-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.

Coloque abaixo o seu melhor email e fique atualizado:

Delivered by FeedBurner


21 ferramentas SEO online e verificação de Backlinks

ferramentas SEO online

Artigo completo com 21 ferramentas SEO online e verificação de Backlinks para fazer um checkup básico ao avançado. Se você esta precisando de uma auditoria SEO grátis leia todo artigo.

As melhores ferramentas SEO online e checkup SEO backlink – Ferramentas de SEO grátis

ferramentas-SEO-online
Ferramentas de SEO grátis

Análise de SEO grátis – Por que você precisa de ferramentas SEO online? Como analisar o SEO do meu site?

Primeira razão você não tem certeza se o seu blog ou site esta indo bem ou mal. O software de auditoria de SEO mostra tanto o lado certo e o errado na questão de SEO do seu site. Então, você pode tomar medidas para melhorar o seu site e poderá verificar se existem problemas.

Na internet vai encontra diversos softwares grátis e pagos mais descobrir os melhores é um pouco mais difícil. Hoje esse artigo eu vou indicar as melhores ferramentas para SEO e verificação de Backlinks que você pode usar para obter opiniões mais confiáveis sobre SEO e Backlinks do seu site.

Ferramentas SEO blog grátis – Auditoria SEO grátis

1. SEO Ptimer

SEOPtimer é uma ferramenta para análise de auditoria de SEO. É bem fácil de usar, simples e rápido para auditar o SEO do seu site. Se você é um comerciante, empresário, programador ou um webmaster, você pode usar.

2. My Site Auditor

My Site Auditor é confiável no quesito auditoria de SEO e informa de forma simples onde precisa melhora.

3. Found SEO Audit Tool

Essa ferramenta é usada principalmente para descobrir erros de SEO simples que você possa ter feito no seu site. Depois de analisar suas páginas vai fornece dados de link, Meta tags, conteúdo e outras questões técnicas que você possa reparar.

4. SEO Auditor

SEO Auditor é a melhor ferramenta SEO um dos melhores em questão de ferramenta grátis. Depois de testar o seu site, esta ferramenta mostra palavras-chave top 10, arquivos robots, sitemap, velocidade da página, status social e dados DA & PA.

Ferramenta SEO gratuita – Análise SEO grátis

5. Raven Tools

Essa ferramenta fornece um serviço confiável para uma pesquisa completa do site. Esse software ganhou muitos prêmios no quesito de auditoria de SEO.

6. WooRank

Você quer um relatório do seu site rápido? Então o WooRank é o melhor software de SEO sem dúvida, é um dos maiores softwares para revisar o site. Pode ser usada para marketing digital, SEO, pequenas empresas e grandes agências.

7. SEO Audit Tool by ContentLook

Para quem usa WordPress esse é um dos melhores para auditoria de SEO no seu blog. Vai dar uma boa análise de sinais sociais, status de autoridade, situação do blog, atividades de SEO e marketing dos artigos.

8. Screaming Frog

O programa porreta de bom esse eu não vivo mais sem ele. É apenas um software simples que você pode configurar no seu Mac, Win e Linux. Esta ferramenta da um roteiro completo de quase tudo do seu blog ou site como o CSS do seu site, artigos, imagens, links, aplicativos, conteúdo, metatags e outras opções de SEO. Este programa é líder em termos de reviewtool para o site para verificar tanto os erros de SEO simples e grandes.

Você deve se lembrar que nenhuma ferramenta de auditoria de SEO é totalmente livre (grátis) por um longo período de tempo. Algumas têm as opções para testes gratuitos e outras com recursos pagos e acima indiquei algumas grátis e pagas. Se decidir usar as pagas após usar e achar que foi útil você pode pagar pela versão completa.

Ferramentas para verificação de Backlinks – SEO backlinks

A construção de Backlinks é a parte vital do SEO off-page. Se os seus backlinks não são relevantes ou confiáveis para os motores de buscas, você pode ser penalizado. Você precisa sempre olhar os seus backlinks e verificar se existe algum prejudicando o seu site/blog. Lembrando mais vez que os backlinks ruins também são prejudiciais para o seu site.

Contador de backlinks

Se você precisa criar backlinks de forma natural indico esse material Construindo Backlinsk Sem Spam.

