Quem tem medo de Papai Noel?

O Natal do comércio eletrônico brasileiro esta enfrentando um cenário econômico sombrio desde o aparecimento da covid 19. O mundo online e off-line teve que se adaptar. Esta preparado para o Natal de 2021?

Como ganhar dinheiro na internet em 2021?

Infelizmente temos muitos comércios fechados e outros se reinventando e as taxas de juros permanecem em patamares explosivos. Sem esquecer que, em um ano, a bolha de prosperidade da internet também explodiu e, com ela, muitos varejistas virtuais. Mesmo assim, as previsões de venda para o Papai Noel eletrônico são explosivas para 2021 com a evolução de vários comércios para o mundo virtual.

Não, não existe nenhuma contradição entre a economia real e a virtual. Ambas estão em crise, é verdade. Mas se os fatores citados não estivessem influenciando o comportamento de compra do consumidor neste Natal, o desempenho do comércio eletrônico brasileiro seria ainda melhor. Só no período natalino, os principais varejistas virtuais vão faturar uma boa parcela das receitas anuais e muitos deles atingirão o equilíbrio operacional financeiro.

Agora com essa nova realidade do #ficaemcasa mais pessoas têm a intenção de comprar seus presentes pela internet e que o valor médio dos gastos serão 40% maiores do que o mesmo período do ano passado. Sondagens semelhantes em outras datas importantes para o varejo, como Dias das Mães, dos Namorados e dos Pais, nunca teve uma taxa tão alta de intenções de compra. “Os grandes sites de comércio eletrônico estão fazendo um trabalho excepcional”.

Como ganhar dinheiro na Internet 2021?

Os números otimistas escondem as sutilezas das estatísticas. Sim e infelizmente o segmento da economia foi uma tragédia. O varejo online cresceu sim e muitos aproveitando também esse momento. Com a quebradeira das lojas físicas quem entrou para valer na briga do comércio eletrônico brasileiro esta conseguindo, tirar bom proveito da situação se reinventando.

A empresa americanas.com.br, por exemplo, espera um desempenho superior e ainda investindo pesado na divulgação online incluindo o BBB da rede Globo em 2021.

Investir e evoluir faz parte do negócio.

Apesar das taxas de crescimento altas, o comércio eletrônico ainda representa pouco em movimentação do varejo tradicional na América Latina. E esbarra nas contradições das economias brasileira e latino-americana, baseadas na concentração de renda, carência de infra-estrutura e o alto custo do bem básico para navegar na Web: o PC e uma boa internet. Nessa pandemia não são todos que conseguem arcar com o custo de acesso à internet.

Papai Noel
Como vender mais em 2021?

“O comércio eletrônico é viável sim”. “A pergunta que se deve fazer é quando?”. Existem sim claros sinais, apesar das próprias barreiras do mercado brasileiro como concentração de renda, infra-estrutura e o preço do computador de que o mercado migra para o varejo virtual. “Todos discutem o nível de adesão ao comércio eletrônico e nunca houve um processo tão rápido de crescimento”.

O mundo virtual na pandemia virou realidade para muitos.

Como trabalhar na Internet 2021?

Mas tenha calma e vamos um pouco também da realidade: o comportamento da audiência durante o Natal mostra que, neste período, o número de internautas ativos pode aumentar, mas os sites de comércio eletrônico o afluxo de pessoas que visitam os varejistas online não significa vendas, mas a lógica é a mesma do mundo real. Um shopping center vazio é igual a uma loja online sem internautas. Quanto maior o número de pessoas que circulam ou visitam um centro de compras, maior a chance de conversão em vendas. Entenda no mundo virtual precisa sim de investimento e planejamento.

A derrocada das aventuras puro-sangue da internet brasileira ajudou também no amadurecimento do setor. Há grandes diferenças entre o comportamento dos varejistas virtuais nos Natais em cada ano. As lojas online precisam investir no aumento de tráfego e reconhecimento de marca.

Ao longo deste ano, os principais varejistas virtuais reestruturaram suas operações para a realidade de mercado, demitindo funcionários, mas também investindo pesado em infra-estrutura tecnológica caso precise suportar o crescimento de demanda previsto.

Conclusão:

A diferença de mentalidade é clara. Embora todos estejam em busca de um negócio rentável, os varejistas virtuais se profissionalizaram, investiram em infra-estrutura, serviço, na variedade de sortimento, meios de pagamentos, atendimento e em crédito. Afinal, são coisas que fazem a diferença no varejo real ou no virtual.

Sim precisa preparar tudo antes, por isso, esse artigo estou postando bem antes no dia 19/04/2021 sobre o Natal de 2021, abrindo a sua mente e que possa ajudar nas suas vendas durante o ano também.

Deixe um comentário