Real Time Search Engine ou Busca em Tempo Real

Tudo ao mesmo tempo agora o famoso real time search engine! A busca em tempo real chegou com tudo e como sempre fico pensando no que ela pode trazer de bom e de ruim, para você que lê, nesse exato momento, esse artigo.

Ao contrário desse tipo da busca em tempo real, esse artigo vai ter um prazo de validade, o real time search engine já foi implementada pelo Google, e pode impactar em seu negócio.

Mas e o que fazer para acompanhar esses novos tempos em “real time search engine”?

Antes que possamos pensar em como você ou eu aproveitarmos desse tipo mudança, temos que entender o que realmente é a busca em tempo real.

Antes de Dezembro de 2009, quando essa mudança foi feita, o algoritmo do Google fazia a busca baseado em critérios bem fundamentados, quase totalmente desconhecidos, mas que não levava em conta o imediatismo da web atual.

Em 2007 quando foi inserido nesses critérios a busca universal, aquela em que imagens, vídeos entram no resultado final, alguma coisa já apontava para esse caminho. Mas foi a entrada de outros buscadores na época e mesmo a busca de comunidades como o Facebook ou do microblog Twitter que fez o Google abrir seus olhos para esse fato.

Portanto, atualmente, a busca em tempo real leva em consideração a data do conteúdo a ser mostrado além de todos os outros + de 200 fatores na “conta” para o resultado final a ser mostrado em uma busca.

Temos então alguns desafios:

  • Preparar conteúdo relevante e atual
  • Atualizar constantemente nossos sites, comunidades, perfis e blogs
  • Fazer manutenção e atualização em conteúdos já existentes anteriormente ou simplesmente retirá-los do ar.

Vamos pensar juntos no que isso significa?

Preparar conteúdo relevante e atual – Como deixar o site em primeiro no google

Temos um cenário em constante mudança em termos de busca, naquela época tinha sempre novos sites de buscas aparecendo, e tinha novas maneiras de procurar o que desejava na maneira de pensar o velho ato de procurar algo. Tudo isso vem acontecendo o tempo todo, propostas e formas de fazer uma busca aparecem a cada dia.

Os usuários por sua vez são impactados de duas maneiras: ficam cada vez mais espertos e mais perdidos (por mais paradoxal que possa parecer) com isso tudo. Ao mesmo tempo em que cada vez mais as pessoas são capazes de achar o que procuram esse mundo todo de possibilidades as faz se sentir cada vez mais perdidos, quando tem que escolher por onde começar.

A quem recorrer? Pesquisas hoje dizem que estamos nos voltando cada vez mais para a boa e velha indicação dos amigos e podemos entender “amigo” nessa nova realidade como qualquer um que você respeite a opinião, seja online ou não.

Aí está a tão falada Relevância.

Portanto se temos usuários confusos, mas inteligentes e a ferramenta de busca que procura onde quer que seja e ainda leva em consideração a opinião que vem de outras fontes, nosso conteúdo único e estático não faz mais sentido, concordam? Se tudo muda a cada momento e cada computador e a pessoa que o usa, pode ser uma influência, temos que estar em mais lugares.

Escolher bem que tipo de comunidade que vai receber que tipo de conteúdo pode definir o seu sucesso ou fracasso. Lembra-se do que eu chamo de Gestão de Presença Online? Então, agora é a hora de fazer isso. Gerir toda a sua presença (desde sua marca até presença pessoal) torna-se fundamental. Contar com a ajuda de profissionais que conheçam a mensagem de sua empresa/projeto e conheçam onde colocar cada pedacinho dela no lugar certo que vai fazer a diferença.

Para que fique claro, conteúdo, do jeito que trato, é toda e qualquer forma de expressão da história da sua marca. Vídeos, imagens, textos, material interativo, enfim, qualquer material online que faça esse papel.

Portanto temos que ter hoje em dia um time de pessoas focadas no que faz, mas com conhecimento das outras áreas. Temos que contar a história de uma marca apoiados em múltiplos ambientes, atualizando constantemente e interagindo com o que deseja conversar conosco.

Atualizar constantemente nossos sites, comunidades, perfis e blogs

Ok, temos um ponto de partida: Conteúdo bem definido colocado no lugar certo. Mas estamos falando de busca em tempo real, que preza por conteúdo novo. Portanto além de produzir mais temos que estar em constante atualização do que já existe.

Se ainda é relevante é atualizado, se não deve ser retirado do ar ou acrescentar informações mais novas. Alguns cuidados técnicos para evitar links que não vão para lugar nenhum e referências de sites de terceiros que perdem suas páginas de destinos devem ser tomados, nada muito complicado que o seu consultor ou analista de SEO não possa resolver.