Fazer toda verificação de backlinks pode levar muito tempo e dinheiro, porém você pode ter ajuda de várias ferramentas de verificador de backlinks. As ferramentas servem para ajudar a você analisar a situação dos seus links e assim ajudar na hora de gerenciar os backlinks ruins ou melhora.

Vou indicar as melhores ferramentas para verificação de backlinks.

Aprenda como ver backlinks – Auditoria SEO de site

Uma dica simples e rápida que também poderá usar é o Google Webmaster Tools para verificar os seus backlinks.

9. Ahrefs

Ahrefs é uma das mais populares e utilizadas para verificar backlinks eu uso para verificar os backlinks do meu site.

10. Backlink Watch

Usei muito essa ferramenta no passado hoje eu acho que deixa um pouco a desejar para as minhas necessidades, porém para quem esta começando é excelente por dar informações simples e diretas.

11. Free Backlink Checker SEO Tool

Esta ferramenta mostra os tops backlinks do seu site baseada na classificação das suas ligações e link building.

12. Backlink Checker

Eu uso esta ferramenta. É mais uma ferramenta que é usada por muitos profissionais de para verificar os seus backlinks.

13. Majestic SEO Tools

Você tem que se inscrever para usar sua versão gratuita. Minha opinião eu acho uma das melhores ferramentas de verificação de backlinks e da um relatório detalhado.

14. OpenLinkProfiler

OpenLinkProfiler é uma ferramenta + – para verificação de backlinks. Ela verifica os seus novos backlinks com um relatório bem interessante.

15. Rank Signals

É uma ferramenta de verificação de backlinks grátis, porém excelente porque ela mostra os links Dofollow & Nofollow, links quebrados ou excluídos, links incorretos, bem como as melhores ligações.

16. Open Site Explorer

Esta ferramenta é completa, porém tem a sua parte grátis e paga e faz parte do site Moz.com.

17. Link Diagnosis

É uma ferramenta personalizável para verificar backlinks. Você pode gera relatórios detalhados, lista de backlinks em uma única página ou um site inteiro e infelizmente essa ferramenta foi esquecida por muitos blogueiros e deixa um pouco a desejar em algumas informações.

18. Indexicon – Free Backlink Checker

Existem vários blogueiros usando e indicando essa ferramenta eu particularmente ainda não usei e não tenho muitas informações. Caso você use ou conheça, por favor, informe.

Indiquei as melhores ferramentas para SEO e verificação de backlinks. Eu uso muito o Google Webmaster Tools, Ahrefs e Open Site Explorer. Você pode testar todas e verificar as melhores para você.

19. Merge Words

Excelente ferramenta para executar combinações de palavras.

20. Webxtool

É possível monitorar o rank em formato diário sem perder qualquer mudança e você pode monitorar até 10 palavras-chave.

21. Wdfidf

Como se diz esse site é o cara super completo com diversas ferramentas grátis.

Algumas delas são: Posição SERP, PageRank, Keyword Density e o que eu acho o diferencial é a análise que é feita pelo site. Você digita a palavra-chave que deseja monitora ou obter informações e o site analisa e retorna as 60 palavras mais relevantes dos 10 primeiros resultados do Google.

Ferramentas SEO online extras:

Deixar abaixo algumas outras dicas de brinde para verificação de Backlinks e SEO.

Bônus – Ferramenta de auditoria de site

Em algumas vai encontra a opção paga mas verifique ao lado (próximo) e vai encontra a versão grátis (free).

1. Ferramenta de otimização

http://www.removeem.com/ratios.php

Preocupado com o algoritmo do Google/pinguim ou acertando o texto âncora mais otimizado? Basta digitar a URL para um relatório completo dos links que poderá otimizar.

2. Bing Webmaster Tools

http://www.bing.com/toolbox/webmaster

Semelhante em função do Google Webmaster Tools, Bing oferece um conjunto de ferramentas de pesquisa interessantes e recursos para webmasters.

3. Bitly

https://bitly.com/

A maioria das pessoas usam Bitly para encurta URL, mas o verdadeiro poder desta plataforma vem de suas análises.

4. Boomeranggmail

http://www.boomeranggmail.com/

Boomerang permite acompanhar e-mails, mesmo quando você esquecer. Ótimo para a construção de ligação ou quando você envia um monte de e-mails.

