Entrevista Olimpio Araujo Junior: Dicas Com Um Grande Professor Digital

Mais uma mega entrevista com o professor Olimpio Araujo Junior passando dicas fantásticas para você colocar em prática hoje mesmo nos seus projetos.

Hoje eu consegui uma mega entrevista com o grande Olimpio Araujo Junior e posso afirmar precisei correr muito para essa entrevista. Se você precisa de mais informações essa é a hora de aprender.

Conteúdo

Entrevista Com Olimpio Araujo Junior

1 – Por favor, fale sobre o seu trabalho e como chegou ao mundo digital.

Eu desenvolvi meu primeiro site em 1999, na época eu escrevia para diversos jornais sobre gestão ambiental, e resolvi fazer o site para atingir mais pessoas com meu conteúdo e fortalecer meu nome no mercado. Logo percebi que era possível também ganhar dinheiro com o site, comecei a vender espaços publicitários e mais tarde criei uma livraria on-line, em pouco tempo percebi que meu negócio não era mais a área ambiental, esse tinha se tornado apenas o meu “produto digital”, e que meu negócio mesmo era marketing, então comecei a estudar mais profundamente o tema.

2 – Como você começou a blogar? Alguma história interessante por trás dessa decisão? E que tipo de desafios você enfrentou?

Antes de escrever em meu blog eu já escrevia para jornais e revistas impressas, então para mim foi uma transição simples na época. O objetivo inicial era me promover como profissional na área de gestão ambiental, que era com o que eu trabalhava na época.

3 – Qual o seu foco/ensinamento na internet?

Meu foco é demonstrar para as pessoas que o marketing é um processo e não apenas fazer divulgação ou propaganda. Que qualquer erro nesse processo coloca tudo a perder, como um relógio à corda que perde uma das engrenagens e não funciona mais. Por isso eu foco na “Gestão de Marketing” de uma forma ampla.

4 – Qual é o seu público alvo com esses cursos? Quem você mira?

O Marketing é fundamental para qualquer pessoa que precise vender produtos e serviços, por isso meu público é bem amplo. Desde profissionais que atuam com marketing em empresas, consultores, prestadores de serviços, agências, até quem precisa fazer seu próprio marketing, como empreendedores, profissionais liberais, empresários, políticos, celebridades, incluindo estudantes que pretendem entrar nesse mercado de trabalho.

5 – Sei que essa pergunta deve ser cansativa, mas tenho que fazê-la: No seu caso, é possível viver apenas com a renda online, somando os cursos mais publicidade? Ou tem um trabalho além do mundo digital?

Eu trabalho exclusivamente com meu curso on-line há alguns anos. Comecei em 2011 quando ainda fazia cursos presenciais e consultoria, mas no final de 2012 já abandonei essas atividades para me dedicar exclusivamente para meus cursos. Até 2014 eu cheguei a ter 14 pequenos cursos, mas percebi que ter menos produtos é mais vantajoso. Diminuí para 4 cursos em 2015 e em 2016 para apenas um curso. Não trabalho com venda de publicidade ou de produtos de terceiros, apenas com meu único curso.

6 – Poderia compartilhar 3 dicas que possa ajudar principalmente aos iniciantes ganhar dinheiro online?

Primeiro lugar trabalhar com o que gostam, e não por que está na moda ou por que acham que alguém está se dando bem com isso. Quando você faz o que gosta, faz bem feito e tem melhores resultados. Segundo lugar se capacitar sempre. Sempre é possível melhorar e nunca aprendemos tudo. Em terceiro lugar, investir na profissionalização e na qualidade de seu negócio ou de sua carreira.

7 – A essência do blog como rede social, como ferramenta de comunicação ainda existe ou isso vem se perdendo com o advento do Facebook e similares?

O Blog é insubstituível. As redes sociais são apenas instrumentos de tráfego e engajamento, elas mudam as regras ou até deixam de existir sendo substituídas por outras, mas o Blog sempre está lá. Além disso, ele serve para gerar acessos pelo google, por e-mail marketing e outras ferramentas além das redes sociais.

8 – Você tem sido muito ativo em grandes redes sociais? E que tipo de atividades você usa para fazer nesses sites?

Uso as redes sociais para manter o engajamento de meu público, relacionamento, captação de novos leads, anúncios patrocinados, tráfego, e vendas.

