Como escolher seu texto âncora como um Profissional

texto ancora

Uma das habilidades que você precisa ter ao começar a trabalhar com SEO Offpage, ou seja, ao criar backlinks para seus sites é saber como escolher o texto âncora site corretamente da forma que precisa otimizar os resultados e ter sucesso com menos links e em menos tempo.

Material feito/escrito por Alejandro Salinas/Darkent. Material devidamente autorizado pelo autor para reprodução no Blog Marketing Online.

Conteúdo
  1. Ah, o que é Texto âncora?
    1. Anchor Text SEO
  2. Como Analisar os Concorrentes Para Descobrir o Perfil Ideal de Texto âncora
    1. Texto ancora de um link
  3. Como Descobrir a Distribuição do Texto âncora dos TOP 5 Concorrentes

Ah, o que é Texto âncora?

Já ia me esquecendo…rs

Texto âncora ou “Anchor text” é basicamente o texto/palavra que você utiliza para linkar para algum site, seja o teu ou de um terceiro, por exemplo, clique aqui para ir para a página inicial do Blog Marketing Online, o “clique aqui” que é o link que leva pra home do site neste exemplo é o texto âncora, se eu tivesse linkado utilizando a palavra “página inicial”, então ela seria o Texto âncora do link..

Se você fizer um trabalho bem feito na escolha do anchor text isto com certeza vai te ajudar a atingir os primeiros resultados da página 1 e provavelmente usando menos links do que seus concorrentes, se fizer mal feito além de não atingir os resultados esperados ainda pode ser pego por um dos bichinhos preferidos favoritos que o bonzinho do Google cria..

Anchor Text SEO

Para selecionar os textos âncoras corretos é preciso tirar um tempo para fazer análises e este tempo é variável de pessoa para pessoa, quanto mais praticar, mais fácil fica e menos tempo leva, mas o fato é que você precisa adquirir esta habilidade para ter sucesso em seus projetos, o maior erro de quem está começando em SEO é não saber utilizar anchor text corretamente e por isto muitos são penalizados ou não conseguem atingir os resultados desejados.

Uma dica simples é procurar saber qual o tipo de texto âncora ideal para o nicho em que você está entrando. E adivinha qual a melhor forma de descobrir isto??

Se sua resposta foi analisando os concorrentes está certíssimo..hehehehe

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Como Analisar os Concorrentes Para Descobrir o Perfil Ideal de Texto âncora

Antes de irmos em frente para fuçar os sites dos concorrentes, gostaria de passar algumas informações..

Muitos profissionais de SEO são quase unânimes em afirmar que você precisa de uma distribuição natural parecida com o seguinte:

Texto ancora de um link

1 – 50% Brand ou URL: Blog Marketing Online por exemplo é um brand e:

www.blogmarketingonline.com.br
blogmarketingonline.com.br
https://blogmarketingonline.com.br
https://blogmarketingonline.com.br

São todos exemplos de URL como âncora.

2 – 25% Tópicos Relacionados: Em um site de esportes, por exemplo, os tópicos poderiam ser algo como:

Equipamentos esportivos, camisetas de futebol, etc..

3 – 15% Diversos: Várias palavras genéricas como clique aqui, veja mais, leia mais, neste site, nesta página, etc..

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4 – 10% Palavra Chave ou Longtail: Aqui se usam as palavras chaves exatas para o que você pretende rankear:

Ganhar dinheiro,como emagrecer,como fazer bolo, etc…

Dividir o texto com âncora da forma acima realmente funciona bem, porém não é obrigatório sempre usar desta forma e nem sempre isto vai funcionar tão bem..

A melhor forma de selecionar seu texto âncora é usar o Google, pois ele nos mostra exatamente o que ele gosta de ver nos resultados das buscas.

Para fazer isto basta fazer uma busca pelas suas palavras chaves e depois pegar os resultados da busca e analisar no Majestic ou Ahrefs, fazendo isto você encontrará o texto âncora ideal que o Google está procurando para estas keywords.

Como Descobrir a Distribuição do Texto âncora dos TOP 5 Concorrentes

Uma das melhores formas de descobrir isto é usando o Majestic.

Passo 1: Pegar o link do seu concorrente que está na primeira posição no Google e pesquisar este link no Majestic. Para ficar mais fácil de entender vou mostrar um exemplo com a pesquisa para “como ganhar dinheiro na Internet”:

A imagem acima mostra o resultado desta busca e os 3 primeiros posicionados para esta palavra chave. Após o resultado da busca você deve pegar o link do primeiro resultado, neste caso é o link que está em azul já marcado pronto para ser copiado e com o link em mãos o próximo passo é ir no Majestic e colar o link na caixa de pesquisa para analisar ele:

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Aí estão as informações de todo texto âncora do seu concorrente que está no TOP 1 do Google. Como dizem por aí, informação é PODER, então precisamos saber lidar com estas informações.

Vamos usar somente duas colunas aqui, a coluna Anchor text que mostra os textos âncoras e a coluna Referring Domains que mostra a distribuição dos Anchor Text por domínios. No caso da primeira keyword, por exemplo.

Como ganhar dinheiro na Internet está sendo utilizada como Anchor Text em 8 domínios/sites diferentes. O total mostra 42, mas é porque em alguns domínios deve ter mais de 1 backlink usando este texto âncora, portanto nunca vamos analisar pegando pela coluna Total e sim sempre pela Referring Domains…

Passo 2: Copiar as informações para uma planilha do Excel e criar um gráfico em pizza com elas para descobrir o perfil de backlinks e texto âncora da URL do seu concorrente que está no Top 1:

Dependendo da concorrência as vezes pegar somente os dados dos TOP 3 já é mais do que suficiente para montar um perfil “ideal”, se a concorrência for maior colete os dados dos 5 primeiros para ter mais exatidão no processo.

Fazendo o que expliquei acima você vai poder analisar o perfil individual dos TOP, porém vai perceber que há diferenças entre eles e por causa disso, apenas ter o perfil de anchor text individual de cada um não ajuda muito, por isso, que vamos um pouquinho além..

Este seria o perfil de texto âncora “ideal” para a palavra chave como “ganhar dinheiro na Internet”. Se baseando nele para construir seus backlinks as chances de conseguir chegar na primeira página e desbancar seus concorrentes é grande.

Em outras palavras, ao construir backlinks para posicionar para esta palavra chave deveríamos ter por volta de 21% do anchor text usando URL, 17% links de diversificação, 15% URL só com WWW e palavra chave e sinônimos com menos de 15%…

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Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Como escolher seu texto âncora como um Profissional
Em SEO temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Claudio Gomes

Criei o Blog Marketing Online para falar sobre negócios online e offline. Trabalho com internet marketing e negócios online alguns anos e consegui acumular muitas informações e formas de ganhar dinheiro online.

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