Ganhar mais dinheiro com seu blog: os 4 passos necessários

Como ganhar mais dinheiro com seu blog? O que você tem ganhado com seu blog tem sido satisfatório? Muito provavelmente a resposta da grande maioria será não, mesmo procurando arduamente o caminho para conseguir bons rendimentos com os seus blogs não tem conseguido êxito nessa tarefa.

Embora muitos blogueiros iniciantes pensam que trata-se de algo fácil de ser posto em prática, que irão ganhar bastante dinheiro desde as primeiras postagens, ganhar dinheiro com blogs requer bastante trabalho em empenho por parte do blogueiro e hoje você vai aprender como ganhar mais dinheiro com seu blog.

Como ganhar mais dinheiro com seu blog

Então, quais as prováveis causas para que isso esteja ocorrendo?

Talvez a resposta esteja neste post.

 1. Prioridade ao conteúdo

Desconstruir o mito que só se ganha dinheiro quando se tem um tráfego muito elevado é o passo inicial que o blogueiro deve levar em consideração. De fato, tem muito blogueiro que trabalha exaustivamente na divulgação do seu blog, criação de backlinks, otimização e publicidade, mas esquece do mais importante e deixa em segundo plano – o conteúdo.

A etapa inicial para conseguir destaque diante forte concorrência é sem dúvida por meio do bom conteúdo.

É a partir do conteúdo de qualidade que você consegue mais tráfego orgânico para o seu blog, agora ainda mais com as novas implementações que a Google tem feito em seu mecanismo de busca.

Priorizar não significa necessariamente escrever muito, fazer duas ou três postagens ao dia, mas escrever dá melhor forma possível. É mais válido um único texto original e bem estruturado postado semanalmente que duas ou três cópias mal elaboradas postadas diariamente.

2. Divulgar melhor seu blog

Esperar apenas as visitas vindas das buscas orgânicas do Google pode significar perda de rendimentos e ainda demorar algum tempo. Investir algum tempo em outros mecanismos como o Bing e Yahoo também são boas opções.

Se você divulga mais você poderá gerar mais visitas com isso poderá ganhar mais dinheiro com seu blog.

Se puder pagar por publicidade, pague. Sem dúvida é a forma mais rápida de se obter algum retorno.

Sobre a exploração de redes sociais, os resultados dependerão muito do tipo de conteúdo (nicho de trabalho), alguns blogs podem conseguir milhares de acessos em um único dia enquanto só conseguem um trafego significativo depois de algumas semanas.

3. Aumentando os ganhos

Uma vez cumprida as etapas de produzir o melhor conteúdo possível e divulgação, o blog já dispõe de um bom tráfego, até este ponto o blog já deve render algum dinheiro com programas de afiliados que certamente são formas seguras de monetizar o seu blog.

Escolha programas de afiliação que sejam mais adequados ao público do blog ao invés de escolher apenas guiado pelos valores das comissões.

Uma campanha que pague menos mas que esteja diretamente relacionada ao público leitor do seu blog certamente será mais rentável que uma outra que pague uma comissão dez vezes maior mas não seja de interesse daqueles que acessam seu conteúdo.

Em uma segunda etapa pode ser a hora de aumentar os ganhos escrevendo um curso ou e-book sobre algum tema relacionado com seu blog.

Procurar seguir estes três simples passos na ordem como foi apresentado torna as possibilidades de sucesso financeiro de um blog. Não adianta divulgar um blog sem conteúdo, assim como querer ganhar muito dinheiro sem antes fazer algum investimento, seja em conteúdo de qualidade ou na forma de divulgação.

4. Como escrever um bom post para humanos e robots

Escrever um bom post possivelmente é a tarefa mais difícil a ser realizada por um blogueiro, devendo atender alguns aspectos determinantes para o sucesso ou não do artigo. Não basta simplesmente escrever de modo formal, muitos aspectos devem ser considerados.

É muito comum, principalmente quem ainda é iniciante na arte de blogar, escrevermos textos coerentes ao título apresentando estrutura formal com início, meio e fim. Isso é relevante com certeza, mas apenas aos olhos do leitor que acessa o blog em busca da informação.

Os posts não devem ser muito extenso, fato que o torna cansativo. É preferível que se aborde o conteúdo em posts menores, mesmo que seja uma série de posts (isso terá uma vantagem extra).

