Quer Escrever Melhor? Bloqueio Criativo: Saiba Como Combatê-lo

Quer Escrever Melhor? A escrita tem um magnífico poder sobre a mente humana. A sua capacidade transformadora é tão grande, que ela age até mesmo na mente do próprio escritor: estimula a criatividade e organiza as ideias e fluxos de pensamentos, ajudando no processo de autoconhecimento.

Um conteúdo grande (longo) classifica melhor? Conteúdo longo classifica melhor por ter mais contexto, relevância e chance de fornecer uma resposta melhor para o usuário, mas isso não quer dizer que ele vai ler tudo. Pode garantir as primeiras posições? Sim e não. Quem vai decidir isso é o Google.

1. Títulos de páginas e meta descrições

2. Conteúdo SEO

3. Headings (H1 H2 H3 H4) e formatação de conteúdo

4. Imagens e outros elementos multimídias

5. Otimização da URL

6. Links Internos

7. Links Externos

8. Compatibilidade com dispositivos móveis

9. Comentários e SEO na página

10. Qualidade de Conteúdo vem em primeiro lugar

Quer Escrever Melhor?

É por isso que o hábito de escrever faz tão bem às pessoas! É por isso que cada vez mais pessoas estão escrevendo. E é por isso que criamos esse texto para te ajudar a escrever melhor!

Leia de tudo um pouco

O primeiro passo para escrever melhor é ler mais. E ler de tudo! Você pode fazer dois testes para identificar o tipo de texto que gosta mais e para se abrir para outros gêneros.

O primeiro é o seguinte: selecione algumas obras de diferentes gêneros como autoconhecimento, biografia e poesia, por exemplo. Leia todos! O maior número de gêneros diferentes que conseguir e tire você mesmo uma conclusão mais acertada do que gosta mais e do que gosta menos de ler.

Segundo teste: pense no livro que você teve alguma empatia, mas não foi o que mais gostou. Busque obras de outros autores nesse mesmo gênero. Talvez aquele livro específico não foi o ideal para você e, quem sabe, com um autor diferente você descubra novas obras que vão te agradar.

Crie o hábito da escrita

Escreva todos os dias sobre assuntos do seu interesse: músicas, séries, livros ou viagens, por exemplo. O importante é estar sempre escrevendo! Criar o hábito de escrever é fundamental para sua escrita ficar cada vez melhor.

Aproveite esta ferramenta gratuita e comece agora mesmo a criar esse novo hábito. Você também pode criar um blog ou um perfil nas redes sociais e compartilhar seus textos, pensamentos, considerações ou opiniões para desenvolver a sua escrita.

Outra boa forma de criar esse novo hábito é escrever para algum jornal ou revista. Além da obrigatoriedade de criar textos diários, semanais ou mensais, você manterá o equilíbrio da linguagem formal e da linguagem utilizada na internet.

Nunca fuja da dúvida

Ao se deparar com uma dúvida com o significado ou ortografia de uma palavra, por exemplo, não mude a frase! Busque um dicionário, impresso ou online, ou um site confiável e não perca a chance de aprender algo novo e acabar de vez com a dúvida, ao invés de evitá-la sempre que aparecer em seus textos.

Além disso, não esqueça de desativar o corretor automático durante a escrita! Nem sempre essa ferramenta consegue compreender o que queremos expressar em nossos textos e, ao invés de ajudar, pode gerar mais dúvidas.

Defina quem é o seu leitor

Ter sempre em mente para quem estamos escrevendo é uma estratégia essencial para conseguirmos prender a atenção dos leitores. Saber que tipo de escrita nosso público prefere também é imprescindível para torná-los leitores fiéis.

Assim, toda vez que for iniciar um texto pergunte a si mesmo: Quem vai ler esse texto? Para quem eu estou escrevendo?

