O que é rede social e mídia social? (Aprenda como usar as redes sociais)

Hoje o artigo é bem longo e dividi em duas partes. Posso dizer que é quase uma bíblia online sobre marketing digital e as redes sociais. Você realmente sabe o que é rede social e mídia social? Você sabe como colocar em prática para conseguir mais visitantes ou vendas?

Se você ainda não sabe o que é rede social e mídia social ou deseja aprender mais sobre o assunto esse artigo é para você

Se você ainda não sabe o que é rede social e mídia social precisa ler com urgência esse artigo e se pretende melhorar leia a sua rede social leia tudo.

Social Media Optimization #Regra 1: Links para o Conteúdo

Bom, vou começar falando sobre o meu assunto favorito Social Media Optimization. Vou publicar uma série de artigos falando sobre as regras de SMO, espero que curtam e mãos a obra.

Na primeira parte do artigo vou falar da primeira regra conhecida como “Aumento dos conteúdos linkados” esta regra com certeza é prioridade e mais importante para os sites. Muitos sites são “estáticos” – o que significa que raramente são atualizados e utilizados apenas para passar informações da empresa. Para otimizar um site para a mídia social, é preciso aumentar o conteúdo e os links.

Utilizar um blog é um grande passo e umas das melhores para começar, claro que não devemos focar apenas no blog, existem muitos outros como a criação de white papers, vídeos, imagens etc. Em uma estratégia de SMO é sempre recomendado que o conteúdo tenha valor para que seja distribuído e linkado.

Existem algumas maneiras de você espalhar esse conteúdo para que muitas pessoas tenham conhecimento, ainda mais se for uma empresa que está começando.

Criar links para o seu conteúdo

Comprar: Fácil e simples. Se você tem dinheiro suficiente, compre espaços em blogs do mesmo nicho, compre comentários, apesar de parecer antiético para muitos é uma excelente tática de conseguir visibilidade rápida. Se você é contra não use.

Comentários. Querendo ou não isso ainda funciona e ainda continua sendo uma excelente tática para se linkar conteúdos, não comente apenas em blog do mesmo nicho, mas em todos os blogs que você julgar necessário, é uma excelente forma de espalhar o link do seu blog e apresentar seu conteúdo. Só tome cuidado para não se tornar um Spammer.

Recebendo links vindos de redes sociais: Não tem um truque para você ganhar links vindos de redes sociais, mas publicar seu conteúdo é uma forma de tornar conhecido e a partir dai a galera passar de boca em boca (ops de clique em clique).

Cadastro em Diretórios: Uma das maneiras mais fáceis e rápidas é fazer um cadastro em sites de “diretórios”. Sites de diretórios funcionam como um catálogo de sites, nele você vai encontrar categorias, subcategorias contendo vários sites devidamente organizados e separados com seus respectivos assuntos. Hoje em dia uso muito sites de tele listas online.

Criar páginas satélites: Definitivamente a melhor opção, mas você precisa dedicar tempo. É necessário criar páginas com endereços IP diferentes, você precisa de conteúdo original, você tem que se conectar de alguma forma. Alguns podem chamar também de PBNS, Páginas Parasitas ou Guests Posts.

Escrever conteúdo de qualidade para os outros é uma ótima maneira de fazer marketing, embora possa parecer estranho para alguns de nossos leitores. Eu acho interessante você compartilhar o que sabe como colaborador de um blog.

Quais são os benefícios do Marketing de Artigos?

  • Prestígio e visibilidade: Publicar bons artigos ou textos especializados durante certo tempo e em diferentes meios joga a favor da marca, aumentar a popularidade e permitir que as pessoas saibam da existência ou começar a reconhecer como uma autoridade do nicho. Média e longo prazo, resulta em novos clientes e mais oportunidades de emprego e serviços nos meios sociais.
  • Mais Visitas: Ao colocar um link do projeto ou blog em um artigo escrito para outro, aumenta o número de visitantes no blog, ganhando leitores fiéis.
  • Link Building: O marketing de artigo é outra grande estratégia para a construção de Link Building. Desta forma, podemos obter links de qualidade e melhorar a nossa posição. Bônus track: Coloque palavras-chave (relacionados com o blog) no link do texto âncora que aparece no final do artigo, bem como o corpo do texto.
  • Habilidades Pessoais: Escrever para os outros com frequência obriga a fazer o melhor e dar uma atenção especial à escrita. Com o tempo, adquirimos experiência necessária para melhorar a nossa escrita.

