Empreendedor digital como começar e a realidade do mundo digital
Tornar-se empreendedor digital é o sonho de muita gente! Mas o que muitos não sabem, são as estratégias e técnicas necessárias para ter sucesso nessa área. Mas anime-se, pois é exatamente agora que você ficará sabendo delas!
Empreendedor digital como começar - O sonho de ser um empreendedor digital foi até falado em uma reportagem do Jornal Hoje, onde eles deram dicas e exemplos de pessoas que já trabalham a algum tempo dessa maneira.
Para algumas pessoas, essa é uma ideia que surge a partir de uma necessidade de ter uma renda extra através da internet, mas depois que elas descobrem como tudo funciona, acabam mudando esse pensamento e criando um negócio online.
E se você também têm esse desejo de se tornar empreendedor digital, continue lendo esse meu artigo que eu vou explicar passo a passo o que é necessário para ter sucesso com essa profissão.
Então vamos lá!
- Empreendedor digital como começar sem pensar que é um Bicho de 7 Cabeças – Primeiro Passo
- Nicho de Mercado – Obrigatório Para Qualquer Empreendedor Digital
- Por que as pessoas estão neste nicho
- Empreendedor Digital – O Seu Maior Ativo
- COMO CRIAR SQUEEZE PAGES QUE REALMENTE CONVERTEM E DE FORMA GRATUITA
- Seja Objetivo
- Design é sim IMPORTANTE
- Use Gatilhos Mentais
- Dica Para Fazer uma Página de Captura Conversiva
- Empreendedor Digital – Tenha um Site/Blog
- Como Precificar um Produto Digital – Cálculos Gerais
- Roteiro Para Precificar Seu Produto Digital
- Suposição Mais Uma Soma…
- Seu Produto Contém “Extras”?
- Concorrência? Unf, Esqueça Ela!
Empreendedor digital como começar sem pensar que é um Bicho de 7 Cabeças – Primeiro Passo
Infelizmente muitos pensam que ser empreendedor digital é…
Mas como eu mesmo já trabalho nesse ramo, posso dizer com toda certeza pra você que não é assim!
Depois que você descobrir como tudo funciona e quais os métodos são mais efetivos para o seu negócio, poderá descansar e curtir os rendimentos adquiridos.
Mas logo digo que no começo dá trabalho (sempre dá!), porém não é difícil, hoje em dia é fácil encontrar a maioria das soluções de graça na internet, em vídeos principalmente.
Então, o que eu recomendo é que mude sua mentalidade negativa (se você tiver, é claro) sobre Criar Negócios na Internet, esse é o primeiro passo.
Nicho de Mercado – Obrigatório Para Qualquer Empreendedor Digital
Nicho de mercado é um mini-mercado dentro um maior.
Atualmente os maiores e melhores mercados para trabalhar na internet são:
- saúde
- esportes
- finanças
- relacionamentos
- hobbies e paixões
- iPhone - nicho que esta crescendo absurdamente
Seus respectivos nichos:
- emagrecimento
- atletismo
- marketing digital
- como conquistar mulheres
- fotografia
- Dicas de Fotografia de Iphone
- Aplicativos de Fotografia para Iphone
- Kit de Fotografia para Iphone
- Acessórios para Fotografia Iphone
- Iphone Fotografia tutorial
- Dicas e truques de Fotografia do Iphone
Por que as pessoas estão neste nicho
- Não há câmeras perfeitas - mas com o foco rápido, sensor de 8 megapixels e aplicativos como o Snapseed, o iPhone 5 fornece um resultado adequado.
- Realmente não há custo (extra) para começar a clicar em fotos de alta qualidade com um iphone.
- O iPhone é fácil de transportar e fácil de usar sua câmera.
- Os usuários definitivamente conseguem obter super fotos de alta qualidade com seus iPhones.
- Existem vários aplicativos de edição de fotos disponíveis para iPhone que podem processar suas fotos do iPhone ao mesmo nível de uma DSLR.
- A câmera do iPhone é mais fácil tornando-a a escolha perfeita para iniciantes.
- O tempo de configuração para a câmera do iPhone é quase zero, os usuários podem ir de seus bolsos para uma foto em poucos segundos.