5. Buffer

https://bufferapp.com/

Fiz um tutorial que é antigo e ainda serve Buffer – Facebook no automático.

Otimize o seu compartilhamento de mídia social online. Buffer permite que você compartilhe com o seu público nos momentos ideais para uma visibilidade melhor.

6. BuiltWith

http://builtwith.com/

Use BuiltWith para descobrir qual a tecnologia usada no site ou na concorrência.

7. BuzzStream

http://tools.buzzstream.com/link-building

A maioria das pessoas vem usando como uma plataforma de divulgação, mas ele também oferece uma série de ferramentas de construção de ligação gratuita.

8. Caption Tube

Recurso gratuito e simples de utilizar para criar legendas para o YouTube.

9. CircleCount

http://www.circlecount.com/

Recursos para acompanhar os seus seguidores e analisar as suas ações. Veja quantos seguidores você ganhou ao longo do tempo.

10. Content Strategy Generator

http://seogadget.com/content-strategy-generator-tool-v2-update/

SEO automático / SEO manual e “pseudo-SEOs” onde este último merece um post separado, mas este artigo é sobre as máquinas de SEOs, criados por programas de computadores, e não por pessoas.

SEO-manual

É a mesma coisa SEO automático e SEO manual?

Obviamente que não, mas, muitas vezes os profissionais de SEO que dependem destes sistemas automatizados para agilizar uma consulta certa. Nada poderia estar mais longe da realidade. Vamos dar exemplos em que o SEO automático é necessário:

1. Métricas

Para tirar algumas métricas específicas comuns a todos os projetos (a porcentagem de palavras-chave, relação palavra-chave de código, número de ligações recebidas, o número de links externos, contar o número de ocorrências de uma palavra dada, etc…), o software criado para este fim é a melhor opção.

Mas não é o mesmo, porque depois que uma pessoa tem que pegar os números e criar estratégias consistentes de acordo com o momento em que são os navegadores, com todas as atualizações (quase semanalmente), que também não se sabe ao certo e que nenhum profissional tem o algoritmo do motor de busca.

2. Descoberta de ligações de entrada (links)

Podem visualizar os logs e ver a sua ferramenta analítica de que ponto eles são visitantes, mas se uma ligação foi feita há 6 meses e já não traz visitantes, raramente pode descobrir manualmente. Para isso, é melhor usar ferramentas de descoberta para as ligações de entrada.

3. Criação de conteúdo

Já falei muitas vezes que o conteúdo é rei (a propósito, o conteúdo será rei, mas o link é o Capitão-Geral de comando no seu lugar).

Pense por um momento:

Você poderia confiar no conteúdo dos seus contratos a uma máquina?

Ou um discurso para o conselho?

Ou os planos de um edifício?

Ou de um guia?

Acho que não, então como é que permitem que você escreva o seu conteúdo numa máquina?

Há muitos serviços baseados em localização (especialmente aqueles criados pelas empresas de hospedagem que abusam da sua base de clientes para oferecer tais serviços), que incluem analisar as sequências de pesquisa e se considera melhor, mudar a web…

Imagine, por exemplo, o seu fornecedor de artigos, tinha uma cláusula no seu contrato que lhe diz se esse papel não é que eles recomendam, ou que tipo de caneta ou marca de CDs, que por vontade própria vou mudar isso e não lhes convém. É algo ilógico.

4. Estrutura do site

Talvez a mais óbvia, é que, como o software vai descobrir se você tem que colocar a classificação como:

• Dimensões
• Imagens
• Cores
• Tipo de texto
• Posicionamentos

Você pode fazer algo diferente, mas como o software a estrutura de etiquetas / categorias será o mais adequado? Se for um site de uma empresa, como conhece a organização interna das necessidades deste?

5. Arquivos no servidor

Há um software automatizado que lhe diz um número de elementos que estão presentes no seu site: robots.txt, redirecionamentos, java scripts, sitemap.xml, rss… Mas cada projeto é diferente e há projetos onde o arquivo sitemap é desnecessário como não há um arquivo do site em html, por exemplo…

6. Hardware

Esta é a parte onde o SEO automático é talvez melhor… Se você pudesse fixar, o servidor não caía para um pico de trabalho onde é essencial para o seu site que esteja sempre acessível para os indexadores e os visitantes.

SEO automático é muito mais barato que o SEO manual?

