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Algoritmo Penguin Google – Cuidados Com O Google (Atualizado)

Sim esse assunto voltou atormentar muitos blogueiros pelo mundo e esta sendo discutindo em muitos fóruns e blogs sobre as novas atualizações do Google. Os cuidados que você deveria ter com o seu site quando foi lançado o Google Panda e Pinguim.

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O grande problema desses bichinhos que o Google lançou na época como o Google Panda e Pinguim foi o bum em termos de quedas causados em alguns e outros subindo igual bala na SERP e deixou o mundo do SEO em pânico para quem usava Black Hat e White Hate. Em termos de SEO precisa ficar atento não tem jeito precisa se manter atualizado o que serviu no passado hoje não serve mais tudo mudou.

Para quem ainda não sabe o que significa black hat e white hat indico a leitura do artigo: Black Hat e White Hat usando as melhores práticas

E qual o motivo para voltar a tocar nesse assunto sobre o algoritmo penguin Google?

Simples o google esta fazendo novamente mudanças e muitos estão percebendo e já se fala em um novo bichinho do Google ou até mesmo a continuação 4.0 do Panda/Pinguim. Até 2016 o Google fez algumas atualizações batizadas de Panda, Penguin, Hummingbird e o Pigeon, com isso causando alterações na classificação de alguns sites.

A ideia principal das atualizações divulgadas é melhorar a busca dos usuários e evitar os sites que tenha algum recurso que possa ser contra as regras.

Alguns dos grandes nomes relatando algo sobre o assunto:

https://www.seroundtable.com/google-launch-date-penguin-22694.html

https://twitter.com/rustybrick/status/775768407778156544

https://twitter.com/rankingbyseo/status/775742211967311872

E agora é oficial e confirmado pelo Google no dia 23/09/2016 a mais nova atualização:  https://webmaster-pt.googleblog.com/2016/09/o-penguin-agora-faz-parte-do-nosso-agoritmo-principal.html

Cuidados que o seu site deve ter com o algoritmo penguin Google

Um funcionário do Google – Zineb Ait no dia 12/01/2016 informou pelo twitter que tinha alguma atualização chegando talvez com um suposto nome Pinguim 4.0. Muitos blogueiros tem percebido um sobe e desce na SERP do Google e poderá ser ruim para alguns e alegria para outros.

Quando o Pengui e o Panda são atualizados se prepara que vem merda, pois eles atingem em grande parte site grandes e que se especializaram em pegar e usar buracos deixados nos algoritmos do Google tentando subir na SERP e captar novos visitantes ou clientes. Posso dizer que no ano de 2011 o mundo em termos de internet focou em falar sobre SEO, muitos falaram com autoridade sobre o assunto e muitos viajaram na maionese falando merda deixando os blogueiros ainda mais perdidos e sem saber o que fazer.

Calma não é somente os meros mortais que são penalizados pelo Google veja abaixo grandes sites/portais que um dia foram penalizados.

The Washington Post em 2007

WordPress em 2005

BBC em 2013

BMW em 2006

Mozilla em 2013

eBay em 2014

O Google sempre que pode faz algumas atualizações e os seus últimos algoritmos sendo penguin google para o mundo do SEO e logo ficou conhecido como Penguim e Panda. Eles representam mudanças na maneira de classificar as páginas do seu site junto ao maior buscador atualmente o Google. Muitas pessoas em 2012 perderam audiência dos seus sites e perdendo muito dinheiro, e nessa época eu tinha um site na área de comédia e fui testemunha dessa queda e de outros sites que perderam posições e sua audiência perante o Google.

Sempre afirmo não dependa 100% do seu tráfego de uma única fonte.

As atualizações dos algoritmos estão relacionadas de maneiras diferentes do que ocorre quando um site é penalizado pela equipe do Google e nesse caso ainda podem recorrer. Se você tiver algum castigo (penalizado) pelo Google, basta corrigir o seu erro, para voltar a ser classificado e andar dentro das regras.

O que é Penguin e o que é Panda?

Penguin veio pegar no pé dos blogueiros no excesso de otimizações, esse algoritmo mudou a forma de otimizar os sites em 2012, sua função era simplesmente penalizar os sites que tinha excesso de otimização principalmente em termos de palavras-chave. Outro fator que na época também poderia gerar penalizações, por exemplo, o seu site conter links de má qualidade, conteúdos duplicados ou excesso de palavras-chaves.

Se o site trabalha-se desta forma o danado do bichinho do Penguin anulava os sinais positivos observados por meio dessas práticas, piorando os resultados orgânicos da sua página junto ao Google (tráfego orgânico). Muitas pessoas em 2012 consideraram sua queda de audiência em alguns casos devido ao template, banners, mas esqueceram que a velha forma de escrever, já estava ultrapassada para este novo algoritmo  que o Google tinha criado.

Quer um exemplo simples?

Um site pode usar métodos poucos convencionais para aumentar os seus links de entrada, como links recíprocos e comentários com links em blogs. O uso de palavras-chaves era sempre bem abusivo e podia aumentar, mas o Penguim do Google estava acabando com esta festa.

Entenda existem dois lados da moeda no mundo dos blogs:

Ou você faz tudo 100% como o Google esta pedindo e isso não quer dizer que você vai ter sucesso online ou pode usar algumas técnicas que para o Google não são convencionais para criar links e captar visitantes o que a grande maioria faz até hoje.

