Advergames | Saiba tudo sobre essa poderosa ferramenta que une jogos e negócios

Advergames

Hoje em dia, a presença digital é um elemento fundamental para que qualquer negócio obtenha bons resultados.

Não importa se você comanda uma pequena, uma micro ou uma grande empresa, o fato é que se você não está no Google, você não está na mente do seu público-alvo.

Sendo assim, é por isso que ter um site já deixou de ser um mero recurso para atrair a atenção do público e se tornou um meio fundamental para você ser encontrado pelo seu público.

Acredite: um site com um domínio registrado faz toda a diferença em se tratando de presença online, pois o domínio confere para o seu site profissionalismo e credibilidade.

Além disso, obter um nome de domínio é muito barato e rápido, por isso, o valor não é desculpa para você profissionalizar o seu projeto na web. 

Conteúdo
  1. Advergames – O seu negócio entra no jogo
  2. Conheça os tipos de Advergames
    1. Associativos 
    2. Ilustrativo 
    3. Demonstrativo 

Advergames – O seu negócio entra no jogo

Os jogos digitais são tão populares que muitas marcas os utilizam para interagir melhor com o seu público-alvo. Para isso, existem os Advergames que, conforme o próprio nome indica, é o casamento da publicidade (advertising) com os jogos (games).

De uma maneira geral, o advergame consiste em promover um determinado item, podendo ser um produto, evento, ideia ou marca. O objetivo é tornar esse objeto atrativo aos olhos do público por meio do aspecto lúdico que os jogos possuem.

Em uma época como a atual, em que a tecnologia streaming chegou para ficar e os dispositivos móveis estão nas mãos de praticamente todo mundo, os jogos deixaram de ser acessíveis apenas para quem possui consoles de videogames.

A verdade é que atualmente, praticamente qualquer dispositivo móvel possibilita a execução de jogos de variados estilos e conceitos. Você pode encontrar desde RPG’s como os grandes clássicos Street Figther ou The King of Fighters para jogar em seu celular.

As mídias sociais também dão uma mãozinha para os advergames. Um exemplo disso é a oportunidade de compartilhar que elas proporcionam.

Graças ao compartilhamento dos jogos é possível atingir uma boa quantidade de público, facilitando, com isso, captar mais leads e obter melhores resultados.

Resultados, pontuações e promoções fazem parte dos novos jogos. E todos esses dados podem ser compartilhados nas redes e divulgados para vários outros usuários.

Desse modo, o alcance do advergame é ampliado e muito mais direcionado ao público de consumidores que realmente apresenta interesse pela marca ou produto em questão.

Com isso, o público tem condições de estabelecer um elo de identificação com o jogo, com as ideias e os elementos contidos nele.

Google Search Console - Busca por pesquisa

Conheça os tipos de Advergames

A gente pode até imaginar que os advergames são um produto do século XXI ou dessa atual era conectada. No entanto, ainda lá nos anos 80, quando o termo “advergame” não havia sido inventado, a Coca-Cola quis cutucar a rival Pepsi utilizando os games.

Foi assim que surgiu o jogo “Pepsi Invader”, desenvolvido pela Atari como uma paródia ao clássico “Space Invaders”. Provocações à parte, é importante concluir que essa união entre game e publicidade pode gerar bons frutos de várias maneiras.

Sendo assim, para melhor compreender como um advergame pode ser útil para o seu negócio, é interessante saber que eles se dividem em algumas áreas. Vamos ver quais são?

Associativos 

Quando a marca de um empreendimento aparece no cenário servindo como propaganda. Um excelente exemplo disso é um game da franquia Need for Speed, onde a marca do Burger King pode ser vista ao fundo.

Ilustrativo 

Nesse tipo de advergame a marca é um elemento importante do jogo. Um exemplo pode ser um game em que o personagem, para obter mais energia, deve comer algum lanche de alguma franquia conhecida. Já entendeu a referência, não é?

Demonstrativo 

Esse tipo de advergame é feito basicamente com o intuito de escancarar a marca para o público. Um exemplo disso foi o game Pepsimania, que a Pepsi lançou em 1999 no console Playstation.

O game consiste em fazer o jogador, ao longo de um percurso, coletar várias latinhas do refrigerante.

Saiba jogar com o seu negócio

Você sabia que os jogos digitais podem ir muito além dos advergames para facilitar o engajamento de uma marca? Na verdade, um game digital pode ser criado e aplicado dentro da própria empresa para treinar a equipe e criar interação entre os funcionários.

Esse conceito, de utilizar jogos para treinar e engajar uma equipe de funcionários, traz várias vantagens, tornando o ambiente empresarial mais descontraído e estimulando a criatividade do seu time.

Um exemplo disso na prática pode ser a utilização de um game online desenvolvido especialmente para possibilitar que os integrantes da sua empresa aprendam a falar um outro idioma.

Há também a possibilidade de um jogo digital ser concebido com o intuito de treinar a equipe na realização do atendimento ao público.

Outra possibilidade é no caso de treinamentos para algum cargo ou alguma promoção, onde o profissional precisa “passar de fase” para então, conquistar o novo  posto. Como você pode perceber, as possibilidades são várias.

Conclusão 

Os jogos digitais podem ser uma boa fonte de entretenimento, podem ser utilizados também na educação e, como não poderia deixar de ser, podem ser aliados importantes na publicidade e nos negócios.

Portanto, na hora de elaborar a sua estratégia de Marketing Digital, não despreze a possibilidade de utilizar os advergames para os seus propósitos.

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Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Advergames | Saiba tudo sobre essa poderosa ferramenta que une jogos e negócios
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Claudio Gomes

Criei o Blog Marketing Online para falar sobre negócios online e offline. Trabalho com internet marketing e negócios online alguns anos e consegui acumular muitas informações e formas de ganhar dinheiro online.

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