Diversas dicas e estratégias de marketing digital para e-commerce

Eu acredito que nenhum empreendedor digital deve elaborar o plano de marketing da sua loja virtual sem antes considerar as estratégias que vou informar. Elas são “fundamentais” para a sobrevivência, crescimento e sustentabilidade de qualquer negócio na internet principalmente como uma das estratégias de marketing digital para e-commerce.

2 estratégias de marketing digital para e-commerce

É a união dessas estratégias que forma a base da sua presença online, que é algo que falo muito aqui no meu blog BMO.

Sem presença online o seu negócio corre perigo! Falo disso direto em vários artigos.

Bom, sem mais delongas eu quero que você preste muita atenção nas palavras que seguem abaixo, anote o que você achar interessante e útil para o seu e-commerce e aplique hoje mesmo!

1° Estratégia de marketing digital: Marketing de conteúdo

Você lembra do antigo marketing onde as empresas chegavam aos seus clientes e diziam…

“Olhe eu tenho um produto e ele é o melhor de todos, ele é isso, ele é aquilo, blá blá blá. Você quer comprar?”

Essa abordagem não funciona mais. Sim funcionou lá no passado.

Hoje em dia as pessoas estão mais exigentes e existem mais opções em termos de concorrentes.

Logo para se destacar dos demais você precisa agregar valor ao seu produto.

A estratégia mais efetiva para agregar valor ao seu produto é trabalhando com conteúdo útil e relevante.

A sua loja virtual tem que primeiramente educar os seus clientes sobre o seu produto para só então aborda com uma oferta.

Você pode trabalhar o marketing de conteúdo em diversos formatos, e escolher aquele que melhor se adapte a rotina do seu cliente.

Por exemplo…

Artigos para blogs

Essa é uma das estratégias de marketing digital para e-commerce que se você ainda não criou um blog para a sua loja virtual acho bom que faça isso agora!

Criar um blog ajudará em diversos aspectos.

Tanto em otimização do site da sua loja para os mecanismos de busca quanto em relacionamento e entrega de conteúdo para o seu cliente.

Dois conselhos com uma cajadada só.

Criação de vídeos

Os vídeos têm algumas características interessantes.

Os vídeos têm o poder de gerar uma aproximação da marca com o cliente.

Eu acredito que isso acontece devido aos seus clientes começarem a enxergar pessoas por trás das empresas gerando assim mais confiança e credibilidade.

E isso fortalece aquele conceito de que “As pessoas não compram de empresas e sim de outras pessoas”.

Slides

Eu não costumo usar muito esse formato, mas já vi vários profissionais utilizando e conseguindo gerar bons resultados com visitas e sendo bem feito pode ser uma das estratégias de marketing digital para e-commerce mais poderosa.

Logo você terá que testar em seu nicho e em sua abordagem para ver se vai gerar conversão em VENDAS.

Infográficos

Sim infográficos. Ainda muito utilizado para apresentar dados de uma forma menos densa.

Esse formato de conteúdo pode contribuir e muito para a otimização do seu site nos buscadores como o Google e Bing.

Isso acontece por que os infográficos costumam ser compartilhados por blogueiros e gera links externos de qualidade para sua loja virtual. Coisa que o Google valoriza muito.

Áudios/Podcasts

Uma boa alternativa para distribuir conteúdo pela rede caso o seu público alvo não tenha muito tempo para consumir seus artigos ou vídeos.

Imagine um executivo com pouco tempo disponível que deseja aprender sobre moda masculina, você produz conteúdos dando algumas dicas por áudio e faz uma chamada para a sua loja virtual no final.

Bingo! Você ganha um novo cliente e talvez até possa gerar novas indicações.

2° Estratégia de marketing digital: Social Mídia

Grande parte das pessoas que estão conectadas hoje na internet está nas redes sociais.

Sendo assim estabelecer uma presença nas principais redes é de extrema importância e fundamental para o posicionamento da sua marca na internet.

Trabalhando com uma estratégia de geração de conteúdo útil para essas mídias você pode conquistar uma boa parcela de novos clientes para sua loja virtual.

Mas afinal quais são as principais redes sociais da atualidade?

Minha opinião as que você deve se preocupar mais em estar presente são…

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Google Plus
  • Pinterest
  • Linkedin

A sua estratégia em cada rede social tende a ser diferente, pois ambas as redes são formadas por públicos distintos e precisa pensar nessas estratégias de marketing digital e e-commerce.

Pense nisso e mãos a massa. Vamos usar as estratégias de marketing digital para e-commerce.

Funil de vendas para alavancar o seu e-commerce

Você já percebeu que todo o processo de vendas é um funil?

