Marketing digital no WhatsApp: 7 dicas de como implantar essa estratégia em sua empresa

WhatsApp Marketing digital

A internet tem invadido todas as áreas da sociedade e, por isso, estamos passando por uma revolução tecnológica. Não é à toa que as empresas se mostram presentes em ambientes digitais.

Afinal de contas, esse é o futuro.

Em vista disso, todas as demais áreas precisam se adaptar a essas novas exigências. E, como a internet tem a capacidade de elevar o patamar de um produto, serviço ou empresa, há algumas estratégias de marketing digital no WhatsApp.

No entanto, para que isso ocorra de uma forma que lhe dê algum retorno e que seja eficiente, é preciso avaliar alguns pontos. Por isso, no artigo de hoje, iremos apresentar 7 dicas de como implantar essa estratégia em sua empresa. Gostou do assunto? Então não deixe de conferir.

Conteúdo
  1. Por que fazer marketing digital no WhatsApp?
  2. Como implantar marketing digital no WhatsApp?
    1. Seja pessoal
    2. Tenha cuidado com propaganda
    3. Planejamento estratégico
    4. Pós-venda
    5. Mensagens personalizadas
  3. Utilize o WhatsApp como suporte
    1. Venda pelo aplicativo

Por que fazer marketing digital no WhatsApp?

Porque, nos dias de hoje, o WhatsApp é um dos aplicativos mais usados em todo o Brasil. Ou seja, isso quer dizer que as chances de converter os usuários em consumidores, é bem grande. Inclusive, de acordo com dados fornecidos pela própria empresa, ao todo, o app tem mais de 1,3 bilhões de usuários ativos.

E, só no Brasil, mais de 80% da população o utiliza. Ou seja, isso quer dizer que o número de pessoas que podem vir a tornar seu cliente é gigantesco. Todo e qualquer fenômeno virtual tem a capacidade de tornar uma grande oportunidade para divulgar negócios.

E é isso que tem acontecido nos últimos anos com o WhatsApp. O marketing digital é uma estratégia que visa divulgar produtos, serviços e empresas através de mídias digitais. Por isso, esse aplicativo não iria ficar de fora.

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Seja o GB WhatsApp, Business ou a versão comum, fato é que há algumas estratégias de marketing digital que são capazes de converter clientes. Falaremos mais sobre isso a seguir.

Como implantar marketing digital no WhatsApp

Como implantar marketing digital no WhatsApp?

Há algumas dicas e estratégias para fazer com que o marketing digital no WhatsApp dê certo. Portanto, não deixe de conferir as nossas dicas a seguir. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

Seja pessoal

Uma coisa que você deve entender é que pessoas se identificam com pessoas. Ou seja, isso quer dizer que é preciso manter uma relação menos formal com seus clientes, mas sem deixar o profissionalismo de lado.

Por isso, use o 1° nome do contato no início da mensagem e sempre escreva algo que de fato irá fisgar o seu interesse. Tenha uma relação amistosa, isso vai facilitar muitas coisas.

Tenha cuidado com propaganda

Pense como cliente: você gostaria que uma empresa, todos os dias, lhe oferecesse produtos ou serviços? Às vezes, isso pode ser bem chato. Por isso, tenha controle em relação a esse aspecto. Fique atento àquilo que dá certo e o que não dá.

Planejamento estratégico

Não há empresa que se destaque sem fazer um planejamento. Então, ao aplicar o marketing digital no WhatsApp, planeje. Como é um canal mais pessoal, em que as mensagens chegam direto no celular do cliente, deve-se ter cuidado para não ser muito invasivo.

Portanto, alguns pontos a definir, são:

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  • Tipos de conteúdos que você vai enviar;
  • Faixa de horário em que os conteúdos serão enviados;
  • Situações que precisam de uma mensagem (produto novo, descontos, inauguração, reposição de estoque etc.)

Pós-venda

O fato de o WhatsApp ser uma plataforma pessoal é ideal para trabalhar o pós-venda. Então, depois que o consumidor fizer a compra, alguns dias ou semanas depois, envie uma mensagem. Pergunte como foi a experiência, se há alguma coisa para melhorar.

Ter esse feedback é essencial para fazer com que os seus consumidores se sintam respeitados e importantes. Ao fazer isso, você se conecta ao cliente e estreita o relacionamento entre público-empresa.

Mensagens personalizadas

O cliente gosta de se sentir único e valorizado. Por isso, sempre que possível, envie uma mensagem personalizada para os seus clientes. É claro que o recurso "Lista de Transmissão" é uma ótima solução, mas não é a única ou mais eficiente opção.

Quando o cliente nota que você redigiu uma mensagem específica para ele, há uma sensação de valorização e reconhecimento. E essa é uma ótima forma de estreitar relações, o que facilita a fidelização do cliente.

Utilize o WhatsApp como suporte

Se tiver como, utilize o WhatsApp como uma das formas de dar suporte ao seu cliente. Afinal de contas, não há nada mais frustrante do que ter que passar longas horas esperando por um atendente resolver um simples problema, né?

Contudo, através do WhatsApp, torna-se possível ter um atendimento ágil, fácil e eficiente. Isso melhora a experiência do usuário, fazendo com que ele se torne mais suscetível a voltar a comprar da sua empresa.

Venda pelo aplicativo

Apesar de o WhatsApp ser uma ótima plataforma para prestar suporte, você não pode esquecer que ele também é uma ferramenta de vendas. Então, providencie um catálogo dos produtos por PDF ou landing pages, por exemplo.

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Dessa forma, através das mensagens, você dá a eles a oportunidade de conferir todas as opções e reservar algum produto.

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Marketing digital no WhatsApp: 7 dicas de como implantar essa estratégia em sua empresa
Em DICAS BLOGS temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Claudio Gomes

Criei o Blog Marketing Online para falar sobre negócios online e offline. Trabalho com internet marketing e negócios online alguns anos e consegui acumular muitas informações e formas de ganhar dinheiro online.

  1. O Whatsapp é muito importante e sem dúvidas deve ser incluído nas estratégias de marketing digital. Já que a grande maioria dos brasileiros utiliza este aplicativo.

  2. Luiz disse:

    O Whats se tornou a principal ferramenta de uma empresa, além de ser muito fácil de usar ele diminuiu muito os custos de comunicação.

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