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Como rentabilizar seu blog sem gastar demasiado tempo nele?

venda online

Em um momento em que o vídeo está ganhando popularidade como forma de rentabilização online, até que ponto ainda é viável criar um blog e ganhar dinheiro com ele?

Essa e outras perguntas acerca dos passos que terão que ser dados para rentabilizar seu blog será respondido durante esse guia completo.

Isso porque, ao contrário do que se possa pensar, existem inúmeras formas de tornar seu blog altamente rentável, permitindo que possa lucrar com a criação de conteúdo de qualidade para seu nicho de mercado ou então para seu público-alvo. Ora, muito mais do que apenas ganhar dinheiro com propaganda do Google (o famoso programa do Adsense), existem múltiplas formas de você rentabilizar seu blog, dando assim o próximo passo como criados de conteúdo e empreendedor digital.

rentabilizar seu blog
Rentabilizar o seu blog

De fato, existem atualmente milhares de “blogueiros” que estão faturando milhares de euros por mês, apenas trabalhando a partir de seu blog. Tal acontece porque, ao invés de se limitarem ao número de cliques na propaganda, ou então o preço do CPC sabe perfeitamente quais são os passos a serem dados para explorar do melhor jeito a rentabilização de seu blog.

Assim, descubra de seguida quais são as melhores alavancas e estratégias para rentabilizar seu blog, tirando partido ao máximo de todas as enormes funcionalidades e oportunidades que terá, enquanto criador de conteúdo online.

1. Ganhar com Propaganda em seu Blog

Muito provavelmente, quando a generalidade das pessoas pensa em ganhar dinheiro com blogs online, o programa de Adsense da Google, mas também de outros sistemas de propaganda, como o “Taboola”, por exemplo, são as formas que mais rapidamente surgem para responderem a essa necessidade.

Ganhar com Propaganda
Ganhar com propaganda

No entanto, a verdade, é que o CPC ou as propagandas que são colocadas em seus artigos, páginas web e até na Home Page, na maioria dos casos, nem são a fonte de renda mais forte que terá em seu blog. Isso porque, você estará sempre limitado a quanto o Adsense poderá oferecer por CPC, visto que esse valor é altamente variável, de acordo com seu nicho de mercado, mas também a altura do ano (no Natal o valor do CPC costuma ser mais elevado).

Porém, essas são algumas das vantagens que irá encontrar, caso opte por esse sistema de rentabilização de seu blog ou páginas web:

  • Pessoas já estão acostumadas a terem propagandas nas páginas web, pelo que sua experiência não será alterada;
  • Propaganda é de confiança e obedece a regras rigorosas;
  • Adsense é um programa consolidado e credível, distribuindo bilhões de dólares por mês aos criadores de conteúdo, um pouco por todo o mundo.
  • Liberdade para publicar os anúncios nas zonas que quiser e com os formatos que você considera mais apelativos.
  • Propaganda focada nos interesses de seu público-alvo, pois as palavras-chave de seu blog irão determinar que tipo de propaganda vá surgir em seu blog.

2. Mercado de afiliados e parcerias

Com o intuito de conseguir criar um túnel mais aproximado de seu público para com suas propagandas e produtos divulgados, muitas vezes o recurso a produtos ou serviços afiliados poderá ser uma excelente solução. Isso porque, você poderá ir a grandes plataformas de afiliação, ou até solicitar links de afiliados a diferentes websites de seu nicho, fazendo com que você ganhe uma comissão por casa “lead” ou venda que seu link tiver originado para o produto ou serviço que está sendo vendido.

Em um exemplo simples, imagine que você tem um blogue de viagens. Para além da propaganda de Adsense que poderá colocar em suas páginas web, também terá a chance de se tornar um afiliado para companhias aéreas, turismo regional ou até mesmo plataformas de reservas de hotéis ou quartos, como são os casos de empresas grandes como Booking ou o Airbnb.

Exatamente o mesmo pode acontecer com blogs focados em esporte ou até apostas esportivas. Em muitos casos, a principal fonte de renda desses blogs é a afiliação que fecham com as principais casas de apostas esportivas legais, recebendo comissões por cada registro, por exemplo.

Mais uma vez, a maior vantagem que terá com esse tipo de rentabilização de seu blog online é que você não terá limites de quando poderá ganhar e está somente dependente da quantidade de usuários que acabam se interessando pelos produtos ou serviços afiliados que estão presentes em seu blog. Logo, é crucial que você conheça seu público-alvo, para que apenas se possa afiliar com empresas que possam interessar seus leitores.

3. Entregar conteúdo de qualidade e gerar leads

Por outro lado, se com a criação de conteúdo de valor agregado você quer iniciar um relacionamento mais chegado e lucrativo com seus leitores ou usuários, acabar canalizando seus leitores poderá também ser uma excelente estratégia, tornando “leads” em clientes, por exemplo.

