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Marketing Digital para Bares e Restaurantes: 6 Dicas de Ouro

6 Dicas de Ouro Para Conseguir Mais Clientes

Você já percebeu o constante crescimento no uso do Marketing Digital para Bares e Restaurantes? Com o crescimento da internet e o seu impacto diário nos negócios, os empreendedores desse setor ganharam diversas oportunidades de alavancar as suas vendas de serviços e/ou produtos de todos os tipos.

Marketing Digital para Bares e Restaurantes: 6 Dicas de Ouro Para Conseguir Mais Clientes

Antigamente para criar uma marca que ficasse conhecida e que passasse credibilidade no mercado por várias pessoas era uma tarefa muito difícil.

Felizmente, hoje os consumidores têm acesso a uma quantidade de informação enorme, o que mudou completamente a forma como eles descobrem, pesquisam, aprendem, avaliam e recomendam produtos e serviços.

Essa facilidade de consumir informação é proveniente da Internet.

Marketing digital rio de janeiro

E é ai que surgiu o Marketing Digital, que por sua vez traz formas mais inteligentes e lucrativas de atrair e guiar o seu potencial cliente até o momento da compra, e o mais importante: exige menos dinheiro do que os meios tradicionais.

6 Dicas de Ouro Para Conseguir Mais Clientes
Marketing Digital para Bares e Restaurantes

Hoje eu trago 6 dicas cruciais para você bombar o seu negócio com a ajuda do Marketing Digital para Bares e Restaurantes, são elas:

  • #Dica 1 – Tenha um bom Site
  • #Dica 2 – Use o Marketing de Conteúdo
  • #Dica 3 – Faça um bom trabalho nas Redes Sociais
  • #Dica 4 – Realize sorteios
  • #Dica 5 – Aproveite as Datas Comemorativas
  • #Dica 6 – Use Clubes de Benefícios e Compras Coletivas

#Dica 1 – Tenha um bom Site

É imprescindível ter um site para qualquer tipo de negócio hoje em dia, sendo assim, para bares e restaurantes não seria diferente.

Os motivos são óbvios…

Se você vai criar a presença online da sua marca, a primeira coisa que o cliente precisa encontrar ao pesquisar a mesma na internet é o seu site.

Mas não basta criar um site de qualquer jeito. É preciso atender algumas especificações para construção do site. São elas:

  1. É ideal ter um site bonito, atraente e o mais importante, funcional;
  2. Como regra básica, seu site precisa ter: campos para contato, realização de reservas ou cadastro para receber informações;
  3. Coloque informações sobre o cardápio e endereço do local;

Por fim, um último conselho. Tenha um site otimizado para mecanismos de buscas.

Isso significa que quando alguém digitar no Google rodízio de pizzas, bares em boa viagem e/ou restaurantes em recife, o seu site estará entre os primeiros resultados apresentados pelo Google.

Essa técnica se chama SEO. 

#Dica 2 – Use o Marketing de Conteúdo

A internet gira em torno de conteúdo, sendo assim, a estratégia de produzir conteúdos interessantes para seu público-alvo, que o auxilie em todo o processo de compra e o atraia para você de forma natural e espontânea é chamado de Marketing de Conteúdo.

O marketing de conteúdo é todo o conteúdo feito para educar, informar ou entreter um futuro(possível) cliente.

O marketing em forma de conteúdos é o combustível do Inbound Marketing, que por sua vez é uma metodologia que todos os negócios que querem entrar no universo digital da publicidade deveria seguir.

#Dica 3 – Faça um bom trabalho nas Redes Sociais

As Redes Sociais mudaram a forma de como as marcas e os consumidores se comunicam entre si. Hoje em dia, ficar fora delas significa perda de lucro e de marca.

Algumas redes sociais são essenciais para o marketing digital de bares e restaurantes. Veja algumas delas:

  • Facebook (a maior rede social de todo o planeta)
  • Instagram (usa imagens, o que é perfeito para o seu negócio)
  • Youtube (segunda maior rede de buscas do mundo)
  • Redes Sociais de Geolocalização (ótima para fidelização de clientes)

Agora, vamos pincelar um pouco sobre como você pode usar essas redes sociais…

Facebook

Na página da empresa no facebook você pode disponibilizar os horários de atendimento, cardápio, promoções e interagir com os clientes, pedindo sugestões para os pratos e avaliação do atendimento e do serviço.

Criatividade e um Design de qualidade são os ingredientes especiais.

Instagram

Muito popular hoje em dia, o Instagram é o novo queridinho entre os usuários da Internet. A rede social de fotos ganha novos adeptos todos os dias e pode ser usada para postar o seu prato especial do dia ou aquele dia do clone de chopp, que tal?

Os filtros nas fotos podem deixar os produtos mais atrativos e o seu segredo é simples: fotos bonitas e atrativas.

Youtube

Como terceira rede social citada, vem o Youtube.

Para não estender muito o assunto vou colocar 2 estatísticas que vai esclarecer porque você DEVE usar vídeos em suas estratégias de marketing.