Quando chega um visitante no site da sua loja virtual até o fechamento da compra as pessoas vão passando por etapas de qualificação.

Ainda vejo empresas que não fazem o uso consciente desse processo e acabam perdendo a chance de otimizar as etapas do funil para aumentar a conversão em vendas.

É importante que você conheça as etapas e como você pode melhorar.

Vou te mostrar um funil simples que você pode utilizar no seu e-commerce para alavancar as vendas da sua loja virtual.

Esse funil é dividido em 4 etapas, são elas…

  1. Capturar atenção.
  2. Gerar interesse.
  3. Desperta o desejo.
  4. Incentivar ação.

Funil de vendas: Capturar atenção

Para atrair atenção do público para a sua loja virtual você precisará basicamente de duas coisas.

  • Criar anúncios.
  • Criar conteúdo gratuito.

Sabendo exatamente quem é o seu público, onde ele esta e quais os problemas que ele tem você poderá construir anúncios, escrever artigos e gravar vídeos com o intuito de capturar atenção e direcionar essas pessoas para o site da sua loja.

Funil de vendas: Gerar interesse

Após atrair o seu público alvo você deve causar no visitante o desejo pelo seu produto.

Para isso será necessário à construção de uma página de apresentação/vendas/captura com argumentos persuasivos tais como…

  • Selos de certificação.
  • Clientes importantes.
  • Depoimentos de clientes.
  • Botão de compartilhamento das redes sociais para gerar prova social.
  • Argumentos de autoridade no mercado.
  • Garantias.
  • Bônus.

E quanto mais argumentos você conseguir empilhar melhor.

Capture o e-mail do visitante para que você possa gerar um relacionamento antes do tão sonhado momento de compra.

Funil de vendas: Despertar o desejo

E-mail capturado e agora?

Agora você deve educar esse lead para que aos poucos ele veja valor no seu produto.

Mande mais e mais conteúdo gratuito para o seu cliente ajudando a resolver pequenos problemas.

Artigos, vídeos, podcast, e-books em fim…

Aos poucos vá falando para esse lead sobre o seu produto, mas seja sutil. O objetivo é agregar valor primeiro para só depois quando chegar o momento, fazer a oferta.

Funil de vendas: Incentivar ação

Dada hora o seu lead já saberá tudo que precisa e estará no momento certo para ser abordado. Logo ele se torna um prospecto (um potencial cliente).

Nesse momento você vai preparar o seu discurso de vendas e fazer uma oferta por e-mail e direcionar para a sua loja virtual.

Não tenho dúvidas que você consiga bons resultados em vendas ao implementar esse simples funil na estratégia de marketing digital do seu e-commerce.

O que é SEO? Devo usar na minha loja virtual?

“Se o conteúdo é rei, o SEO é o seu soldado”

Não é de hoje que criar um bom conteúdo para um blog ou site da sua loja virtual é considerada uma das melhores estratégias de SEO, junto com os backlinks e interação com os visitantes.

SEO é um conjunto de técnicas utilizadas para otimização de sites. E tem o intuito de melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa dos motores de busca, tais como o Google e Bing.

Logo ter um bom planejamento de SEO atrelado a sua estratégia de marketing digital é fundamental para que você possa vender mais.

Vantagens de investir em SEO

As vantagens de otimizar o site do seu e-commerce são inúmeras, afinal, além de ganhar posições no Google você proporciona uma experiência para o usuário do seu site.

Veja as vantagens que você terá ao investir em SEO.

Mais visitantes e clientes

Quanto mais bem posicionado no Google maior a quantidade de pessoas que poderá visitar a sua loja virtual, logo dependendo da sua taxa de conversão uma porcentagem desses visitantes podem adquirir os seus produtos e se tornarem clientes.

Mais autoridade para sua empresa

Quanto maior for a sua visibilidade na internet maior será a sua autoridade perante aos seus clientes.

Imagine uma loja que vende roupas masculinas.

Um potencial cliente vai ao Google, pesquisa o nome da tal loja e não a encontra. Logo ele fica frustrado e vai ao concorrente.

Nessa situação o seu concorrente ganha uma autoridade por ser facilmente encontrado enquanto a primeira loja perde credibilidade.

Pense nisso, presença online também gera autoridade.

Melhor ROI (Retorno Sobre investimento)

SEO é uma técnica que trás resultados a médio e longo prazo. Logo se bem implementado você poderá diminuir drasticamente os seus custos atuais com os anúncios.

Consequentemente você venderá mais gastando menos tornando o seu negócio mais lucrativo. 😀

Alguns cuidados que deve tomar ao implementar as práticas de SEO

Existem algumas práticas de SEO que são consideradas pelo Google como infrações. Essas técnicas são conhecidas como Black Hat SEO.

