MEU SITE NA PRIMEIRA PÁGINA DO GOOGLE – SIMPLES E DIRETO

7 passos que eu utilizo para colocar meu site na primeira página do Google. Essa é uma das perguntas que mais recebo. Algumas pessoas até acham que eu tenho algum contato com alguém lá de dentro do Google ou algo do tipo. Mal sabem o trabalho que dá.

O Google é a ferramenta de busca que domina as pesquisas realizadas por brasileiros na internet, correspondendo a 97% de todas as buscas realizadas na web. Para o Google, o Brasil é hoje um dos seus principais mercados de atuação, pois o país já conta com mais de 120 milhões de pessoas com acesso à internet. Já pensou em quantas visitas o seu site pode receber tendo mais de 120 milhões de possíveis acessos?

Como colocar meu site na primeira página do Google

Para aparecer na primeira página do Google não há uma receita de bolo ou um “milagre” em termos de programação. Por mais que a linha mestra de raciocínio seja a mesma para todos os sites, a estratégia para cada um pode ser diferente, lembre-se, seja relevante.

Neste artigo sobre como posicionar um site na primeira página do Google, serão listadas 7 passos de otimização de sites (SEO); assim, além de seu site ficar bem posicionado, você não precisará pagar nada para o Google.

Existem duas maneiras de colocar um site na primeira página do Google. A primeira maneira é criando anúncios de links patrocinados usando o programa Google AdWords; porém, esta é uma forma paga de colocar seu site na primeira página do Google. A segunda maneira, gratuita, utiliza técnicas de SEO (otimização de sites). Estas técnicas, criadas dentro e fora do site, ajudam o Google a considerar o seu site relevante para um visitante e, assim, posicionar o site na primeira página ou mesmo na primeira posição do Google.

Embora não exista uma lista oficial de fatores de classificação do Google, conhecemos alguns sinais do que o Google usa para o ranqueamento do seu índice. Estas informações vem de uma combinação de fontes oficiais, estudos de caso e minha própria experiência em posicionamento no Google, quais utilizo aqui e em outros dos meus blogs.

É impossível saber se a lista de fatores de ranqueamento está completa, e que tudo ali é realmente levado em consideração para o Google, mas o que posso afirmar com segurança é que a maioria deles são desconhecidos pela grande maioria, o que te deixará em grande vantagem nesta disputada corrida pela resposta “Como colocar meu site na primeira página do Google”.

É importante informar que nem todos os pontos dessa lista estão estritamente ligados à fatores de ranking. Alguns deles estão ligados com indexação e rastejamento (crawling), que por sua vez fazem parte do processo de pesquisa. Você também precisa saber que o Google raramente olha apenas para um desses fatores isoladamente.

Vou te mostrar os 7 passos que utilizo para colocar o meu site na primeira página do Google. 

Passo 1: O dinheiro está nas palavras-chave corretas!

Uma pesquisa de palavras-chave bem estruturada é fundamental para o seu sucesso de posicionamento no Google. Digo isso porque muitas pessoas procuraram estar nas primeiras posições para termos altamente competitivos e muito genéricos.

Nesses termos será muito difícil o sucesso no posicionamento do seu site e consequentemente, transformar esses acessos em vendas, em dinheiro.

O que você prefere?

A) Uma palavra que te dê 2.000 visitas e 20 vendas

ou

B) Uma palavra que te dê 500 visitas e 40 vendas

Acho que a resposta é bem simples e para isso acontecer, nós precisamos trabalhar nas palavras-chaves mais quentes, que são termos que as pessoas pesquisam quando querem comprar algo ou quando tem uma dor muito específica qual precisam resolver, com isso, você a ajuda, ganha sua confiança e ainda por cima poderá vender, ferramentas, produtos, info-produtos para ela.

Como fazer a pesquisa de palavra-chave do jeito certo

Um dos passos mais importante para o colocar o meu site na primeira página do Google é uma boa pesquisa de palavra-chave. Para fazer isso;

Coloque-se no lugar do seu público, que tipo de busca a sua persona faria se quisesse encontrar o seu produto, serviço ou post?

Para chegar no meu blog, por exemplo, as pessoas pesquisam sobre “como emagrecer”, “como perder a barriga” e outros termos nessa linha.

Dica: Só continue lendo quando tiver em mente os termos que as pessoas procuram.

Passo 2: A chamada “cauda longa”

Agora que você levantou as principais buscas do seu público, é hora de identificar as palavras-chave relacionadas a elas, ser ainda mais específico utilizando a cauda longa.

Essas palavras que utilizo para conseguir colocar o meu site na primeira página do Google. Identificando as palavras-chave corretas, conseguimos chegar ao topo do Google com mais facilidade e rapidez.

