Ninguém gosta do meu site. Porque será?

Que lentidão

Gerar tráfego para o seu website ou blog já é difícil naturalmente, então todo visitante é importante e deve ser mantido. Pense nisso lendo esse artigo! 

Por mais que seu conteúdo seja original ou o layout extremamente único, a chance de existir um irmão gêmeo do seu projeto é bem alta. O grande mérito está no tempo de permanência dos seus visitantes, na frequência com que eles retornam no seu site ou blog e interagem com o seu conteúdo.

Conteúdo
  1. Estou triste, pois ninguém gosta do meu site
    1. 1. Que lentidão, ui!
    2. Vamos andar mais rápido…
    3. Cache
    4. Reduza as Imagens
    5. Compressão de CSS e JavaScript – Minify
    6. 2. Grande volume de anúncios
    7. 3. Sons e vídeos que começam automaticamente!
    8. 4. Website com design ruim e difícil de usar.
    9. 5. Redirecionamentos
    10. 6. Sem página sobre ou contato
    11. 7. Não ser responsivo
    12. 8. Conteúdo ruim e pouco relevante

Estou triste, pois ninguém gosta do meu site

Com as constantes evoluções das tecnologias web, da criação de conteúdo para internet e do web design muitos fatores contribuem, para que o seu visitante tenha uma experiência digital agradável ao navegar pelo seu portal. Imagine que você é convidado para uma festa, logo você espera que o ambiente seja agradável, às pessoas interessantes e nada tira a sua paz em estar ali. Essa mesma analogia se aplica a um website, blog ou loja virtual. O visitante precisa querer estar ali, para ele querer voltar e continuar contribuindo.

Existem diversas razões para um usuário deixar o seu website. Os motivos mais específicos estão relacionados às características principais do seu portal, porém nós vamos listar as 8 razões mais comuns para as pessoas não permanecerem no seu website por muito tempo e, é claro, algumas dicas para prevenir esse problema.

1. Que lentidão, ui!

Ninguém gosta do meu site
Ninguém gosta do meu site

Esse ui no título ficou estranho né? kkkkkk. Mas sou cabra brabo heim kkk, mas vamos ao assunto.

A primeira razão para os usuários abandonarem o seu site é esperar demais para uma página ser carregada. O mundo é muito rápido, queremos tudo agora, e se alguém não te entrega rápido o suficiente é natural buscar outra opção. Ninguém vai esperar 15 segundos para carregar uma página, até porque em 5 segundos você pode voltar no Google e buscar por outro website que trate do mesmo assunto. Websites, blogs ou lojas virtuais lentas podem custar consumidores em potencial e, consequentemente, lucro para o seu negócio.

Vamos andar mais rápido…

É errado pensar que à medida que a internet fica mais rápida poderemos fazer sites maiores. Uma das tarefas mais importantes no desenvolvimento de um bom website é cortar os excessos.

Tratando da lentidão o ideal é cortar tudo que está pesado como imagens, arquivos de CSS não comprimidos, HTML com código sobressalente – essas terminologias são fáceis para um programador, converse com o seu!

Algumas técnicas para ajudar e o mínimo que você deve fazer é:

Cache

Configure corretamente o seu cache, pois a medida que seu visitante retorna o seu website carregará cada vez mais rapidamente para ele – explicação simples sobre o que é um cache. Isso significa que partes estáticas do seu portal, que não são alteradas com frequência como um fundo ou um rodapé, são salvos em uma memória temporária e uma vez que o usuário retorne esses elementos já estarão disponíveis e o navegador, do visitante busca apenas os elementos dinâmicos – aqueles que mudam com frequência como artigos, banners e imagens.

Consulte o seu contato técnico ou hospedagem para entender melhor e solicitar uma configuração especial. Portais que utilizam como gerenciador de conteúdo o WordPress tem uma facilidade incrível na configuração do Cache podendo escolher, entre duas grandes opções de plug-ins: WP Super Cache e o W3 Total Cache, porém existem outros e fica a seu gosto.

Reduza as Imagens

Uma das dicas mais valiosas deste artigo é: tratar suas imagens antes de upar no site. Em alguns casos, somente uma imagem pode causar uma lentidão de 10 segundos no seu portal – dependendo da velocidade de conexão do visitante. Procure enviar imagens no formato JPEG e com tamanhos entre 50 e 200kb.

Duas excelentes ferramentas para reduzir e redimensionar imagens JPEG se chamam Jpeg-optimizer e TinyPng. É gratuita, acessa lá.

Mas para ter uma ideia a pouco tempo acessando uma livraria online o site demorou demais para carregar. Oia eu tenho uma conexão fibra de 200 mega. Como um bom curioso, fui olhar tudo desde o meu pc e a internet até o site. Bem, logo descobri que era o site e na página principal algum doido upou uma imagem 5 megas.

Compressão de CSS e JavaScript – Minify

Com o objetivo de facilitar o desenvolvimento, os cientistas da computação criaram a endentação nos códigos fonte. Apesar de facilitar a codificação de páginas e sistemas, ela engrandece os arquivos de CSS, JavaScript e Jquery – tecnologias que com certeza são utilizadas no seu portal – por abandonarem muitos espaços vazios pelos arquivos. 

Irônico, não? Espaços vazios consomem espaço. Minify é a técnica para reduzir todo esse código em apenas uma linha com arquivos menores, consequentemente o tempo de carregamento é menor.

Existem outras técnicas muito importantes, mas é essencial que você faça no mínimo algumas das listadas acima. Assim que sentir a diferença, compartilhe sua experiência com a gente!

