Tutorial site wordpress entenda como começar

Tutorial site wordpress será para os iniciantes e mais experientes no mundo digital com diversas dicas e pulo do gato. Leia e entenda por onde começar

Blogger x WordPress

Você sabe qual a plataforma é a mais indicada para você? Sabia que isso faz muita diferença na hora de postar e nos resultados do seu blog. Antes de ver essa batalha blogger x wordpress, você tem que ver qual o objetivo do seu blog.

1. Eu quero um blog por hobby ou quero trabalhar com ele?

Primeiro você tem que ter isso em mente, mas claro que mesmo que você tenha um blog para trabalhar, você não pode deixar de se divertir com isso. Você tem que deixar isso bem definido na sua cabeça para no final desse texto poder escolher qual é o melhor para você.

2. Quais as vantagens e desvantagens de cada um deles?

Para que você tenha uma decisão certa você precisa saber quais as vantagens que cada uma das opções.

Blogger/blogspot: Sim, os dois são a mesma coisa, caso não saiba.

Vantagens:

É prático para mexer, pois precisa de poucos comandos.

Você não precisa se preocupar com hospedagem.

Vai ter mais estabilidades, por que está hospedado nos servidores do google.

Você cria um blog em três passos e, em cinco minutos você pode estar postando.

Tem maior variedade de layouts grátis.

Desvantagens:

Você é o proprietário, mas o domínio está sobre o controle do google.

Se você não comprar o seu domínio próprio (já falei sobre domínio e hospedagem nesse post) você terá uma terminação no seu link (EX: www.blog-da-fulana.blogspot.com).

Ele não suporta plugins, algo bem importante para quem quer trabalhar com blogs.

Divide os artigos em tags e não em categorias, o que dificulta a organização.

WordPress:

Primeiro de tudo, você precisa saber que existem dois tipos de wordpress, o grátis (wp.com) e o “pago” (wp.org). No pago você vai precisar de um domínio e de uma hospedagem, mas não sabem é que existem hospedagens gratuitas, ou seja você só precisa gastar com domínio. Eu vou falar sobre o pago, por que o wp gratuito é quase semelhante ao blogger, tem até a terminação: blog-da-fulana.wordpress.com.

Vantagens do wp.org:

Você tem total controle sobre seus arquivos e bancos de dados.

Suporte para plugins.

Visual mais profissional.

Utilizado por 99% dos blogueiros profissionais.

Ele é propriedade sua, você é o dono, pode mudar o que quiser, desde os comentários dos usuários até cada detalhe de construção e organização.

Para quem está acostumado com o blogger e quer migrar para o wordpress, é muito simples se adaptar a área de posts.

Desvantagens:

Requer um domínio, normalmente pago, e uma hospedagem, que pode ser paga ou não.

Requer uma disposição para aprender a editar os detalhes e plugins.

Tem que estar acostumado a fazer backups. Você não vai querer perder todos os seus dados, não é? (Eu aprendi isso da pior forma, quase perco todos os meus posts por um erro que eu cometi editando o php e css do blog, tirei até o blog do ar sem querer).

E afinal, qual a melhor plataforma para criar um blog?

Você vai ter que colocar na balança quais os seus objetivos ao criar o seu blog. O quanto eu posso investir no meu blog (nem que seja 30 reais anuais), tudo tem que ser visto na hora de decidir.

E claro, uma dica boa é, se você não sabe se vai se adaptar a interface do wordpress pago (o jeito de postar, a cara da dashboard) é fazer um blog teste no wordpress gratuito e tentar aprender a lidar com ele. Eu falo isso por que foi assim que eu fiz, passei anos em trocentos blogs no blogger, e quando passei para o wordpress, eu preferi o wp.com por que eu queria saber se ia me adaptar..

Claro que ultimamente o blogger evoluiu bastante, melhorou muito a interface dele, mas por conta do pouco controle, da falta de plugins, na minha opinião, o wordpress ainda está na frente. Mas vai de cada um para cada um e, se você quiser começar seu blog na plataforma wp gratuita e não se adequar, é possível sim você migrar de volta para o blogger. E caso já tenha começado no blogger e quiser migrar para o wordpress (pago ou gratuito) isso também é possível.

