O que é linkedin? Para que serve o linkedin?
A importância do LinkedIn para profissionais que trabalham com a internet.
Na verdade, o LinkedIn fez o que muito já se falava, que é fazer com que a pessoa tenha uma Net Work, ou seja, uma rede de contatos profissionais, pois isto é muito importante não só para a pessoa conseguir um novo emprego mais facilmente, mas principalmente para crescer profissionalmente e divulgar o seu trabalho.
Se você esta precisando procurar emprego acesse o linkedin oferece trabalho aos montes.
O que é linkedin e para que serve?
Com o LinkedIn isto ficou muito mais fácil, rápido e eficiente.
Os profissionais que trabalham pela internet têm vários motivos para se fazerem presentes no LinkedIn, afinal, o objetivo desta rede é o net working profissional.
Sua empresa pode até estar sendo divulgada no Twitter ou no Facebook, mas não deve de forma alguma, ficar de fora do LinkedIn, pois é cada vez mais comum surgirem novas parcerias neste canal e novos negócios podem nascer destes seus contatos.
O design do LinkedIn está bem parecido com a Linha do Tempo do Facebook, ou seja, é bastante familiar a todos e você poderá adicionar a logomarca de sua empresa.
Linkedin o que é?
Outra dica interessante para quem trabalha pela internet é solicitar, através do LinkedIn, uma recomendação sobre os serviços prestados por sua empresa ou produtos oferecidos. Seus clientes e também profissionais de diversas áreas poderão deixar comentários sobre sua empresa e os produtos/serviços oferecidos.
Mas como em qualquer rede social, é importante não abandonar seu perfil profissional, suas postagens, por isto você deve estar sempre trazendo novidades para o LinkedIn, principalmente sobre os últimos produtos lançados no mercado.
E tem o fato de interesses profissionais que muitos já cadastraram seus currículos no LinkedIn, então você poderá aproveitar para encontrar novos funcionários ou até mesmo parceiros. Não esqueça terá processos seletivos.
E é importante lembrar que, profissionais que trabalham com a internet convivem com a velocidade das informações, o tempo inteiro e nada tem crescido tanto quanto o LinkedIn, então, por que ficar de fora?
Linkedin como funciona?
Hoje, nenhum profissional quer ficar de fora do mercado e estar presente no LinkedIn é estar divulgando seu mercado de trabalho, sua experiência, suas qualificações para um grande número de empresas. Outro ponto que também poderá fazer é anunciar vagas.
Lembre-se de caprichar na foto de capa, podendo inserir uma logomarca ou sua própria foto, este será o primeiro contato dos usuários com você ou sua empresa.
Comente sobre sua empresa, seus produtos, serviços oferecidos, objetivos e investimentos, sempre incluindo o link para que os usuários possam visitar o seu site.
Sendo uma rede social, torna-se quase que obrigatório o compartilhamento de informações e é isto que deixará você mais presente perante os demais usuários. E no dia a dia, você pode divulgar o seu LinkedIn para todos, seja pelo cartão de visita ou e-mails enviados.
E procure participar dos Grupos, pois eles têm um importância muito grande dentro do LinkedIn. Participe principalmente dos Grupos voltados para sua área de atuação, assim você estará sendo divulgado e este é o seu objetivo, ser visto, se tornar conhecido, mostrar seu trabalho.
Porque o linkedin é recomendado para a comunicação corporativa das empresas
Você já pensou em começar o seu próprio grupo LinkedIn? Estes grupos são excelente para construir redes de amizades. Hoje você vai aprender porque o linkedin é recomendado para a comunicação corporativa das empresas.
O Linkedin é a primeira e a maior rede social profissional do mundo. Só no Brasil, o serviço conta com uma base superior a 25 milhões de usuários. Com certeza, nenhum empreendedor pode ficar de fora.
Com LinkedIn você aumenta a sua prospecção e estabelece uma liderança no grupo que você criou.
Para você ter uma base pode criar grupos em qualquer uma das seguintes categorias de profissionais: perspectivas, colegas, alunos, geográfica, organizações, interesse e muito mais.
Porque o linkedin é recomendado para a comunicação corporativa das empresas
Você está limitado apenas pela sua criatividade!
Na minha experiência, muitos profissionais estão ocupados e se eles estão indo na ideia de participar de grupos do LinkedIn, somente conseguem interagir de forma profissional entre 1 a 3 grupos semanais.