2. Grande volume de anúncios

Mais irritante que um website lento é uma superlotação de anúncios. Banners, popups, links de compra no meio do artigo e conteúdo bloqueado pedindo seu compartilhamento ou curtir são apenas algumas das técnicas usadas para ganhar dinheiro com websites ou blogs. As técnicas são válidas, assim como monetização de conteúdo não é um crime. Só que alguns websites exageram na brincadeira – muitas vezes sem perceber – e isso espanta os seus visitantes. Alguns são quase uma árvore de natal com piscas-piscas de anúncios.

Gerenciando uma rede Multisite no WordPress 

E o problema não é somente os pisca-pisca de anúncios, novamente voltamos a falar do tempo de carregamento e nem preciso dizer como os anúncios, contribuem para o aumento desse tempo. Se você pretende ganhar dinheiro com seu blog ou website, tenha cuidado com muitos anúncios! Você precisa de visitação constante para ganhar cliques ou visualizações em anúncios, por isso, cuide mais dos seus leitores do que dos seus patrocinadores.

3. Sons e vídeos que começam automaticamente!

É algo bem antigo e ainda podemos encontrar hoje em dia.

Eu, particularmente, não suporto músicas e vídeos que começam a tocar sem que eu tenha apertado qualquer botão. É tão irritante quando um som entra em conflito com a música que eu estou escutando e me deixa como bobo procurando, a fonte desse som secundário que acabou com a minha paz.

Então, onde eu posso colocar minha música e meu vídeo favorito? No seu computador, pen drive, stream de músicas ou qualquer outra opção que não seja a página inicial do seu website. Esse é o único caso que não tem exceção, só não use.

4. Website com design ruim e difícil de usar.

Não faz muito tempo, resolvi visitar um shopping novo na cidade. Esse shopping era grande, extremamente iluminado e com cores vivas. Gostei muito da fachada, do estilo das lojas, porém dentro era um labirinto. Demorei mais tempo para achar a saída do que para chegar no Shopping. Pode até ser uma estratégia manter mais tempo no local, mas até para sair não tinha placas sinalizando. Já faz um tempo que não voltei, mas dizem que melhorou.

Converta essa experiência para um website. Você pode fazer uma grande página inicial, com um design incrível e no final o usuário não saber por onde começar a navegar. O contrário também é válido, um website com um design ridículo e ainda sim extremamente fácil de navegar.

Procure o meio termo entre a beleza e a facilidade! Tenha um ótimo design para o seu site, mas foque em ajudar o usuário a encontrar as informações. Não esqueça que nem todo mundo é um usuário expert na internet e talvez, metade das pessoas que acessam o seu site só saiba usar o Google e clicar em anúncios de Viagra por acidente kkkkk.

5. Redirecionamentos

Se você realmente precisa redirecionar o seu visitante para algum lugar, faça de forma direta. Não enrole ele com redirecionamentos para páginas no Facebook, websites de anunciantes ou algo do tipo. Leve o seu visitante onde ele realmente queira ir.

Tome cuidado! Não confunda esse aviso com: “Não faça links”. Links são muito importantes e devem ser feitos. O que estamos falando é redirecionamentos que estão entre o seu visitante e o conteúdo que você deseja apresentar.

6. Sem página sobre ou contato

Elas podem ser clichês e podem estar presentes em todos os websites, mas não tire elas do seu! Uma boa página de sobre conta um pouco sobre a história do seu projeto de forma divertida – e uma página de contato única podem ser diferenciais importantes, mas não entraremos nesses detalhes.

A página sobre a empresa/projeto promove a sensação, para o seu visitante, de que realmente há pessoas por trás daquele conteúdo. Parece bobagem, mas querendo ou não estamos olhando para uma tela sem qualquer interação humana, e se você puder dar um pouco disso ao seu visitante ele com certeza, terá mais motivos para te visitar novamente.

Já a página de contato é como a vendedora(o) em uma loja de roupas. Você só precisa saber que ela está lá e em qualquer momento, você pode depositar sua dúvida esperando que alguém te responda com toda a presteza. A página de contato é essencial e mostra que você está disposto a atender ao seu usuário, mesmo que seja algo simples.

7. Não ser responsivo

É raro, mas ainda tem muitos kkkkk.

Essa é a tecla mais tocada do momento. Design responsivo e a habilidade do seu website funcionar em qualquer dispositivo que acesse a internet. Isso é uma uma obrigação para websites, blogs e lojas virtuais.

Com uma média de 60% de visitação em websites vindas de celulares e tablets é extremamente importante que o seu site esteja funcionando nessas telas. Se você não estiver adaptado a essa tecnologia a tendência será sempre ter menos visitantes.

8. Conteúdo ruim e pouco relevante

Já avisando não é somente a inteligência artificial que faz conteúdo ruim. IA pode fazer bons artigos como um bom redator faria.

Mas esse assunto não deveria nem ser um tópico. Ninguém continua lendo um conteúdo se ele é ruim, ponto final. O aumento constante na quantidade de visitantes e a permanência deles no seu website ou blog estão diretamente ligadas a qualidade do seu conteúdo. 

Deixe o texto um pouco “de molho”, releia depois de um tempo e repasse para alguém que ainda não tenha lido. Esse processo de produção pode render ótimos artigos e fidelizar os seus leitores, porém se algum erro escapar não tem problema. É mais um motivo para os visitantes interagirem e se você receber uma correção por comentário fique feliz, é sinal que estão lendo seus artigos com atenção!

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Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Ninguém gosta do meu site. Porque será?
Em DICAS BLOGS temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Claudio Gomes

Criei o Blog Marketing Online para falar sobre negócios online e offline. Trabalho com internet marketing e negócios online alguns anos e consegui acumular muitas informações e formas de ganhar dinheiro online.

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