Por que a sua indústria deve adotar o marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia cada vez mais utilizada no Brasil, estando presente em 88% das empresas, segundo a Content Marketing Institute.
Feita a partir da criação de materiais relevantes, o marketing de conteúdo tem o objetivo de resolver todas as dúvidas e dores dos clientes.
Essa estratégia precisa de uma visão completa do seu público para produzir conteúdos, conhecendo o seu cliente e focando na qualidade do material produzido.
Além da produção, todo conteúdo deve ser revisado com antecedência, para evitar publicações com erros ortográficos e de conceito que podem prejudicar o material.
Veja nesse texto os principais benefícios do marketing de conteúdo para sua empresa.
Conteúdo
Para que serve o marketing de conteúdo?
Os principais objetivos do marketing industrial baseado no conteúdo relevante é fortalecer a autoridade da empresa, devido ao alto engajamento do público.
Isso porque a estratégia ajuda na divulgação da sua empresa na internet, ganhando destaque nas redes sociais e nas páginas de busca.
Além da credibilidade, o marketing de conteúdo tem outras utilidades, como:
Educação do público
Com o marketing de conteúdo a sua empresa consegue educar o seu público, auxiliando os leitores na jornada de compra.
A razão disso é que com conteúdos de alto valor, os leitores do conteúdo vão os problemas e necessidades de compra e as principais soluções para resolvê-los.
Dessa forma, os seus leitores vão reconhecer a empresa como uma referência de conteúdo e uma autoridade no assunto.
Ajuda no relacionamento com o cliente
Com conteúdos voltados diretamente para o seu público, o marketing de conteúdo é uma oportunidade para conhecê-los de perto.
Isso porque a produção de conteúdo em blogs, nas redes sociais, e nos E-mails permitem que o lead (potencial cliente) envie feedbacks a companhia.
Com esse diálogo direto é possível fazer um marketing de rede eficiente por meio das informações dos clientes, que vão desde dados pessoais, como e-mail, até os seus desejos de compra.
Vantagens do marketing de conteúdo
Bem informado e conhecedor do seu produto, os clientes terão mais chances de comprar as soluções da sua empresa.
A razão disso é que o cliente te enxerga como uma organização especialista no produto que vende, tornando-se uma prioridade na jornada de compra.
Dessa forma, o marketing de conteúdo pode ser positivo para sua empresa física ou portal B2B em:
1 – Atrai um grande número de clientes
Um conteúdo altamente relevante e bem produzido proporciona uma maior visibilidade para sua indústria na internet.
Como uma consequência disso, você consegue ser encontrado mais facilmente e atrair mais clientes.
Além disso, você cria um relacionamento mais próximo com os consumidores, e por oferecer muitos produtos de qualidade, ajuda na fidelização do mesmo.
2 – Mais chances de conversão
Por meio da produção de um conteúdo qualificado, sua indústria consegue atrair pessoas que tem real interesse no assunto.
Isso ajuda na comunicação com o público, possibilitando o diálogo estreito com clientes potenciais mais propícios a fecharem negócio com sua empresa.
E, a partir de um planejamento efetivo, suas ações no Marketing de Conteúdo podem acelerar a jornada de compra, ampliando os resultados.
3 – Reduz os custos com divulgação
Além de ajudar a divulgar a indústria, o marketing de conteúdo consegue ser mais barato que o marketing tradicional no rádio, TV e internet.
Isso porque o conteúdo é direcionado ao público certo, gerando mais resultados com um baixo CAC (custo de aquisição de clientes).
Com o marketing de conteúdo, o ROI (retorno sobre investimento) será positivo, sendo uma estratégia com ótimo custo benefício para indústrias e microfranquias.
Aumente as suas vendas com marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma excelente oportunidade para sua empresa aumentar as suas vendas.
Isso porque ele permite que por meio de conteúdos relevantes, o seu público enxergará a sua empresa como uma autoridade no assunto.
Com um conteúdo de qualidade a sua empresa terá mais conversões em vendas, pois o cliente terá a sua empresa como prioridade na hora de comprar o produto.
Assim, a sua empresa vai conseguir vender pela internet e ter resultados sólidos e a longo prazo por meio de conteúdos de alto valor e relevância.
Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing para Indústria.