Hospedagem de sites barato – Contratar uma hospedagem grátis ou paga?

Qualquer pessoal pode criar uma presença na internet através de seu website. Criar sites pode ser tão simples quanto criar um documento no Microsoft Word, mas a partir do momento que você tem um site deve encontrar uma maneira de publicá-lo na internet e nesse ponto entra o assunto hospedagem de sites barato.

É aqui que entra as empresas de hospedagem de sites. No momento em que você as conhece passa à segunda questão que é escolher uma hospedagem grátis ou paga para o seu site.

As empresas de hospedagem, ou host site, alugam um espaço em disco e fornecem todos os serviços necessários para que as outras pessoas vejam seu site na internet. Essas empresas garantem que seu site ficará disponível online durante todo o tempo, salvo quando ocorrem alguns problemas técnicos.

A maioria dos hosts garante que em 99,9% do tempo, seu site ficará online. Um host funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana para que qualquer pessoa no mundo possa acessar seu site a qualquer momento.

Poderá encontrar milhares de hospedagem de sites barato que oferecem serviços completos, por isso escolher um host em particular é uma tarefa relativamente difícil. Os preços variam de zero a centenas de reais por ano.

Cada empresa pode oferecer uma infinidade de serviços que muitas vezes não são aproveitados por usuários iniciantes. Por isso, analisar as necessidades para contratar o melhor host é essencial.

Hospedagem de sites barato – grátis ou paga?

Existem muitos hosts sites que oferecem hospedagem grátis, então por que se preocupar em pagar?

A resposta é simples: você tem a qualidade que o seu dinheiro comprou. Se você não gastou nada, pode ser que o serviço na seja tão bom assim. A maioria dos servidores de hospedagem grátis oferecem serviços limitados.

Mesmo que esses Web Hosting não cobrem nada, precisam ganhar dinheiro para manter o serviço. Por esse motivo alguns deles colocam publicidade em seu site como forma de ter um retorno financeiro. É provável que você não tenha nenhum controle sobre o tipo de propaganda que será colocado em seu site.

Uma hospedagem gratuita pode ser uma boa opção se você está construindo seu primeiro site e só quer ver como ele funciona. Uma pequena página pessoal que você vai compartilhar com sua família e amigos podem ser bem sucedidos em um plano de hospedagem de sites barato.

Mas não se surpreenda se seu site não tiver muita atividade. A maioria dos host sites não tem a estrutura necessária para garantir que seu site esteja o tempo todo online.

Ao usar um serviço de hospedagem grátis, certifique-se de sempre ter um backup de todos os seus arquivos e dados. Não use um serviço de host site gratuito como uma forma de armazenar arquivos, pois eles não têm como garantir que seus dados estarão seguros contra eventuais acidentes.

Seus arquivos podem simplesmente desaparecer durante a noite. Outro detalhe é que se uma empresa de hospedagem grátis some, seu site some junto com ela.

Se você pretende lançar um site ou blog sério é necessário procurar uma hospedagem de sites barato confiável. Os preços desses serviços de hospedagem pagos podem variar sensivelmente.

Algumas empresas oferecem serviços que podem ser apenas R$ 15,00 reais por mês enquanto que outras cobram mais de 100 reais por mês. Tenha certo cuidado com o seguinte: normalmente um serviço mais caro tem mais qualidade do que um mais barato.

Algumas hospedagens mais baratas podem oferecer serviços mais confiáveis e que funcionem 99,9% do tempo, mas são limitadas a 100 ou 200 mil visitas por mês. Além disso, começar a ficar fora do ar. Esse foi o meu caso junto a Hostgator Brasil e precisei mudar os meus blogs para nova hospedagem Meu-Servidor.

Em geral, quanto mais você paga, mais você recebe. As maiores mensalidades se traduzem em mais espaço de armazenamento, mais pessoas online ao mesmo tempo, mais dados para transferência, mais contas de e-mail, mala direta e vários serviços diferenciados.