Aumentar a quantidade de links de um conteúdo talvez seja mais complexo de todo o processo de posicionamento, uma vez que envolve relações humanas e suas habilidades de comunicação e persuasão para obter os links. A chave é encontrar um equilíbrio, de modo a não perturbar outros blogueiro.

Social Media Optimization #Regra 2: Fácil Compartilhamento

2º Regra “Tornar o compartilhamento fácil”. Essa segunda regra era mais conhecida como traguear o conteúdo e permitir que ele fosse salvo de maneira fácil nos marcadores.

Depois do seu conteúdo compartilhado, é necessário ter botões de compartilhamento em que as pessoas possam compartilhar com o mínimo de esforço ou pensamento.

Atualmente os conteúdos publicados na web têm sido largamente publicados nos seguintes locais: Google +, Twitter, Pinterest, Facebook e Linkedin. Agora entra a questão da facilidade de permitir compartilhamento nessas redes.

As redes sociais são espaços de interação e divulgação. Se você está compartilhando conteúdo de qualidade é susceptível de aumentar a fidelidade dos seus leitores. O Hubspot realizou uma pesquisa que revelou a importância do uso de espaços sociais para publicação de informações.

Coletei algumas razões:

  1. As redes sociais podem gerar page views em 160%. Não se surpreenda se o artigo do seu tráfego aumentar a quantidade de visitas do nada. As redes sociais podem fazer isso.
  2. Pode aumentar em 149% os inbound links para o seu blog.Isso serve para posicionar seu blog nos mecanismo de busca. Os posts compartilhados são mais propensos a serem linkados.
  3. Conseguirá até a 55% mais de comentários.A sugestão é para publicar a sua mensagem nas redes sociais.

Compartilhamento de conteúdo é um dos pilares da web Social. A capacidade de disseminar informações de forma rápida e fácil, através de nossos contatos, é um dos fatores mais importantes no comportamento da mídia social e seus usuários.

Faço muito uso do site Scoop.it, quase todas as ferramentas da Internet e aplicações oferecem uma gama de opções para que a informação possa ser transmitida de todas as formas.

Outro estudo realizado pelo SocialTwist observa a importância das redes sociais sobre a eficácia do clique (“clique throug”) para fontes de conteúdo.

No entanto, muitos continuam com ações destinadas a resolver o público e não se preocupam em entender as pessoas que devem ser direcionadas, onde estão, como eles falam, como eles se comportam e como eles compartilham o conteúdo… algo que leva a boas ideias e as falhas.

Considerando todos os dados acima, devemos preocupar agora em como saber mais sobre os usuários, como se comportam dentro das principais plataformas sociais quando se trata de saber que tipo de conteúdo queremos que seja compartilhado e com o objetivo de obter o maior retorno sobre nossas ações.

Automação instagram

Lembre-se facilite o compartilhamento do conteúdo do seu site, coloque os botões das redes sociais e outro que renda algo em lugares estratégicos no seu blog sem ser invasivo.

Social Media Optimization #Regra 3: Recompense o Engajamento

Em 2006, a principal coisa que a maioria das empresas estava preocupada era em conseguir links de entrada para seus sites. Foi uma época em que o Technorati era o sistema de medida padrão pelo qual todos nós mediamos o desempenho do nosso conteúdo e muitos blogueiros se concentraram mais no seu número de inbound links do que nos seus leitores ou números de tráfego.

Hoje, a moeda real são as “conversações” e o “engajamento”. Enquanto há um milhão de definições para “engajamento” que vão desde comentários e discussão para postagem ou compartilhamento de conteúdo – este é o comportamento que mais importa na web social e é aquele que todos nós devemos focar e recompensar quando necessário.

O engajamento é o grau em que um consumidor interage com a sua marca. O envolvimento entre a marca e os usuários.  Isto se baseia em criar fidelidade e motivação para que os usuários defendam e se sintam parte da marca. Ter usuários envolvidos com sua marca é essencial, já que com o passar do tempo se converteram em evangelizadores da marca. E o êxito da sua marca vai depender dos usuários.

