7 maneiras de usar conteúdo em vídeo na página de produto
Se uma imagem vale mais que mil palavras, quantas palavras vale um vídeo? O conteúdo de vídeo tornou-se uma poderosa forma de marketing de conteúdo.
Mais do que especificações de produtos, direitos autorais ou até mesmo fotos.
Os vídeos dão aos vendedores uma maneira criativa de demonstrar seus produtos e também dão aos compradores uma visão dos produtos em ação. Os vídeos também ajudam os produtos a ganhar visibilidade, pois os mecanismos de pesquisa são adaptados ao conteúdo de vídeo e as mídias sociais permitem o compartilhamento fácil de vídeos de produtos.
Conteúdo de vídeo e conversões
O objetivo de grande parte dos sites é converter visitantes em compradores. Vídeos provaram ser ótimas ferramentas para realizar essa missão. De acordo com a empresa de análise de sites Kissmetrics , os visitantes do site que assistem a um vídeo de produto têm, em média, até 85% mais chances de comprar esse produto. Um varejista online registrou um aumento de 144% na probabilidade de os visitantes do site comprarem seus produtos depois de assistir a vídeos sobre esses produtos.
Conteúdo de Vídeo e SEO
Em 2011, o Google lançou uma atualização “Panda”. A nova atualização não apenas expandiu os recursos do mecanismo de busca mais popular do mundo, além do texto simples, para permitir que os usuários pesquisarem por conteúdo de vídeo.
De acordo com a SearchMetrics , uma empresa de análise do setor de mecanismos de pesquisa, uma fração maior de usuários está pesquisando conteúdo de vídeo em vez de texto ou fotos. O relatório também mostra que os usuários permanecem em páginas com conteúdo de vídeo por períodos mais longos e que as páginas com conteúdo de vídeo têm uma “taxa de rejeição” menor (ou seja, taxas de visitantes saindo da página imediatamente) do que páginas sem vídeo.
Conteúdo de vídeo e mídias sociais
Outro aspecto poderoso dos vídeos de produtos vem da compatibilidade com mídias sociais. Os vendedores podem postar seus vídeos de produtos em seus sites de mídia social, permitindo que os clientes vejam os produtos por si mesmos antes de considerarem sua compra. Os compradores também podem postar os vídeos dos produtos de que gostam e compartilhá-los com suas redes sociais, o que amplia o alcance do produto para um público mais amplo.
Aqui estão alguns tipos de vídeos que as empresas usam para destacar seus produtos:
Um dos tipos mais populares de vídeos de produtos é o vídeo “unboxing”. Esses vídeos acompanham o comprador em todas as etapas do processo, desde a remoção de cada componente até a montagem das peças, até a exibição do produto acabado.
[Vídeo do produto nº 1] Vídeos “unboxing”
Um artigo do Wall Street Journal afirmou que o Google exibe mais de 20 milhões de resultados de pesquisa para “unboxing”, e que os vídeos que não estão em caixa tinham mais de 10,3 bilhões de visualizações até aquela data.
(PlayStation fazendo um vídeo unboxing do primeiro PlayStation original para comemorar seu 20 º aniversário)
Converse All Star: Quando a marca se sobrepõe à modaPor que funciona?
- Os clientes descobriram exatamente o que vem na caixa
- Mostra o produto físico e os acessórios
- Uma chance de mostrar alguma personalidade de marca
Melhores práticas:
- Mostrar a embalagem como o cliente receberá no correio
- Percorra o processo de desdobramento / abertura (relativamente) lentamente, construa algum suspense!
- Descreva e explique o propósito de cada peça do produto enquanto você desmarca a caixa.
[Vídeo do produto nº 2] Tour do produto
Um tour de produtos oferece uma explicação detalhada dos recursos e benefícios de um produto. Para produtos simples, esses vídeos curtos (de 5 a 10 minutos) podem oferecer aos compradores detalhes úteis sobre como o produto funciona.
Para produtos mais complexos, com inúmeros recursos, uma série de vídeos curtos permite que o possível comprador escolha e descubra quais recursos deseja ver, em vez de percorrer uma longa apresentação para obter as informações desejadas.
(Nikon fazendo um vídeo turnê do produto da Nikon D850)
Por que funciona?
- Mostra e explica os principais recursos do produto
- Vídeo de formato longo para clientes que precisam de convencimento
- Maneira de baixo custo para gravar um vídeo de produto
Melhores práticas:
- Para produtos simples, explica o objetivo, os benefícios e os recursos do produto em um vídeo curto
- Para produtos complexos, tenha um vídeo introdutório e crie mais conteúdo de vídeo em torno de recursos e usos específicos
- Mostre seu produto em ação, se possível
[Vídeo do produto nº 3] Vídeos “Como fazer”
A demonstração do produto e os vídeos “como fazer” podem ser altamente eficazes para fornecer aos clientes o conhecimento necessário para usar o produto, ao mesmo tempo em que oferece tranquilidade antes da compra.
Esses vídeos usam a prática honrosa de contar histórias: mostre, não conte. Em vez de criar vídeos que apresentam um narrador divulgando as qualidades do produto, um vídeo explicativo permite que os clientes vejam por si mesmos a eficácia do produto, o que facilita muito sua decisão de compra.
Por exemplo, o Wix, site de criação de loja virtual e sites no geral, faz muitos vídeos mostrando como fazer sites na plataforma deles. É uma ótima forma de motivar e mostrar que é possível ser feito.
(Vídeo mostrando de “como fazer” mostrando um liquidificador em ação)
Por que funciona?
- Apresenta o produto no contexto, mostrando exatamente como ele pode ser usado na realidade
- O conteúdo “Como fazer” é conhecido por sua popularidade online
- Poderia ser feito em uma série, mostrando como o produto pode ser usado em diferentes situações
Melhores práticas:
- Segmente o vídeo em etapas curtas e verifique se cada etapa é fácil de seguir
- Crie uma série de vídeos de instruções se o seu produto tiver vários usos
- Jogue alguma personalidade!
Conclusão
Um vídeo de produto poderoso não precisa ser longo para ser eficaz. A maioria dos vídeos de produtos é executada em menos de cinco minutos. Esse cronograma deve dar ao vídeo espaço suficiente para demonstrar o produto, engajar o cliente e direcioná-lo ao sistema de compras.
Um vídeo de produto bem executado pode envolver os espectadores, mantê-los entretidos, ensiná-los sobre o produto e convertê-los em compradores. Eles também podem reforçar os esforços atuais de branding e criar uma identidade para qualquer varejista online, independentemente do tamanho, uma vez que proporcionam aos clientes uma experiência única com o produto antes de comprar.
Primeira empresa de ambulância que trabalha marketing digitalComo você planeja aumentar suas vendas com conteúdo de vídeo? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!
Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
7 maneiras de usar conteúdo em vídeo na página de produto
Em DICAS BLOGS temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)
Deixe um comentário