Quantas vezes, enquanto estava acessando um blog, não surgiu uma opção para você receber uma “Newsletter” ou adicionar seu e-mail para receber conteúdo urgente ou “exclusivo”? Pois esse é uma forma de os “blogueiros” conseguirem fidelizar seus “leads”, ficando mais perto de conseguirem criar um relacionamento de confiança. Isso poderá gerar, mais tarde, a conversão desses “leads” em vendas, que poderão ser de produtos/ serviços que são de sua autoria ou de outros (programa de afiliação).

leads
Capturar leads

No entanto, para que você conseguia criar esses “túneis” é importante entender que seu leitor terá que sentir que está extraindo valor de seu conteúdo, se mantendo interessado em retornar. Se lembre de que você está tentando fidelizar seu leitor, criando um relacionamento que possa ser proveitoso para ambos.

4. Artigos pagos ou patrocinados ou “Guest Posts”

Esse é também uma das formas mais usadas para conseguir ganhar dinheiro com seu blog online ativo. Isso porque, caso você já esteja criando bom conteúdo, apresentando leitores fiéis e uma força de domínio já sólida, existirão outros blogs ou empreendedores digitais – provavelmente dentro de seu nicho de mercado -, que terão todo o interesse de terem seus “backlinks” ou matérias publicadas em seu blog.

Porém, e por você ter que ter sempre em atenção a importância de credibilidade e da reputação de seu conteúdo e blog, mais do que o dinheiro que você poderá receber com esses “Guest Posts” patrocinados, terá que entender qual é a qualidade do artigo que será publicado (que poderá ser escrito por você ou não), mas também se a parceria faz sentido para os dois lados.

Para, além disso, se lembre de sempre que o SEO e seu posicionamento nos motores de busca são cruciais para seu sucesso em longo prazo de seu blog, criando cada vez mais tráfego orgânico. Portanto, tenha em especial atenção se os “backlinks” poderão prejudicar seu SEO, força de domínio ou até posicionamento nas palavras-chave para seu nicho de mercado. Não permita que uma matéria paga faça com que perca muito mais dinheiro em longo prazo!

5. E-mail marketing e fidelização de leitores

Tal como já foi referido, longe vão os tempos em que somente você estava criando seu conteúdo online, o publicava em seu blog e você aguardava, no final de cada mês, pelo cheque do Adsense. Atualmente, é necessário entender não só de estratégias de marketing, potencial investimento em Ads – como no Facebook Ads ou no Google Adwords -, mas também formas de fidelizar seu leitor, o colocando em um “funil”, que se vai estreitando à medida que está criando seu relacionamento.

Assim, mais do que estar criando conteúdo atual e de qualidade em seu blog, você terá que chegar mais perto de seus “leads”, isso se você quiser escalar a rentabilização que poderá tirar de seu blog. Desse jeito, ao invés de esperar que seus leitores vão ao seu blog, você acabará apresentando todo seu conteúdo de qualidade através de campanhas de e-mail marketing, que naturalmente terão que ser muito bem estudados, pois o “spam” jamais foi bom para a fidelização de um “lead”.

e mail marketing
Campanha de e-mail marketing

Portanto, faça questão de entregar o máximo de valor possível para seus leitores, mesmo que eles não tenham a iniciativa de ir para seu blog. A partir do momento em que estão recebendo seu conteúdo em suas “Caixas de Entrada”, você estará estreitando relacionamento, sendo muito mais fácil, no futuro, de você conseguir vender seus produtos ou serviços. Sem dúvida alguma que essa é uma das estratégias mais poderosas do marketing online nesse momento, quer seja para conteúdo escrito (como nos blogs), mas também multimídia (como o caso do Youtube, Facebook, entre outros).

6. Apresentar seu serviço ou produto

Mais do que você publicitar que é um profissional de uma área, o melhor é mesmo demonstrar todo seu conhecimento e “expertise” nesse mesmo setor. Ou seja, através de um blog você poderá, por exemplo, mostrar seus pratos ou dietas favoritas, demonstrando os resultados a todos seus leitores. Contudo, seu objetivo principal é provar que seu conteúdo tem realmente o poder de ajudar seu nicho de mercado.

Ora, assim que esse poder é reconhecido em seus “leads”, você poderá começar vendendo ou seus cursos como nutricionista, ou até mesmo sessões de esclarecimento, aulas privadas, entre muitas outras opções de rentabilização. De fato, essa é uma das componentes que não está sendo ainda muito explorada por empreendedores digitais. Mais do que você dizer que é um especialista em uma área potencialmente lucrativa online, não há nada melhor que você provar continuamente que o é. Estará assim mais próximo de conseguir extrair rendas extras, através de seu blog online.

Vale a pena apostar na rentabilização de seu blog online?

Como foi possível concluir, existem inúmeras formas e estratégias de você, atualmente, conseguir rentabilizar seu blog online, quer seja pessoal, empresarial ou profissional. Na verdade, está provado que o conteúdo dos blogs ainda é amplamente buscado pelos internautas, sendo esse um mercado que, bem explorado em seu nicho de mercado, poderá se tornar altamente rentável.

Contudo, é crucial entender quais é seu plano, estratégia de marketing e como seu conteúdo de qualidade poderá se destacar de todos os outros blogs que estão focados em seu nicho de mercado. Jamais se esqueça de que, na criação de conteúdo, para fidelizar seus potenciais clientes terá que também apostar muito na regularidade de produção de conteúdo, sempre mantendo o máximo de reputação e credibilidades possíveis em seu conteúdo publicado.

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