Ultimamente o engajamento está muito ligado às técnicas de marketing enfatizando a importância da fidelização de clientes através de uma associação emocional com a marca.

Até agora, a publicidade convencional se dirigia aos consumidores de forma agressiva e unidirecional, o engajamento veio quebrar esta tendência e começar a considerar fatores psicológicos pessoais para conectar emocionalmente o consumidor com a empresa e obter uma produtividade.

O compromisso do marketing on-line é uma combinação de vários elementos:

ENGAJAMENTO = CONTEÚDO + USABILIDADE + PARTICIPAÇÃO + VIRALIDADE

Recompensar o Consumidor

Não queremos ser superficiais. As Empresas só se preocupam com o seus clientes antes de fazer a venda, mas isso não parece antiético e nem positivo em curto prazo. Vamos cuidar dos nossos consumidores mais do que ninguém e tentar construir a lealdade por meio de recompensas, tais como descontos, prêmios, etc.

Converse com seus usuários

É essencial que os usuários não se sintam ignorados. Responda a todas as suas mensagens, o usuário deve ver que você tomou o tempo para preparar uma resposta. A resposta não deve ser um modelo padrão, mas personalizada de acordo com o caso. Você deve estar constantemente à procura de um diálogo, não espere os usuários falarem com você. As perguntas são boas para incentivar o envolvimento ou pedir opiniões. O conteúdo que criamos deve ser projetado para permitir conversas.

Tenha uma personalidade definida

Seus usuários serão envolvidos com a sua marca, se eles sentirem que estão falando com uma pessoa, não com uma corporação. Ter uma conversa natural.

Gerar conteúdo de interesse

Seus usuários vão esperar para ler o conteúdo relevante. Você deve ter métricas que permita saber o que o usuário quer, para que possa gerar conteúdo que vai garantir o engajamento.  O que diferencia um site bem-sucedido não é aquele que é que interage e sim o que permite a participação dos usuários.

Social Media Optimization #Regra 4: Compartilhe conteúdo proativamente

4º regra que era conhecida como “Ajude o seu conteúdo a viajar na internet” esta é a mais fraca e menos usada das regras. Atualmente a 4º regra é conhecida como “Compartilhe conteúdo pro ativamente”

A regra antes de sua alteração consistia em simplesmente falar sobre o seu conteúdo em outros formatos, como PDF’s ou vídeos e enviar para outros sites. Em vez disso, a essência da nova versão desta regra engloba o compartilhamento de conteúdo de forma proativa de uma maneira diferente.

Para entendermos melhor a regra antes era assim:

Ajude o seu conteúdo para “viajar” na internet: mais uma vez, se você tiver conteúdo de qualidade compartilhe através do seu perfil ou canal do youtube.

Com essa alteração a regra agora é esta:

Compartilhe conteúdo pro ativamente: Engloba tudo, desde postagem de conteúdo em perfis sociais, twittar sobre o conteúdo ou oferecer versões embeddable do mesmo, bem como a utilização para distribuir ou criar slides.

A alteração na regra passou de simplesmente espalhar o conteúdo em redes sociais. Quando falamos sobre o conteúdo imediatamente pensamos em artigos, textos, posts, comentários etc. No entanto, devemos otimizar nosso conteúdo e publicar em diferentes formatos: Como vídeos, áudio, imagens, Slide, etc. Cada pessoa gosta de escolher o mais adequado as suas necessidades.

Ao publicar uma variedade de formatos, o nosso conteúdo vai se espalhar mais facilmente nos meios de comunicação social, aumentando os canais de distribuição da nossa marca.

Isso nos permite:

  • Alcançar mecanismos de busca especializados,
  • Aumentar a visibilidade,
  • Ganhar inbound links de redes sociais
  • Melhorar o posicionamento do nosso blog
  • Continuarmos sendo referência em nossa área,
  • Ganhar mais tráfego e obter mais leitores ou potenciais clientes
  • Aumentar a nossa presença.

Quanto maior a nossa presença na rede, maior será a possibilidade de sermos referência no nicho, isso sempre ocorrer quando publicamos conteúdos originais e que tenham qualidade para nossos leitores.