O Google pedi links naturais que seria alguém apontar para você sem pedir. Então quando eu faço um guest post ou comento em algum blog deixando a minha URL é natural? Claro que não. De qualquer forma esta dando um jeito e burlando, porém fique tranquilo isso até hoje não é grave aos olhos do google.

Google Panda Olha Conteúdo Ruim?

Antes mesmo de criar o Penguin em 2011, o Google já tinha criado o danado do bichinho do Panda com o objetivo de atacar os sites com conteúdo de má qualidade fazendo uma limpeza na internet, tirando os sites mega super otimizados ou usando técnicas pesadas para burlar o Google. O algoritmo do Panda virou um inferno para muitos blogs grandes e famosos, que usavam estas técnicas de forma pesada.

Na época o plágio era recriminado e hoje o danado do Google até indexa conteúdo duplicado, vai entender. Mas na época por alta redundância nos buscadores, um excesso de plágio foi feita uma limpeza no Google.

Isto são os danados e os verdadeiros bichos do Google que tem como objetivo de recompensar alguns e penalizar outros sites.

Então se eu fizer um bom conteúdo não vou ser penalizado pelo Google? Eu não tenho como afirmar nada quem manda é o Google. Assim segue o objetivo original do Google que é limpar, recompensar e penalizar e como você também depende do Google precisa seguir algumas regras e sempre ficar antenado/atualizado sobre o mundo do SEO.

Técnicas de SEO que você pode usar e não vai prejudicar o seu blog junto ao Google.

Olhe e se preocupe com o CTR do seu site, reveja as páginas com os menores desempenhos e descrições.

Abra o seu Google Search Console, agora clique em cima do nome do seu blog em Tráfego de pesquisa> Search Analytics.

Agora clique e deixe marcado as seguintes opções: Cliques, Impressões, CTR e Páginas.

Nesta opção você pode ver as páginas com elevada visibilidade, porém com CTR baixo. Talvez tudo o que você precisa fazer é melhor a descrição ou título (precisa testar).

Outro detalhe bem legal e estou usando nos meus blogs é rich snippets com o plugin kk Star Ratings. O que ele fez é dar uma pequena manipulada na SERP do Google adicionando algumas estrelas nos artigos junto ao Google e quando alguém clica nessas estrelas no seu blog ajuda junto ao Google no resultado de pesquisas. Atenção não é sempre que aparece nos resultados do Google essas estrelas, porém ajuda a destacar.

A velocidade do site é um sinal de classificação extremamente importante que o próprio Google já afirmou, e você pode verificar o tempo de carregamento do seu site em ambos ambientes como móvel e desktop e com este site para verificar a velocidade poderá fazer as melhorias.

O Google olha de bom grado para os sites com serviço AMP.

Algo que eu percebi em muitos artigos do Blog Marketing Online os artigos com mais de 1000 palavras esta recebendo uma boa quantidade de visitas e subindo de posição junto ao Google e claro que os backlinks de qualidade ainda têm o seu peso.

O Google já esta penalizando se estiver fazendo isso.


Táticas de Links em Widgets – Esse recurso já esta proibido pelo Google e se estiver usando tire ou coloque como nofollow e vai encontrar essas informações postadas pelo próprio Google. Se você criar widget com backlinks em imagens ou texto âncora esta proibido.

uso-de-links-em-widgetsMatt Cutts também mencionou não gostar muito dos infográficos e o Google talvez possa um dia penalizar nesse sentido. Esse precisamos esperar para saber com o tempo.

O Google já esta de olho aberto em artigos postados nos sites EzineArticles e ArticleBase para criar backlinks de autoridade e se você usa esses sites para essa finalidade tenha cuidado.

Criar/Esconder links dentro do CSS ou Javascript também esta proibido. Links de volta para o seu blog na barra lateral ou no rodapé nem pensar esse esta proibido já faz algum tempo.

Se você esta usando o mesmo texto âncora em várias plataformas o Google também vai captar e poderá ser penalizado. Esse ponto é de extrema importância usar vários textos âncoras você deve diversificar sempre.

Relevância – Se você tem um blog em português e criou vários artigos em inglês ou outro idioma e postou  em blogs de outros idiomas com um link para o seu blog o Google também pode detectar e penalizar.

Sites de diretórios de baixa qualidade – Ficar postando artigos para criar links em diretórios de baixa qualidade o Google vai ficar de olho tenha cuidado o Google deseja relevância/autoridade.

Backlinks irrelevantes – Nesse caso entenda da seguinte forma: o meu site é sobre auto peças e crio vários links em sites de cursos de bonecas vai ser irrelevante e poderá ser penalizado.

O Google atualmente esta indexando conteúdos duplicados, mas já disse que também esta de olho nisso e artigos feitos com uso de spinner.

Vai penalizar os sites que dificultam a navegação por dispositivos mobile.

Sites com a taxa de rejeição muito alta o google poderá penalizar por entender que o visitante não esta encontrando o que deseja ou seu conteúdo não é relevante (sem qualidade).

Antes quando Google penalizava um site servia para todo o domínio e agora pode penalizar somente somente o artigo/tópico ou página separada. O Google trabalhando em tempo real vai penalizar mais rápido, porém vai tentar resolver mais rápido as penalizações de quem pedir a revisão.

Você esta preparado ou com medo do novo algoritmo penguin google?

Agora fica a dica para download de um material fantástico para ajudar a evitar alguns problemas com o google.


Algoritmo Penguin Google – Cuidados Com O Google (Atualizado)
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Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

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