Estude gramática e ortografia

Escrever não é a coisa mais difícil do mundo, mas escrever bem requer dedicação e estudo. Não tem outro jeito, para você escrever melhor do que escreve hoje, além de seguir as dicas anteriores, você vai precisar revisar a gramática e ortografia. Estude um tema por dia ou por semana e vá se aperfeiçoando.

Comece imediatamente

Não perca mais tempo! Se você quer começar a escrever ou escrever melhor, deixe de procrastinar e mãos à obra! Lembre-se: quanto mais você praticar, mais vai melhorar sua escrita.

Bloqueio Criativo: Saiba Como Combatê-lo

Você se programa, se organiza, prepara todo o material necessário, senta-se em frente ao computador e então… Dá aquele branco. Você precisa escrever, sabe sobre o que falar, porém as ideias fogem de sua mente: você está enfrentando o bloqueio criativo. O terror de todos os que trabalham com a imaginação.

É comum as pessoas enfrentarem essa barreira, que pode ocorrer por inúmeros motivos, como medo de rejeição, medo de não atingir seus objetivos, perfeccionismo, falta de foco, estresse ou até mesmo desânimo.

Essa situação pode surgir a qualquer momento. Mas o que fazer para evitá-la? Veja essas dicas e aprenda a combater esse problema de uma vez por todas.

Escreva

Pode parecer óbvio, no entanto a orientação é: escreva sem se preocupar com a perfeição. Coloque no papel tudo o que vier à sua mente — não fique parando para corrigir os erros, corrija-os depois. Deixe a escrita fluir.

Tenha o hábito de carregar um bloquinho de notas, um tablet ou smartphone consigo, assim, quando uma ideia aparecer, você sempre estará pronto a anotá-la.

Minimize as distrações

Evite tudo que possa tirar seu foco no trabalho. Feche os navegadores de internet, desconecte seu celular. Mude de ambiente se no local onde você está tiver muitas intervenções.

Descanse

Às vezes, precisamos apenas relaxar. Pode ser que seu corpo e sua mente necessitem de uma pausa, então procure repousar. Tire algumas horas de sono de qualidade, desligando-se de tudo que te deixe agitado. Pense na possibilidade de tirar umas férias — quando voltar, estará com ânimo renovado e as ideias a todo vapor.

Ouça música

Há quem prefira escrever no silêncio, todavia algumas pessoas se saem melhor quando estão ouvindo música. Estudos mostram que a música pode estimular partes do cérebro responsáveis pela emoção, motivação e excitação. Teste e veja se é o seu caso. Pode ser que isso aguce sua criatividade e quando perceber já terá escrito longos trechos.

Leia livros

Muitos escritores sentem-se mais criativos após a leitura de um livro. A leitura pode ser sua grande aliada na busca por novas ideias. Dê preferência aos livros que possam te ajudar com o assunto sobre o qual você precisa escrever.

Converse

Tenha um diálogo com alguém. Conversando com uma pessoa mais experiente, você pode ser enriquecido com novas ideias e conselhos. Caso sua conversa seja com um indivíduo que precisa de ajuda, você forçará seu cérebro a trabalhar buscando solução para o problema, e irá liberá-lo do bloqueio criativo.

Faça exercícios físicos

Atividades físicas arejam nossa cabeça, além de reduzir o estresse. Estudos revelam que uma simples caminhada é capaz de elevar a produção criatividade em até 60%. Tenha o hábito de praticar esportes, exercitar-se na academia, dançar, enfim, mexa-se! Caso a falta de ideias surja, largue tudo, vista uma roupa leve e saia para uma caminhada.

Se você realmente quer escrever melhor precisa evitar o bloqueio criativo, querendo ou não, acontece com todos, e isso é inevitável. Entretanto, praticando essas sugestões você conseguirá driblá-lo e continuará seu processo criativo.

Gostou do post? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude seus amigos a vencerem o problema!

Quer Escrever Melhor? Bloqueio Criativo: Saiba Como Combatê-lo
5 (100%) 10 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

2 Comentários

Deixe uma resposta