Tutorial Sobre SEO – Como Deixar Seus Artigos Bem Otimizados


Nesse artigo quero aprofundar mais um pouco com um tutorial sobre SEO, essa técnica que é tão falada e polêmica, ao mesmo tempo tão enigmática também, pois ninguém pode dizer com precisão quais são os critérios exatos para está na primeira página do Google sendo ele o maior buscador e por existirem vários fatores.

Estratégias de SEO Para Otimizar Artigos e Se Posicionar na Primeira Página das Buscas!

Mesmo eu não sendo um Expert e nem um consultor de SEO, tenho aprendido algumas técnicas que tem sido muito úteis para meu trabalho na internet, e em detrimento disso quero compartilha com você.

Tutorial sobre SEO de forma simples e direta

Como já falei, nesse artigo serei um pouco mais técnico e para você que está começando, talvez não entenda o que vou descrever nas próximas linhas, por conta disso aconselho que leia o artigo Como Fazer SEO E Otimizar Seu Negócio Online. Após entender retorne a essa página e leia todo esse conteúdo, pois te digo que com certeza ele te ajudará vai melhorar e otimizar os seus artigos aos olhos dos motores de busca, principalmente o do Google.

1 – FAÇA ARTIGOS ORIGINAIS

Antes de qualquer coisa, sempre indico que tenha conteúdos originais, ou seja, nada de plágio. O google já informou que indexa conteúdo copiado, porém eu não gosto dessa ideia é pessoal.

Um conselho que dou é que você estude bem aquilo que se propôs a fazer, e com certeza você sempre terá novas ideias para escrever em seu blog. Dito isso, procure sempre escrever artigos originais e únicos em seu blog, pois em se falando sobre SEO, isso é muito relevante.

2 – PALAVRA CHAVE NO SEU TÍTULO

A primeira coisa é você ter a palavra chave no título do seu artigo. E como poderá fazer isso? Você tem duas opções para saber qual será a palavra chave do seu título, tome nota:

A primeira coisa para descobrir a  palavra chave é você escrever todo o seu artigo sem o título e depois analisar parágrafo por parágrafo e ver qual a palavra que poderia ser tirada ali para ser o título do artigo.

A segunda opção é você pesquisar no Google Adwords que é a ferramenta de palavras chave do Google. Já tendo mais ou menos em mente o que você vai escrever, é só colocar uma palavra para pesquisar e essa ferramenta irá de dá uma centena de palavras que são buscadas todos os meses pelos os usuários, você terá que escolher a palavra mais buscada mensalmente. Feito isso, agora é só colocar a palavra chave em seu título.

3 – PALAVRA CHAVE NA PRIMEIRA FRASE

Outra coisa que faço é colocar a palavra chave na primeira frase do meu artigo. Além de você coloca-la no seu título é muito importante que essa mesma palavra chave tenha uma boa densidade em todo o seu artigo, não pode ser muita, dessa forma você começa colocado logo no primeiro parágrafo de preferência na primeira frase.

Procure e faça o máximo para ser o mais natural possível, pois você estará escrevendo para pessoas.

4 – FAZER LIGAÇÃO INTERNA PARA OUTRAS PÁGINAS

Outra coisa que deverá ser levado em conta é sobre a linkagem interna. Dentro do meu blog, já existem uma série de artigos, quando eu estiver escrevendo um novo, eu vou procurar sempre está complementando e linkando para outros artigos do meu blog.

tutorial-sobre-seo

Essa técnica é muito importante, pois diminuí a taxa de rejeição dentro do seu blog, além de ter o propósito de está sempre informando mais e mais o seu leitor.

5 – DIVERSIFICAR SUAS PALAVRAS CHAVES (negrito, itálico e sublinhado)

Dentro do seu artigo, você vai espalhar as suas palavras chaves. Bem, em cada palavra (não pode ser de forma demasiada), você poderá colocar uma em negrito, outra em itálico e a outra você pode sublinhar.

Assim, quando os robores do google fizerem uma visita em seu site e vasculhar, eles verão quais são realmente as palavras que o seu artigo está destacando.

6 – USAR A PALAVRA CHAVE NAS TAGS H1, H2 e o H3 

Você também deverá se preocupar em colocar as palavras chaves nos títulos e subtítulos, por exemplo, vamos dizer que a minha palavra chave seja Tutorial Sobre SEO, eu tenho que procurar inserir principalmente nas tags H1, H2 e H3.

H1 é o meu título principal, H2 são os subtítulos e a H3 pode ser também mais um subtítulo. Sempre obedeça essa ordem e evite de usar H1 dentro do artigo, pois o H1 já esta no título principal.

7 – UTILIZE O PLUGIN WORDPRESS SEO YOAST PARA AJUDAR

Uma outra ferramenta que recomendo a você é o uso do plugin WordPress SEO Yoast, esse plugin vai mostrar-lhe onde deve ser acrescentado alguma coisa, onde precisa tirar, o que está faltando, qual o local que deve ser acrescentado a palavra chave, em fim, tudo que você precisa para melhorar a SEO de seus artigos.

E atenção não fique 100% focado no plugin somente pensando no SEO hoje o Google deseja artigos úteis e direcionados para o visitante.

