Google Ads: conheça os principais tipos de anúncios
A presença das empresas na internet faz mais sentido hoje em dia do que há pouco mais de 30 anos, quando a rede de computadores surgiu para a sociedade em geral. Inclusive, se tornou essencial.
Atualmente, é preciso até mesmo saber os tipos de campanhas Google Ads para se destacar no mercado consumidor.
Por ser uma ferramenta importante para uma campanha publicitária nos meios digitais, é preciso conhecer um pouco mais sobre a plataforma do Google, e todas as possibilidades que ela oferece para as empresas.
Sendo uma das plataformas de busca mais acessadas diariamente, em todo o mundo, qualquer empreendimento, do microempreendedor até as grandes corporações, precisam estar presentes.
Afinal, quem não está presente em redes sociais, possui uma página institucional, ou um site corporativo, está abrindo espaço para os concorrentes.
Contudo, isso pode ser um grande erro quando se trata de se destacar perante os consumidores, qualquer que seja os produtos e serviços oferecidos.
Para fazer uma campanha adequada e em acordo com o Google Ads, é preciso identificar o tipo de empreendimento, e como elas podem ser aplicadas em conformidade com os objetivos e as metas traçadas.
O Google Ads oferece 7 modelos de campanha que podem ser aplicadas no Marketing Digital, sendo elas:
- Aplicativos;
- Display;
- Inteligente;
- Localizada;
- Pesquisa;
- Shopping;
- Vídeo.
Para desenvolver um planejamento de campanha é preciso configurar aspectos específicos, para que os resultados sejam alcançados de maneira apropriada e conforme as necessidades identificadas pela marca.
Dessa forma, é necessário determinar qual o objetivo da campanha, podendo estar ou não relacionado às metas empresariais. Assim, é possível determinar um ou mais campanhas utilizando o Google Ads e colocá-las em um cronograma.
Outro fator importante que deve ser levado em consideração está no orçamento disponível para a campanha publicitária. Dependendo do modelo adotado, o custo pode ser irrelevante em face a um retorno muito positivo, tendo um investimento mais flexível e acertado.
- Métricas aplicadas ao Ads
- Aplicativos de aparelho mobile
- Campanha de Display em sites e blogs
- Automatização de anúncios na campanha Inteligente
- Central multimídia permite campanha localizada
- Toda pesquisa se torna campanha publicitária
- Google Ads Shopping é o marketplace ideal
- Plataforma de Vídeo eleva patamar de visualização
Métricas aplicadas ao Ads
Neste ponto é importante destacar as métricas que são utilizadas nas campanhas de Ads, e que contribuem para identificar quais ações são mais efetivas, o que precisa ser melhorado, dentre outros aspectos importantes para a mensuração de resultados e desenvolvimento da empresa.
Exemplo disso é o ROI (Return Over Investiment), ou Retorno sobre o Investimento, que pode ser empregado na campanha publicitária para identificar quais os ganhos a partir do valor aplicado.
Isso ocorre em mídias tradicionais, mas é muito mais fácil mensurar quando se trata do ambiente digital.
Quando se trata de orçamento sobre o Google Ads, outra métrica que deve ser acompanhada com a devida atenção é o CPC (Custo Por Clique).
Essa é uma forma de manter o orçamento sob controle, além de mensurar a qualidade apresentada pelo anúncio, visto que avalia quanto custa cada campanha em relação aos cliques que recebe.
O Índice de Qualidade é outra métrica oferecida entre as ferramentas do Google Ads, avaliando o sucesso da campanha em relação às palavras-chave utilizadas para que o site de buscas identifique como válida para a experiência do usuário.
Por falar em usuário, os anúncios relacionados ao Google Ads podem ser segmentados, definindo onde, quando e para quem eles serão apresentados.
Portanto, é importante qualificar e quantificar o público-alvo, para que a campanha tenha o sucesso esperado.
Por se tratar de uma plataforma que atende ao consumidor que está no ambiente virtual, é preciso conhecer e entender como anunciar no Google Ads e valorizar as campanhas publicitárias.
Tudo isso para que se possa proporcionar uma experiência satisfatória aos internautas. E que seja lucrativa para as empresas envolvidas. Confira a seguir as principais características e formatos para os anúncios por meio da plataforma do Google Ads.
Aplicativos de aparelho mobile
Quem nunca instalou um jogo no celular para descontrair no horário do almoço, ou no trajeto do trabalho para casa?
Muitos aplicativos presentes na loja do Google podem ser baixados gratuitamente, porém, em alguns momentos é preciso ver uma propaganda, bem como alguns podem solicitar a visualização de tais “comerciais” para ganhar recompensas.
Tais propagandas são apresentadas em diferentes formatos, como vídeo, texto ou mesmo um clipe pontual.
Os tablets também entram como ferramenta de divulgação do Google Ads pois, dependendo dos aplicativos instalados, é possível encontrar uma propaganda específica sobre determinados assuntos por causa dos cookies instalados.
Campanha de Display em sites e blogs
As plataformas digitais gratuitas para o desenvolvimento de sites ganham dinheiro a partir do Google Ads, em que há um display em formato de propaganda que pode estar nas laterais, no topo ou na base de uma página da internet.
Esses displays chamam a atenção dos usuários, e as empresas que investem nesse tipo de propaganda podem captar muitos clientes a partir do clique despretensioso do usuário.