Fazer manutenção e atualização em conteúdos já existentes – Como fazer minha loja virtual aparecer no google

Já definida a taxa de criação de novos conteúdos (uma vez por dia, por semana, por mês?), falta definir a estratégia de atualização desse conteúdo gerado.  Saber onde está cada material criado, desde quando e o que exatamente está sendo dito ali é muito importante, mapear e monitorar as mudanças de cada um é fundamental e documentar e comunicar para sua equipe o que vem sendo feito no tempo de vida de sua marca online é vital.

Portanto temos um trabalho multitarefa, fragmentado por um lado e altamente concentrado por outro. É um desafio e tanto, mas que pode ser vencido com planejamento, estratégia e técnica.

As conversações em rede estão permitindo formas novas e poderosas de organização social e de troca de conhecimento, como resultado, os mercados estão ficando mais inteligentes, mais informados, mais organizados. A participação em um mercado em rede muda as pessoas fundamentalmente. As pessoas nos mercados em rede perceberam que elas têm as melhores informações e suporte que a dos fornecedores. Já basta da retórica corporativa sobre agregar valor nos produtos de consumo.

Esse trecho do ClueTrain Manifesto indica claramente o quanto às interações em rede são importantes na nova organização social que aqueles que estão em contato com a internet já experimentam e espero que todos tenham acesso. Para que essa panaceia digital resulte em modificações precisamos, organizações civis, empresas e outros grupos.

Na Internet o que é uma conversação? Como ficar no topo do google

A Internet foi pensada desde o início para ser uma rede descentralizada e esse paradigma parece que moldou o comportamento das pessoas que interagem nesse ecossistema, criando uma nova mentalidade que privilegia as múltiplas conexões, a descentralização dos detentores do poder informacional e dos múltiplos stakeholders (de maneira mais ampla), compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização).

É nesse ambiente que essa “nova conversação” acontece. Pessoas diferentes tem ao mesmo tempo a mesma experiência, informação e conhecimento que você e podem conhecer coisas que você nunca teve acesso. E isso se aplica também a você.

Melhor informação é igual a mais conhecimento? Como transformar um no outro?

As fontes de informações são também múltiplas, as entradas de dados estão descentralizadas e podem vir de qualquer fonte, portanto qualquer interação pode ser a responsável por uma descoberta ou realização de ideias vindas de uma nova informação transformada em conhecimento por sua experiência (que hoje é partilhada e ampliada nessas redes).

Portanto, ao interagir (conversar) em rede, ampliamos em muitas vezes a nossa capacidade de adquirir informação, de processá-la através da experiência e transformar tudo em conhecimento. O seu conhecimento não é mais seu, ele é da rede, um tipo de conhecimento pertencente àquela determinada rede, que conta com a sua participação importantíssima.

Como a sua presença online pode contribuir para o seu mercado? Como deixar seu site em primeiro no google

Portanto, cada indivíduo transforma a forma e o conteúdo de cada rede que participa. Cada rede que você participa muda essa interação por ser, em potência, um hub e uma ponta de rede. Ao mesmo tempo em que consome informação, processa e transforma em conhecimento, replica esse conhecimento e outra pessoa transforma esse conhecimento/informação outra vez em novo conhecimento.

Sua marca (seja pessoal ou branding) deve interagir dessa maneira. Se eu posso dar um conselho a quem me lê é esse: gerencie sua marca online partindo de uma base pessoal. As interações nas redes devem ter uma voz pessoal. Crie personas, fala com voz pessoal, crie uma história para sua marca e interaja com as pessoas. Podem ter certeza que isso vai fazer a diferença.

O que tem que mudar em sua empresa para ajudar na mudança?

Transformar. Transforme processos internos e compartilhe. Transforme essa experiência num processo transformador de informação. E compartilhe. Conecte-se as redes de interesse de sua organização, interaja de verdade, participe da transformação e, por favor, de verdade. Como cita o texto de introdução:

Já basta da retórica corporativa sobre agregar valor nos produtos de consumo.

Toda essa transformação conectada criou nas pessoas que estão mergulhadas nesse processo uma espécie de alarme contra retórica vazia. Fique atento, não manipule nem informações e nem pessoas para que sua presença online não seja ignorada.

Na Internet ser ignorado é pior que ser odiado use e abuse do real time search engine.

Real Time Search Engine ou Busca em Tempo Real
5 (100%) 10 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe uma resposta