Geralmente o leitor de internet busca algo conciso e prático, textos longos são desprezados além da vantagem extra de que se for interessante o leitor poderá  escolher se ler os demais artigos da série ou não, gerando maior quantidade de visualizações de página (isso é bom em termos estatísticos).

Hoje o Google diz que adora textos longos e com ajuda para o visitante, mas você também precisa ver o que é melhor para você.

Por outro lado, agora visando o modo de olhar dos spiders (robots dos mecanismos de busca) o bom artigo ou post deve ter uma relação forte com o título e uma densidade de palavras-chave dentro do post, de forma que o robô, pela quantidade de repetições da mesma palavra dentro do artigo, reconheça a relevância de tal palavra e quando alguém efetua uma busca com a referida palavra, muito provavelmente seu artigo aparecerá nos resultados.

Deve-se ter cuidado para não abusar da maneira de como usamos tais keywords dentro do post, se não for usado com lógica ou em frases sem sentido, será considerado como spam e ao invés de melhorar os resultados irá piorar ou talvez nem aparecer nas SERPs.

Assim o bom post deve ser escrito para humanos e robots, bem compreensível para os leitores mantendo-se a coesão textual, e a simplicidade dos termos (ao menos que o blog seja dedicado a um nicho muito específico voltados a pessoas que possuam um conhecimento técnico acerca do tema do blog), e aprimorado para os mecanismos (recorrendo as técnicas SEO) para que estes detecte a importância de uma dada palavra-chave dentro do contexto.

O blogueiro iniciante em muitas vezes escreve posts excelentes, muito bem para o leitor humano, mas não possui técnicas de distribuição das palavras-cheve, aumentando sua densidade no corpo do texto.

Pecam por isso, mas não por negligência, mas pela falta de experiência. Escrever de maneira otimizada (para humanos e Robots) é o verdadeiro segredo do bom post que poucos blogueiros dominam completamente.

Escrevendo para Humanos e Robots

O teor do conteúdo em si é o aspecto de maior relevância e isso não pode ser ensinado, apenas a prática leva a melhoria da qualidade. Os elementos gráficos utilizados, também são importantes na compreensão, vejamos alguns:

  • Uso de listas numeradas ou não;
  • Uso de tópicos e seções dividindo o conteúdo;
  • Linguagem adequada ao público;

Os robos não leem da mesma maneira que o humano, buscam palavras relevantes as quais conhecemos como keywords. Conseguem relacionar cadeias de palavras, as frases, assim uma palavra repetida por várias vezes sem contexto, torna-se spam.

Os robos são programas inteligentes e como tais são programados com algoritmos que buscam a relevância do conteúdo. Quando acessam o blog não leem apenas o texto do artigo mas todo o código.

Temas ou assuntos que alavancam as receitas de publicidade

Eis a resposta para um dos dilemas enfrentados por aqueles que pensam em criar um blog rentável ou mesmo aqueles que já administra um e quer torná-lo uma fonte de receitas, é certamente a procura do nicho ou linhagem de conteúdo que o blog seguirá.

Blogs podem ser de nichos específicos (que abordam um único assunto) ou generalista que tratam um pouco de tudo. E quando são deste último, uma categoria pode ser introduzida para este meio.

Seguindo uma lógica bastante simples podemos obter respostas muito interessantes. O que os anunciantes querem é que seus serviços ou produtos sejam consumidos e por isso anunciam.

Assim, os melhores anunciantes são sempre voltados ao mercado mais consumista e é claro que os sites/blogs que tratam sobre tais assuntos tornam-se mais rentáveis com publicidade.

Em outras palavras, blogs que tratam sobre produtos e serviços para quem dispõe de maior poder aquisitivo sempre serão mais rentáveis que os assuntos ditos como populares, mesmo que a exploração de temas como celebridades, famosos sejam bem mais acessados.

Isso ocorre porque quem acessa essas informações não procuram por consumo e sim por notícias ou novidade sobre seus artistas, ao contrário de quem procura informações com possibilidades de consumo.

Felizmente ou infelizmente o sistema capitalista determina esses  fatores de acordo com quem pode pagar mais.

Qual tema ou conteúdo pode alavancar as receitas de publicidade de um blog?