9 – Qual sua opinião sobre as centenas de blogs no nicho de ganhar dinheiro? O seu trabalho, por exemplo, busca agregar valor, trazer alguma informação importante para o leitor. Mas existem blogs que têm como única função vender alguma coisa. Qual sua visão sobre esse meio?

Acredito que “ganhar dinheiro” não é um negócio, é o resultado de algo que você faz. Gosto mais de blogs que ensinem alguma coisa, ou mesmo que sejam objetivos e vendam alguma coisa.

10 – Hoje existem várias plataformas para vendas de infoprodutos e um grande aumento de reclamações sobre perda/desvios de comissões. O que fazer nessa situação e como se proteger? E o que falta nessas plataformas?

Em primeiro lugar falta bom senso dos afiliados na hora de escolher os produtos que vão vender. É preciso pesquisar bem sobre a idoneidade e até mesmo o currículo de quem está vendendo, a qualidade do produto e o feedback de quem já comprou. Os infoprodutores só vão mostrar pontos positivos e depoimentos de sucesso, é preciso ir além disso em sua pesquisa.

11 – Uma pesquisa mostrou que 73% dos usuários de internet consomem conteúdo multimídia. É por isso que você tem investido pesado na produção de conteúdos em vídeos? Poderia discorrer sobre isso?

Vídeos geram maior engajamento, relacionam melhor você com seu público, e normalmente geram maior conversão de vendas do que outros formatos como texto ou áudio. É como querer comparar a TV, com a Rádio e com Jornais e revistas… a TV sempre foi a mídia mais importante e hoje os vídeos são os mais importantes na web.

12 – Para quem esta começando ainda é possível ganhar dinheiro na internet em nichos de grande concorrência? Qual conselho você daria?

É possível ganhar dinheiro em qualquer área, desde que você esteja capacitado para isso, tenha um ótimo produto para vender e esteja disposto a investir, pois para ganhar dinheiro é preciso investir dinheiro.

13 – Se um grande nicho é difícil começar/competir por onde começar?

Comece sempre solucionando problemas ou necessidades dos clientes. Os produtos devem ser desenvolvidos ou escolhidos a partir de uma demanda existente, e não criados e depois procurar um público que queira comprar.

14 – Como tirar uma ideia do papel e virar realidade digital?

O ideal sempre é fazer um MVP (Minimum Viable Product), que é uma forma de testar sua ideia na prática. Por exemplo, antes de montar um e-commerce é preciso testar se existe demanda para esses produtos, e você pode fazer isso vendendo em grupos do facebook, em sites como o Mercado Livre, etc… a partir de quando se identifica que o produto tem boa aceitação, pode-se investir para vender mais.

15 – Vender qualquer tipo de produto ou pensar no público?

Antes de começar a vender algo é sempre preciso pesquisar o mercado, o público, a concorrência, testar e validar sua ideia na prática.

16 – É possível aprender sobre marketing digital sem precisar investir em cursos?

É possível aprender de forma auto-didata, apenas o risco é maior, pois existe uma diversidade de conteúdos muito grandes, ainda se encontra muita coisa defasada na web, e muita gente ensinando coisas erradas. Então um curso ou um professor bem reconhecido acaba servindo como um filtro para diminuir o tempo, evitar erros e facilitar todo esse processo de aprendizado.

17 – É possível ganhar dinheiro online sem precisar investir?

É possível, mas é muito mais difícil e demora muito mais. Como dizem, “dinheiro faz dinheiro”, e cada vez mais é preciso investir profissionalmente para ter bons resultados na web, pois a concorrência é cada vez mais profissional também.

18 – Por favor, compartilhe algumas dicas de como faz para promover as suas postagens/artigos.

A melhor forma de promover o conteúdo é produzindo assuntos interessantes para o seu público, assim o conteúdo acaba viralizando naturalmente, através de compartilhamentos e outras formas de interação. Mesmo que você impulsione um conteúdo de forma paga, se o conteúdo não for interessante, não vai gerar resultados.

19 – Para terminar, que mensagem você gostaria de deixar para os blogueiros que estão começando agora e os antigos? Informe os seus projetos online.

A mensagem que deixo é que não existe mais lugar para amadorismo nesse mercado, então se capacitem o máximo possível e nunca deixem de evoluir.

Mais informações: https://gestordemarketing.com/

Entrevista Olimpio Araujo Junior: Dicas Com Um Grande Professor Digital
5 (100%) 4 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Respostas

  1. Caroline Reis setembro 21, 2017

Deixe uma resposta

Digite abaixo a numeração *