Vou deixar algumas dicas das melhores práticas para se tornar um grande grupo e de autoridade junto ao LinKedIn em alguns nichos.
Como criar um grupo no linkedin?
1: Escolha um nicho ou especialidade nas categorias
Esta é provavelmente a chave mais importante para o sucesso na construção de um grupo no LinkedIn.
Você precisa ter um grupo estritamente definido, a fim de atrair os usuários que deseja.
Faça um marketing social em outros grupos no LinkedIn divulgando o seu grupo.
Por exemplo, o meu mercado alvo são os consultores financeiros, mas a minha categoria é na área de blogues e marketing de mídia social.
Apenas começar um grupo LinkedIn com base no seu mercado alvo não é suficiente.
Você precisa dar um passo a mais e destacar o que exatamente você deseja e a sua especialidade na categoria que você deseja para o seu grupo ser conhecido.
Faça alguma pesquisa sobre os Grupos do LinkedIn que já existem no seu setor e pense em como você pode diferenciar dos outros grupos.
Além disso, pensar sobre os seus clientes e quais são os seus ideais.
Quem são eles? O que eles fazem? O que eles fazem e se preocupam? Como você pode ajudá-los?
Um nicho estreito e categoria correta são cruciais para a construção de um grupo de sucesso.
2: Criar uma descrição do grupo que inclui o nome de seu mercado alvo
Selecionar a sua categoria de especialidade.
É muito importante incluir palavras chaves relevantes no título do seu grupo e na descrição de seu grupo para quando os membros do seu mercado alvo estiverem a procura de grupos possa encontrar e se juntar ao seu grupo.
COMO OS VÍDEOS PODEM TE AJUDAR EM RESULTADOS ORGÂNICOSSe você utilizar palavras chaves que descrevem o que você está tentando atrair com a posição e categoria da especialidade usando palavras chaves que seu público alvo utiliza para descrever as suas categorias, você terá uma chance muito maior de ser encontrado no LinkedIn nas pesquisa de grupos.
Também deve ter claro o que o seu grupo está buscando ou promovendo.
Eu sempre entro em grupos que tenha as mesmas descrições que o meu grupo até mesmo para saber como esse grupo vem se divulgando e percebi em muitos desse grupos no LinkedIn não existia nenhum foco real ou o valor para os membros.
Em muitos casos, esses grupos são preenchidos com os comerciantes que estão tentando promover os seus produtos e serviços e vira um grupo somente de spam de propagandas.
Seja seletivo com suas descrições e certifique-se que esteja de acordo com o seu mercados alvo.
3: Faça do seu grupo um grupo aberto com os membros pré aprovados
Quando você começar o seu grupo no LinkedIn, torne o seu grupo aberto em seguida, olhar as pessoas e decida quem vai ficar no grupo se decidir divulgar algo exclusivo.
Se você criar um grupo onde os novos membros devem ser pré aprovados para participar, você está criando uma certa exclusividade e vai fazer o seu grupo mais atraente para os potenciais membros em seu mercados alvo.
Um grupo aberto ajuda nas discussões com mais visibilidade.
Eu sou muito claro com relação a quem pode ser aceito em alguns dos meus grupos no LinkedIn e está bem definido a minha descrição e "Regras do Grupo".
Infelizmente, em todos conseguem ou tem a ideia de ler as regras do grupo.
Quando você configurar o seu grupo para pré aprovar os membros, faça um pouco de manutenção para aprovar ou recusar novos membros.
Em alguns casos como relatei acima alguns grupos com auto aprovação sem nenhuma seleção servem somente para spam de propagandas e você vai perder engajamento e membros rapidamente.
Quando você faz o seu Grupo no LinkedIn um grupo aberto, as discussões serão indexadas pelos motores de busca e pode ser compartilhado em sites de mídias sociais como como Facebook e Twitter e o próprio LinkedIn.
Além disso, os membros serão capazes de compartilhar as informações gerais sobre o grupo si em redes sociais.
Com um grupo aberto, certifique-se de permitir que apenas membros podem fazer contribuições.
Dica: Compartilhamento de informações sobre o seu grupo e as discussões de seu grupo sobre as redes sociais podem aumentar a sua visibilidade e impulsionar novas adesões.
Fazendo o seu grupo LinkedIn um grupo aberto também vai ajudar você a ganhar visibilidade mais rapidamente, e você pode incentivar os membros a compartilhar o grupo ou especificar as discussões em grupo com suas redes e conexões sociais.