Citarei dois exemplos que podem ser tomados como clássicos:

  1. Tratar sobre viagens nacionais ou internacionais é de se concordar quem procura por informações sobre alguma cidade no exterior para passar férias ou mesmo trabalhar busca informações sobre os aspectos que lhe favorece. Hospedagem, empresas aéreas, hotéis, são potencias fornecedores de serviços, além de lojas de câmbio, cartões internacionais e outros. É um nicho bem procurado por quem pode e está na procura de tais serviços.
  2. Tratar sobre Renda extra Muitos se iludem com o assunto em questão. Além de ampla concorrência, estes são blogs para quem procura ganhar dinheiro e não gastar dinheiro. Realmente são blogs de tráfego elevado se o conteúdo é relevante. Mas a rentabilidade não deve ser tão boa.

Como descobrir o nicho?

Pergunte-se: O tema que trato volta-se a pessoas que podem pagar por produtos ou serviços caros?

Se sua resposta é negativa, possivelmente seu blog não vai conseguir bons rendimentos antes dos 03 primeiros anos. Há ainda outros fatores, técnicas que influenciam fortemente seu sucesso ou não. Ao contrário terá ótima possibilidade de gerar renda satisfatória.

Lembrando ainda que toda regra existe exceções e mesmo com conteúdos muito bem discutidos pode-se conseguir algum destaque. Nenhum blog ou site se destaca da noite para o dia, popularidade ocorre depois de um tempo de divulgação. Persistência é algo que o blogueiro deve carregar consigo.

Copa do mundo Temática quente

Que assunto explorar em um próximo blog?

Tentando responder essa pergunta acabei por lembrar do assunto quente, copa do mundo de futebol.  Acredito eu que, 09 entre 10 blogueiros que tem blogs generalistas, ou seja, que tratam sobre tudo, já estão esboçando seus primeiros artigos, pois sabemos nós que na blogosfera, quem sai na frente sai com vantagem

Ninguém vai discordar que em ano de copa do mundo o Brasil respira futebol e tudo que é relacionado ao tema tem boa valorização de mercado, inclusive os blogs. Imagine quanto de publicidade será pago, imagine quantas compras de produtos com a temática copa do mundo serão realizadas.

Se ainda é muito cedo para pensar sobre esse tema, pessoalmente acredito que não. E não obrigatoriamente vai-se publicar o blog em dias atuais, mas como indico em outro artigo, a escritura dos artigos deve ser iniciada bem antes da publicação.

Talvez o momento mais adequado seja quando a tv inicie as primeiras campanhas, ai você já terá um farto material para ser posto ao ar.

Como será um tema bastante procurado na época, o blog que trata sobre a temática certamente irá ter um bom volume de tráfego, consequentemente será valorizado e bastante rentável. Mas sobre o que tratar no momento que antecede os jogos:

Alguns sub temas para você apresentar no blog:

  1. Um resumo sobre cada equipe participante dos jogos;
  2. Especulações sobre possíveis craques que se destacarão nos jogos;
  3. Informações sobre cidades sedes;
  4. Informações úteis sobre o país sede (aspectos econômicos, cultura, e outras informações para quem irá assistir o jogo lá e queira saber como se portar no país sem ocorrência de gafes ou problemas;
  5. Histórico dos jogos da copa;

Para a época dos jogos, os comentários sobre as partidas, tabela e combinações de resultados será o enfoque.

O pós jogos ficam os comentários gerais, o que deu certo e o que não foi bom. Infelizmente nessa época você deverá já pensar em outro tema, pois encerrado os jogos, encerram-se em poucos dias toda a euforia.

Como certamente você já deve ter em mente, este será um blog bastante rentável, mas de dias contados.

Pensando melhor, não deixaria meus atuais projetos para dedicar-me exclusivamente a um blog de tal temática, mas como um sub-domínio, porque não?

Sei que a concorrência será proporcional ao tamanho dos jogos, acredito que seja uma boa aposta para um blog temporário e/ou para os blogs generalistas também.

E qual foi o motivo para explicar isso dessa forma e não estou falando de programas de afiliados para ganhar dinheiro?

Muito simples muitos blogs explicando como ganhar dinheiro, porém nenhum explicando como fazer para gerar esse dinheiro no qual precisamos de algo valioso chamado tráfego, e nesse artigo como como conseguir os visitantes.

Agora que você entendeu o que é necessário fazer para ganhar mais dinheiro com seu blog e ainda tenha alguma dúvida deixe a sua pergunta abaixo.

Ganhar mais dinheiro com seu blog: os 4 passos necessários
5 (100%) 2 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe uma resposta

Digite abaixo a numeração *