- Permite que o Photo Stream sincronize suas fotos em seus dispositivos usando o iCloud.
- A câmera do iPhone dispara HD de 720p em 240 quadros por segundo.
- Para capturar uma memória que você pode ter para sempre
Mais de 446.790 pessoas estão procurando palavras-chave mais óbvias a cada mês mostrando ser um mercado enorme demanda on-line.
Para criar qualquer negócio na área de iPhone, tente se basear em algum deles, o sucesso virá com 110% de certeza!
Exemplo de ativos que você pode criar com base nesses nichos de mercados:
- e-books
- vídeo aulas em uma área exclusiva para membros
- mind maps
- um site/blog específico para escrever artigos
Empreendedor Digital – O Seu Maior Ativo
Já ouviu falar em lista de emails?
Se sim, que bom, pelo menos você já sabe da importância de uma, mas se não, quero dizer que é ela que garantirá o seu sucesso na internet.
Esse é um método muito, mas muito simples de editar e já começar a aplicar, apenas com alguns cliques você já consegue resultados fascinantes!
Para ter uma lista de emails e obter sucesso como empreendedor digital é muito simples, você só precisa:
- criar uma página de captura na InstaPage: no menu de navegação aí na parte superior do blog têm a opção ferramentas; passe o mouse e acesse para conhecê-la
- contratar um serviço de AutoResponder, é ele que hospedará os emails capturados
Mas não é só isso, agora tem os detalhes…
Antes de começar a construir sua Squeeze Page, é necessário contratar um serviço de hospedagem e um nome de domínio, para você ser encontrado na internet. (resultados de pesquisa Google)
Após escolher a sua hospedagem é só hospedar a página de captura.
COMO CRIAR SQUEEZE PAGES QUE REALMENTE CONVERTEM E DE FORMA GRATUITA
Bom antes de mais nada quero saber se você sabe realmente o que é uma squeeze page? Não sabe? Então vou falar (escrever) bem resumido o que é, e pra que uma squeeze page serve!
Bom, squeeze page significa “página de aperto”. Mas o que diabos é isso? É um termo muito utilizado no marketing digital e empreendedorismo digital, que consiste na criação de páginas com um único objetivo, capturar o e-mail do visitante, assim o visitante se tornará um lead e terá real potencialidade de se tornar seu cliente. Na linguagem popular rs , as squeeze pages geralmente são página de captura de dados.
Numa squeeze page bem feita e atraente, geralmente nós oferecemos algo gratuito e que seja de qualidade, relacionado com a oferta que estamos promovendo, afim de transformar todo o tráfego que passar pela squeeze page em apenas um número especifico de pessoas que se cadastraram porque realmente se interessam pela oferta.
Com os dados captados, é só enviar a oferta posteriormente para esse número de pessoas que possivelmente vão ser seus clientes. ?
Seja Objetivo
Bom espero que você tenha entendido o que realmente é uma squeeze page, pois as vezes um iniciante acaba encontrando informações erradas sobre esse assunto, e é por isso que erra ao criar suas pages.
Sua squeeze precisa ser totalmente objetiva, você tem que prender a atenção do leitor para que ele toma apenas 1 atitude, isso mesmo, UMA ATITUDE que é colocar o e-mail dela no formulário e se tornar sua lead, pronto!
Design é sim IMPORTANTE
Muitos que se dizem “gurus” falam que feito é melhor do perfeito, sim essa frase tem sentido e é totalmente verdade, mas isso não quer dizer que você precisa fazer um LIXO não é?
O quanto você puder focar no design da sua squeeze melhor ainda, se preocupe realmente com seu visitante, se sua squeeze page não tiver uma imagem de fundo bacana e de alta resolução, ou simplesmente se não estiver com as letras visíveis o que o visitante vai pensar de você?
“Se a página de captura está dessa forma, imagina o conteúdo que ele vai me entregar” :-/
Use Gatilhos Mentais
É sempre importante usar vários gatilhos mentais na sua squeeze page, afinal como você vai conseguir prender atenção do visitante? Você usa esse tipo de estratégia para que suas palavras afetem o cérebro da possível lead.