“Essas palavras tem menos buscas?”

Sim, mas acho que já ficou bem claro pra você quando fiz a pergunta:

O que você prefere?

A) Uma palavra que te dê 2.000 visitas e 20 vendas

ou

B) Uma palavra que te dê 500 visitas e 40 vendas

Você escolheu a letra B? 😀

Continuando o exemplo, você detectou algumas palavras as quais o seu público pesquisa e deverá encontrar seu site, blog, etc, vou seguir o exemplo:

  • como emagrecer
  • como perder a barriga

Agora você deve se aprofundar ainda mais, ser mais específico, essas palavras são genéricas e se existem 2 milhões de sites que falam sobre emagrecimento, tem como objetivo, utiliza-las, quer ver?

Pesquisa no Google o termo “Como emagrecer”, por exemplo. (Pesquisa mesmo, é importante)

A ideia aqui é ir pensando em termos relacionados ao seu site e ir jogando no Google para colher mais informações, ver o nível de concorrência e quantas pesquisas, isso irá te levar a uma cauda longa, palavras mais específicas, que irão te dar uma maior facilidade, especificidade e com certeza… mais resultados.

Exemplo de cauda longa:

  • como perder a barriga em 30 dias
  • como emagrecer rápido
  • como emagrecer tomando shake
  • chá que emagrece
  • como emagrecer rapidamente e natural
  • como emagrecer comendo
  • como perder a barriga em x dias
  • como trincar o abdômen

Seja específico em seu público, fale com uma pessoa e atinja milhares.

Passo 3: Título da Página

Bom, agora que você tem termos específicos para se comunicar com seu público, vamos para a parte de otimização do seu site/blog/post.. para isso eu vou lhe passar mais alguns passos quais deve seguir, são os mesmos que utilizo para colocar o meu site na primeira página do Google.

Para que seu conteúdo esteja bem posicionado no Google, é essencial que a palavra-chave esteja no título da página. O título da página (tag <title>) é o mesmo título que é exibido nos resultados de busca, geralmente em azul.

Se for possível, coloque a palavra-chave logo no início do texto. As chances de seu site aparecer na primeira página do Google aumentam ainda mais. No caso deste post, eu utilizo o termo “Colocar meu site na primeira página do Google”, mas poderemos otimizar uma chamada dessa maneira, por exemplo:

“como emagrecer em 47 dias, guia definitivo”, a palavra chave está bem destacada no Título, que será destacado de acordo com a pesquisa do usuário no Google.

Passo 4: Palavra-chave na URL

Este é um passo diferencial e que muitos dos seus concorrentes com certeza deixam de lado. A URL da página que será otimizada deverá ser amigável, ou seja, legível para um humano. Uma URL seusite.com.br/produto?=1334 não é amigável. Já a URL seusite.com.br/ferramentas é amigável.

A dica é: utilize a palavra-chave na URL, como no exemplo acima. E, quanto mais próxima a palavra estiver do seu termo que está sendo ranqueado, maior a probabilidade de posicionamento do seu site na primeira página do Google.

Obs.: O título não pode ter mais do que 65 caracteres, incluindo os espaços.

Passo 5: Meta Descrição Persuasiva

Utilize uma Meta Description persuasiva, que desperte o interesse e curiosidade do seu público, nessa parte é muito importante que você saiba exatamente com quem está falando, se não, irá estar desperdiçando seu tempo, pois não adianta colocar seu site nas primeiras páginas do Google se a chamada não for persuasiva..

Já que a sua Meta Description terá um papel importante na decisão de um visitante escolher ou não entrar no seu site. A Meta Description é exibida logo abaixo do título do site, nos resultados de busca. Recomendamos também a inserção da palavra-chave no seu texto de descrição, pois assim o Google irá “negritar” a palavra, dando maior ênfase ao seu site.

Obs.: A meta description não pode ter mais do que 160 caracteres, incluindo os espaços. Se a página for de um artigo de blog, considere apenas 140 caracteres. Pois, o Google irá inserir a data do artigo no início da descrição.

Passo 6: Links Internos e Externos

Uma boa dica é referenciar a página qual está fazendo o trabalho  em outras páginas do seu próprio site, sempre usando o link com o texto âncora do termo que escolheu, por exemplo “Como emagrecer em 47 dias”. Isso ajuda o Google a saber que aquela página fala sobre emagrecimento em 47 dias, e irá ajudar o seu site a aparecer na primeira página do Google.

