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Facebook ou Instagram – Você sabe qual é o melhor para divulgar sua marca?

Facebook

É muito comum empresários de todos os portes terem muitas dúvidas sobre as mídias sociais principalmente por ser um ramo relativamente novo dentro do Marketing e por estar aliado com a tecnologia da informação, o mercado de social media encontra-se constantemente em novas mudanças, diariamente novos meios de comunicação com seu target nascem e morrem.

A pesquisa “Futuro Digital em Foco Brasil 2015”, realizada pela empresa ComScore, revela que no Brasil as pessoas passam em média 650 horas por mês em mídias sociais, demostrando claramente a força desse canal principalmente no Brasil: a média de tempo que os internautas é 60% maior do que em todo o resto do planeta.

Hoje um dos grandes gigantes do mercado é, sem sombra de dúvida, o Facebook e seu leque de serviços e produtos. Líder de mercado, a rede social criada por Mark Zuckerberg em 2004 tornando-se a mídia social mais utilizada no Brasi e América Latina em 2012 alcançando a marca de 1 bilhão de usuários ativos. Do lado do Facebook e comandada pelo mesmo SEO temos o Instagram, uma mídia social que em 2013 chegou a marca de 100 milhões de usuários, sendo que 75% dos brasileiros que possuem smartphone com acesso à internet possuem uma conta no aplicativo.

Facebook
Instagram

Se você já parou para se perguntar “Será que eu escolho o Facebook ou Instagram?” vou te dar algumas dicas. Com tantos canais e formas diferentes de divulgar a sua marca é comum um empresário focar primordialmente suas “pages no Facebook”, mas será este o melhor caminho?

Facebook ou Instagram – Comparativos

Para traçarmos uma linha comparativa de forma que facilite a compreensão das particularidades destas duas mídias sociais devemos, como sempre e qualquer análise em mídias sociais, entender o perfil e características dos consumidores dentro de cada plataforma. É muito comum o mesmo púbico alvo e até mesmo os mesmo consumidores se comportarem de formas completamente diferentes dependendo do site em que está navegando.

Comparativo de evolução dos anos das duas mídias sociais

Como sempre o principal fator a ser analisado é o seu público alvo. Por mais que o Faceboook, Instagram, Twitter ou outra mídia social que tenha escolhido seja utilizada em larga escala ou não como a sua marca está representada nele?

Vamos supor que você precise vender suplimentos alimentares e está com uma verba muito curta, depois de uma análise sobre seu público alvo percebe que eles estão muito mais frequentes no Strava (mídia social de atletistas) do que no Facebook, ou esta mídia eles estão mais propensos a comprar seu produto do que no Facebook. Muitas vezes, na verdade em quase todas as vezes, quantidade nunca refletirá necessariamente em qualidade.

Outra pergunta a ser realizada é: o que eu quero atingir com esta mídia social? Você quer construir marca, alcançar mais consumidores? Então talvez o melhor caminho para você seja o Facebook onde conseguirá atingir uma grade quantidade de usuários que naquele momento talvez não estivessem propensos a aderir ao seu produto.

Lembre-se que o Instagram por ser uma plataforma essencialmente visual é de vital importância que as suas estratégias de conteúdo e marketing de conteúdo estejam essencialmente voltadas à imagem. (Lembra-se do exemplo que eu dei acima? É exatamente sobre isso).

Um dado muito importante é que o engajamento corporativo no Instagram é 10 vezes maior que no Facebook! Recentes pesquisas com a referência foi um post da Adidas que foi realizado nas duas plataformas, no Facebook da marca que contava na época com 24 milhões de curtidores a postagem obteve 78 mil visualizações; no Instagram com 9,7 milhões de seguidores obteve 130 mil visualizações. Ou seja, enquanto o Facebook possui maior alcance, o Instagram possui maior envolvimento.

8 dicas de como anunciar no Facebook e ter sucesso

Como anunciar no Facebook? Essa é uma das dúvidas fundamentais quando começamos a pensar em publicidade dentro de uma das maiores mídias sociais da atualidade, a cada dia as mídias se tornam mais profissionais com seus vários algoritmos e possibilidades necessitando cada vez de um especialista para gerenciar suas campanhas, porém existem algumas regras de ouro que irei revelar para vocês:

  1. Incluir uma chamada “call to action”

Inclua sempre uma chamada à ação dentro dos primeiros 90 caracteres e dizer a seus clientes o que você quer que eles façam. Por exemplo, diga a eles para obter uma cotação do seu novo produto.

  1. Use imagens de alta qualidade

Ninguém gosta de imagens “quebradas” e que, dependendo do objetivo de sua pubilicação, irá afetar diretamente em seu engajamento. Use fotos de estilo de vida atraentes, vídeos ou imagens do produto para prender a atenção de potenciais clientes. Crie uma representação visual das palavras em seu anúncio ou post. Lembre-se: uma imagem diz mais que mil palavras.

  1. Combata a frequência dos anúncios

Sempre atualize o seu anúncio criativo a cada 1 a 2 semanas para um melhor desempenho. Quando todos em seu público-alvo já viram o seu anúncio, muitas vezes torna-se mais caro para conseguir alcançar os resultados desejáveis.

  1. Coloque o que importa em destaque no post

Inclua o benefício mais importante em seu post nos primeiros 90 caracteres. Se você quiser que visitem seu site, coloque um link.