Já fui em palestras em que me disseram que o segredo era já começar com um domínio personalizado (aquele .com ou .com.br)  mas, como eu disse, vai de cada um.

Tutorial site wordpress entenda como começar

Tutorial site wordpress você vai aprender dicas básicas e algumas avançadas sobre os plug-ins e configurações para a sua hospedagem.

Tutorial site wordpress

Quando eu comecei no mundo digital era na época do HTML código fonte limpo e um trabalho danado para criar um site.

Hoje em dia tudo se tornou mais fácil e ainda melhor em termos de web design mais simples ou sem precisar de grandes técnicas necessárias para criar um blog wordpress e vou ensinar com o tutorial o que precisa fazer.

Se ainda sim você quiser aprender os conceitos de HTML, css, php fique a vontade será conhecimento para você.

Tutorial site wordpress uma visão geral de como iniciar

Primeiro passo é escolher o nome do seu domínio.

Seu nome de domínio é como a sua caixa de correio. Leve o tempo que for necessário para escolher porque o nome escolhido torna-se parte da sua marca e tente escolher um nome curto nada de nomes longos e complicados para decorar. Pense se você terá dificuldades para decorar imagina os seus visitantes.

Como eu uso host blog da hostgator deixo tudo centralizado criando a minha hospedagem e junto crio o nome do domínio que desejo.

A hostgator tem um sistema de revenda afiliados de hospedagem eu já testei e não gostei até hoje não entendo como é contabilizado os cliques das compras das indicações e as que eu fiz por indicações dos meus links nunca recebi no mais nada a reclamar.

Não esqueça selecionar da forma correta o seu host (hospedagem) será importante para estabilidade do seu blog e até mesmo evitando invasões no seu website wordpress.

O host blog é a empresa que abriga o seu site e fornece espaço para criar páginas da web, todos os scripts que você pode instalar (fóruns, carrinhos de compras, blogs, etc), endereços de e-mail, segurança e muito mais.

As empresas de hospedagens podem oferecer um algo a mais na hora da venda dos serviços, mas a maioria deles oferecem os mesmos serviços.

E o preço?

Tudo depende da sua necessidade não precisa pagar a mais cara se é um projeto pequeno e se precisar poderá aumentar o serviço com o tempo.

Se você quer criar um website wordpress, você pode tirar vantagens dos modelos integrados que vêm com o blog wordpress que poderá fazer a instalação automática após contratar o serviço de hospedagem que tenha website wordpress.

No começo se quiser poderá fazer algum curso de website wordpress, seguir algum tutorial ou contratar alguma empresa, porém não é necessária nenhuma experiência para começar.

Tudo que você precisa fazer é procurar o tema que você quer usar grátis ou pago, ativar, fazer as suas personalizações e o seu website wordpress está pronto.

Que tipo de site que você quer?

host-blog

Tutorial site wordpress em sites de nicho

Sites de nichos se concentram em um mercado restrito.Ao invés de fazer um site sobre algo genérico como cuidar da pele, você pode como exemplo optar por reduzir o seu nicho e falar somente sobre acne ou gestão de eczema.

Quanto mais definido seu mercado alvo, mais fácil será para envolver o seu público e vender produtos.

Você precisar começar a dedicar o seu tempo para encontrar um nicho rentável e construir um site rico em conteúdo muito útil que serve para o público que você tenha definido.

Uma vez que seu site está instalado e funcionando, você pode monetizar (ganhar dinheiro) isso com a venda de espaço publicitário ou de seus próprios produtos ou poderá vender produtos de programas afiliados.

Diferenças entre html estático versus sites dinâmicos

Existem basicamente dois tipos de sites que você pode criar.

1) HTML estático o conteúdo é carregado e exibido “como está”

2) Dinâmica (WordPress, Joomla, etc)

Dinâmico significa que as informações são extraídas de um banco de dados para que você possa exibir o conteúdo do site por data, categoria, etc.