Como eu sempre informo não dependa somente de um lugar para gerar tráfego. O poderoso buscador atual é o Google que começou pequeno e hoje domina o mercado sempre fazendo atualizações com o conceito de melhorias para o usuário e navegação.

Entenda o sucesso que você tem agora com SEO não vai garantir o mesmo sucesso no futuro você precisa sempre se atualizar. Entenda o SEO que aprendeu no passado já mudou hoje existem outras regras para você ter uma ideia o Google faz uma média de 500 a 600 mudanças no seu algoritmo a cada ano.

Incluir Imagens: É fundamental. Não adianta ter um artigo com 500 palavras e não ter nenhuma imagem contida neste artigo. Quando alguém for procurar uma imagem no Google, talvez ela encontre justamente a qual você está usando no seu post, portanto, utilize-as, mas da melhor maneira possível.

Lembro ainda que é importante você primeiro salvar a sua imagem que vai colocar no blog, no seu computador, e em seguida, antes de fazer o upload para seu post, você renomeie a imagem, com talvez as palavras chave que descreve ela para o post.

E só assim você faz de fato o upload dela para seu blog, pois assim, ela será indexada na internet, não do tipo: figura1.png, mas sim do tipo: palavras-chave-do-artigo.png. Dei o exemplo no formato .png, mas pode ser qualquer outro.


Título do Artigo: Tente colocar pelo menos 2 palavras chave no início de seu título, além de colaborar nas pesquisas, você ainda terá mais chances de obter primeiras colocações, pois, se qualquer que seja as duas palavras chave pesquisadas pelo usuário, seu artigo, conterá elas bem no início do título.

Portanto crie um título contendo suas palavras chave no início e preencha com uma pequena chamada à ação.

Endereço do Artigo: É um requisito forte e indispensável para uma boa colocação nas buscas, ter o endereço do artigo, composto por palavras chave que descrevam o que os usuários encontrarão no post.

Para quem deseja otimizar artigos e conteúdo, além de qualidade como sempre cito, é importante, indicar um endereço aos motores de pesquisa, que realmente interesse a eles e aos seus respectivos usuários. Não faça um artigo do tipo: nomedoseublog.com.br/post1.html.

Isto não funciona! Ninguém vai encontrar seu blog assim! Além de compor as palavras chave no seu titulo, nas alt tags, é importante colocar também no endereço do seu artigo! A maneira correta é: nomedoseublog.com.br/palavra-chave-do-titulo-do-seu-artigo.html. 

Precisamos sempre ficar antenados as informações e qualquer tutorial sobre SEO e principalmente sobre o Google.

Locais e indico a leitura das recentes mudanças do Google.

http://searchnewsbrasil.com.br/

Outra informação bem atual e indico a leitura é sobre o serviço AMP.

Ainda com uma grande força e indicado pelo Google link building e temas com suporte para mobile.

O conceito do Google é sempre melhorar e aprimorar e você pode ver isso em alguns dos seus serviços como:

  • Google Maps – fornece informações como localização e algumas de viagens.
  • Google Analytics – esse eu digo que é de uso obrigatório em qualquer site ele rastreia várias informações dos visitantes no site.
  • Nest – o Google não é bobo e comprou recente uma empresa de estudos climáticos com isso reunindo informações do tempo

É possível prever o futuro junto ao Google?

Claro que não.

Uma informação que não é privilegiada e compartilho é usar no seu site/blog Schema.org. Ás vezes não é sempre o Google pode usar para puxar algumas informações de quem esta usando e mostrar na SERP. Um plugin que eu uso e faz muito bem esse trabalho é o gd rating system.

Para que serve schema?

A única função no momento é auxiliar no conteúdo junto aos motores de busca funciona como um auxiliar ao usar schema fique tranquilo o visitante não visualiza esse recurso junto aos buscadores e o Google até o momento não usa schema para fator de classificação do site como eu disse não é prever o futuro, porém uma ajuda.

Sites para checar o SEO do seu blog/site

https://www.found.co.uk/seo-tool/

http://seositecheckup.com/seo-audit

https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/?hl=pt-BR

https://website.grader.com/

https://tools.pingdom.com/

https://www.woorank.com/pt/

Checklist de Análise

Listar concorrentes e ver os seus artigos e onde tem mais compartilhamento
Analisar On-page site concorrente
Análise do Conteúdo seu e do concorrente
Analise se o seu conteúdo é único
Analise a qualidade do seu conteúdo
Tipo de conteúdo utilizado e as palavras chaves
Quais são os tipos de conteúdos utilizados nas mídias sociais? (vídeo, imagens, textos, áudio).
Indicadores de sentimento – Menções positivas, negativas, neutras
Utiliza alguma estratégia pra conseguir links? (Tutorial, e-book, vídeos, download)

Resumo para ficar de olho:


Densidade da palavra chave – Frequência e proximidade da palavra chave – Links internos – Links Externos – SEO Imagem – Sitemap – Robots.txt – URL amigável

Tutorial Sobre SEO – Como Deixar Seus Artigos Bem Otimizados
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Comentários

  1. Vladimir Miranda julho 12, 2016
    • Claudio Gomes julho 12, 2016

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