Criar Um Site No Wix, WordPress Ou Empresas De Criação De Sites

A criação de sites pode ser feita em diversas plataformas e podemos dividi-la em três categorias: criação em construtores de site, sistema de gerenciamento de conteúdo e construção de sites em empresas.

Pode parecer meio confuso para quem não compreende a fundo o que cada um significa e dessa forma, escolher um meio de criação ideal pode ser um tanto desafiador.

Sendo assim, para facilitar seu entendimento, iremos abordar aqui as diferenças entre cada opção para que você entenda por qual optar.

Ao comparar as vantagens de cada uma, você saberá qual é o ideal para você.

Qual Plataforma Ideal Para Criação De Sites?

Se você está pensando em qual é o melhor meio na criação de sites para empresas com foco no marketing digital é porque você chegou a conclusão de quão fundamental é ter um site voltado para sua empresa.

No entanto, como qualquer iniciante, saber por onde começar pode ser muito confuso.

A internet proporciona variadas ferramentas para que você consiga criar e gerenciar conteúdos que tornam tudo muito mais fácil de se entender.

Diante disso, plataformas como Wix e Worpress entraram no caminho daqueles que desejam ter um site sem que seja gasto um investimento considerável para sua criação.

A maioria das pessoas utiliza tais plataformas, porque acreditam que elas necessitam de um investimento menor.

Mas você já pesquisou quanto custa para criar um site profissional? E também, essas plataformas conseguem atingir a qualidade que um site precisa para ser competitivo no mercado?

É por isso nesse artigo iremos abordar as funcionalidades de cada um desses.

Criação de sites: Wix

O Wix faz parte de um construtor de sites e a sua principal vantagem é a personalização “arrasta e solta”.

Sua fama se dá através de uma publicidade de campanha bem feita em todos os canais existentes.

Muito provavelmente você já deve ter visto a campanha do Wix no Youtube ou em comerciais na Tv.

A plataforma é bastante simples e intuitiva e oferece ao público iniciante a clareza necessária para que possam construir um site de maneira fácil.

Sendo assim, a plataforma é a porta de entrada para quem deseja entrar na web, mas não sabe como fazer isso tecnicamente.

O wix conta com uma variação de layouts que abrangem os mais diversos temas de negócio.

Para quem tem um conhecimento de programação, a plataforma também permite mexer no CSS e HTML.

Criações de site: WordPress

O WordPress apresenta duas versões. A “.com” e a “.org”

A primeira proposta é bem parecida com o Wix, pois é uma ferramenta de criação online que possui uma diversidade nas opções de personalização.

Já o WordPress.org é uma plataforma de código aberto e possui muitos colaboradores ativos.

Diferentemente dos criadores de site, essa versão precisa ter instalação em um servidor ou uma hospedagem contratada.

site
onde criar site

Esta é a versão mais popular que existe e possui diversas funções e recursos que podem se integrar para fazer com que o seu site se torne profissional.

Para poder usá-la não é necessário saber sobre linguagem de programação, mas é bom que se tenha uma noção básica de conhecimento técnico para poder fazer a instalação e configuração do sistema de maneira correta.

Criação de site: Empresas

A criação de sites para empresas, através de uma agência especializada em montagem de site é sempre a melhor opção e a mais segura de se investir.

Isso porque nessas empresas, toda uma equipe estruturada está pronta para desenvolver no tempo ideal e de maneira profissional, o desejo do cliente de obter um site personalizado.

Sendo assim, aqui você paga para contar com a segurança de ter algo bem feito e bem otimizado, algo fundamental no MD.

E diferente do que você possa imaginar, valor para criar um site em uma agencia nem sempre é exorbitante.

Isso claro vai depender do tipo de site você precisa e quais ferramentas você precisar integrar nesta plataforma. Isso cada funcionalidades exige um empenho diferente da empresa que irá desenvolver.

Para entender melhor, você pode ver o vídeo sobre a tabela de preço para criação de sites em 2021.

Vantagens E Desvantagens De Cada Plataforma

Agora, vamos comparar quais são as vantagens de cada uma das plataformas.

Em questão de usabilidade o Wix é ótimo para aqueles usuários que não sabem nada de criação de site.

Sendo assim, acaba sendo um sistema bem fácil de usar, sem investimentos financeiros e sem a necessidade de instalar nada a mais.

O problema disso é que a plataforma não te oferece nenhuma segurança e é completamente amadora. Sendo assim, se você quer um site profissional, ela definitivamente não é a melhor opção de escolha.

O WordPress não é tão “descolado” quanto o Wix, mas logo o usuário consegue ter uma rápida familiarização.

Diferentemente do Wix, toda a configuração e estilização do site acaba sendo feita através do painel principal.

A instalação do Wix não é necessária, sendo assim, ele ganha pontos de vantagem  em relação ao WordPress. Isso porque a plataforma roda no próprio Wix.

Em questão de segurança, o Wix não apresenta nenhuma confiança em seu modelo. Isso porque a empresa acaba sendo a responsável que cuida de qualquer instabilidade que apareça, sem que o usuário tenha acesso.

No WordPress, é o usuário que fica responsável pela segurança da plataforma, pois toda a estrutura do sistema o proporciona isso.

Comparativo

Existem ainda muito mais questões a serem abordadas quanto as diferenças de cada plataforma. No entanto podemos afirmar que o software da WordPress é muito melhor em inúmeros quesitos para o usuário do que o Wix.

No entanto, ambas as plataformas perdem pontos quando se trata se segurança, acessibilidade, design, instalação, configuração, e tudo o que esteja envolvido na construção de um site feito por uma empresa especializada.

Somente através dessas empresas você consegue ter tudo o que deseja com confiança, qualidade e profissionalismo. 

Sendo assim, é indiscutível a vantagem que uma empresa de criação de site tem sobre essas plataformas.

Conclusão

Pudemos então ver neste artigo, um pequeno comparativo entre ambas as plataformas e as conclusões sobre cada uma delas.

O Wix, apesar de ser bem intuitivo e apresentar fácil acessibilidade, é uma plataforma amadora e que não entrega segurança e ferramentas necessárias para a gestão de seu site.

O WordPress por mais que tenha que se ter um certo nível de conhecimento para sua instalação, deixa nítido suas vantagens e ferramentas que podem tornar o site em algo profissional.

Já quando você procura uma empresa, não precisa se preocupar com absolutamente nenhuma etapa. Isso porque existe toda uma equipe especializada que fará o trabalho necessário para manter seu site o mais profissional e otimizado possível.

E aí, o que você prefere escolher? Nos conte aqui nos comentários e compartilhe este texto.

Deixe um comentário