Dica de ouro: Eu utilizo também uma estratégia de vídeos, gravo um pequeno vídeo falando sobre o assunto ou apenas indicando o post, e com isso coloco na descrição o link o qual estou me referindo, além das pesquisas no YouTube, também serve para a relevância do Google com meu site.

Passo 7: Veja as palavras-chave dos concorrentes

Ah, essa parte é muito legal, eu adoro e tenho certeza que você também irá gostar.Descobrir o que os concorrentes estão fazendo nos bastidores, de onde estão vindo seus resultados realmente, não estaremos vendo seu palco, não estaremos vendo o que eles querem que vimos, estaremos estudando seus bastidores, vendo o que ninguém mais vê.

Talvez você não saiba, mas é possível descobrir quais palavras estão gerando mais visitas para os nossos concorrentes, isso não é demais? Isso pode te ajudar a encontrar brechas e “roubar” o tráfego daquele site.

Para isso vamos precisar de uma ferramenta chamada SEMRush que poderá ser um dos divisores de água entre seus antigos resultados e, seus próximos resultados, vou falar mais logo abaixo.

Uma forma de conseguir tomar esse tráfego do concorrente é criando um conteúdo mais completo e mais otimizado que o dele, isso pode não ser tarefa muito fácil, mas você poderá também utilizar para encontrar novos termos os quais falamos logo nos primeiros passos. Se a concorrência pelo termo for maior, você precisará de bons backlinks, mas aí é conversa pra outra hora e talvez outro dia eu possa falar um pouco sobre eles.

Você deve estar curioso pra saber como encontrar as palavras-chave dos concorrentes.

Para isso, vamos usar a ferramenta SEMRush, como já disse. Ela é paga, mas permite algumas pesquisas gratuitas diariamente, eu recomendo fortemente que você adquira está ferramenta, ela realmente faz enorme diferença e como sabe, aqui no BMO, estamos comprometidos com seus resultados, e está ferramenta realmente será de grande serventia para você chegar a maiores resultados. O uso dessa ferramenta é bem simples. Basta colocar o link do seu concorrente no site e mandar bala!

Essa ferramenta é simplesmente sensacional e vale a pena comprar. :)

Dicas extras – Como colocar meu site na primeira página do Google

Bom, depois de seguir cada um desses passos, venho aqui te dar mais algumas dicas extras para você colocar seu site na primeira página do Google rapidamente. 

Essas são dicas valiosíssimas e muito poderosas, eu recomendo que não utilize sempre esses métodos para o ranqueamento pois o Google poderá  desconfiar de alguma atividade suspeita caso utilize técnicas agressivas de posicionamento como mostradas nesse artigo.

Dica 1: Utilize o Pingler, uma ferramenta muito conhecida a qual eu confio bastante, irá te ajudar a “pingar” seu site e coloca-lo na primeira página do Google mais rápido.

Dica 2: Método alternativo ao Pingler; Ping-o-Matic! 

Dica 3: Utilize o https://www.google.com/webmasters/tools/submit-url para enviar sua URL par ao Google.

Dica 4: Se você está utilizando o WordPres, utilize o plugin gratuito, Yoast SEO para monitorar seus passos e melhorar o seu SEO, siga as instruções dadas no Plugin.

Conclusão:

Espero que tenha gostado das minhas dicas, foram dias full-time pesquisando informações, testando e escrevendo este artigo da melhor forma para que você pudesse utilizar as informações e finalmente descobrir “como colocar meu site na primeira página do Google.”

Após todos estes passos para colocar meu site na primeira página do Google, que foram eles:

1- O dinheiro está nas palavras-chave corretas! – Que você aprendeu como escolher suas palavras-chave corretas e o poder delas.

2- A chamada “calda longa” – Onde te ensinei o que é e como chegar a uma calda longa.

3- Título da Página – Neste passo falamos sobre posicionar a palavra-chave no título da página, o quanto isso é importante.

4- Palavra-chave na URL – Um passo muito importante e que muitos dos seus concorrentes deixam passar, uma boa brecha pra você se posicionar.

5- Meta Descrição Persuasiva – Falamos sobre sua Meta Descrição e que você deve colocar a sua palavra-chave neste texto.

6- Links Internos e Externos – Você aprendeu que deve colocar links no seu próprio site apontando para suas páginas e como eu utilizo os links externos através do YouTube.

7- Veja as palavras-chave dos concorrentes – Te mostrei como utilizar a sensacional ferramenta SEMRush para “roubar” tráfego do seus concorrentes.

Não esqueça, não pense apenas no Google, pense no seu visitante, é ele quem poderá ser seu cliente, e não o Google. Pense no seu visitante, é nele que o Google também está pensando.

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Respostas

  1. camilo outubro 10, 2017

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