A chave que destranca a porta da vitalidade da Web social é muitas vezes o “vício”. Determinados conteúdos, por uma razão ou outra, geram “vício” na internet. E os mais “viciados” tendem a compartilhar com os outros “viralizar”.

Tipos de conteúdo que viciam em mídia social:

  1. A análise – A análise ou avaliação de produtos, livros ou aplicações são ímã para o público na nova mídia social.
  2. Mega listas – Longas listas de dicas, táticas e perguntas sobre um determinado assunto atrai a atenção dos usuários da Internet.
  3. “Como…” – “Como aumentar suas vendas”, “Como começar a usar o Twitter”, “Como melhorar a sua credibilidade nos meios de comunicação social”… Esse tipo de conteúdo fornece leitores com diferentes soluções para questões cotidianas.
  4. As histórias “negativas” – As manchetes “negativas”, como “30 coisas para não fazer nas mídias sociais.
  5. Os fatos, números e estatísticas – Os usuários se encantam com dadas e estatísticas e terão prazer em compartilhar também nos meios de comunicação social.
  6. Estudos e relatórios – Os estudos e relatórios fornecem evidências científicas sobre certas tendências. Isto torna o conteúdo altamente “viciante”.
  7. Infográficos – Os infográficos simplificam a apresentação de dados muitas vezes complexos e por isso são extremamente populares.

Social Media Optimization #Regra 5: Incentivar o Mashup

Incentivar o mashup – Nas alterações realizadas por Rohit nas primeiras regras de SMO a 5º regra foi mantida intacta. O conceito de “Mashup”, onde as pessoas usam e remixam o seu conteúdo em diversas formas, como imagem, vídeos, Slideshare etc., adicionando suas próprias ideias e isso tem crescido nos últimos anos.

O Mashup surgiu para ficar, independente se o termo continua a ser usado ou não. Permitir que os usuários trabalhem em conjunto sobre conteúdo social para, resolver problemas, criar novas tecnologias (muitos vão dizer, isso é Crowdsourcing, na teoria sim) continuará a ser uma forma essencial que você pode otimizar o seu conteúdo.

  • Colaborar, criar juntos, por quê?
  • Para inovar. Inovar para?
  • Para se desenvolver. Para desenvolver o que?

Falar de inovação não é novo. A inovação é uma constante na filosofia e na prática das empresas que alcançaram posições de liderança em seus setores de negócios. Inovação caracteriza a maioria das empresas avaliadas, as organizações mais admiradas, o Lovemarks.

A novidade é que a colaboração, Co-criação e inovação são parte de uma fórmula, não são fatores isolados que se aplicam em diferentes áreas em momentos diferentes e com objetivos diferentes. Fatores relacionados ao serviço de um produto final. Portanto, neste novo cenário, a ordem dos fatores não altera o produto.

Inovação é procurada e é reforçada pela colaboração. E o trabalho não é apenas partes que se sabe ou que se tem, e sim trabalhar juntos para criar algo novo.

  • A colaboração é o passo
  • Co-criação é a estratégia do jogo
  • Inovação é o resultado do jogo

Dado que a colaboração é o tom de projetar, implementar e otimizar ambientes colaborativos que são agora uma prioridade importante nas estratégias de negócios.

Desde o início do marketing o objetivo tem sido conhecer os desejos e necessidades dos clientes para criar produtos e serviços adaptados para eles.

Para obter essa informação usando diferentes técnicas, tais como focus group, pesquisas, etc. Estas técnicas são limitadas por tempo, custo e número de pontos de vista recebidos, para que a inovação seja afetada e fortemente dependente da aceitação do mercado.

A Internet conseguiu revolucionar este aspecto como facilitar a comunicação através de:

  • Número de pessoas que você pode falar.
  • Respostas rápidas
  • Canais utilizados (blog, facebook, twitter, etc.)
  • Comodidade para comentar.

Como o objetivo é o de promover a Inteligência Coletiva, o melhor é dar o máximo de informações possível, explicar as mudanças e as razões para mudanças, para que os usuários possam ter em conta as limitações e ter uma visão global.

Agora que você entendeu o que é rede social e mídia social veja os seus resultados. Se esta precisando de uma plataforma de automação de marketing digital não deixe de usar as redes sociais.

O que é rede social e mídia social? (Aprenda como usar as redes sociais)
5 (100%) 40 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe uma resposta