Se você pretende publicar um site simples que não receberá muitos acessos e que não precise estar online 99,9% do tempo, contrate um serviço de hospedagem grátis. Se o seu objetivo é publicar um site que receberá até 100 mil visitas, contrate uma hospedagem barata.

Mas, se você criar um site com potencial de receber mais de 100 mil visitas, contrate um serviço de hospedagem mais caro e de melhor qualidade.

Hospedagem e alojamento

Você precisa entender isso – Site Rápido = Frontend + Backend.

Frontend – É o que se carrega no browser (Templates ruins, o navegador sofre)
Backend – Servidor robusto, mas ele não vai reduzir 1000 requests para apenas 1.

Outro detalhe templates pesados trazendo 5MB – 10MB de imagens sem otimização. Depois aquela pessoa que quer comprar não consegue abrir a página, será por que?

Um bom exemplo:  Brasil ainda temos net 3g e a pessoa precisa abrir 10 a 20MB de página, adeus venda.

Existe uma hospedagem de site barata e boa?

Tudo depende da sua necessidade, o que precisa rodar e quantidade de visitantes que recebe. Posso afirmar que estou em uma hospedagem de site barata e boa que mudei recentemente que é a meu-servidor e atende muito bem as minhas necessidades além do suporte por e-mail e zap.

Vou falar um pouco da minha nova hospedagem na qual eu considero o melhor servidor hospedagem pago para o que eu preciso sendo uma hospedagem de sites linux.

Já informei em outros artigos que tenho alguns anos de estrada no marketing digital e quando contratei a primeira hospedagem foi a Hostgator Brasil hospedagem compartilhada e na época eu considerei como o melhor servidor hospedagem pago para as necessidades que tinha e pouco tráfego.

Felizmente com o passar dos anos fui melhorando em vários aspectos e o tráfego foi aumentando e infelizmente a Hostgator não estava mais dando conta.

E sendo uma hospedagem compartilhada alguém poderia fazer algo pesado em outro site e o restante era prejudicado no carregamento e quando, entrava em contato somente por e-mail ou chat (atualmente únicas formas de contato com eles) demorava muito e tinha respostas vazias sem soluções tendo que esperar o site normalizar.

Na hostgator precisei fazer várias gambiarras e instalar vários plugins para melhorar o desempenho dos blogs e ainda não estava do jeito que eu queria em termos de velocidade.

Comecei a pensar em colocar SSL (HTTPS) pois o google já informou que ajuda no posicionamento junto ao buscador e reparei, que tinha alguns serviços grátis e pago e pela Hostgator não estava valendo a pena e as máquinas de hospedagem compartilhada deles são bem fraquinhas, em termo de desempenho e entrou a hora de mudar e gastar por isso.

Em termos de SSL comecei a procurar informações e no site semrush e achei o que precisava e já estava ciente com a mudança para SSL terá uma pequena queda no tráfego até o google indexar tudo novamente.

Fui a procura do melhor servidor de hospedagem pago e achei uma boa indicação em um grupo no facebook, porém fiquei meio desconfiado por nunca ter ouvido falar deles meu-servidor e fiz várias perguntas por e-mail, para o suporte da empresa e fiquei espantado com o retorno rápido nos e-mails e respostas dando soluções ao meu problema.

As perguntas que dei mais atenção:

Formas de pagamento? Depósito bancário/transferência, paypal (com taxa), mercadopago (cartao/boleto)

Atualmente tenho dois blogs posso hospedar na mesma conta? Sim

Qual espaço para hospedagem? Depende do plano que deseja

Quanto de memória e qual o processador dessa hospedagem? Depende do plano que deseja contratar conforme a sua necessidade

Usa cpanel? Não – o site seria migrado por nós de onde estiver, bastando ter os dados de acesso. Não há custo nisso.