Isto é absolutamente falso. Não há nenhuma SEO barato, há um SEO útil, SEO inútil e nocivo (aquele que faz o seu site ser penalizado).

Entre os melhores consultores encontra preços mais variados, com diversas ferramentas de SEO automáticas. Contratação de uma máquina SEO pode apresentar muitos riscos, como aqueles que oferecem sinal de até 100 diretórios, motores de 50 e colocá-lo com 25 links.

Normalmente, este não trará benefícios, de modo que, embora muito mais barato, se não em dinheiro, é deitar dinheiro ao lixo.

Eu tenho um software que faz…

Normalmente, o software de posicionamento não faz mais nada do que dar dados. É como se você tivesse instalado o Google Analytics no seu site e dizer “eu faço web analytics, eu tenho instalado o analytics …”

E depois?

SEO automático é útil, mas não a solução para os problemas de posicionamento. No caso da internet, tudo é “livre” se você faz isso pode fazê-lo sozinho e eu aprecio o seu tempo e acima de tudo, sabe muito bem que você compra.

Mas SEO ainda é uma valiosa forma de ganhar dinheiro, mas como mais pessoas integram a Internet, eles obterão conhecimentos suficientes para realizar as tarefas por conta própria.

Mais de 10 termos SEO que todo o Blogger deve saber – Manual SEO

Criar sites e blogs é muito fácil hoje em dia, mas existem ainda muitas pessoas que não sabem o que é SEO e quão importante ele é. Você vai certamente precisar saber um pouco mais sobre o assunto, dado que SEO significa “Search Engine Optimization“, o que em português é otimização de sites para motores de busca.

Neste artigo vai encontrar a explicação de 10 termos usados quando se fala de SEO.

1. SEM (search engine markting)

Está relacionado com o marketing de serviços ou produtos através dos motores de busca. SEM é dividido em dois pilares principais: o SEO e o PPC. SEO, como já foi referido, significa “Search Engine Optimization” que é a otimização de sites para que as suas páginas apareçam nos resultados orgânicos das pesquisas. PPC é a sigla de Pay-Per-Click, e é a prática de comprar clicks dos motores de busca. Os clicks são de links patrocinados nos resultados de pesquisa.

2. Backlink

É também chamado de inlink ou simplesmente link, e é uma hiperligação de outro website que aponta para o seu próprio site. Os backlinks são importantes para SEO porque eles afetam diretamente o PageRank de qualquer página web, influenciando os seus ranks de pesquisa.

3.PageRank

PageRank é um algoritmo que o Google usa para estimar a importância relativa que as páginas web têm. A ideia básica por detrás do algoritmo é o facto que um link de uma página A para uma página B possa ser visto como um voto de confiança da página A para com a página B. Quanto maior for à quantidade de links (considerando o seu valor) para uma página, maior é a probabilidade de essa página ser importante.

4.Anchor text (ou texto âncora)

O texto âncora de um backlink é o texto em que é possível clicar na página web. Ter boas palavras-chaves no texto âncora ajuda o SEO porque o Google associa essas palavras-chave com o conteúdo do seu site.

Se tiver um blog sobre a perda de peso, por exemplo, ajudaria a aumentar o seu rank de pesquisa se alguns dos seus backlinks tivessem “perda de peso” como seu texto âncora.

5. Meta Title Tag

A expressão “title tag” é literalmente o título de uma página web, e é um dos mais importantes fatores no algoritmo de busca da Google. Idealmente, o seu title tag deveria ser único e conter as principais palavras-chave da sua página. Aquilo a que chamamos “Meta Title Tag” pode ser visto na parte superior do browser enquanto está navegando no site.

6. Meta Tags

As meta tags são usadas para fornecer aos motores de busca mais informação relativamente ao conteúdo das suas páginas. As meta tags são colocadas dentro da secção HEAD do código HTML e, portanto, não são visíveis para os visitantes humanos.

7. Algoritmo de pesquisa

O algoritmo de busca do Google é usado para encontrar os websites mais relevantes para qualquer pesquisa. O algoritmo considera mais de 200 elementos (de acordo com o próprio Google), incluindo o valor do pagerank, title tag, meta tags, o conteúdo do website, a idade do domínio, entre muitos outros.

