Lições do esporte para profissionais de marketing

Todo mundo gosta de fazer parte de uma equipe vencedora. Porém, muito mais importante que a vitória, é a jornada nessa conquista. Isso é algo que tanto atletas quanto profissionais de marketing sabem muito bem.

Embora seja ótimo ver as receitas aumentarem quando as equipes são vitoriosas, sabemos que a consistência é o resultado fundamental. Marcas de sucesso são criadas por um período muito mais longo e estão aprendendo a se envolver com seus fãs por períodos mais longos, o que representa o verdadeiro desafio.

Lições do esporte para profissionais de marketing

É por isso que os setores de esportes e entretenimento impõem-se hoje com os mais rápidos adeptos da nova tecnologia de marketing, com franquias procurando maneiras novas e criativas de se conectar com seus fãs. É também por isso que os profissionais de marketing podem aprender muito com suas atitudes em relação à inovação.

Vivemos em uma época em que os consumidores transformaram a forma pela qual interagem com as marcas e, portanto, como as marcas precisam interagir com os eles. O marketing não é mais um fluxo unidirecional de mensagens: é uma conversa de mão dupla onde o que o cliente tem a dizer tem ainda mais credibilidade do que a própria marca.

O esporte é um universo cercado de adoração e paixão. Assim, embora o entusiasmo dos torcedores possa variar de acordo com o histórico de vitórias e derrotas de uma equipe, o entendimento é que equipes bem estabelecidas sempre terão apoio. No entanto, os profissionais de marketing esportivo e de entretenimento mais inteligentes se recusaram a ficar para trás. Usando as ferramentas digitais recém disponibilizadas para eles, eles procuraram aproveitar a paixão associada aos esportes e encontraram formas de aprofundar sua interação com os fãs. Ao adotar uma mudança para o engajamento digital, essas marcas são capazes de estimular a fidelidade dos fãs, aumentar suas vendas e repetir o engajamento em um universo cada vez maior de consumidores.

À medida que os profissionais de marketing esportivo migram drasticamente em direção ao digital, eles têm a capacidade de ser mais autênticos e receptivos do que nunca. O marketing de engajamento é uma ótima maneira de fazer isso. Seguindo a jornada do cliente desde o estádio até a interação online, as organizações esportivas podem identificar as formas mais eficazes de se envolver com eles enquanto indivíduos.

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Por exemplo, se você sabe que um fã curtiu um jogador específico nas redes sociais, é mais provável que você forneça o conteúdo ou a oferta certa no momento certo. Em vez de considerar os fãs como uma entidade, as marcas esportivas devem criar mensagens personalizadas mais eficazes, baseadas em estilo de vida e comportamento. Indo além de simples saudações personalizadas e com a ajuda da tecnologia de automação de marketing para segmentar com precisão o público em grande escala, esse engajamento de nível mais alto é uma maneira fácil para as marcas melhorarem a interação.

Portland Trail Blazers, time de basquete da NBA, aprendeu muito mais sobre seus fãs nos últimos dois anos do que nos 20 anteriores. A estratégia, que deu à franquia o título de campeão das mídias sociais, foi compreender os seus fãs com base em seus estilos de vida e criando produtos e pacotes que combinem, além de serem mais segmentados em suas comunicações. Com essa abordagem, eles conseguiram um crescimento de 30% na receita de ingressos.

Os times esportivos de maior sucesso já intensificaram o jogo e adotaram estratégias e ferramentas para permitir que eles próprios criem experiências mais envolventes e pessoais para os fãs. A partir disso, eles entendem as preferências individuais de seus clientes, de sua história e relacionamento com a equipe, até o seu estágio na jornada de compra.

Basketball-Fans

Para adotar essa nova postura, um bom profissional de marketing precisa de uma capacidade que os atletas, de maneira geral, têm de sobra: reinventar-se. Como cada jogo esconde as suas particularidades, o grande atleta precisa se adaptar sempre e surpreender com um novo repertório de jogadas e movimentos. É exatamente isso o que diferencia os atletas mais bem pagos do planeta dos atletas medianos.

É claro que, embora a disponibilidade de dados valiosos seja incrivelmente útil, é igualmente importante garantir que ela seja sempre usada de maneira eficaz, tanto para o consumidor quanto para a organização. A jornada do cliente deve ser mantida sempre em primeiro plano. Você deve prestar atenção aos canais e assuntos que mais atraem cada pessoa e responder com conteúdo, mensagens e calls-to-action específicos para cada consumidor.

Como algumas das principais equipes do mundo demonstram, o marketing de engajamento é uma lição eficaz que o esporte tem a nos ensinar. O uso de ferramentas digitais de engajamento deve criar uma experiência unificada que não apenas permita que os profissionais de marketing compreendam os comportamentos dos clientes, mas também que você possa agir sobre eles criando momentos personalizados.

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