  • Segundo o ranking dos buscadores ComScore, o Youtube ocupa hoje o segundo lugar entre os maiores mecanismos de busca do mundo. O primeiro é o Google.
  • 52% dos consumidores dizem que vídeos os ajudam a tomar decisões de compras

Deu para perceber a importância?

Redes Sociais de Geolocalização – Marketing digital rj

Por último e não menos importante, as redes sociais de geolocalização.

Mas afinal o que faz essas Redes Sociais?

As redes sociais de geolocalização trabalham para que os usuários façam o check-in e compartilhem com seus amigos, de maneira rápida e prática, os lugares onde estão no momento, as promoções e também eventos que estão acontecendo em determinado local.

Embora o mercado brasileiro ainda esteja se adaptando a essas redes sociais, elas são perfeitas para o seu estabelecimento!

Atualmente, o Foursquare é a rede social de geolocalização com mais perfis cadastrados no mundo e no Brasil também.

Portanto, não perca tempo e entenda como funciona essa Rede Social.

Por fim quero deixar um último conselho nessa dica das Redes Sociais…

Sempre, sempre, sempre e sempre invista em alguém que possa fazer um Design de qualidade na sua comunicação visual. 

#Dica 4 – Realize sorteios

O fato de sortear algo cria na mente das pessoas o desejo de usufruir do bem em questão. Logo, a criação de sorteios para o seu estabelecimento é de suma importância.

No caso de bares e restaurantes o item sorteado pode ser um jantar completo, pratos famosos, rodízio ou ainda drinks e bebidas.

O foco é gerar engajamento e criar um buzz(boca-a-boca) no ambiente digital.

Redes sociais de geolocalização oferece excelentes oportunidades para criação de sorteios. O Foursquare por exemplo, oferece 7 tipos de sorteios.  

Por fim, mais uma dica: essa estratégia de sorteios é excelente quando usada para datas comemorativas. (Ex: sorteio de jantar do dia dos namorados)

#Dica 5 – Aproveite as Datas Comemorativas

Dia dos namorados, dia dos pais, dia das mães são ótimas oportunidades para você aproveitar e realizar um sorteio ou quem sabe decorar o seu bar ou estabelecimento com a temática de cada data.

Sendo assim, fique de olho nas datas comemorativas e se antecipe em pensar uma estratégia para cada data.

#Dica 6 – Use Clubes de Benefícios e Compras Coletivas

Grubster, Restorando, ChefsClub e Grupon, são clubes de benefícios e por último compras coletivas.

O restaurante oferece desconto / oferta para um horário e dia específico a fim de ocupar mesas ociosas, assim como bares também.

Os portais fazem marketing para restaurantes e em contra-partida os restaurantes concedem um benefício(descontos) a seus clientes. É uma excelente maneira de atrair clientes que ainda não conheçam o local.

Portanto, pesquise e se eduque a respeito. Não deixe de participar dessas plataformas que vem fazendo muito sucesso no mercado.

Marketing Digital Para Pequenas Empresas: Entenda Porque é Fundamental

Será que vale a pena investir em Marketing Digital para Pequenas Empresas?

Muitos empresários ainda duvidam do poder da Internet como uma força de vendas para seus pequenos negócios. Só tenho a dizer que:

O Brasil atualmente conta com mais de 85 milhões de Internautas e empresário algum pode se dar ao luxo de rejeitar um público desses.

Hoje, quase todas as pessoas estão conectadas seja por um computador desktop, smartphone ou tablet. Saber aproveitar isso já não é mais uma opção e sim uma questão de sobrevivência para qualquer porte de empresa.

É exatamente sobre isso que venho falar neste artigo, logo, continue comigo para entender a importância do Marketing Digital em Pequenas Empresa.

Marketing Digital vs. Marketing Tradicional

Quando falo que o Marketing Digital é essencial para um empresa hoje em dia, de modo algum procuro induzir que o Marketing Tradicional não funciona mais.

Muito pelo contrário, a ideia que tento passar é procurar uma sinergia do marketing digital com o tradicional.

As duas vertentes se completam e se fortalecem quando usados de maneira assertiva e coordenada. Um bom plano de marketing tem como base, integrações de diversos canais disponíveis dos dois lados da moeda.

Para que você entenda melhor as diferenças, vou listar abaixo algumas vantagens que diferenciam o marketing digital do tradicional. Confira:

#1 – Interatividade com o público

Uma grande qualidade do marketing digital é a capacidade de mensurar a interação do público com suas campanhas.

Diferentemente de um outdoor, anúncio em jornal ou uma ação de panfletagem, em que não é possível saber exatamente qual é a reação do consumidor ao lê-los, a divulgação virtual gera uma resposta em tempo real do que está acontecendo.

Saber sobre o que está dando certo é excelente para guiar uma campanha de marketing pelo caminho do melhor ROI(retorno sobre investimento).

#2 – Excelente Segmentação de Público Alvo

Toda campanha de marketing tem que ser voltada a um público-alvo específico.

É importante que a informação chegue ao consumidor de forma eficiente e para isso é preciso definir qual perfil de cliente se almeja atingir.

