Por que filmes e jogos são oportunidades de marketing tão importantes

filmes e jogos oportunidades de marketing


Você já deve ter notado inserções de produtos em videogames ou filmes. Isso acontece com o intuito de promover bens e serviços do mundo real em conteúdos de ficção, trazendo a publicidade para dentro das telas.

Nesse caso, você já está familiarizado com uma forma de marketing conhecida como marketing de entretenimento. Este tipo de marketing é incorporado aos contextos de entretenimento e otimizado para atrair os espectadores de tal conteúdo.

Estas inserções podem ser feitas de diversas maneiras: desde campanhas em background ou em primeiro plano de videogames, ou mesmo publicidades em programas de TV, filmes e eventos de celebridades. A missão continua sendo a mesma: influenciar quem consome este tipo de mídia com o marketing de um determinado bem ou serviço.

O marketing de entretenimento é muitas vezes o fruto da parceria entre marcas comerciais e organizadores ou produtores de conteúdo de entretenimento. O objetivo é, muitas vezes, promover uns aos outros para rentabilizar.

Quando executado corretamente, o marketing de entretenimento gera receita para todas as partes envolvidas, inspirando os telespectadores a agir. Por exemplo, no filme Wayne's World, de 1992, a Pizza Hut foi incorporada. Embora discreta, aquela cena única foi suficiente para fazer com que os telespectadores desejassem e quisessem comprar uma pizza da marca.

Existem muitos outros tipos desta forma de marketing usada em contextos de entretenimento e mídia. Alguns incluem o apoio de celebridades, inserção de produtos (como a Pizza Hut), licenciamento e campanhas de co-promoção, além da integração da marca em grandes mídias portrás das telas.

Conteúdo
  1. Por que Marketing de Entretenimento?
    1. Como Funciona
  2. Marketing de Entretenimento e Publicidade

Por que Marketing de Entretenimento?

Existem várias outras maneiras pelas quais as marcas podem despertar a atenção do público para suas ofertas. Então por que escolher justamente esta forma de marketing?

O marketing de entretenimento proporciona um alto retorno sobre o investimento (ROI), particularmente entre a crescente população de telespectadores que trocam o canais a cabo por outras mídias e canais assinados. Esta parcela dos consumidores de entretenimento é muitas vezes aliada a uma experiência digital personalizada.

Vamos tomar como exemplo o vídeo-game, em que muitos gamers tipicamente escolhem jogos com avatares personalizáveis, skins e coisas do gênero. Este tipo de interação é visto em muitos jogos de estratégia online, como Civilização VI, XCOM 2, ou Crusader Kings III.

O que faz destes jogos uma experiência única para os jogadores é que eles adquirem um senso de pertencimento e conhecem sua posição tanto como usuários independentes quanto como parte de uma comunidade projetada para atender às suas necessidades de entretenimento e diversão.

Pesquisas psicológicas estão analisando a eficiência do marketing de entretenimento, especialmente em jogos. Elas revelam uma vantagem considerável para o posicionamento do produto - especialmente como ele apela para nichos de audiência e é aparentemente mais neutro do que a publicidade, que tem um papel mais direto e explícito.

Como Funciona

O que faz a inserção de produtos funcionar é justamente a atenção dos telespectadores e jogadores, que é muitas vezes centrada e focada nesta mídia de entretenimento em vez de outras atividades. Sabemos que, hoje, atenção vale ouro!

Por exemplo, os usuários de plataformas de streaming são muitas vezes mais intencionais em suas escolhas de visualização e são mais propensos a se concentrar no filme ou no espetáculo que estão vendo.

Isto não é o mesmo para a TV tradicional, onde os telespectadores vêem os comerciais como períodos de espera para fazer outras coisas. Como resultado, o marketing de entretenimento é mais eficiente em plataformas como Prime Video, Netflix, HBO Max e videogames, que são preferidos sem anúncios.

Além disso, as marcas parceiras podem decidir sobre as formas de entretenimento usando muitos fatores como, por exemplo, o público alvo. Isso oferece uma maneira mais dinâmica de comercializar produtos e serviços aos telespectadores do que os clássicos outdoors publicitários, comerciais de TV e banners. Ao focalizar no público alvo, temos a garantia de atingir somente quem precisamos.

Estudos mostram que o marketing de entretenimento também funciona bem com os canais pagos, com mais da metade da população influenciada pela inserção destes produtos publicitários.

E com cada vez mais usuários de computadores e smartphones investindo em aplicativos de bloqueio de anúncios e VPNs, o marketing direto tradicional sofrerá. Por isso mesmo, é preciso uma abordagem mais dinâmica. Por exemplo, enquanto um simples aplicativo ou extensão de navegador pode eliminar banners de anúncios ou anúncios pop-up, o marketing de entretenimento é inerente ao conteúdo, sendo consumido e intocado por estas extensões.

Marketing de Entretenimento e Publicidade

Embora ambos sejam gêneros de marketing, eles são distintos entre si. O marketing de entretenimento é projetado para criar uma relação simbiótica entre o público e as marcas e, ao mesmo tempo, atender às necessidades dos consumidores. Independentemente do meio, o marketing de entretenimento é diferente da publicidade tradicional, tanto na forma quanto na função, e emprega um conteúdo mais expansivo, com mecanismos sutis.

Por outro lado, a publicidade inclui inserções remuneradas para melhorar o reconhecimento da marca e a rentabilidade. Ela se concentra no negócio que paga por ela e transmite uma mensagem unidirecional aos telespectadores, que muitas vezes estão cientes da marca e de suas ofertas. A publicidade também pode ter alvos demográficos específicos, mas muitas vezes requer mais esforço para não incomodar e perturbar o seu consumidor.

O marketing de entretenimento toma um caminho muito mais profundo para encontrar e compreender seus espectadores. Ele visa encontrá-los o mais facilmente possível através de vários meios e plataformas de nicho. Por exemplo, os publicitários envolvidos com um programa de TV freqüentemente fazem pesquisas sobre a demografia do público que assiste ao programa, e então decidem sobre os produtos ou serviços que podem oferecer para eles.

Este processo resultou em algumas das maiores inserções de produtos na tela, que desaparecem em um piscar de olhos. Alguns exemplos comuns em filmes populares incluem os telefones Nokia em The Matrix, o ornamento Audi hood em Iron Man 2, a taça Starbucks em Game of Thrones, os artigos esportivos Wilson em Cast Away e Dr. Pepper em Forrest Gump.

Desvendando a magia dos Links UGC: Pequenos truques para posicionar no Google

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Por que filmes e jogos são oportunidades de marketing tão importantes
Em GANHAR DINHEIRO temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Claudio Gomes

Criei o Blog Marketing Online para falar sobre negócios online e offline. Trabalho com internet marketing e negócios online alguns anos e consegui acumular muitas informações e formas de ganhar dinheiro online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up