PARCERIA ENTRE BLOG E LOJA – GUIA COMPLETO

Você vai conferir um guia completo sobre parceria entre blog e loja. Vai aprender quais são os tipos de parcerias, qual é a melhor proposta para o seu blog, além de 3 modelos de e-mails para você sair daqui e conquistar sua tão sonhada parceria.

Antigamente o rádio e a televisão eram os únicos meios de divulgação e propaganda, mas nos tempos atuais, lojas e empresas optam em divulgar sua marca em blogs e sites, primeiro por ser um meio mais em conta, já que as grandes emissoras cobram em média 1 milhão de reais para exibir um anúncio de 30 segundos.

E porque as chances de venderem através de uma publicidade feita em blogs é grande, pois atualmente os compradores confiam nos blogueiros, e antes de comprar, querem saber se aquele produto vale a pena, e por confiarem acabam comprando. Esse é poder dos influenciadores digitais.

O manual preparou um Guia completo sobre parceria entre blog e loja, que abordou os principais temas para deletar de vez qualquer dúvida que você possa ter sobre o assunto.

Como funciona uma parceria entre blog e loja?

No dicionário a palavra parceria quer dizer: “Reunião de indivíduos para alcançar um único objetivo comum” Após analisarem esse ‘objetivo’, que pode ser divulgação ou venda de um produto, ambos fecham a parceria, e começam a trabalhar.

+ 5 Dicas de como conseguir parcerias

Quais são os tipos de parcerias entre blog e loja que podem ser feitas?

  1. Banner: Geralmente os blogueiros disponibilizam os espaços para os anunciantes na lateral do blog, mas existem outros locais, como o topo (acima do cabeçalho), dentro dos posts (abaixo do título, no meio do artigo ou no rodapé), abaixo da área do post e no rodapé geral.

A visibilidade e o tamanho desse espaço influência no valor final. Os melhores locais serão mais caros porque estarão no caminho da leitura do visitante. No momento da contratação é preciso verificar com o anunciante o tempo que esse banner ficará exposto, quanto maior for o tempo, mais caro será.

Veja alguns exemplos:

  1. Sorteio, concurso cultural ou promoção: Quando o blogueiro divulga algum produto, loja ou marca prometendo um brinde aquele que for sorteado. Esse tipo de parceria sempre tem uma ótima aceitação dos leitores, pois quem não gosta de ganhar algo? Mas lembre-se de que você corre o risco da loja não enviar o produto para o ganhador, por isso é importante conhecer a índole do parceiro e ficar atento pra não cair em furada.

Dessa forma você tem chances de aumentar o número de seguidores e melhorar o relacionamento com os leitores. Nunca esqueça de adicionar as regras no regulamento.

  1. Publieditorial: Quando o blogueiro divulga algo através de um post, que pode ser feito com uma resenha contanto a experiência com o produto e indicando aos leitores a forma de comprar. É válido lembrar que o blogueiro deve sempre ser sincero na opinião sobre o produto e jamais aceitar falar de algo que não condiz com o seu público, e sinalizar no final do post que se trata de um publi.
  1. Permuta: Ocorre quando a loja envia o produto para o blogueiro resenhar e falar sobre ele para os leitores. Caso tenha ocorrido um combinado entre o blogueiro e a loja de haver o post com a resenha, é obrigação do blogueiro cumprir o que foi estabelecido. Mas se a loja enviou o produto sem combinar, o blogueiro não é obrigado a divulgar.

Seja sempre sincero na resenha, e fale o que realmente achou do produto sem esculachar a loja, porque isso pode te prejudicar. As vezes o produto não deu certo pra você, mas pode dar em outra pessoa.

  1. Cupons: É quando a loja oferece um cupom de desconto para os leitores do blog, e o blogueiro recebe uma comissão a cada venda realizada. O cupom vem com um código, que é controlado pela loja, e cada uma possui sua política de trabalho. Algumas oferecem 5% outras 15% de comissão, outras nem isso. Jamais aceite um parceria de cupom que você não será remunerado.

Dê valor ao seu trabalho!

Meu blog é novo, qual seria a melhor parceria?

Para um blog que está começando é interessante procurar por lojas que fazem parcerias de sorteios e permuta. O sorteio porque é uma chance de aumentar os seus seguidores, uma vez que você adicione a regra de seguir suas redes sociais para validar a participação. A permuta também é interessante porque você vai ter conteúdo para publicar no blog, e não vai precisar gastar dinheiro para comprar os produtos.

