Pare Agora E Aprenda: WordPress Mitos E Verdades

Você esta criando o seu primeiro negócio online em WordPress? Com certeza também já ouviu muitas pessoas falando que a plataforma é isso ou aquilo e muito blá blá blá, ou seja, comentários que podem deixar com dúvidas em relação a plataforma.

Nesse artigo você vai saber o que é mito e o que é verdade, mas primeiramente precisamos conhecer melhor essa plataforma.

wordpress

O que é WordPress?

Segundo Wikipédia a enciclopédia livre:

WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) para web, escrito em PHP com banco de dados MySQL, voltado principalmente para a criação de blogs via web. Essa é uma das ferramentas mais famosas na criação de blogs disputando diretamente com o serviço do Google chamado Blogger. No entanto, o WordPress é adotado por aqueles que queiram um blog mais profissional e com maiores recursos diferenciais.

Por sua facilidade de uso e suas características como gerenciador de conteúdos e também por ser de código aberto, ou seja, gratuito foram itens suficiente para o seu rápido crescimento.

Bem agora que você já sabe o que é vamos saber o que é mito e o que é verdade sobre o mesmo.

Muitos plugins instalados no WordPress podem interferir no desempenho do seu site. Verdade ou Mito?

Mito – Isso é até um pouco relativo, ter muitos plugins instalados pode interferir ou não no desempenho do seu site dependendo dos tipos de plugins que você tem instalados, pois em muitos casos os plugins são criados exatamente para melhorar o desempenho do seu site, mais existem plugis que prometem milagres quando na verdade são mau escritos e dificilmente são atualizados por seu criadores, esse tipo de plugin sim pode interferir no desempenho do seu site, o ideal ter apenas plugins que são necessários para o bom funcionamento do seu site e que são atualizados com frequência por seus criadores dessa forma você pode manter vários plugins sem que interfiram de maneira alguma no desempenho do seu site.

Manter plugins inativos no wordpress pode deixar seu site lento. Verdade ou Mito?

Mito. A quantidade de plugins instalados vai interferir na velocidade do seu site, alguns desses plugins podem ocupar pouco espaço apenas no banco de dados do WordPress, como falei acima, mantenha instalados em seu site apenas plugins funcionais, ou seja, que você realmente precise.

Plugins Desatualizados Podem Causar Sérios Problemas de Segurança no Site. Verdade ou Mito?

Verdade Plugins desatualizados costumam gerar brechas causando assim problemas graves de segurança ao seu site, por isso fica a dica; Mantenha seus plugins sempre atualizados para que você não venha ater problemas futuros com a segurança do seu site.

Quando você for instalar qualquer tipo de plugin evite instalar plugins que não são atualizados com frequência, o ideal é instalar plugins que sejam atualizados a cada seis meses, pesquise bem procure evitar ao máximo instalar plugins que já não são atualizados a anos.

A Instalação de Muitos Temas No Seu WordPress Pode Interferir na Velocidade do Seu Site. Verdade ou Mito?

Mito Assim como quantidade de plugins instalados não afeta em nada o funcionamento do seu site, a quantidade de tema também não afetará o desempenho do seu site.

Eu particularmente não costumo manter muitos temas instalados, afinal de contas preciso apenas de um para deixar o meu blog com uma boa aparência. Dica Extra; de maneira alguma fique mudando a aparência do seu site, principalmente se o seu site já tiver um numero de visitas considerável, fazendo dessa forma você pode deixar os seus visitantes ou leitores perdidos, com a impressão de que esta no site errado, ou então achando que você vendeu o site. Escolha um tema legal e mantenha o seu site sempre  com a mesma aparência.

O WordPress Foi Desenvolvido Exclusivamente Para Criação de Blogs. Verdade ou Mito?

“Verdade” – A plataforma foi desenvolvida com todos os seus trabalhos voltados para a criação de blogs. Mais desde a primeira versão até hoje muita coisa mudou, já faz um tempo que deixou de ser exclusividade para a criação só de blogs, hoje em dia existem muitas empresas que aderiram a plataforma para o desenvolvimento de seus sites comerciais.