Nunca Revele Tudo: Não conte tudo o que o visitante vai ter se colocar o e-mail, desperte o poder da curiosidade nele, ele vai sentir-se seguro em colocar o e-mail dele no formulário.
Trabalhe na Emoção: Tenta usar palavras forte como: “Você Precisa Disso”, “É Tudo que Faltava pra Você”, “Tem Certeza que vai Perder Isso” , entre outras frases que mexem com o a pessoa, assim ela vai sentir-se necessitada de colocar seu e-mail no formulário.
Você não é um Robô: Faça-o sentir seguro naquela página, tente usar palavras que fazem ele sentir que você não é um robô e que realmente quer ajuda-lo naquele momento.
Poder do Grátis: Use muito bem essa palavra “GRÁTIS”, nunca diga que vai vender nada, e nem use squeeze pages para fazer promoções, entregue conteúdo de qualidade de forma gratuita.
Dica Para Fazer uma Página de Captura Conversiva
Você pode:
- inserir sua própria experiência nos negócios que você participa e revelar seus segredos depois que a pessoa te entregar o email dela
- oferecer algum vídeo ou e-book com algumas dicas inéditas do mercado que você trabalha, e claro, somente depois que a pessoa te entregar o email
É uma troca, a famosa técnica da reciprocidade. (funciona muito!)
Mas lembre-se que precisa ser algo de valor, igual o email dos visitantes.
Empreendedor Digital – Tenha um Site/Blog
Sim, é preciso ter pelo menos um desses dois.
Mas calma, não é difícil, hoje existe o WordPress!
Inclusive esse meu blog foi feito com ele.
E talvez você se pergunte: “mas por quê todo mundo diz que para ser empreendedor digital e ganhar dinheiro na internet é preciso ter um site ou blog?”
E eu te respondo: Porque qualquer um deles funcionam como um quartel general; é neles que você guarda a maioria dos seus ativos extras e principais.
E é neles que você também pode integrar sua página de captura para conseguir mais emails, afinal, um blog ou site que pode ser encontrado no Google por pessoas interessadas, mas que não faz captura de prospectos não é caracterizado como “Profissional”.
Entendeu a importância deles?
Como Precificar um Produto Digital – Cálculos Gerais
Para os iniciantes, as vezes é difícil saber como precificar um produto digital, até porque o mercado está promissor e é preciso se atualizar constantemente.
Pra você ter uma ideia, a maioria dos Empreendedores Digitais que não conheciam esses dados que vou citar agora, tiveram que refazer o preço dos seus produtos.
E isso é ruim, principalmente quando o produto é inédito e ganha espaço rápido no mercado, atingindo um número grande de clientes em poucos dias.
Então, para que ninguém tenha a impressão de que você e seu negócio são desorganizados e indecisos, confira o passo a passo a seguir e aprenda como precificar um produto digital corretamente.
Roteiro Para Precificar Seu Produto Digital
Para precificar um produto digital é preciso:
Somar o Custo Das Ferramentas Utilizadas: ou seja, tudo que você investiu para que o produto ficasse pronto, como por exemplo, software para fazer e editar vídeos, câmeras profissionais, hospedagem do site, etc. Quando eu fiz meu produto, simplesmente tirei 20% do valor total da soma de todas as ferramentas. Exemplo: Se você gastar Quinhentos Reais, Cem é para somar ao preço do produto.
Somar o Custo dos Estudos: para ensinar é preciso aprender e isso está cada vez mais caro, afinal, todos estão aprendendo a se valorizar. Digamos que você tenha investido R$2.500,00 em cursos, pelo menos 30% deve ser somado ao preço final do seu produto. R$2.500,00 – 30% igual a R$750,00.
Somar o Custo de Tempo: como você sabe, o tempo é um de nossos bens mais escassos, portanto deve ser MUITO valorizado! O tempo que você demorou no deslocamento para fazer uma gravação de vídeo externa, o tempo de edição do conteúdo, o tempo de revisão, o tempo de estudo, o tempo para ver se tinha mais alguma coisa pra acrescentar, etc. Simplesmente esse é fator mais bem valorizado nos dias de hoje, pergunte a qualquer profissional e comprove o que estou falando.
