backlinks-de-qualidade

Backlinks de qualidade relevância na mesma página

São inúmeras as dúvidas sobre backlinks de qualidade entre os profissionais de SEO. As mais comuns são a posição do backlink na página se influência e se vale a pena repetir várias vezes o link em uma página.

Vou responder a esses e outros questionamentos no artigo de hoje intitulado:

Como conseguir backlinks de qualidade de forma correta

backlinks-de-qualidade

O que é um backlink?

Backlink significa “link de volta” e nada mais é do que a nomenclatura utilizada para denominar links recebidos, ou seja, se o seu site foi linkado por outro site, você tem então um backlink se você tem backlinks de qualidade é outra história.

A posição do backlink na página influência?

Essa talvez seja a dúvida mais frequente sobre baklinks.

Um link é um voto e através dele a página que está linkando passa link juice (relevância) para a página linkada, porém a posição desse link na página que está linkando influencia no quanto de relevância a página vai passar.

Vamos a uma comparação prática. Na página abaixo temos dois links. O primeiro encontra-se logo no primeiro parágrafo e cercado de texto. Já o segundo é um link lá no final do post, em uma única linha de texto.

Como usuário, qual dos dois você verá com mais facilidade?

Com certeza a maioria das pessoas verão e clicarão mais no primeiro link, pois está mais visível aos olhos do leitor visto que encontra-se no primeiro quadrante da tela e está dentro do texto e assim segue o fluxo da leitura.

Já o segundo está no fim da página, lugar aonde muitos leitores não chegam, pois não rolam a tela para baixo e não está no meio de um texto e sim solto em uma única frase.

Assim como o usuário, os mecanismos de busca também darão mais importância ao primeiro link, pois se são mais relevantes para os usuários são também mais relevantes aos mecanismos.

Portanto, os links mais bem posicionados na página têm sim um peso maior.

Ainda temos os casos dos links de rodapé e na sidebar que vou falar no próximo tópico.

Backlinks de qualidade na sidebar ou no rodapé

Links em rodapé e sidebar (barra lateral) é outro problema. Além desses links estarem fora do texto principal, geralmente eles se repetem em todas as páginas do site, o que teoricamente seria bom, já que você terá um backlink vindo de cada página do site, porém a força desses links chegou a praticamente zero já que spammers utilizavam isso para ganhar muitos backlinks e forçar a barra com os buscadores.

Esses backlinks têm tão pouca importância e relevância que os famosos blogrolls quando possuem uma lista muito extensa de links, podem até acarretar a punição do site, o que piora quando os sites linkados, ligam-se de volta. Isso é considerado troca de links e aí mesmo que você será punido.

Repetição de backlinks na mesma página

Quanto à repetição de links na mesma página, de nada adiantam. Mais uma vez, teoricamente se temos dois links em uma página, teremos dois backlinks, porém os mecanismos de pesquisas só consideram um link.

O raciocínio é simples: Para o crawler (robô do mecanismo de pesquisa) um link é um caminho a seguir, e porque seguir dois caminhos se os dois levam ao mesmo lugar?

Também podemos pensar em termos de votos. Se um link é um voto, quando o crawler identifica um segundo link igual ele grita: – Pera lá, você já votou nesse cara. E desconsidera esse segundo, terceiro, quarto voto.

Portanto apenas um backlink bem posicionado na página é muito melhor do que um link escondido no final do texto ou um link no rodapé ou sidebar.

Porém se ele conta somente um no texto (na mesma página) como fazer que seja contado o melhor (envolto pelo texto)?

Exemplo: Tenho um item de menu “Blusa Infantil” e tenho um texto na página falando sobre minha página sobre “Blusa Infantil [link2]” tem ótimos lançamentos e blablabla, o que seria um link melhor posicionado, como fazer para esse passar o valor e não o outro?

O ideal é colocar nofollow no segundo link, assim você resolve o problema.

Métricas para conseguir backlinks de qualidade

Ok, disse anteriormente que mais vale um link bem posicionado dentro do texto principal de uma página do que um link no rodapé e sidebar, por exemplo, mas como saber se a página em questão é boa e esse backlink vai me trazer bons resultados.

Um backlink em uma página muito visitada, por exemplo, vai me trazer mais relevância e melhores resultados do que uma página menos visitada?

A resposta é: – Sim e não!

Sim, uma página muito visitada vai teoricamente lhe trazer mais tráfego já que mais pessoas vão clicar nesse link e chegar à sua página.

Não, o fato de ela ser muito visitada não quer dizer que esse backlink terá um alto valor, pois visitação da página aonde o link se encontra não é levado em consideração pelos mecanismos de busca para passar relevância através do link.

Entre as métricas de uma determinada página que fazem os backlinks de qualidade seja mais ou menos importante podemos citar:

  • Se o link foi indexado junto com a página ou entrou depois;
  • Tempo que esse link existe (links envelhecem);
  • O texto âncora do link;
  • O texto que está em volta do link;
  • O número de links externos (para fora do site) que a página que está linkando possui.

Aprenda o seguinte da mesma forma que você recebe links de referências de outros sites use e abuse de links de saída indicando outros sites de autoridade a internet é uma via de mão dupla e isso conta pontos para você. Imagine a quantidade de tráfego (visitantes) que passa no site do https://www.metrorio.com.br/ ou do http://www.nytimes.com/ são sites de referência e de autoridade no qual ajuda você junto ao Google com links de saída para esses tipos de sites.

Espero que agora tenha ficado mais fácil avaliar os backlinks de qualidade que seu site recebe e saber se eles têm ou não tanta força e importância quanto você gostaria que tivessem.

Backlinks de qualidade relevância na mesma página
4.5 (90%) 2 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Claudio Gomes

Empreendedor online e offline. Empreendimentos e negócios. Trabalho com Internet Marketing/Negócios Online alguns anos e consegui acumular muitas informações sobre negócios e formas de ganhar dinheiro online. Trabalho com informática e represento uma empresa de perfumaria e cosméticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*