O que está acontecendo e como será o usuário com a busca IA?
Descubra o confronto épico entre Google e Microsoft na corrida pela Inteligência Artificial: veja o que está acontecendo agora e como isso moldará o futuro dos usuários. Não perca!
Conseguimos algumas respostas de profissionais de SEO e como conseguem observar essa evolução.
Rogerio Empresa WRG
Primeiro, obrigado ao Cláudio pela oportunidade para falar sobre este tema, que está aquecido nos grupos e comunidade de seo neste momento, e não seria para menos, já que toda semana recebemos alguma notícia sobre o lançamento de uma nova ferramenta de Inteligência Artificial.
Na minha opinião, a IA chegou para ficar e não tem volta.
Seja para apoiar e otimizar os processos diários, seja para ajudar a ter mais ideias, seja para literalmente realizar tarefas e atividades, então, temos que nos adaptar e ao menos, ficar por dentro das principais novidades do mercado.
Mas em meio a isso, observo que a nova geração já está deixando de ter o Google como seu principal mecanismo de busca, e não seria para menos, já que dia a dia, estamos nos acostumando a consumir respostas através de vídeos, e o motivo é simples:
“É mais fácil assistir um vídeo sobre o assunto que temos dúvidas e curiosidades, do que ler vários artigos a respeito para descobrir a informação!”
Não estou dizendo que é a melhor opção, mas você gostando ou não da ideia, saiba que isso está acontecendo neste momento, e a prova é o grande efeito Tiktok, que chegou como um “app de dança” e hoje, está incomodando todos os outros grandes aplicativos, que estão tendo que se adaptar para não perder mercado.
Estamos no momento de transição, do texto para o visual, e tudo está indo em ritmo muito acelerado, então, todo profissional de seo deve ficar atento, para entender como o público de determinado segmento está consumindo conteúdo, por onde ele está pesquisando e de que maneira está obtendo as respostas.
SEO tem vida longa!
Técnicas de otimização vão além de boas práticas para as pesquisas google, já que podem ser aplicadas nos aplicativos, nas redes sociais (tiktok) e mesmo dentro do linkedin, então, tudo é questão de, ficar atendo, acompanhar o movimento e entender por onde e de que maneiras as pessoas estão realizando buscas na internet.
Sempre terá a necessidade de melhorar a postagem para que ela tenha condições de melhorar sua posição nas “buscas feitas pelas pessoas”.
Pense sempre no visitante e suas necessidades, e estará no caminho certo do SEO.
SEMrush vs Google Search Console - Qual é a melhor ferramenta?Mais informações acesse: https://wrg.com.br/
Lucas Ferraz SEO
O que está acontecendo com a busca IA?
A integração de IA nos mecanismos de busca tem tornado a experiência dos usuários cada vez mais personalizada, mesmo que em alguns casos ainda seja ineficiente. Eu percebo isso quando faço pesquisas e tenho respostas mais precisas em menos tempo, mesmo que às vezes essas respostas estejam incompletas.
Mesmo assim, a IA usa algoritmos para entender melhor o contexto das consultas e entregar resultados que se alinham mais com as minhas intenções de busca. Por exemplo, os motores de busca, como o Google, agora podem interpretar perguntas complexas e fornecer respostas diretas, em vez de apenas listar links.
Isso é possível graças ao entendimento de nuances e sinônimos. Além disso, ao buscar informações específicas, muitas vezes recebo trechos de texto direto nas páginas de resultados (SERPs), economizando tempo e esforço para os usuários.
Como será o usuário com a busca IA?
De modo geral, o comportamento dos usuários está mudando muito. Eu observo que, cada vez mais, esperamos respostas rápidas e diretas.
Também temos que considerar que a IA vai acostumar os usuários cada vez mais em ter as informações de forma instantânea, mesmo que aspectos relacionados à resposta não sejam entregues, o que aumenta nossas expectativas em relação à eficiência das buscas.
Acredito que uma parte dos usuários leigos provavelmente vão fazer perguntas pouco detalhadas confiando que a IA vai entender e entregar a resposta certa sempre, o que é preocupante. Isso reflete uma mudança de comportamento: antes, usava palavras-chave simples, mas hoje formulamos consultas mais naturais e conversacionais.
Com isso, também acredito que a pesquisa por voz será cada vez mais presente, principalmente após o anúncio do Copilot+. Mas, também precisamos considerar que a IA aprende com nossos padrões de busca e ajusta os resultados com base nas nossas preferências e histórico de consultas, o que pode ajudar a entregar resultados cada vez mais satisfatórios.
Isso cria uma experiência de busca mais intuitiva e adaptada para cada pessoa. Quando busco receitas, por exemplo, percebo que as sugestões se alinham com as minhas escolhas anteriores, principalmente sobre o tempero.
Siga nas redes sociais:
O que é OEA? É assim que o SEO será para a IA do Google em pesquisas sem cliqueshttps://www.youtube.com/@lucasferrazseo
https://www.linkedin.com/in/lucasferrazseo/
https://x.com/lucasferrazseo
Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
O que está acontecendo e como será o usuário com a busca IA?
Em SEO temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)
Deixe um comentário