O que é necessário para criar um blog? Como criar um blog de sucesso

O que é necessário para criar um blog? Então Você Quer Começar Um Blog? Partindo do zero ou quem sabe tenha alguma experiência e quer ter certeza de que não vai deixar nada para trás.

Essa semana eu recebi algumas perguntas de pessoas iniciantes: O que é necessário para criar um blog? Mesmo tendo artigos aqui no Blog Marketing Online resolvi fazer um novo material.

O que é necessário para criar um blog?

Ainda não encontrei nada tão completo que oferecesse todas as informações sobre o assunto.

Tenho lido artigos que prometem mostrar como iniciar um negócio online, mas geralmente só trazem perguntas e nenhuma resposta.

Quando você vê pessoas ganhando dinheiro, de forma tão intrigante, naturalmente espera, também, poder fazer isso.

Então começam as perguntas, uma vez que partindo do zero existem uma tonelada delas.

Se você pensa seriamente em ter um negócio online que possa lhe trazer renda 24 horas por dias, sete dias por semana, o ano todo, a melhor maneira é obtendo tráfego do motor de buscas do Google.

Então Por Onde Começar?

Se eu tivesse que começar um negócio do zero, por certo começaria por um blog.

O Que é Um Blog?

Aos que são novos no internet marketing, o blog é a forma simples de weblog. Que é uma espécie de um diário, que você não usa simplesmente para contar histórias. Você pode postar informações sobre assuntos gerais, dar notícias e dicas sobre um um determinado assunto ou, simplesmente, escrever de forma aleatória sobre o que quiser. Sempre, em um blog, a última postagem vai aparecer em primeiro lugar.

Normalmente as postagens são organizadas por sua data de entrada.

Parece Complicado?

A primeira coisa que pensamos é que parece muito difícil criar um blog.

Mas toda novidade demora algum tempo para ser assimilada

Hoje em dia existem softwares gratuitos que fazem praticamente tudo para você. Nós vamos ver isso um pouco mais adiante. Não precisa ficar com medo. Você vai entender porque eu recomendo começar com um blog em vez de um site.

Quando você começa com um blog não existe necessidade de aprender e conhecer linguagem como o HTML. O HTML é a linguagem de programação que é utilizada para se escrever dentro do sites.

Você tem que escrever milhares de páginas para desenhar um conjunto e depois certificar-se que todo seu trabalho é o resultado do que imaginou.

Para começar um blog você não precisa se preocupar tanto no começo com layout, design, links e navegação. Está tudo pronto pra você escrever seu conteúdo com uso do WordPress.

Marketing Para Você

Quando você cria um novo post, os motores de busca vão criar links para você e as pessoas serão capazes de encontrar seu blog. Quanto mais você postar, maior será a sua exposição nos motores de busca do blog. Mesmo se você não fez nenhuma comercialização, você vai obter alguns visitantes e vai construir sua lista de leitores.

É Fácil Rentabilizar Um Blog?

Existem maneiras de criar receitas para blogs. Em outras palavras, não é difícil criar uma fonte de receita para blogs.

O Google Adsense tem se mostrado uma das boas opções para se criar receitas em blogs. Ele oferece um bloco de anúncios que vai em qualquer parte do seu artigo conforme configurar, que pagam por cliques, com depósitos diretamente em sua conta, mês a mês.

Outra característica do Google Adsense é o fato de ser totalmente gratuito, basta você se inscrever.

Espero ter convencido de que partir de um blog é o caminho a ser percorrido.

Se você acreditar, vamos falar a partir daqui.

Escolher Um Domínio

A maneira para escolher um domínio é pesquisando em sites que permitem fazer isso.

Nestes sites, na barra de busca, você pode digitar qualquer nome que pretenda usar e será informado se o domínio está disponível. Se o nome estiver disponível você poderá registra-lo  pelo período de um ano.

Você, provavelmente, encontrará poucos nomes já tomados. Uma boa dica é escolher um tema e adicionar seu nome a ele. Por exemplo, seu assunto é comida vegetariana, você poderia tentar vegetarianaseunome.com ou comidavegetarianaseunome.com. Você poderia adicionar seu nome no início ou no final de seu assunto, sendo sempre mais interessante adicionar no final.

Depois de decidir sobre o nome e registrá-lo certifique-se de salvar suas informações de login. Não confie na memória, salve tudo e um local seguro.

Configurando Web Hosting

A hospedagem é o servidor,  na internet, onde você armazena o seu site ou blog. Você adquiri uma hospedagem na internet de modo que seu site/blog tem um lugar para viver na internet.

Depois de comprar sua hospedagem  será guiado para criação e configuração de sua hospedagem. Você basicamente vai configurar um nome de usuário e uma senha que usará para acessar seu blog/site, sempre que quiser ou precisar.

Uma vez que a hospedagem é a instalação propriamente dita,  você pode iniciar a instalação de seu blog/site. Para instalação de seu blog, a plataforma mais utilizada e que recomendo é o WordPress.

Escolher Um Tema

Escolher um tema  não parece ser a coisa mais fácil do mundo. Existem muitos tipos de blogs diferentes.

Você Deve Escolher Um Tema

O Que Realmente Te Apaixona?

Um dos aspectos mais importantes ao escolher um tema para seu blog é escolher um tema de seu interesse, algo que tenha haver com seu desenvolvimento pessoal.

Você pode iniciar um blog sobre qualquer tema:

  • Culinária
  • Fotografia
  • Fitness
  • Celebridades
  • Filmes
  • Dietas
  • Perfumes
  • Política
  • Tecnologia
  • Família
  • Higiene Pessoal

O fundamental é que trate de uma área de seu interesse, algo que te toque; te motive; te inspire.

Que tenha importância suficiente para que você continue trabalhando, independentemente de qualquer resultado financeiro. O resultado financeiro é só uma consequência.

A maioria dos blogs acaba morrendo por falta de interesse do seu proprietário.  Naturalmente porque fez a escolha pensando de forma errada, buscando um assunto que parece interessante aos outros e esquecendo o que gosta de verdade.

Se você escreve com paixão vai encontrar milhares de seguidores apaixonados pelo mesmo tema. Sua única preocupação é ser o mais específico possível, temas muito amplos não atingem um nicho específico. Vamos imaginar que você gosta do assunto casamento, dentro desse assunto você vai encontrar diversos temas, como por exemplo: vestidos de noivas; vestidos para casamentos;  preparativos para casamento; organização de casamentos;  música para casamentos;  fotos de casamentos;  casamentos diferentes, bolo de casamento;  penteados para casamentos; etc.; etc.; etc…..

Não se importe em imaginar que determinado tema parece simplório demais e que há pouco interesse no assunto, um mero hobby como colecionar bolinhas de gude vai ter milhares de pessoas que se interessam e gostam desse assunto, a internet vai muito além da cerca do nosso quintal.

Existem maneiras simples de encontrar o equilíbrio entre aquilo que você gosta e a procura que possa tornar seu blog um negócio viável.

Na barra do Google você pesquisa “ferramenta de palavra-chave” e encontrará o Google AdWords. Lá, digitando o assunto de seu interesse vai encontrar uma lista de possibilidades e poderá verificar a procura e a concorrência. Outra maneira é pesquisando o assunto diretamente no Google e observando os anunciantes que aparecem na página. Se não existem anunciantes não existe concorrência. Se não existe concorrência não existe mercado.

Então é muito fácil escolher um tema. Basta compartilhar sua paixão com outros apaixonados.

O que é necessário para criar um blog? Como criar um blog de sucesso
5 (100%) 11 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe uma resposta