Canibalização de SEO por AI Overviews do Google

Canibalização de SEO por AI Overviews

Estudo feito pela Advanced Web Ranking por Philip Petrescu revela que AI Overviews, a IA do Google, está canibalizando o SEO clássico, alterando como consultas informacionais são tratadas. Saiba mais sobre o impacto e estratégias para se adaptar.

AI Overviews, anteriormente conhecido como Google SGE, está transformando a maneira como as consultas informacionais clássicas são tratadas no topo do funil de SEO. A inteligência artificial do Google, que gera respostas e informações conversacionais, está mudando as regras do jogo, tornando o posicionamento tradicional no buscador insuficiente.

AI Overviews é um módulo de inteligência artificial que fornece respostas diretas e conversacionais às principais consultas de pesquisa. Esse mecanismo afeta significativamente o topo do funil de SEO e uma grande parte das palavras-chave de cauda longa. Segundo o estudo, esse sistema de IA é atualmente operacional apenas nos Estados Unidos, mas já está demonstrando seu potencial disruptivo.

Alguns exemplos das consultas mais propensas com respostas diretas no Google geralmente possuem as palavras "como", "porque", "quando", "dicas", "melhores práticas" ou "como fazer". Essas consultas, que tradicionalmente resultariam em uma navegação com zero cliques, agora são respondidas diretamente pela IA do Google, eliminando a necessidade de os usuários clicarem em links complementares. Em resumo o seu conteúdo é do Google e ele não envia nada para você.

Os gestores de SEO precisam considerar o impacto dessa perda de tráfego nas suas estratégias. Com os novos recursos podem engolir uma parte significativa do tráfego gerado por guias, tutoriais, comparações e textos explicativos, especialmente aqueles baseados em palavras-chave de cauda longa.

Um estudo envolvendo mais de 8.000 consultas de palavras-chave em AI Overviews revelou que a IA do Google destrói o SEO tradicional dos 10 melhores resultados. Os dados mostram que:

  • 46,5% dos URLs estão fora dos 50 principais resultados
  • 33,4% dos links são de sites classificados no top 10 de resultados orgânicos
  • Com a nova busca por IA terá em média 7,2 links quando ativadas

Isso significa que o SEO clássico, que se esforça para alcançar a primeira posição no Google, não garante a inclusão na nova busca.

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Canibalização de SEO por AI Overviews do Google
Em SEO temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Claudio Gomes

Criei o Blog Marketing Online para falar sobre negócios online e offline. Trabalho com internet marketing e negócios online alguns anos e consegui acumular muitas informações e formas de ganhar dinheiro online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up