Divulgue no seu blog o seu grupo no LinkedIn, e-mail marketing e nas redes sociais onde você tem uma presença.
4: Gerenciar e monitorar o seu grupo
Se você quiser manter o seu grupo livre de spam e de marketeiros, você vai ter que não apenas administrar as adesões, mas também acompanhar de perto a atividade do grupo.
Normalmente eu tenho que enviar 1-2 mensagens pessoais por semana para os membros que postaram algo promocional ou completamente fora do assunto do tópico.
Você pode facilmente enviar mensagens pessoais aos membros de seu grupo LinkedIn.
Apenas atente para aqueles indivíduos que estão olhando para seu grupo como uma oportunidade de marketing para os seus negócios.
Trabalhe firme para construir o seu grupo, para que você possa fazer todas as regras, gerenciar e ajustar conforme o tempo e com a entrada de novos membros.
De tempos em tempos os membros podem postar os seus próprios artigos e boletins informativos.
Nesse ponto esta tudo normal, desde que esses não tenha a ideia de auto promover outros grupos.
É super muito importante estabelecer as regras com os membros.
5: Posicione-se como o líder do grupo
A fim de posicionar-se como o líder do grupo, você deve levar em conta alguns pontos.
Capacitar e envolver os seus membros.
Desafie-os para fazer boas perguntas, pergunte as opiniões dos outros membros, proporcionar a sua visão única e comentários e como você pode contribuir com conteúdo que pode impulsionar as conversas.
Use suas atualizações para iniciar conversas.
Gaste o seu tempo dando parabéns aos membros do grupo que começam as discussões e podem contribuir para as discussões comentando, gostando e compartilhamento os seus comentários.
Uma grande utilidade do LinkedIn que permite que os líderes de grupos possa enviar um e-mail personalizado semanal com anúncios diretamente para os membros.
Tenha cuidado para não abusar desse privilégio.
Utilize esta funcionalidade para anúncios de e-mail para capturar contatos ou vender algum produto que você está fornecendo apenas para membros.
Hashtag para ganhar seguidores: As Melhores DicasO grupo vai apreciar e provavelmente será mais propenso a se inscrever no que você indica ou esta oferecendo.
Liderança acontece através da consistência e conversas.
Nunca se esqueça disso!
6: Promova o seu grupo para construir a sua adesão
Existem várias maneiras de crescer a participação no grupo, mas você deve ser proativa e consistente.
No entanto, quando você chegar a mais de 500 membros, o seu grupo vai começar a assumir uma vida própria em termos de aumento de novos membros.
Certifique-se de quando você criou o com as informações adequadas para criar as conexões no LinkedIn com o novos membros preenchendo todo o perfil necessário do grupo.
LinkedIn permitirá que você envie até até 50 anúncios por dia para as suas conexões.
Além disso, você pode enviar e-mails a partir de um arquivo csv ou a partir de sua própria lista de contatos de e-mail e enviar uma anúncio aos contatos do seu painel de gerenciamento de grupo.
Visite outros grupos semelhantes que você é membro e educadamente vai cumprimentar esse grupo sem mencionar que você tem outro grupo.
Eu acho que é perfeitamente possível mencionar que você tem um grupo semelhante para os membros após uma boa participação no grupo e após esse tempo poderá divulgar que você tem um grupo no LinkedIn semelhante.
Tenha atenção no LinkedIn você pode participar de até 50 grupos.
Gastar o seu tempo de divulgação nos grupos do LinkedIn relevantes poderá ser uma excelente estratégia para se envolver com os novos membros.
Não só você vai expandir a sua influência, mas também terá que você conseguir cultivar relacionamentos de negócios bem sucedidos ao longo do tempo.
6 dicas para arrasar no Linkedin
1) Utilize uma foto atualizada
A primeira coisa que você precisa saber é que o Linkedin é diferente do Facebook e aquela foto sua, com pose na frente do espelho, pode não ser tão legal.
Utilize uma fotografia profissional e atualizada. Uma boa foto de perfil pode aumentar em até 20% o número de visualizações do seu currículo.
Quanto a fotos 3/4, parecem ser a preferência de grande parte dos profissionais da rede, mas não é uma regra. O que conta mesmo, é a qualidade da imagem, a formalidade e o seu rosto precisa aparecer com clareza.
2) Seu perfil está completo?
Um perfil completo é essencial. Todos os dados precisam estar minuciosamente preenchidos.