Direito a quantos emails? ilimitados

Como fica o webmail? o webmail é normal, roundcube

Como funciona o sistema de backup? Automático não precisa de plugin

Hospedagem com CDN CloudFlare? Ativo nos dois blogs – DNS/CDN usando cloudflare para imagens e cache caso queira

Tem Nginx ou Vanish? Nginx

HDS são SSD? sim

Tem SSL/HTTPS? Sim grátis

Ao falar com o suporte perguntei se tinha cpanel para puxar tudo da hospedagem que estava e fui informado, que a nova hospedagem não usava cpanel e sim um sistema próprio deles VestaCp e que não perderia nada e ainda teria direito (ganhei) SSL (HTTPS) e CloudFlare grátis e tudo configurado por eles com isso economizei muito.

Fiz a mudança e posso afirmar foi a melhor escolha o desempenho de carregamento ficou superior e infelizmente peço desculpas esqueci de pegar alguns prints do antes e depois da mudança.

O que é mais importante velocidade no carregamento da página ou SSL?

Com tantas mudanças do Google é necessário pensar em tudo e analisar e fiquei com essa dúvida e tirei algumas conclusões, pois em alguns fóruns e sites de discussões encontrei diversas respostas e nenhuma batia com a outra e deixo a minha opinião pessoal.

O Pagespeed carrega muito mais peso porque tem muito a ver com a experiência do usuário. É basicamente a primeira experiência com a qual o usuário interage e é a primeira impressão mais importante, seguida do design e da funcionalidade do site.

HTTPS deve ter um impacto insignificante na velocidade se configurado corretamente e outro detalhe depende também do nicho. Se você estiver lidando com pagamentos, https é crítico.

Se você estiver usando um blog, o tempo de carregamento da página é mais crítico. Se você estiver executando um site de comércio eletrônico e gerenciar cartões de crédito, SSL é 100% mais crítico.

Mas eu também devo enfatizar que é crucial ter SSL uma vez que o Google Chrome liga a mensagem desagradável para o site que não tenha https dizendo que não é seguro.

Tanto o carregamento da página como SSL são coisas diferentes e estão cada vez mais exigidos.

Minha experiência com relação ao https

  • Durante os primeiros dias ocorre um pequeno caos enquanto o Google reindexa todo o conteúdo. Você pode chegar a perder algum tráfego a curto prazo, mas se você fizer tudo corretamente este período é muito curto e recupera rápido.
  • Passado mais algum tempo o seu posicionamento volta ao normal. Se o seu site tem muitas páginas e artigos para indexar, algumas seções podem demorar um pouco mais.
  • A médio prazo, em alguns casos (não sempre), ocorre uma ligeira subida no Google.

Teste no site gtmetrix antes de mudar a hospedagem.

Teste gtmetrix depois da mudança.

Teste site pingdom antes de mudar.

Teste Pingdom depois da mudança.

O teste no site Pagespeed eu esqueci de fazer.

Outra mudança que fiz foi o tema desse blog para outro novo bem otimizado, responsivo e achei mais rápido também na hora de carregar. O tema do Blog Harmonia Natureza também vou trocar em breve por outro melhor e acredito que vai melhorar ainda mais o carregamento.

O novo suporte foi dez tanto por e-mail como zap da nova hospedagem. Com alguns recursos novos da nova hospedagem o próprio administrador da hospedagem (eu autorizei) logou no meu wordpress e retirou vários plugins que não precisava mais.

Hostgator estava pagando R$ 25,00 e com a Meu-Servidor foi para R$ 35,00.

5 dicas para escolher uma hospedagem de sites

Muitos blogueiros, antes de pensar no blog em si, pensam em ganhar dinheiro online.

Alguns ganham muito dinheiro e ainda assim não entendem que para um próximo projeto é necessário pensar em coisas mais importantes para ter o mesmo sucesso.

E a primeira coisa a se pensar é no host/hospedagem. Encontrar a melhor opção em hospedagem de sites pode ser uma tarefa muito complicada, por isso como sei das dificuldades que alguns blogueiros iniciantes têm, vou deixar algumas dicas básicas para conseguir encontrar a melhor opção para o seu blog, conseguindo abranger todas as suas necessidades e ainda tirar proveitos disso.