É preciso ter um mídia kit?

É possível conquistar uma vaga de emprego sem ter um currículo? Assim fica difícil. Mídia kit é o seu currículo na internet, nele deve conter todos os seus dados e estatísticas do blog, para aumentar as suas chances de fechar a parceria.

Qual proposta devo fazer?

Leve em conta o momento em que o seu blog vive atualmente: número de visualizações diários, curtidas, seguidores e interação, que é um item muito importante. Seu blog é pequeno? Escolha sorteio ou permuta. É um blog médio ou grande? Já é possível conquistar um publieditorial ou ganhar uma grana exibindo banners.

É sempre legal conhecer a loja ou empresa, para que você possa falar um pouco dela em seu e-mail. Mas seja breve, porque as lojas recebem inúmeros pedidos de parcerias, e quanto mais objetivo você for, mais chances do seu e-mail ser lido. Lembre-se de revisar o e-mail e anexar o seu mídia kit.

Modelos de e-mail:

  1. Modelo

Olá! Sou a (seu nome) tenho um blog que se chama (seu blog) que aborda assuntos como moda, beleza e maquiagem. Tenho interesse em propor uma parceria, por conhecer a loja e gostar dos produtos que vocês comercializam, e por acreditar que a mesma será benéfica para ambas as partes. Estou enviando o mídia kit caso queiram conhecer melhor o meu trabalho. Agradeço a atenção, e aguardo o retorno independente da resposta.

Att,

Seu Nome

Nome do blog (Linkado, ex: link-do-seu-blog.com.br)

Instagram (Também linkado, se tiver)

  1. Modelo

Olá! Sou a (seu nome) dona(o) do blog (seu blog) que aborda assuntos como, moda, beleza, e maquiagem e estou interessada em fazer uma parceria com a loja pois acredito que será benéfico para ambos, pois falamos para o mesmo público. O (nome do blog) possui hoje uma média de xxx visualizações diárias e cerca de xxxxxx de curtidas no facebook. Estou enviando o mídia kit caso deseje conhecer melhor o meu trabalho.

Agradeço a atenção, e aguardo o retorno independente da resposta.

Att,

Seu Nome

Nome do blog (Linkado, ex: nomedoseublog.com.br)

Instagram (Também linkado, se tiver)

  1. Modelo

Olá, tudo bom?

Sou a (seu nome) dona do blog (seu blog) e gostaria de lhe propor uma parceria pois acredito que será benéfico para ambos. O (seu blog) possui hoje cerca de xxxx visualizações diárias e xxxx curtidas no facebook. Nosso foco principal é looks do dia, resenhas de produtos e diy’s. Gosto muito dos produtos da loja e seria uma honra trabalhar com vocês. O mídia kit do (seu blog) está sendo enviado em anexo caso desejem analisar melhor o meu trabalho.

Agradeço a atenção, e aguardo o retorno independente da resposta.

Att,

Seu Nome

Nome do blog (linkado, ex: nomedoseublog.com.br)

Instagram (Também linkado, se tiver)

A loja me retornou, o que faço?

Responda! Mas tenha calma. Geralmente a loja vai perguntar qual é a proposta, e seria bom pra você relatar os benefícios que ela teria caso aceitasse. É sua chance de vender o peixe dizendo porque uma parceria entre blog e loja daria super certo.

Depois do retorno a loja sumiu, o que devo fazer?

Aguarde algumas semanas, e envie novamente um e-mail relatando que você entrou em contato com a loja á alguns dias, que foi enviada uma solicitação de parceria e você está aguardando o retorno pois gostaria de saber se eles aprovaram ou não a proposta.

A loja aceitou a proposta, e agora? O que eu faço?

Analise com cautela a posição da loja, as condições que ela impôs para aceitar a parceria, e verifique se realmente valerá a pena fechar. Se envolver dinheiro é importante deixar claro sua política de trabalho, o tempo médio que a parceria vai durar, o valor da parceria, e o dia de pagamento. Deixe tudo muito bem esclarecido para que não haja confusão.

Conclusão

É o sonho de qualquer blogueiro conquistar parcerias, mas como foi mencionado no começo do guia, a palavra parceria significa troca, e o blogueiro deve ser profissional e cumprir com as obrigações na hora do fechamento.

É importante pedir um feedback do parceiro, saber o que ele achou da parceria, pois somente assim será possível mudar os pontos negativos, e aprimorar os positivos.

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