Sites HTML estáticos não são populares hoje em dia. Para criar sites em Html precisa aprender Html ou usar algum programa como Dreamweaver entre outros.

Quando surgiu o WordPress em 2004, revolucionou a forma de como construir sites, com a facilidade de não precisar comprar programas para criar o seu website WordPress.

Basta instalar o script WordPress no seu host blog, abra o painel de administração, escolha um tema (template) e começe a escrever o seu conteúdo.

Sendo o WordPress dinâmico, você pode adicionar funcionalidades de forma fácil e rápida utilizando plugins. Estes são scripts muitos deles são grátis e você instala para ajudar a fazer muitas coisas.

Quanto tempo para um website wordpress ter sucesso?

Isso é muito relativo e não depende somente de um fator pois existem diversos fatores para conquistar autoridade no mundo virtual começando pelo conteúdo e SEO.

Um tutorial sobre um site em wordpress serve para dar o pontapé inicial e precisa conquistar novos conhecimentos.

Algumas dicas:

SEO secretos panda e pinguim

SEO e suas vantagens para o blog

Search Engine Optimization – SEO Básico

SEO e os motores de buscas como sobreviver?

Ferramentas SEO grátis

White Hat SEO VS Black Hat SEO é para comer? O que é isso?

O tempo que leva para um websites wordpress ter sucesso é difícil de responder devido a todas as informações necessárias.

Esta é uma das perguntas mais comuns que recebo sobre a criação e o sucesso de um website e também a mais difícil de responder.

O tempo que demora depende completamente de você e quanto tempo leva para você aprender a comercializar o seu website wordpress.

Com o tutorial sobre wordpress vai aprender e conseguir algumas orientações.

Não existe nenhuma formula mágica ou maneira de prever o quão rápido você vai ter o tráfego.

Visitas blog de forma natural sem fazer spam

Aumentar visitas blog e comprar tráfego esta correto?

Pense da seguinte forma quando criar o seu website wordpress:

1) Será que o seu site consegue resolver os problemas da mesma forma que a sua concorrência?

2) Que tipo de pessoa que você vai atender?

3) Por que alguém teria interesse em entrar no seu site, em vez de um site já estabelecido sobre o mesmo tema?

Em outras palavras, você quer criar uma experiência única que ajuda as pessoas a se conectarem com o seu conteúdo de forma que a sua concorrência não tem.

Se você quer criar um site de sucesso, você tem que entender a importância de se conectar com os seres humanos, em vez de apenas construir um site com palavras em uma página.

Posso criar o meu website wordpress em plataformas grátis?

Quando esta começando sim e não vejo nenhum problema, porém se deseja passar uma visão profissional para os seus visitantes o melhor seria pagar uma hospedagem e ter um domínio.

Atenção se você criou o seu website wordpress em uma plataforma grátis terá um pouco de trabalho para transferir tudo quando desejar comprar uma hospedagem e um domínio.

Dicas finais:

1 Comprar hospedagem do site

2 Compre um nome de domínio

3 Configuração dos DNS da sua hospedagem

4 Criar o e-mail de contato com o nome do seu domínio

5 Enviar WordPress através do software fantástico em seu Cpanel

6 Entrar no seu painel WordPress (Padrão: domínio/wp-admin)

7 Escolha um tema para instalar (Template)

8 Alterar as configurações importantes

9 Instale os plugins

10 Configurar os plugins

Passar WordPress para Português

Após instalar o WordPress pela primeira vez na sua hospedagem normalmente o idioma instalado vai ser o Inglês é super fácil mudar o idioma do WordPress para português logado na sua conta. Um exemplo seria dessa forma logar na sua conta seu-site.com.br/wp-admin.

  1. Vai entrar no seu painel de administração do WordPress.
  2. Clique na opção Settings > General.
  3. No final da página, onde tem escrito “Site Language“, escolha o novo idioma (ex: português do Brasil).
  4. Guarde (Salve) as alterações.

Indico a leitura do artigo Dicas SEO WordPress Poderoso E Sem Complicação

Tutorial site wordpress entenda como começar
5 (100%) 94 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe uma resposta