8. SERP

A sigla SERP significa, em inglês Stands for Searcn Engine Results Page, e refere-se à página de resultados do motor de busca. É basicamente a página que vai ver quando pesquisar por determinada palavra-chave no Google ou outros motores de busca. A quantidade de tráfego que o seu website irá receber depende no rank que terá nessas páginas.

9. Sandbox

O Google possui também um índice chamado de sandbox, ou seja, caixa de areia, onde coloca todos os sites descobertos recentemente. Quando os sites são colocados na sandbox, eles não irão aparecer nos resultados de uma pesquisa normal. Depois de o Google verificar que o website é legítimo, ele irá movê-lo da sandbox para o índice principal.

10. Densidade de palavras-chave (Keyword density)

Para encontrar a densidade de uma página web em particular basta dividir o numero de vezes que essa palavra-chave é usada pelo número total de palavras na página. A densidade de palavras-chave costumava ser um fator de SEO importante, pois os primeiros algoritmos davam grande importância.

Mas isso já não ocorre atualmente.

11. Keyword Stuffing

Como a densidade de palavras-chave foi um fator importante nos primeiros algoritmos de pesquisa, os webmasters começaram a “jogar com o sistema” aumentando artificialmente a densidade de palavras-chave nos seus sites. Isso é chamado de keyword stuffering, ou palavra-chave de enchimento.

Hoje em dia, essa prática não vai ajudá-lo, podendo até fazer com que seja penalizado.

12. Cloaking

Esta técnica (cloaking) envolve criar uma mesma página web que mostra conteúdos diferentes para os motores de busca e para os visitantes humanos. O objetivo é ter um determinado pagerank para palavras-chave específicas e, depois se usa o restante do trafego para promover produtos ou serviços que não estejam relacionados com essa palavra-chave.

Esta prática é considerada spam e pode fazer com que seja penalizado (ou até mesmo banido) na maioria dos motores de busca.

13. Robots.txt

Isto não é nada mais que um ficheiro, que é colocado no domínio, e que é usado para fornecer informações sobre a estrutura do website. Por exemplo, através do ficheiro robots.txt é possível bloquear mecanismos de busca específicos e restringir o acesso a páginas de seções específicas dentro do site.

Em suma, todos têm objetivos idênticos para a otimização em sistemas de busca. Alguns querem atingir todo o tipo de tráfego na rede e podem ser otimizados para incrementar a busca de frases comuns.

Focalizar a qualidade do tráfego gera melhor qualidade nas vendas, permitindo que sua equipe de vendas feche negócios mais rentáveis.

A otimização para sistemas de busca pode ser muito eficiente quando usada como parte de uma estratégia de Marketing. Assim sendo usar estes termos vai ser usual no seu dia a dia.

Se você precisa de uma forma automatizada para acelerar o seu site no topo dos sites de buscas, aconselho fortemente que acesse o portal pbn com vários serviços automatizados clicando aqui.

10 comentários em “21 ferramentas SEO online e verificação de Backlinks”

    1. Olá meu querido amigo. Eu concordo totalmente com você que o material é excelente. Ele me ajudou muito. Eu tentei 21 ferramentas deste artigo, e também encontrei minha ferramenta para otimização de SEO – sitechecker.pro/pt/. Além disso, é que ele me diz perfeitamente como otimizar meu site e também me ajuda com backlinks. E neste artigo diz que os links de volta são muito importantes, então ele é um excelente ajudante.

  1. Caramba adorei essas ferramentas algumas eu já conhecia.

    Parabéns.

  2. Nossa! obrigado Claudio por mostrar tantas opções de ferramentas, já conhecia algumas mas como ainda uso eles free, andava um pouco perdido valeu pelo post ajudou muito!

    1. Carlos essas ferramentas são ótimas e indico que faça testes e veja qual a melhor para o seu trabalho.

  3. Excelente Conteudo ! Algumas eu ja conhecia, e outras que aopresentou aqui, estou estudando a partir do seu blog ! Excelente trabalho e parabens por contrinuir conosco esta Riqueza de conteudo

  4. Excelentes ferramentas! Com este arsenal qualquer pessoa pode criar um blog de sucesso. Parabéns pelo artigo!

  5. Ótimas dicas, Cláudio!

    Com certeza farei uso dessas ferramentas no processo de geração de backlinks para o meu minisite!!

Deixe uma resposta