Existem lojas usando essa técnica? Sim um monte. Se eu uso sim. Tem muitos usando sem saber que é black hat? Sim vários.

A diferença entre resultados orgânicos e links patrocinados

É importante que você entenda como são divididos os resultados de pesquisa do Google.

Os resultados orgânicos costumam receber 70% dos cliques, ou seja, geram mais resultado do que os anúncios em alguns nichos.

Logo se posicionar na primeira página para uma palavra chave relevante será mais interessante para sua loja virtual.

SEO onpage e SEO offpage

Existem duas estratégias de SEO para fazer a otimização do seu site para os buscadores.

São elas a onpage e offpage ou conhecida como off-page seo.

SEO onpage

Os pontos a serem otimizados no SEO on-page são as questões internas do seu site como…

  • Titulo com palavra chave.
  • TAGs H1, H2, H3…
  • Atributo ALT para imagens.
  • Carregamento de página.
  • Palavras chaves relevantes.
  • Layout fáceis de entender.

E alguns outros.

SEO offpage

A otimização offpage consiste nos fatores externos que influenciam a autoridade do seu site no nicho especifico.

Esses fatores são…

Entenda os diferentes tipos de palavras chave

Eu não sei se você já notou, mas nem toda palavra chave pode ser considerada a ideal para determinada campanha ou público.

De acordo com estudos e observações realizadas existem três tipos de palavras chave.

Para cada tipo de palavra chave é necessário um anúncio diferente, direcionado para um público diferente e com uma pagina de destino diferente.

Tenho que te confessar uma coisa…

Quando eu percebi essa diferença de palavras chave e comecei a fazer essa segmentação os meus resultados tiveram um aumento de 13%, ou seja, eu comecei a entregar 13% a mais de resultados em vendas para os meus clientes/visitantes.

Para uns isso pode ser pouco, para outros pode ser muito, mas para os meus clientes foi significativo.

Aposto que você já esta se roendo por dentro para descobrir quais são os três tipos de palavras chave, então vamos logo ao que interessa!

Palavras chave de informação

Você já fez alguma pergunta ao Google?

Com certeza você já fez várias perguntas.

Eu mesmo quando tenho qualquer dúvida corro para o Google. Rs

E sabe o que é mais engraçado? É que o seu cliente também faz o mesmo.

Suponhamos que você tenha um e-commerce que vende tênis para corrida. Logo uma pessoa vai ao Google e pesquisa “Qual o melhor tênis para corrida”.

O que você pode notar nessa pesquisa?

Essa pessoa não sabe o que quer ainda, ela esta muito longe da decisão de compra e você deve ajudar a tomar uma decisão com informação.

Ao invés de mandar para a página do produto, redirecione essa pessoa para um artigo de blog onde ela poderá aprender quais são os 5 melhores tênis para corrida, por exemplo.

E só no final dessa página é que você pode fazer uma chamada para ação indicando o seu produto.

Ao fazer isso você ganha à confiança do visitante e ele se sente mais confortável ao comprar de você.

Logo se nota por que empresas que dispõem de um blog vendem mais do que as que não têm.

Palavras chave de produto

Completamente diferente do modelo anterior esse tipo de palavra chave trabalha com um público mais qualificado.

Dessa forma você não precisará enrolar muito, mostre para essa pessoa o que ela quer.

Ainda seguindo o exemplo do tênis para corrida. Uma outra pessoa muito bem informada sobre o mercado vai ao Google e pesquisa “Tênis para corrida feminino Nike”.

Veja como a busca já fica mais especifica, mais detalhada. Essa pessoa esta pronta para efetuar uma compra e será nesse momento que você vai direciona-la para a página do produto.

Ou seja, as palavras chave de produto são buscas bem especificas de cauda longa.

São essas palavras que você vai conseguir um maior ROI cada vez melhor.

Palavras chave de problema

Ainda existem aqueles que não têm a mínima ideia do que deseja ou procura.

Digamos que outro cliente pesquise no Google “Como acabar com as dores nas costas após as caminhadas?”.

Essa pessoa não sabe como resolver esse problema, logo você vai direcionar para um post do blog onde você vai explicar que talvez a dor esteja sendo causada pela falta de um bom tênis.

“Quando você pisa no chão o tênis não absorve o impacto em seu corpo e sua coluna acaba sofrendo mais pressão” Blá Blá Blá…

Em fim, explique o problema para ela e mostre o seu produto como a solução.

Acredite! Ao começar a implementar essa segmentação básica de palavras chave os resultados das suas campanhas com certeza será completamente diferente.

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2 Comentários

  1. Caio Ribeiro Pereira Fevereiro 12, 2018
    • Claudio Gomes Fevereiro 12, 2018

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