Como lidar com links negativos após o fim do Google Disavow?

Links negativos após o fim do Google Disavow

O Google anunciou o fim do serviço Disavow, uma ferramenta crucial para combater links negativos. Descubra como se preparar para essa mudança e como gerenciar sua reputação online após o encerramento dessa funcionalidade.

Já deixando o aviso que dar disavow não é 100% de certeza que o Google vai aceitar. Quem decide são eles.

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Conteúdo
  1. O fim do Google Disavow
    1. O que fazer com SEO negativo e links spam?
  2. Faq
    1. Quais são os principais benefícios do Google Disavow?
    2. Como identificar os backlinks que devem ser rejeitados?
    3. Como faço para criar uma lista de links para o Google Disavow?

O fim do Google Disavow

Fim do Google Disavow
Fim do Google Disavow

Lançada em 2012, a ferramenta Disavow Links surgiu como uma tábua de salvação para sites atingidos por práticas "obscuras de SEO".

A decisão do Google de desativar o serviço de Desautorização de Links faz parte de um movimento maior para automatizar a detecção de links de baixa qualidade através de seus algoritmos. O Google afirmou que seu sistema de inteligência artificial e algoritmos avançados são agora eficazes o suficiente para identificar e desconsiderar links tóxicos sem a necessidade de intervenção manual.

John Mueller do Google, mencionou em uma entrevista recente: "Nossa inteligência artificial está mais avançada do que nunca, e confiamos em nossos algoritmos para desconsiderar links de baixa qualidade automaticamente.

Informativo: https://www.seo-suedwest.de/9136-google-selbst-hunderttausende-von-spam-backlinks-muss-man-nicht-per-disavow-abwerten.html

Embora os algoritmos do Google tenham evoluído, não podemos ignorar o risco real de ataques de SEO negativo.

Disavow Google funciona ou não?

O Disavow ainda é uma ferramenta poderosa que permite aos usuários informar ao Google sobre links considerados prejudiciais ou spam, solicitando que eles fossem ignorados no cálculo do PageRank do site. Essa funcionalidade é crucial para combater ataques de SEO negativo, em que concorrentes deliberadamente podem criar links de baixa qualidade com âncoras ruins apontando para seu site, com o objetivo de prejudicar seu desempenho nos resultados de pesquisa.

Com o encerramento desse serviço, os profissionais de SEO terão que encontrar novas maneiras de lidar com links negativos. Isso pode significar um aumento na carga de trabalho, já que será necessário um monitoramento mais rigoroso do perfil de backlinks do site e a realização de ações corretivas mais frequentes.

As vezes tem coisas ditas que não batem com a realidade: Google diz que SEO negativo não funciona

A falta dessa ferramenta pode tornar mais difícil para os sites se recuperarem de ataques de SEO negativo. Sem a capacidade de informar diretamente ao Google sobre links prejudiciais, os proprietários de sites terão que confiar mais em outras estratégias, como a solicitação de remoção de links junto aos sites de origem.

  • Segundo um estudo da Moz, 70% dos sites têm links de baixa qualidade.
  • Segundo um estudo da Ahrefs, 55% dos sites têm links spam.
  • Segundo um estudo da SEMrush, 40% dos sites têm SEO negativo.

O que fazer com SEO negativo e links spam?

Apesar dessa mudança, existem algumas etapas que os profissionais de SEO podem tomar para se preparar e gerenciar melhor os links negativos após o fim do Disavow.

1. Monitore constantemente seu perfil de backlinks

Mantenha um monitoramento regular do perfil de backlinks do seu site, usando ferramentas como o Ahrefs, Seumrush, Majestic entre outras. Identifique rapidamente quaisquer links suspeitos ou de baixa qualidade que possam estar prejudicando seu desempenho nos mecanismos de busca.

2. Solicite a remoção de links negativos

Sempre que identificar links prejudiciais, entre em contato com os proprietários dos sites de origem e solicite a remoção desses links. Forneça evidências claras de por que esses links são prejudiciais e enfatize a importância de sua remoção para a saúde do seu site.

Quem faz SEO negativo raramente vai responder. Muitos sites são invadidos ou de spam o que piora o contato.

O Camillo Dantas postou no LinkedIn uma tool bem interessante para isso: https://www.linkedin.com/posts/camillodantas_seo-linkbuilding-google-activity-7212969019258118144-pPZx/

Faq

Quais são os principais benefícios do Google Disavow?

  1. A ferramenta Disavow permite que os sites recuperem penalizações relacionadas a links artificiais ou de baixa qualidade que apontam para o seu domínio.
  2. Ao remover links prejudiciais, o Disavow pode ajudar a melhorar métricas relacionadas à qualidade do site, como Domain Authority, o que resulta em melhores posições nos resultados de busca.
  3. O Disavow é uma ferramenta essencial para lidar com links negativos criados deliberadamente por concorrentes com o objetivo de prejudicar o desempenho do site nos mecanismos de busca.
  4. O Disavow permite que os proprietários de sites tenham um maior controle e visibilidade sobre os links que apontam para o seu domínio, possibilitando a remoção seletiva de links prejudiciais.
  5. Ao usar o Disavow para remover links negativos, os sites podem se proteger contra possíveis penalizações futuras relacionadas a esses links.

Como identificar os backlinks que devem ser rejeitados?

Analise os seguintes sinais para identificar links negativos:

  • Links de sites com conteúdo duplicado, spam ou baixa qualidade
  • Links de sites com penalizações ou reputação ruim
  • Links com textos âncora irrelevantes ou suspeitos
  • Links de páginas com TLDs (Top Level Domains) conhecidos por enviar spam
  • Links que levam a páginas quebradas ou com erro na URL de destino

Como faço para criar uma lista de links para o Google Disavow?

Usando ferramentas como Google Search Console, Ahrefs ou Majestic. Identifique links suspeitos ou de baixa qualidade que possam estar prejudicando seu desempenho nos mecanismos de busca. Lembre-se de usar a ferramenta com cautela, pois remover links úteis pode prejudicar seu posicionamento.

Crie um arquivo de texto (.txt) com a lista de links a serem rejeitados, com um link por linha. Por exemplo:

spamdomain1.com

spamdomain2.org

Certifique-se de que seu arquivo tenha no máximo 2 MB e 100.000 linhas. O limite de tamanho é importante para evitar problemas no upload. Acesse a ferramenta Google Disavow no Google Search Console. Selecione a propriedade correta se você tiver várias contas. Faça o upload do seu arquivo .txt contendo a lista de links a serem rejeitados. Clique em "Enviar" para concluir o processo.

O Google está penalizando sites por SEO excessivo?

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
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Claudio Gomes

Criei o Blog Marketing Online para falar sobre negócios online e offline. Trabalho com internet marketing e negócios online alguns anos e consegui acumular muitas informações e formas de ganhar dinheiro online.

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