Foursquare Marketing: Potencializando As Vendas em Negócios
Você já ouviu falar em Foursquare Marketing? Antes de entrarmos na parte publicitária do negócio, vamos entender o que é o Foursquare(caso você não saiba). Bom…Foursquare é uma rede social de geolocalização criada em 2009 por Dennis Crowley.
Foursquare Marketing: Potencializando As Vendas em Negócios Físicos e Locais
A rede possui hoje mais de 60 milhões de usuários no mundo e tem hoje como um dos principais focos a expansão no Brasil.
Embora muitas ferramentas do marketing digital parecem que podem apenas ser usadas na Internet, o Foursquare e outros App’s de geolocalização faz a união entre o Offline e Online.
Com esse tipo de APP é possível unir o poder das redes sociais e do boca-a-boca online para negócios offline, como restaurantes, cafés, supermercados, bares, baladas, lojas de roupas e muito, muito mais.
Mas como tudo isso funciona, Antônio? Bem, continua comigo e entenda sobre:
- Como funciona o Foursquare
- Os 7 tipos de promoções do Foursquare
- Os benefícios do Foursquare para sua Empresa.
Como funciona o Foursquare
Basicamente, as pessoas usam o Foursquare para fazer Check-in em locais físicos que visitaram usando o aplicativo em seus celulares.
Uma vez que eles fizerem o Check-in em um local, ele pode ser compartilhado com seus amigos do Facebook e/ou seguidores do Twitter. Dobrando com isso o boca-a-boca do seu negócio.
E a brincadeira não para por aí…
O Foursquare oferece mecanismos-padrão para a ativação de campanhas promocionais. Os Specials. E é aqui que o Marketing entra com tudo.
Ao todo a rede oferece 7 campanhas promocionais, são elas: Check-in, Loyaltie, Swarm, Friends, Flash, Newbie, Mayor.
Vamos a explicação de cada uma e como você pode usá-las em seu negócio.
Os 7 tipos de promoções do Foursquare
É importante antes de tudo você entender que todas as promoções têm o mesmo objetivo. Entregar uma recompensa final.
Dito isto, vamos entender agora como cada uma funciona.
#1 – Friends Special
Nessa campanha é possível definir um número mínimo de amigos com os quais um usuário deve fazer check-in junto.
O objetivo é trazer grupos de amigos ao seu estabelecimento e obviamente, aumentar a sua receita.
Exemplo: Se você tem um restaurante/bar ofereça um desconto ou um prato especial da casa para todos. Ou que tal o rodada de Chopp grátis? A criatividade é o ingrediente especial.
#2 – Swarm Special
Nessa campanha é definida a quantidade de tempo e um número mínimo de pessoas fazendo check-ins para liberar a Special.
Essa campanha só pode ser desbloqueada uma vez ao dia.
Exemplo: em 2 horas se o seu Restaurante de Comida Japonesa receber 20 Check-ins é liberada um temaki grátis para as 20 pessoas que realizou o Check-in em seu estabelecimento.
#3 – Flash Special
Define-se quantos Specials serão liberados para as primeiras pessoas que chegarem, a partir de determinado horário no seu estabelecimento.
Exemplo: os 10 primeiros check-ins irão ganhar 15% de desconto na sua conta.
#4 – Newbie Special
Este tipo de Special é liberado quando um usuário realiza o check-in pela primeira vez no seu estabelecimento.
É a forma mais direta de incentivar novas pessoas a frequentarem o seu negócio. Sem contar que tudo isso que estamos falando vira um zumzumzum no boca-a-boca.
Empreendedor digital como começar e a realidade do mundo digitalAlém do compartilhamento nas Redes Sociais, como Facebook e Twitter.
Exemplo: ofereça 30% de desconto na matrícula de sua academia para a pessoa que foi fazer a primeira aula de teste e realizou o seu primeiro check-in. ?
#5 – Check-in Special
Essa Special é liberada em qualquer check-in dado no estabelecimento, sob qualquer condição especificada pela empresa.
Exemplo: ofereça uma pequena sobremesa gratuita para cada pessoa que fizer check-in no seu negócio.
#6 – Mayor Special
O Mayor(Prefeito) é o usuário de maior prestígio do seu estabelecimento, por ser a pessoa que mais visitou o local em um determinado período de tempo.
Normalmente, recebe regalias do estabelecimento por ser um consumidor fiel.
No entanto, basta que alguém faça mais check-ins do que o Mayor atual, para ele perder o título de prefeito para a outra pessoa. Isso cria um ambiente de competição saudável entre os usuários.
Exemplo: em uma data comemorativa, tipo “Dia dos Namorados” ofereça um jantar especial ao seu Mayor no seu restaurante.
#7 – Loyalty Special
Existem várias formas de utilizar o Loyalty.
É possível liberá-la para um usuário que deu check-in em um determinado número de vezes, por números de visitas em um período pré-determinado ou pelo número total de visitas.
Exemplo: digamos que você tem uma sorveteria. Ofereça um big sorvete para a pessoa que conseguiu realizar 10 check-ins em 1 mês.
Os benefícios do Foursquare para sua Empresa
Embora eu espere que você já tenha entendido os benefício que isso pode proporcionar ao seu negócio, vamos falar um pouco sobre eles.
As oportunidades oferecidas por esta rede social são enormes. São elas:
>> Sua empresa pode buscar o seu público-alvo que utiliza o Foursquare e criar ações que façam com que as pessoas divulguem o negócio para a sua rede de relacionamento, atraindo clientes para o local.
>> O Foursquare disponibiliza diversas ferramentas que melhora as promoções e a comunicação com o seu público através das páginas corporativas, como se fossem fan pages do Facebook.
>> Realizando atualizações frequentemente, seu negócio pode divulgar o que está acontecendo no estabelecimento, como a promoção do dia, eventos, etc. Criatividade é o ingrediente especial.
>> Outra forma de utilizar o serviço é fazer uma espécie de game, criando promoções de fidelidade e oferecendo benefícios para quem virar prefeito (Mayor) do lugar.
Conclusão
No título deste artigo, falamos que o Foursquare potencializa suas vendas!
Bom, espero que você tenha entendido o porque.
Depois de tantas promoções, não tenha dúvidas. O boca-a-boca – se você fizer tudo planejado com inteligência e criatividade – vai bombar o seu negócio.
Portanto, fique de olho nessa oportunidade de dar um UP nas suas vendas!
E se precisar de ajuda para implantar o Foursquare no seu negócio, ficaremos felizes em lhe ajudar.
Como as ferramentas de IA dominaram a internet com 24 bilhões de visitas em apenas um anoEspero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Foursquare Marketing: Potencializando As Vendas em Negócios
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