COMO OS VÍDEOS PODEM TE AJUDAR EM RESULTADOS ORGÂNICOS

Escrito por Claudio Gomes

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.
COMO OS VÍDEOS PODEM TE AJUDAR EM RESULTADOS ORGÂNICOS

Algo muito eficiente que vejo poucos profissionais de SEO e empresas utilizarem é a inclusão de vídeos em estratégias de resultados orgânicos.

Material feito/escrito por Rafael de Souza. Material devidamente autorizado pelo autor para reprodução no Blog Marketing Online.

Como todos sabem, quanto mais completa uma página for sobre determinado assunto, mais forte ela fica para poder brigar e conquistar um posicionamento nos resultados de buscas orgânicas.
O vídeo é apenas mais um elemento que, “SIM!”, pode ajudar você a alcançar resultados expressivos de forma gratuita.

Por que o vídeo ajuda nos posicionamentos orgânicos?

O Google tem deixado cada vez mais claro que a sua maior preocupação é a experiência dos usuários. Logo, se os internautas estão consumindo cada vez mais vídeos, é natural que ele priorize uma página que tem essa preocupação além, é claro, de textos, imagens, otimizações de site, arquivos, dentre outros.

Youtube ajuda no orgânico porque é uma ferramenta do Google?

Sinceramente, não tenho essa informação concreta de algum artigo do próprio Google informando que isso era relevante para os resultados de buscas gratuitas, mas fiz alguns testes para os clientes da agência de marketing digital que sou proprietário e, em todos, alcançamos ótimos resultados. Então afirmo que os vídeos do Youtube fortalecem os conteúdos de uma página, assim como outras ferramentas como: Google Meu negócio e Google Plus que também potencializam as possibilidades de posicionamentos orgânicos.

A facilidade de consumir conteúdo em vídeo é tão grande que tem feito com que isso seja cada vez mais necessário para a experiência do usuário. O Youtube é um dos sites mais acessados do mundo, o mais popular quando o assunto é vídeo, além de ser um dos pioneiros. O sucesso da ferramenta foi tão grande que, em 2005, o Google comprou a empresa e incorporou o Youtube ao seu portfólio de produtos substituindo o antigo Google Vídeos.

O Youtube consegue ótimos resultados com os seus próprios vídeos nos resultados de buscas gratuitas, além de ter uma sessão dentro do Google, ao lado do Google Notícias e Google Imagens. Para quem não tem conhecimento, o Google disponibiliza uma espécie de filtro somente para resultados em vídeo, fica na parte de baixo de campo onde se pesquisa o termo desejado, ou seja, um vídeo do Youtube pode conseguir gerar resultados para um negócio mesmo sem ter uma única landing page.

Empresas não utilizam a estratégia de vídeos em seus sites

Quando converso com os empresários sobre a gravação de vídeos para ajudar no posicionamento gratuito nos resultados de busca, encontro diversas objeções que acabam atrasando um resultado que poderia ser alcançado em um período menor.

Falta de recurso financeiro e equipamentos, falta de tempo, vergonha de câmera e não acreditar que o produto ou sua empresa esta preparada para efetuar gravações são algumas desculpas que encontro, mesmo falando que isso ajudaria muito a obter resultados sem ter que investir verba no Google.

Indico que você, que atua com seu próprio site ou atendendo algum cliente com os trabalhos de SEO, aplique essa estratégia que com certeza você vai conseguir ótimos resultados.

Se você não tem ideia de quais tipos de vídeos você deve produzir vou dar algumas sugestões:

  • Vídeos Institucionais – São aqueles que contam um pouco da história de uma empresa, qual o mercado de atuação e produtos/serviços oferecidos.
  • Vídeos de Conteúdo – Informações e explicação de produtos/serviços, dúvidas, dicas, how to (como fazer)
  • Vídeos Sociais – Vídeos de engajamentos com as redes sociais.
  • Vídeos Publicitários – Anúncios de campanhas publicitárias.
  • Vídeos 360° – Nova sensação em vídeos, ainda estão chegando no Brasil, no exterior também são conhecidos como vídeo de realidade aumentada, eles simulam um imersão em 360°.

Concluindo a ideia desse artigo, os vídeos ajudam, e muito você, a conseguir posicionar uma página. Claro que o vídeo é apenas mais um fator que pode ajudar sua página a obter vários resultados, porém se você não fizer o chamado BE-A-BÁ ou a lição de casa em seu site, otimizando ele com titles, meta descriptions, links, robots, sitemaps e afins, o vídeo não vai ter grande valia.

O que quero chamar a atenção é que algumas pessoas me perguntam assim: “ Já fiz de tudo em meu site, está todo otimizado e mesmo assim não consigo tal posição. Ás vezes precisamos sair de do óbvio e do que todos fazem em comum. Se um site for totalmente otimizado e o site do concorrente também for, e se estiverem competindo na mesma palavra-chave, uma explicação a mais ou um conteúdo diferenciado em vídeo por exemplo, pode fazer você a ganhar essa disputa.

VIDIQ
Desempenho dos vídeos

ANALISE SEUS VÍDEOS COM O VIDIQ PARA CHROME

Se você quer crescer o seu canal no YouTube, um dos pilares é analisar o resultado do conteúdo dos seus vídeos. E para isso você pode utilizar o analytics do YouTube ou o VidIQ, uma programa online que analisa seu canal, seus vídeos e ainda tem uma extensão para google chrome bem bacana.

Talvez você se pergunte, como funciona o vidIQ? Como instalar o VidIQ no meu google Chrome?

Simples! basta entrar no seu Google chrome, entrar nesse link https://vidiq.com/apps/vision/ e clicar em instalar. Quase que automaticamente o vidIQ será instalado em seu navegador, e estará pronto para utilizar as principais funcionalidades do vidIQ.

E como funciona o vidIQ, ou como usar o vidIQ para analisar meus vídeos?

É exatamente isso que eu falo nesse episódio, mostrando a extensão do Google Chrome, e as principais features que você pode utilizar para o seu dia-a-dia de análise do seu canal do YouTube.

Leia também: Método revelado gera mais tráfego com video no youtube

Você ainda pode utilizar o vidIQ no próprio site deles, criando um cadastro seu em https://www.vidiq.com.

Lembrando que esse é um aplicativo gratuito, mas que tem suas versões pagas. Se você gerencia mais de um canal a versão boost pode ser útil para você, se você está analisando mais a fundo o seu canal e necessita de algumas funcionalidades a mais. Versão PRO te atende bem, mas se você ainda se pergunta, O que faz o vidIQ? Então comece com o gratuito que tem informações demais para você começar a trabalhar.

Fonte do artigo: https://fortlink.com.br – Rafael de Souza

Junte-se a mais de 18.000 leitores e receba novidades grátis. Receba todas as novidades direto no seu e-mail.

100% livre de spam.

Mais Lidos Hoje:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

100% livre de spam.