- Preencha um resumo mostrando suas principais habilidades, seu cargo atual e o que você procura na carreira
- Informe o máximo de cargos anteriores que puder. Mas lembre-se, coloque apenas as funções relevantes e que agregaram valor a sua empresa. Nada de colocar seu primeiro emprego aos 12 anos!
- É interessante mostrar os projetos que você realizou ou ainda esta trabalhando.
- Não é obrigatório mostrar ao público seus certificados e cursos livres, mas se optar por preencher estes dados, informe tão somente aqueles que se relacionam com sua área de atuação.
- As competências e especialidades são extremamente importantes e é obrigatório que você preencha estes dados. Coloque tudo aquilo que você saiba fazer e que de alguma forma possa chamar a atenção de alguma empresa.
- Mostre a todos a sua formação acadêmica. Se você ainda não concluiu um curso superior, não tem problema, coloque a graduação em andamento.
- Você não é obrigado a mostrar suas informações pessoais. Se você contar com uma linha exclusiva para o linkedin, coloque-a, se não for o caso, deixe em branco, pois não é muito recomendado inserir dados pessoais publicamente nas redes sociais.
3) Mostre os seus reconhecimentos e prêmios
Se você já foi premiado ou condecorado por alguma realização profissional ou pessoal, mostre isso a todas as suas conexões. Um profissional que já foi reconhecido por algum feito têm seu perfil melhor avaliado por outros profissionais e empresas.
Para mostrar seus prêmios, faça o seguinte:
- Adicione uma seção;
- escolha a opção Reconhecimentos e prêmios;
- preencha os campos e confirme.
4) Você já foi voluntário em alguma causa social?
Além da relevância natural dos feitos profissionais e conquistas na carreira, o trabalho voluntário em causas sociais têm ganhado espaço nos currículos modernos.
Estamos na era da sustentabilidade. É como você ser católico na idade média, não era uma opção…
Se as empresas querem ser vistas como politicamente corretas, é primordial que esta imagem comece pelos funcionários, daí o interesse todo.
Se você ainda não lutou por alguma causa, levante-se desta cadeira e vá fazer o bem…
5) Tenha uma URL personalizada
Dois motivos simples: o primeiro é o posicionamento do Google. A url curta e bem vista pelo buscador e como o seu objetivo é ser encontrado, nada melhor do que investir um pouco de tempo neste sentido. O segundo motivo é a facilidade que você e outras pessoas terão ao acessar seu perfil. Digitar poucas palavras é bem mais fácil do que uma sequência de números e códigos.
Para personalizar sua url, siga as seguintes instruções:
- Acesse Configurações e clique em “Editar seu perfil público“.
- Na caixa “URL do seu perfil público” à direita, clique no link “Personalizar a URL do seu perfil público“.
- Modifique o final da URL personalizada na caixa de texto.
- Clique em Definir URL personalizada.
6) Participe de grupos com conteúdo relevante
Embora o escopo do Linkedin seja um pouco diferente do Facebook ou Twitter, ele ainda é uma rede social, e como tal, presume interação.
Uma das melhores formas de interagir no Linkedin é fazer uso dos grupos. Existem centenas deles.
- Participe de grupos com relação a sua área de atuação.
- Poste regularmente conteúdo informativo e relevante.
- Participe de discussões propostas.
- Pense muito antes de escrever qualquer coisa, afinal, é sua imagem profissional que está em jogo.
Concluindo…
O Linkedin têm ganhado relevância e já não é um mero coadjuvante nas redes sociais. Seu nicho, muito bem definido, têm aceitado a rede e contribuído para o crescimento acelerado da mesma.
Neste artigo, você viu 06 dicas para melhorar sua presença na rede:
Atualize sua foto
-> Mantenha seu perfil completo.
-> Mostre Educação e Prêmios.
-> Inclua experiência de voluntariado.
-> Tenha uma URL personalizada.
-> Participe de grupos com conteúdo relevante.
Como ganhar dinheiro na internet de forma honesta e comprovada?Aconselho a leitura do artigo para complementar https://marketingcomcafe.com.br/como-fazer-um-linkedin-atrativo/
Agora que você sabe porque o linkedin é recomendado para a comunicação corporativa das empresas comece a colocar em prática e veja os resultados. Veja como esta o meu linkedin para ter uma ideia https://www.linkedin.com/in/claudio-gomes/.
Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
O que é linkedin? Para que serve o linkedin?
Em MÍDIA SOCIAL temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)
Deixe um comentário