Somar o Custo dos Impostos: sim, você não está livre dessa desgraça… Qualquer pessoa que ganha mais de R$1.700,00 limpo por mês deve pagar imposto. E pode ter certeza! Se o seu produto digital for TOP, o seu faturamento também vai ser! Pra você ter uma base: um produto xxx completo ele custa nada mais, nada menos, que R$4.000,00! E em questão de 1 semana o Produtor, criador do produto, conseguiu faturar mais de R$2.000.000,00! Agora, o imposto gira em torno dos 25 ou 30%… portanto deve ser somado ao preço do produto, para que compense melhor depois de ser descontado.
Somar o Custo da Qualidade: se o seu produto digital ficar realmente TOP, esse será mais um motivo para aumentar o preço dele. Algo de valor merece ser cobrado, simplesmente isso.
Suposição Mais Uma Soma…
Digamos que você já tenha feito todo o cálculo básico se baseando nos valores acima e chegou a conclusão de que seu produto digital custará… R$1.700,00, sem a soma dos impostos.
Ok, até aqui tudo certo. Mas ainda não acabou… Agora está na hora de calcular a porcentagem dos afiliados, que gira em torno dos 40%.
Então, fazendo as contas, seu produto ficará com valores entre:
- R$2.380,00
Comissões abaixo dessa porcentagem já é desconsideração por quem promove seu material e entrega o dinheiro na sua mão enquanto você curte a vida.
Sim! Afiliados também são uma maneira de automatizar seu negócio.
Agora somando os impostos, que ficam na casa dos 30%, seu produto digital chega ao seguinte valor:
- R$3.094,00
Valor alto?
Depende…
Se você resolver todos os problemas de seus clientes, poderá cobrar até mais ainda!
Porém também devemos pensar nas pessoas que não têm boas condições para comprar, mesmo se houver parcelamento.
As vezes essas pessoas são as mais necessitadas e que realmente precisam de auxílio para mudar seus negócios, então, devemos pensar neles também.
Considere descontar 20% depois de somar todo o resto.
Seu Produto Contém “Extras”?
Ou seja, conteúdo além do seu, algo a mais para oferecer.
Repare são bônus importantes e que envolvem muitos gastos, portanto alguns são cobrados no preço final do produto digital.
Concorrência? Unf, Esqueça Ela!
No mercado digital jamais deve-se observar o preço do produto X na hora de precificar o seu, jamais!
E o motivo é simples! Um produto digital não possui limites para conteúdo, você pode adicionar e tirar a hora que quiser e, quanto mais conteúdo, mais você pode cobrar.
Já vi casos de alguns produtos que tinha o mesmo nicho e um custava R$497,00 e outro R$449,90, sendo que esse segundo tinha muito mais conteúdo que o primeiro.
Ora pois, se um produto digital possui qualidade e realmente resolve o problema das pessoas, ninguém vai reclamar por pagar mais caro!
É interessante você pôr isso na cabeça antes de ficar se humilhando…
Então é isso! Observando esses fatores você poderá precificar corretamente seu produto digital antes de lançá-lo no mercado.
Lembre-se que esse foi um exemplo de um produto TOP, não são todos que custam esse preço.
Alguns são bem simples e chegam a custar R$297,00, R$490,00, etc.
Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Empreendedor digital como começar e a realidade do mundo digital
Em DICAS BLOGS temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)
Ai Claudinho bom saber de um jovem empenhado em ajudar; Sempre acesso suas dicas em meu e-mail sucesso….
cara acho que devemos fazer psicologia rsrsrs
qualquer tipo de venda hoje, é puro gatilho mental, quem sabe a gente num vendi bem mais como afiliado depois da facu kkkExcelente Claudio! Explicou de forma simples e eficiente, me ajudou bastante.
Sucesso para você.Otimo artigo, para mim um dos melhores que li sobre assunto ate hoje, me ajudou muito obrigado, vou salvar nos favoritos aqui rsrs
É sempre bom contar com amigos como você Claudio, esse post foi escrito com muito amor e dedicação e vejo que seu público gostou muito e isso é gratificante, espero continuar agradando dessa maneira.
Obrigado parceiro pela oportunidade!
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Show Claudio com certeza , os gatilhos mentais fazem toda diferença para aplicar nos negócios.