O que faz uma pessoa responsável pelo marketing de uma empresa?

Hoje eu vou passar a minha opinião pessoal o que faz uma pessoa responsável pelo marketing de uma empresa e como isso pode gerar resultados para o negócio.

O que faz uma pessoa responsável pelo marketing de uma empresa?

Soa até meio estranho uma pessoa que construiu e continua construindo a carreira em agência falar sobre o papel de um gerente de marketing digital dentro de uma empresa, entretanto, o profissional de planejamento é dentro da agência quem deve ser o mais próximo do gerente de marketing, pois ambos precisam se preocupar com as estratégias para atingir objetivos. Seja de marketing ou comunicação, todas as ações tem que ter o foco em vendas.

Recentemente cheguei a ver um texto do meu amigo, Bruno Pinheiro, que é gerente de marketing digital, sobre o tema. Confesso não ter tido tempo de ler e quando me foi passado o briefing para escrever sobre o tema, evitei ler o texto do Bruno para expor a minha opinião sem ler o que um profissional da área disse. Depois, com o maior prazer, vou ler esse texto.

Estratégia do negócio acima de tudo

O profissional de marketing digital tem que acima de tudo pensar na estratégia do negócio em que atua, na construção da marca da sua empresa, na maneira como se posicionar. Pensa em como ampliar vendas, em como entrar em novos canais, em como usar a web para melhorar a rentabilidade do negócio. Palavra “rentabilidade” está no jargão desse profissional, pois ele é cobrado por isso, nem diariamente, mas como na Tele Sena, de “hora em hora”.

Esse profissional, assim como o gerente de marketing “offline”, tem a responsabilidade de vender cada vez mais o produto que a sua empresa produz, seja um carro, uma caneta ou um apartamento de 2 milhões de reais, porém, a diferença é que a web é a sua plataforma de comunicação. Por mais que a comunicação 360 graus é a que mais dá resultado, o marketing digital tem o foco maior no online, mas é importante enfatizar jamais esquecer o offline.

A pessoa que cuida da web

Normalmente o profissional de marketing digital é uma pessoa que trabalhava com o offline, mas que por ter um conhecimento um pouco melhor de Internet, as vezes porque é fã do Facebook, por exemplo, o promovem a “pessoa que cuida da web”. Mas nem sempre esse profissional está preparado. As vezes, por ele acreditar que só por que ele coloca uma foto no Facebook e 20 pessoas dão o “like” é que realmente as Redes Sociais funcionam. Será que é isso mesmo?

Me perdoem a crítica mas temos visto muito desse perfil no mercado. Profissionais que falam “ontem eu fiz uma ação no Twitter e não deu resultado”. Teve segmentação? O pessoal estava interessado? Pesquisou antes? “Fiz uma ação em blog e só elevou o acesso ao site. Isso é bom?” Não, não é! Bom é quando eleva a conversão, quando eleva o acesso ao site, elevamos a taxa de curiosos.

Gerente de marketing digital deve entender, respirar, comer, sonhar com o digital

Analisar as campanhas online do mercado, testar, se preocupar com o site e performance da marca no digital. Não achar que o Google Analitycs é um bicho de sete cabeças e nem que só o Google resolverá todos os seus problemas de comunicação e vendas.

Tem que cobrar da agência análises e inteligência nos resultados. Só um excel ou um gráfico não diz nada!!! Inovar é preciso, mas ter coragem é mais importante.

A web permite isso. Converse mais com a agência, abre a cabeça. Saia do modelo “banner na home de portal” isso não dá mais resultados! Acredite! Esse banner é preciso fazer parte de uma estratégia mais ampla.

Pense nas palavras RELACIONAMENTO, ENGAJAMENTO, PRESENÇA DIGITAL e CONTEÚDO como pilares das suas ações. A partir daí, faça a diferença. A web é um campo aberto e ainda pouco explorado.

A atualização constante é parte vital das mais famosas redes sociais atuais (sim, estou falando de Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram, etc.), bem como de grandes portais de notícias ou serviços de armazenamento de dados na nuvem – através da sincronização constante de arquivos.

O controle e o gerenciamento desse volume de dados ainda não é uma tarefa presente na vida do usuário comum da web. Aliás, muitas pessoas nem ao menos percebem que isso pode ser um problema.

Quando informação demais pode ser ruim?

  1. Nas redes sociais: quando você recebe mais atualizações de empresas e pessoas com as quais você tem relacionamentos fracos do que com amigos e familiares.
  2. Na leitura de notícias: quando você tem mais notícias para ler do que pode dar conta e, ainda por cima, sobre assuntos que não são relevantes na sua vida.
  3. No e-mail: número excessivo de newsletters comerciais ou de diversos gêneros que não te interessam e pioram sua produtividade no trabalho e contato com pessoas importantes.
  4. Em mensagens instantâneas (Facebook Messenger, Whatsapp, Viber, etc.): quando elas atrapalham a sua vida off-line. Por exemplo, quando você perde momentos de reuniões de trabalho ou um encontro com amigos para conversar através de IM.
  5. Blogs e RSS: quando você se vê perdido em meio a milhões de informações, não lê nenhuma em profundidade e ainda se sente sempre em dívida com o leitor por não dar conta de ver tudo.
  6. Em aplicativos móveis: quando você se registra em mais jogos do que pode jogar, mais redes sociais do que pode acompanhar e recebe muitas notificações automáticas das mais diversas aplicações te avisando que você precisa realizar algo que não vai conseguir fazer.

O que fazer se você adora ser bombardeado de informações?

A resposta é muito simples: foco, disposição e configuração. Sabendo quais atividades e informações do mundo on-line são prioritárias para você, basta deixa a preguiça de lado e configurar as ferramentas que você mais usa.

É um pouco raso dizer isso, mas o fato é que muitos profissionais da web não se dão conta de que em poucos minutos é possível ajustar todas essas ferramentas, desabilitar notificações push, bloquear pessoas inconvenientes do Facebook, entre tantas outras coisas que dispersam nossa atenção on-line.

A ansiedade pelo volume de informações irá desaparecer? É claro que não, mas a relevância dos conteúdos com certeza te deixará mais tranquilo.

Olha a oportunidade que você tem em mãos…

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