Aqui vale a máxima do mundo da publicidade, em que a criatividade deve ser elevada para que a estratégia funcione de maneira plena.
Automatização de anúncios na campanha Inteligente
A IA (Inteligência Artifical) do Google Ads funciona a favor dos anunciantes. Sendo assim, as propagandas inteligentes são espalhadas de acordo com o orçamento estabelecido, mas em formatos diversos e locais de interesse da empresa, conforme a meta estabelecida.
É preciso apenas passar dados sobre o empreendimento comercial, palavras-chave que são reconhecidas pela prática de SEO (Search Engine Optimization) e elementos que proporcionam uma segmentação própria para os consumidores.
Central multimídia permite campanha localizada
A campanha localizada do Google Ads é muito útil para as centrais multimídia modernas que estão instaladas nos veículos.
Mesmo motoristas que utilizam o celular com um aplicativo de GPS podem identificar que marcas de diferentes empresas se destacam no mapa quando está próximo a um restaurante, uma lanchonete, ou mesmo um shopping center ou uma oficina mecânica.
A localização utilizada pelo Google Ads é permitida pelo usuário, seguindo os termos e condições solicitados a partir da instalação do aplicativo de GPS e demais normas de segurança e privacidade.
Por esse motivo, é preciso apostar em novidades tecnológicas quando estas se apresentam muito úteis e versáteis no dia a dia da sociedade.
Toda pesquisa se torna campanha publicitária
A campanha de pesquisa é a mais utilizada por internautas e empreendimentos, isso porque a qualquer dúvida é possível buscar na internet e, no caso da empresa, direcioná-la ao canal desejado, buscando mais informações na plataforma do Google.
Dessa forma, assim como funciona o Facebook Ads, os anúncios são apresentados no topo e no final da página de busca, se destacando entre os demais resultados.
Nesse modelo de campanha podem ser pesquisados diversos assuntos, como um produto, um serviço ou uma marca nova no mercado, e é importante identificar quais são os termos usados pelo público para alcançar a marca.
Até mesmo assuntos banais se tornam motivo de campanha publicitária para o Google Ads, que utiliza o SEO para apresentar sites relevantes ou empresas que estão relacionadas com o assunto buscado.
Google Ads Shopping é o marketplace ideal
Quando uma pessoa faz uma pesquisa sobre o preço de um determinado produto, logo o resultado se mostra eficaz, com uma lista que pode levar ao Google Ads Shopping, o marketplace da plataforma de buscas evidenciado ao topo da página de resultados ou diretamente na plataforma.
As empresas que adotam esse modelo de campanha são destacadas pelo Google Ads, disponibilizando um link direto para o e-commerce e reduzindo ao máximo a necessidade de uma busca mais aprofundada, facilitando a compra.
Isso porque a origem da pesquisa já mostra o preço praticado, sendo facilmente identificado qual o mais barato, ou em qual local está mais acessível, seja disponível na loja física ou com entrega a domicílio, conforme o aspecto desejado pelo usuário para efetivar a compra.
Plataforma de Vídeo eleva patamar de visualização
As empresas que desenvolvem campanhas publicitárias mais elaboradas, como vídeos institucionais e anúncios com personagens reconhecidos pelo público, é possível utilizar a plataforma de vídeos do Google, o Youtube.
Apesar de também aparecer em forma de display, muitos anúncios em formato de vídeo podem ser apresentados ao consumidor em filmes rápidos, de 5 segundos.
Esses vídeos também podem ser produzidos com duração mais tradicional, como de 15 ou 30 segundos, como os apresentados nos intervalos de TV.
Outra plataforma que utiliza vídeos é o Instagram Ads, o que pode fazer parte da campanha publicitária, investindo parte do orçamento em diferentes plataformas para atingir o máximo possível de audiência.
Conclusão
Quando uma empresa desenvolve um planejamento adequado dentro de uma campanha publicitária para uma marca, um produto ou um serviço, a inclusão do Google Ads deve ser levada em consideração por diversos benefícios proporcionados.
Apesar de não ser a única ferramenta de buscas, é sem dúvida a mais utilizada pela maioria dos usuários de internet.
Afinal, diariamente são realizadas milhões de pesquisas em todo o mundo, e trabalhando de maneira correta a empresa pode ter um alcance considerável frente a esses usuários.
Os recursos fornecidos por essa plataforma digital permitem que sejam aplicados diferentes segmentos, como:
- Faixa etária;
- Interesse específico;
- Links patrocinados;
- Localização.
Dessa forma, é possível manter um controle sobre o orçamento aplicado na campanha, além de aplicar as métricas adequadas para compreender os resultados e facilitar a otimização e ajuste quando necessário.
Uma empresa que está presente entre as primeiras posições no ranqueamento do Google fortalece a marca junto aos consumidores, mesmo que seja feito de forma orgânica e leve um tempo para demonstrar resultados palpáveis.
Por fim, o faturamento da empresa tende a crescer, contanto que os investimentos na campanha publicitária sejam empregados de forma adequada, e seja conduzida de maneira apropriada.
A soma de esforços entre mídias tradicionais e mídias digitais pode render muitos frutos, e o marketing de nicho pode ser trabalhado de forma correta quando se trata do vasto mundo virtual que se apresenta diante da sociedade.
Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
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