Por exemplo: não dá para vender absorventes divulgando para homens, uma vez que são as mulheres que vão verdadeiramente compreender os benefícios do que está sendo anunciado.

Ao montar uma campanha nas mídias tradicionais, embora consigamos direcionar para um público feminino, não dá para controlar quem vai visualizar a informação. Já no marketing online isso não acontece.

As mídias sociais por exemplo oferecem uma excelente segmentação por idade, região, faixa etária e interesses, fazendo com que o seu anúncio chegue apenas para pessoas que tem o perfil para comprar o seu produto/serviço.

É quase que mágico e quem ainda não abriu os olhos para o universo online das vendas, só tenho a dizer que: é uma pena.

#3 – Baixo custo de investimento

Para encerrar essa diferenciação vamos falar do que mais importa para um empreendedor de pequena empresa: o baixo custo para investimentos em forças de vendas(marketing).

Os custos de veiculação de comerciais, de impressão para revistas, jornais ou colocação de outdoors são geralmente muito mais altos que os links patrocinados e os anúncios online.

Chega a ser absurda as vantagens que o Marketing Digital oferece em cima do Tradicional em todos os aspectos, por este motivo te aconselho a prestar mais atenção nessa possibilidade de alavancar suas vendas com baixo custo inicial.

Pequeno empresário, não tem para onde você fugir!

Esqueça essa história que marketing digital é uma tendência. Hoje em dia, adotar uma estratégia de marketing online é uma realidade da qual empresa nenhuma pode mais fugir.

Ou seja, é questão de sobrevivência. Acredite.

Sente-se ainda desconfiado? Vamos pegar você como exemplo!

Quando você quer saber informações sobre produtos ou serviços o que você costuma fazer? Aposto que dá aquela pesquisada na internet(Google).. acertei?

Com o seu negócio não vai ser diferente. Agora imagine o quão decepcionante é se caso a pessoa buscar pela sua empresa na internet e não achar absolutamente nada sobre ela?

Além de pegar super mal, a empresa já começa o seu relacionamento com um possível cliente de forma péssima.

Algo que vale ressaltar também é que várias pessoas não buscam diretamente pela sua empresa na internet.

Elas buscam por problemas que tem, e que a sua empresa pode solucionar. Nessa parte entra uma estratégia de Marketing de Conteúdo que não vamos entrar em detalhes aqui.

3 Sacadas de Marketing Digital para Pequenas Empresas

Por fim quero te deixar algumas dicas para você abrir mais a mente para esse universo cheio de oportunidades. Confira:

Sacada  #1 – Construa sua presença online

Se a sua empresa ainda não possui um site ou não estar nas principais Redes Sociais é hora de você tomar uma atitude.

O aumento de pessoas na internet e nas redes sociais crescem a cada dia, e isso vem mudando a forma como os consumidores estão interagindo com as empresas.

Cada vez mais pessoas as pessoas compram e discutem marcas, serviços e produtos pela Web e as empresas que ficarem de fora desse movimento vão perder novos consumidores sem dúvidas.

Nas Redes Sociais por exemplo, é possível ouvir o que os seus clientes dizem, a fim de melhorar e fazer mudanças no seu negócio seguindo a demanda de quem já é seu comprador.

Sacada #2 – Invista em conteúdo

Marketing de conteúdo é o que os especialistas acreditam e o que vem dando certo em estratégias de Marketing Digital.

Para tal, é preciso ter um site com um Blog agregado para ter a possibilidade de criação de conteúdos. Empresas que possui um blog tem uma probabilidade de aumentar suas vendas em até 76%. Quer mesmo ficar de fora dessa?

Sacada #3 – Cuidado com a falta de conhecimento!

Essa é uma sacada muito importante e quero que você guarde ela no seu coração: o que afasta muitos micro e pequenos empresários é a falta de informação sobre como funciona o Marketing Digital.

Temos como propósito educar o mercado para que entenda o Marketing Digital e não perca mais tempo em investir esforços no mundo online dos negócios.

Agora é com você!

Espero que você tenha entendido como usar o Marketing Digital para alavancar o seu negócio.

Sendo assim, eu passo a bola pra você!

Escolha! Você pode começar a adotar sozinhos todas as estratégias e detalhes necessários para ir criando a sua estratégia digital ou pode contar com profissionais qualificados do mercado que eu ofereço junto com a minha consultoria.

2 comentários em “Marketing Digital para Bares e Restaurantes: 6 Dicas de Ouro”

  1. Claudio, você esqueceu de falar sobre as imagem que se quer passar do restaurante e sua cozinha.
    FOTOGRAFIA DE ALIMENTOS É CADA VEZ MAIS IMPORTANTE NAS MÍDIAS SOCIAIS. É um fato bem conhecido que uma das maneiras mais eficazes para aumentar o engajamento em plataformas de mídia social é através do uso de uma boa fotografia de gastronomia. Além de um diferencial é um grande fator de decisão de compras nos aplicativos de restaurantes, Leia mais em:

    https://www.fotografodegastronomia.com/post/dicas-para-tirar-fotos-de-comida

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