Necessidades

Antes de começar a pesquisar todas as opções que existem no mercado, é importante que saiba exatamente quais são as suas necessidades, sabendo as características principais que se vão destacar e possíveis recursos especiais que o seu blog necessita.

Pense além, do que hoje pode ser um simples blog pontual, mais tarde poderá ser um portal enorme com milhões de visitas diárias, por isso comece logo por estabelecer metas e escolher a sua hospedagem de site.

Qualidade

A qualidade do serviço de hospedagem de sites é o principal requisito que deve procurar quando está analisando o mercado atual. Muitos blogueiros fazem a sua escolha tendo em conta a largura de banda disponível e o preço praticado, no entanto isso não é o fator mais importante, sendo que a velocidade dos servidores e o uptime que é garantido são muito mais importantes.

Comparação

Comparar serviços para hospedar sites é extremamente útil para quem tem dúvidas no que escolher. Faça uma pesquisa online e rapidamente e vai encontrar centenas de opções disponíveis, porém deve comparar os serviços, as características, os recursos disponíveis, os anos de mercado e principalmente, os testemunhos de antigos clientes.

Existem ainda os fóruns e portais dedicados à comparação e divulgação das melhores empresas de hospedagem de sites, sendo mais simples de encontrar boas opções.

Preços

Apesar de ser um fator importante para a maioria dos blogueiros, encontrar opções com preços ridiculamente baixos pode significar ficar com o seu blog off-line e sem qualidade de atendimento, por isso faça alguns sacrifícios e pague o valor certo por um serviço de qualidade para o seu blog.

Existem muitas opções de hospedagem grátis, que inicialmente se tornam aliciantes para os blogueiros amadores, porém se o seu objetivo é oferecer credibilidade e segurança aos leitores do seu blog, evite estas opções.

A hospedagem do site e o domínio são um investimento em longo prazo, inicialmente pode parecer inútil, mas rapidamente são pagos pela qualidade de visitantes e pela credibilidade que passam para outros blogueiros parceiros.

Teste o serviço

Se depois de analisar muito bem a hospedagem do site e tudo o que foi falado até agora ainda tem dúvidas de qual a melhor opção para o seu caso, contate várias empresas por e-mail (aproveitando para testar já o suporte ao cliente disponibilizado, muito importante nos dias de hoje) e saiba se é possível testar o serviço durante X dias.

Um fator que hoje em dia é muito apreciado pelos blogueiros é a localização dos servidores em si, por um lado para os blogueiros amadores são completamente indiferentes, no entanto são muitos os que procuram servidores nacionais para alojar os seus blogs.

Nestes casos é também provável que o atendimento ao cliente seja feito no nosso idioma, o que ajuda muito em caso de dúvidas ou problemas a resolver no futuro. Pense ao escolher uma hospedagem de site em outro idioma que você não domine poderá ter alguns problemas de comunicação.

A hospedagem de site internacional algumas podem oferecer mais recursos e um bom preço, porém eu prefiro uma que seja no meu idioma famoso português.

Em suma, se está à procura da melhor opção para hospedar sites pela primeira vez, existem alguns fatores que deve ter em atenção: o atendimento ao cliente, a qualidade do serviço, o preço praticado, os recursos e características de todas as opções disponíveis, entre outros.

Hospedagem de sites barato – Contratar uma hospedagem grátis ou paga?
1.6 (32%) 65 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

7 Comentários

  1. Carlos maio 27, 2017
    • Claudio Gomes maio 31, 2017
  2. Cleber Foster agosto 15, 2017
  3. Claudinho outubro 14, 2017
    • Claudio Gomes outubro 14, 2017
    • Claudio Gomes outubro 14, 2017

Deixe uma resposta

Digite abaixo a numeração *