Como você pode observar, pode ser criado projetos incríveis em WordPress, o que era uma plataforma projetada exclusivamente apenas para a criação de blogs, devido as suas varias atualizações hoje pode ser criado não só blogs mais  sites de comércio eletrônico, revistas, jornais, portfólio, gerenciador de projeto, diretório de eventos e outros conteúdos devido a sua capacidade de extensão através de plugins, temas.

Dicas úteis na escolha de temas para seu blog

Escolher bem o tema de um blog pode não ser tão simples quanto se parece. Além das muitas opções, fato que às vezes nos deixa na dúvida sobre qual escolher, outros aspectos também devem ser considerados.

Sempre tenho dito que ter um tema exclusivo faz grande diferença, mas para quem não pensa em comprar ou não sabe desenvolver, este post pode ajudar na escolha de um tema gratuito.

É comum encontrarmos blogueiros com pouca experiência afirmando que os temas mais bonitos e com mais recursos são sempre os melhores. Tamanho engano, em termos de SEO isso quase sempre não é verdade. Templates simples e funcionais são os preferidos pelos grandes blogueiros.

Lembre-se que quando o spider dos mecanismos de busca mapeia seu blog também fazem a leitura do código e não apenas do conteúdo visível. Muitos templates tem trechos de códigos desnecessários como ocorre nos templates.

Aspectos que um bom tema ou template deve apresentar:

1. Navegação simplificada Você deve se concentrar na escolha de um tema em que os elementos mais importantes do seu blog possam ser evidenciados e eliminar o que de fato for desnecessário.

Pode ser muito confuso e irritante para os visitantes clicarem em tudo até encontrar o que de fato desejam. Sua navegação deve dar-lhes uma direção clara para o conteúdo de seu blog é sobre como navegá-lo.

2. Esquema de cores atraentes Seu site deve ter uma ou duas cores principais que se destacam do fundo da página. O contraste entre a cor da fonte e o fundo da postagem deve ser agradável aos seus leitores. Se cabível utilize uma cor primária (RGB vermelho, verde ou azul) em seus diferentes tons como a cor de destaque.

3. Imagens editadas para web As imagens têm sua maneira de expressar valores para seus leitores, mas poderá prejudicar o desempenho do blog se não estiverem adequadamente editadas. O tamanho grande do arquivo poderá deixar seu blog muito lento para abrir e isso pode irritar seus leitores.

De preferência aos blogs que exploram mais o CSS que aqueles montados sobre combinação de imagens.

Não é tarefa tão fácil encontrar um tema que fique perfeitamente ao perfil de um blog e ao mesmo tempo possuir uma boa pontuação em SEO e ainda ser gratuito. Mas realizando uma boa pesquisa poderá encontrar alguns que são um meio termo e com algumas edições ou com ajuda de alguns plugins pode suprir tais deficiências em SEO. Quando pensar em escolher um novo tema para seu blog, considere tais aspectos e verá a diferença.

Sites Desenvolvido em WordPress São Considerados de Baixa Qualidade. Verdade ou Mito?

Isso é verdade ou mito dependendo de quem desenvolve projetos (site ou blogs) usando a plataforma, os exemplos que citei acima por se revela e mostra a grande qualidade que pode ter os sites desenvolvidos em WordPress, mais em compensação existem muitos sites na internet com uma péssima qualidade, sites esses que também são desenvolvidos em WordPress.

Mais a má qualidade desses sites não é culpa da plataforma e sim das pessoas que as usa, ou seja, usam o plataforma tendo pouco ou nenhum conhecimento de suas funcionalidades dessa forma fazendo surgir todos os dias na internet sites e blogs com pouca ou nenhuma qualidade.

Outras dicas que você vai gostar:

Enfim 

Nunca acredite em tudo que falam sobre WordPress, a verdade é que essa plataforma esta sendo uma das mais usadas no mundo para gerenciamento de conteúdo, problemas de segurança pode até ocorrer, mais vai depender muito da forma de como a plataforma é utilizada, a utilize de forma correta e não terá nenhum tipo de problema e outra atenção que precisa ter é com a sua hospedagem em termos de desempenho e segurança nem sempre a culpa é do Worpdress.

Se você gostou do que leu, deixe a sua opinião nos comentários abaixo.

Pare Agora E Aprenda: WordPress Mitos E Verdades
Avalie
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe uma resposta

Digite abaixo a numeração *