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9 técnicas de neuromarketing utilizadas por supermercados

neuromarketing

Os supermercados são lugares especializados em vender mais do que precisamos realmente através das técnicas de neuromarketing.

O que é e como funciona o neuromarketing?

Neuromarketing é a aplicação da neurociência ao marketing. O neuromarketing inclui o uso direto de imagens cerebrais, escaneamento ou outra tecnologia de medição da atividade cerebral para medir a resposta de um indivíduo a produtos, embalagens, publicidade ou outros elementos de marketing específicos.

Como é que o SEO pode ajudar o meu negócio?

São poucas as vezes em que saímos de um deles com somente aqueles produtos que tínhamos pensado em comprar.

Como funciona o cérebro?

Segundo estudos, quase que 55 % dos produtos, são escolhidos no momento da compra. Essa cifra significa que não importa quanto planeje sua compra, sempre terminará levando algum produto que não tinha previsão de comprar.

A pergunta é: Como os supermercados conseguem esse efeito?

A resposta a essa pergunta parece estar no poder desses negócios para ter controle sobre nossas decisões de compra, e esse poder é conseguido graças a diversas técnicas e truques.

Uma questão ainda mais discutível é saber se alguma dessas técnicas pode ser utilizada em um negócio online.

Neuromarketing a nova pesquisa de comportamento do consumidor muito utilizada.

Técnicas de Neuromarketing utilizadas por supermercados e que podem ajudar em seu negócio

Você ainda não sabe como utilizar neuromarketing para posicionar uma marca?

Leia esse artigo e entenda como na prática. Neuromarketing uma nova forma de entender o consumidor.

A continuação compartilho 9 técnicas que os supermercados utilizam e que poderiam ser utilizadas também para nossos negócios.

Neuromarketing para vendas e supermercados

  • Marketing Olfativo, O marketing olfativo pode impulsionar as vendas de um negócio entre + – 30% e 40% das pessoas. Os supermercados sabem disso muito bem, por isso, é que vemos as vezes fornos com comida. O cheiro de pão não pode faltar, e está demonstrado que esse cheiro abre o apetite e compramos mais quando temos fome. Alguns negócios aproveitam também o ar condicionado para nos encher com diversos cheiros que causem efeitos sobre nosso comportamento de compra. Técnicas de neuromarketing.
  • Localizar longe os produtos mais básicos, O objetivo é dificultar o acesso aos produtos de primeira necessidade, dessa forma deverá dar mais voltas pelo supermercado e assim aumentar as possibilidades de que pegue alguns artigos no caminho. Em termos de marketing, um negócio tem duas áreas:
    • Área fria: São aquelas áreas cujas vendas estão por embaixo da média. Aqui encontramos os artigos mais comprados, geralmente produtos básicos ou de primeira necessidade.
    • Área quente: São os lugares de mais fácil acesso e de maior visibilidade. Aqui são colocados os produtos menos comprados.
  • Localizar as marcas mais caras na altura dos olhos, está demonstrado que só pôr na altura dos olhos uns produtos que se encontrava na altura dos pés, se consegue um aumento de até 80% das vendas desse produto. Essa é a razão pela que sempre se encontram ao nível dos olhos aquelas marcas mais caras ou as mais rentáveis.
  • Música, é uma das mais importantes técnicas de neuromarketing. Grandes empresas tentam manipular nossos movimentos através da música. Quando o lugar está cheio, é usado um ritmo musical que favorece as compras rápidas. Caso contrário, em épocas de baixo fluxo, é usada música calma, suave e lenta, a fim de prolongar a estadia dos consumidores. Em média, uma pessoa gasta 55 minutos no supermercado.
  • Preços psicológicos, não é por acaso que os preços acabam sempre em 5,7 ou 9, esses números tendem a atrair mais a atenção do consumidor fazendo com que as comparações sejam difíceis e psicologicamente criam a percepção de ser mais barato do que os preços redondos.
  • Forçam constantemente a parar, os desenhos dos supermercados estão preparados para interromper constantemente a nossa caminhada, por isso cada vez que paramos terminamos olhando para um produto ou cartaz promocional.
  • Produtos desordenados, ver lotes de itens empilhados em desordem, nos dão a sensação inconsciente de que estes são mais baratos, mesmo que realmente não sejam.

Iluminação, finalmente, uma outra estratégia destinada a enganar os nossos olhos. As luzes são utilizadas em seções de alimentos perecíveis para procurar dar uma percepção de frescor. As lâmpadas fluorescentes são geralmente utilizadas em diferentes matrizes, dependendo da finalidade. A luz também é usada de modo a dar uma sensação de elegância e valor para determinados produtos.

Agora você sabe como um supermercado faz você comprar um pouco mais. Se você precisa de um curso de neuromarketing existem vários no Youtube. Pense em algo para melhorar as suas estratégias de vendas.

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