso, quanto mais relevante for o que você estiver entregando, melhor.
É extremamente importante a realização de testes A / B até conseguir chegar ao seu objetivo. Alguns dos parâmetros de interesse podem ser as taxas de abertura, taxas de cliques e conversões para aqueles que visitam o site.
Alguns pontos que poderá ajudar:
- Apelo à ação
- Título do e-mail / linhas de assunto
- Se deve ou não incluir depoimentos
- Layout de mensagem – número de colunas, a colocação de vários elementos etc.
- Saudação e-mail e personalização
- Incluir manchetes
- Corpo do texto
- Fechamento do e-mail
- Presença de número e posicionamento das imagens
- Ofertas específicas
Considerações finais
Por último, entenda: você deve assumir a liderança de todo este processo e influenciar sua equipe de colaboradores.
Como efeito imediato, irão gerar um relacionamento saudável com seus clientes. E todos saem ganhando!
Coloque essas dicas em prática o quanto antes. “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente”. (Aristóteles).
É o hábito saudável em todas as vertentes do empreendimento que asseguram as conquistas. Portanto, não há mais tempo a perder: o sucesso aguarda você!
Criei o Blog Marketing Online para falar sobre negócios online e offline. Trabalho com internet marketing e negócios online alguns anos e consegui acumular muitas informações e formas de ganhar dinheiro online.
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