  1. Identifique o seu público-alvo

Pense em seus clientes atuais e melhor usar opções de segmentação do Facebook para atingir um público similar.

  1. Promova um evento

Organizar um evento na loja lhe dá oportunidade para conquistar novos clientes e trazer de volta os clientes fiéis. Use a página “Publicar anúncios”; para aumentar reservas ou comparecimento a um evento.

  1. Promova suas mensagens

Sempre que pensar em como anunciar no Facebook tenha a garantia que suas mensagens mais importantes serão vistas por seus fãs e seus amigos em sua área local.

  1. Use a oferta do Facebook

O “Facebook Oferta” permite que você promova descontos especiais para os fãs e não-fãs em sua área local. Estimule a ida à loja física ou online, dando ao seu público uma razão especial para visitá-lo.

Como anunciar no Facebook: Passo a passo para criar seu Anúncio

  1. Coloque as informações básicas sobre o seu anúncio ou história patrocinada

Escolha para onde você quer que as pessoas sejam levadas ao clicar em seu anúncio: sua fan page ou seu site. Caso você escolha a Página, poderá anunciar uma publicação. Se você quiser anunciar apenas para amigos dos seus fãs, escolha Histórias. Caso contrário, selecione Anúncio. Agora, escreva um título e uma mensagem para o seu anúncio. Coloque também uma foto atrativa de boa qualidade.

  1. Defina o público-alvo do seu anúncio.

Segmente de acordo com interesses. Inicie com a segmentação demográfica: selecione locais, idade e sexo do alvo do seu anúncio. Tenha em mente os interesses e hábitos do seu público-alvo. Digite-os na caixa de Interesses precisos. Você também pode segmentar através de categorias amplas.

Você também pode segmentar seu anúncio para fãs da sua Página, ou pessoas que não são fãs. Utilize a segmentação avançada para selecionar público de acordo com estado civil, escolaridade, idiomas e outros.

  1. Selecione seu objetivo e programe a veiculação da sua campanha

Se o seu objetivo é resposta direta, para aumentar as vendas, selecione clicar no meu anúncio. Por fim, nomeie sua campanha, determine o orçamento (diário ou total) e o período. Determine um valor para o clique: quanto mais alto o valor, melhor será a localização do anúncio.

Lembre-se que essas dicas são válidas para testar seu público e perceber sua audiência, não utilize isso em grandes anúncios pois cada centavo irá fazer a diferença no budget de seu projeto!

Conte sempre com um especialista para administrar suas campanhas que irá mensurar: qualidade da audiência, retorno, precisão de custos (impressão, CPC e etc), tamanho da audiência e diversos demais fatores que são relevantes pra sua campanha. Dúvidas de como anunciar no Facebook? Pode contar com minha consultoria entrando em contato e solicitando um orçamento

Facebook ou Instagram – Qual escolher?

Análise de público e objetivo de marca. Estas são as principais palavras para a sua resposta, cada canal possui um objetivo diferente e contempla comportamentos diferentes que exigem uma linguagem própria para aquela mídia social para se comunicar corretamente com o seu público.

Antes de pensar de escolher entre o Facebook ou Instagram coloque no seu planejamento as principais perguntas para conseguir esta resposta caso necessite optar por apenas uma das mídias: seu público reage melhor a fotos ou textos? Seu produto pode ser divulgado apenas com o apelo visual? Este apelo visual agrega mais valor ao produto do que textos e compartilhamentos?

Darei dois exemplos de formato de negócio tratados de forma genérica, pois dependendo do seu objetivo este cenário pode mudar. De um lado temos um prestador de serviços de mecânica para carros, ele precisa provar para seu público e agregar valor da marca através de conteúdos de textos e que gerem maior engajamento, neste caso a melhor opção é o Facebook; do outro lado temos uma sorveteria que vende seus produtos em embalagens personalizadas com personagens de desenhos animados, neste modelo seu apelo é totalmente visual e se dará melhor no Instagram.

Mas é claro, como cada negócio possui objetivos diferentes este cenário poderia mudar, o serviço de carro pode entrar no Instagram postando a foto de carros do seu cliente e montar um público de apaixonados pela automobilística e agregar valor a sua marca e o sorvete poderia estar no Facebook para criar eventos e grupos de degustação coletando informações de seus clientes.

Como vimos e analisamos, todo conteúdo tem que ser analisado por um especialista que poderá te dar orientações e posicionamentos de mercado dentro das mídias sociais para escolher entre o Facebook ou Instagram.

E você, já conseguiu definir o perfil do seu público e identificar qual plataforma é mais indicada para sua marca estar presente? Se precisar de ajuda pode me enviar uma mensagem e vamos conversar sobre um plano de consultoria para a sua empresa.

2 comentários em “Facebook ou Instagram – Você sabe qual é o melhor para divulgar sua marca?”

  1. Bem esclarecedor. Às vezes, as pessoas procuram uma resposta definitiva, porém… Na maioria dos casos, existem muitas variáveis. É o caso do Facebook e Instagram. Ambas são ótimas ferramentas, porém, cada uma com seus prós e contras, dependendo do negócio, objetivo etc.

    1. Joel sempre digo defendo o meu bolso e não a plataforma como muitos fazem. Se uma não deu retorno vejo se errei ou se não foi legal naquela plataforma e mudo. Nem sempre um anúncio rola bem e pode não ser culpa da plataforma ou o público daquele logo não consome aquele tipo de produto.

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