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Penalidades do Google para dados estruturados【Como Corrigir?】

Hoje a grande moda é o uso dos dados estruturados, porém você pode sofrer com as penalidades do Google para dados estruturados. Sim pode sofrer por dados informados errados ou manipulados.

Erros nos dados estruturados – Dados estruturados google

Alguns são contra e outros a favor eu testo sempre. Para alguns o resultado é excelente até conseguem passar os concorrentes dessa forma.
 

Quando eu ouvi falar dados estruturados comecei com alguns testes usando plugins. Você pode fazer de forma manual também, porém para quem não conhece ou não sabe fazer manualmente o plugin adianta o trabalho. Quanto mais informações precisas com os dados estruturados melhor. Existem diversos plugins para dados estruturados wordpress.

Conforme disse no começo testando cometi muitos erros e fui entendendo como usar.

Adicionar dados estruturados é sempre uma boa ideia. No entanto, uma implementação incorreta pode levar alguma punição. A perda de posições é um preço alto a pagar por não prestar atenção aos detalhes.

O Spam de Dados Estruturados é real. O Google até tem uma página de suporte dedicada especificamente a ele .

A coisa triste sobre penalidades de dados estruturados é que eles podem ocorrer por um simples mal-entendido ou por não ler as diretrizes do Google. As penalidades de spam (também conhecidas como ações manuais) podem ocorrer mesmo quando não há intenção de spam. Um erro ainda será visto como spam. Embora normalmente aqueles que recebem penalidades porque tentam “manipular” os resultados da pesquisa.

É por isso que é importante saber como as coisas podem dar errado para não repetir os erros que outras pessoas cometeram.

Dados estruturados wordpress – Corrigir erros dados estruturados

Plugin wordpress dados estruturados: https://br.wordpress.org/plugins/wpspeed-localbusiness-schema/

Existem vários plugins testem.

Uma análise dos fóruns de ajuda para webmasters revelou uma série de erros comuns que levam os webmasters a pedir ajuda.

Cinco erros comuns de dados estruturados

Aqui estão cinco erros comuns de dados estruturados:

  1. Uso de dados estruturados inadequados
  2. Os dados estruturados não correspondem ao conteúdo de uma página
  3. Viola as Diretrizes do Google para um tipo de dados específico.
  4. Viola as diretrizes gerais de dados estruturados do Google
  5. Manipular

Uso de dados estruturados inadequados

Esse é o tipo de coisa que pode acontecer quando a decisão correta não é tomada para dados estruturados. Por exemplo, usando dados estruturados projetados para um produto quando a empresa oferece um serviço. Algo aparentemente tão trivial e pode sim resultar em uma penalidade manual do Google.

Mais informações: https://support.google.com/webmasters/answer/2650907?hl=pt-BR

Os dados estruturados devem corresponder as informações que aparecem na página

Qualquer informação usada, como preços, deve ser refletida exatamente no conteúdo da página visível para os usuários. Vou dar um exemplo: um site de postagem de empregos listou uma vaga de emprego com o salário para os visitantes do site, mas coloca um salário diferente nos dados estruturados. Isso pode ser prejudicial.

Não siga 100% a página do desenvolvedor para dados estruturados específicos

Se você não ler e não seguir as diretrizes para tipos de dados específicos, vários erros poderão ocorrer. Esses erros podem resultar em uma penalidade manual.

É muito importante revisar os exemplos nas páginas do desenvolvedor do Google para ver o que é e o que não é apropriado. Cinco minutos do seu tempo lendo as orientações podem poupar semanas para descobrir onde errou.

Além das diretrizes relacionadas a tipos de dados específicos, o Google também publicou diretrizes que abrangem todo o uso de dados estruturados. É importante ter uma boa compreensão dessas políticas gerais para evitar multas.

Familiarize-se com as diretrizes gerais de dados estruturados do Google. A importância de entender essas diretrizes deve ser feita com urgência para evitar alguma penalização.

Manipular

O exemplo acima de um site que não tinha uma oferta de emprego, mas ainda usava dados estruturados da oferta de trabalho. É um comportamento manipulador projetado para atrair usuários dos resultados de pesquisa do Google para uma página que não oferece o que está nos dados estruturados.

Duas questões a serem consideradas

O maior erro que os webmasters costumam fazer é ocultar informações da página. Por exemplo, ocultar críticas agregadas ou estrelas, porém mostra como marcadas. Isso nunca deve ser feito.

É importante mencionar que a velocidade de carregamento desempenha um papel importante na perda de fragmentos enriquecidos e que isso geralmente não aciona uma penalidade manual.

O exemplo mais comum disso é quando uma página popular com muitos dados estruturados de repente perde todos os seus fragmentos visíveis nas SERPs. A razão mais comum pela qual isso acontece é porque a página acumulou centenas de comentários e, por essa razão, sua velocidade de carregamento aumenta cada vez mais. Se esses comentários forem paginados ou carregados de forma lenta, os rich snippets retornarão. Geralmente em horas. Isso tem o efeito de uma penalidade e o tráfego é perdido, mas o Google não envia um aviso.

Leia todas as orientações.

Não deixe que a ferramenta de teste de dados estruturados faça você acreditar que está tudo bem sempre olhe tudo de forma manual. A ferramenta pode errar sim.

Ferramenta para schema markup generator (JSON-LD): https://technicalseo.com/seo-tools/schema-markup-generator/

Ferramenta de teste de dados estruturados: https://search.google.com/structured-data/testing-tool?hl=pt-BR

4 comentários em “Penalidades do Google para dados estruturados【Como Corrigir?】”

  1. Li no site rdstation que colocar rich snippets em blog pequeno é prejudicial. O que você acha?

    Queria colocar no meu mas meu blog tem menos de 3 meses de vida.

    1. Jonatha eu tenho blogs pequenos e de clientes e coloco. Nunca vi esse risco que eles acusam. Tudo são testes. Nas diretrizes do google não tem nada dizendo que o blog sendo novo isso é arriscado. Testa e veja os resultados. Essa é a única maneira de saber se alguma coisa funciona ou não. E se você encontrar algo que funciona que os outros afirmam que não… é um bônus porque terá menos competição para você.

  2. Com o yoast SEO conseguimos inserir o FAQ do nosso site p aparecer na SERP.
    Eu fiz isso visando melhora a taxa de cliques, eram 4 perguntas e respostas q não tinham na página, mas tinham relação com meu conteúdo, hj mudei, coloquei as informações do FAQ no conteúdo.. Espero q n ocorra alguma problema.
    #Medo kkk

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