Como criar artigos onpage para blog e suas vantagens

artigos onpage

Quem atua no e-commerce sabe ou deveria saber da importância do blog interno para a saúde e tráfego do site de vendas.

Criar artigos onpage (para o blog interno de um site) exige alguns segredos e peculiaridades que os profissionais da comunicação e marketing utilizam para fazer um site ganhar evidência na principal plataforma de busca da internet, o Google.

Para criar um artigo de blog interno são necessárias algumas expertises ou um bom entendimento sobre técnicas SEO, para, além disso, o texto precisa ser fluído, de fácil entendimento e ao mesmo tempo entregar a solução para problemas inerentes ao dia a dia, independentemente do nicho.

Não é bom para uma marca criar artigos onpage elogiando a si mesma, se torna um  conteúdo superficial e não vai agregar nada na vida do leitor, é como uma pessoa ficar engrandecendo o próprio nome, além de ser raso pode causar até mesmo certa antipatia.

A variação lingüística também é um fator importante, se o redator vai for escrever sobre a Lotofácil, exemplificando, ele precisa variar as palavras entre “jogo”, “a modalidade”, “loteria” “aposta”, entre outras palavras que podem substituir a palavra em questão.

Conteúdo
  1. Pesquisar o assunto e palavra-chave (keyword) antes de produzir artigos onpage
  2. Títulos e subtítulos para artigos onpage
    1. Quantas fotos devem ser inseridas dentro dos artigos onpage
    2. Dimensões das imagens para artigos onpage
    3. Créditos e reproduções das imagens para artigos onpage

Pesquisar o assunto e palavra-chave (keyword) antes de produzir artigos onpage

Para escrever sobre um assunto é preciso conhecimento na área. Evitar reescrever textos já publicados na internet já é um bom começo.  Pois quando se reescreve um texto substituindo as palavras por sinônimos, além de o texto ficar “frio”, ou seja, sem personalidade, pode-se reescrever um texto com informações incorretas, passando adiante o erro do texto original.

SEO onpage
Onpage SEO

Quando se domina, ou pelo menos se tem um conhecimento básico sobre o assunto que deseja escrever é possível criar possibilidades dentro da narrativa.

Outra questão inerente ao artigo onpage é a pesquisa da palavra-chave (keyword), esta pesquisa é crucial para resultados satisfatórios no sentido de tráfego. Usando uma plataforma para tal função (existem diversas) é possível identificar quais são as questões que estão sendo buscadas pelos usuários do Google em relação a palavra-chave escolhida para o artigo.

Quando o redator pesquisa o que esta sendo procurado para uma determinada palavra-chave ele começa a criar um texto mais estratégico, afinal, público procurando aquelas questões já tem, o que vai valer a partir disso é a qualidade do artigo.

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Vale destacar que o artigo precisa ser natural, fluído e resolver problemas.

Títulos e subtítulos para artigos onpage

A divisão de um artigo entre títulos e subtítulos vale pontos para ranqueamento na Serp (Google). Depois de pesquisar as questões mais buscadas para a palavra-chave trabalhada, cria-se então um escopo contento o título principal e os subtítulos com essas questões previamente pesquisadas, criando, obviamente, variações ou adaptações  linguísticas para as questões que precisam fazer sentido. Um exemplo claro é a pesquisa constantemente pesquisada no Google “resultado hoje mega-sena”, o redator não pode simplesmente pegar essa questão e colocar em um título ou subtítulo, ele precisa adaptá-la para melhor compreensão dos leitores, sendo assim ficaria melhor “resultado da Meda-Sena de hoje”, exemplificando.

Costumamos dizer que os subtítulos são caixas dentro de caixas, sendo que o título 2 (H2) precisa ter dentro dele um título 3 (H3), que tenha a ver com o H2, em seguida, dentro do H3, precisa ter uma correlação para criar o (H4) e assim por diante. Quando mais o redator se aprofundar no assunto e em subtítulos, melhor fica o texto para o algoritmo do Google.

artigos OnPage
Fotos para artigos

Páginas que demoram muito tempo para abrir podem ser descartadas ou evitadas pela Serp, além de outras questões técnicas de um blog, a quantidade de imagens pode também determinar essa demora. Portando, tem sua significância evitar imagens pesadas demais ou muitas imagens dentro de um texto.

Quantas fotos devem ser inseridas dentro dos artigos onpage

Para calcular a quantidade de imagens ideal para a produção de artigos onpage a quantidade de palavras deve ser considerada. O ideal é uma imagem para cada 300 palavras. Sendo assim, um texto considerável para o Google deve ter no mínimo 600 palavras e duas imagens.  Veja outras quantidades!

  • 900 palavras – três imagens
  • 1.200 palavras – quatro imagens
  • 1.500 palavras – cinco imagens
  • 1.800 palavras - seis imagens
  • 2.100 palavras – sete palavras
  • 2.400 palavras – oito imagens

Dimensões das imagens para artigos onpage

Além da quantidade de imagem a dimensão também é importante. O ideal é que as imagens possuam 1.200 pixels de largura e a partir de 900 pixels de altura. Importante escrever que a largura não pode ser diferente de 1.200 pixels, embora a altura possa ter mais de 900 pixels.

Créditos e reproduções das imagens para artigos onpage

Todas as imagens publicadas em um blog interno devem ser acompanhadas pelos créditos, mesmo sendo de banco de imagens livres, como Pixabay, Invato, Canva e outros. Inclusive, imagens livres são melhores do que retiradas de outros sites, pois além de ajudar o artigo a se posicionar melhor, por correr o risco de ser inédita em um artigo publicado no Google, evita transtornos e processos como de direitos autorais de imagem, por exemplo.

A mesma coisa pode ser aplicada para imagens reproduzidas. Muitas vezes uma imagem precisa ser reproduzida por através de plataformas como o Canva, para atender as dimensões exigidas pela Serp. Quando isso for realizado é preciso “creditar” de onde a imagem foi retirada e deixar claro que é uma reprodução, pois alterar o tamanho ou formato de uma imagem também pode gerar danos jurídicos para o blog ou redator que produziu o artigo.

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Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Como criar artigos onpage para blog e suas vantagens
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Claudio Gomes

Criei o Blog Marketing Online para falar sobre negócios online e offline. Trabalho com internet marketing e negócios online alguns anos e consegui acumular muitas informações e formas de ganhar dinheiro online.

  1. Gosto muito do seu trabalho Claudio.
    Sempre que consigo leio seus artigos, ajudam muito, principalmente para nós que ainda somos iniciantes no Marketing Digital, entender tudo isto que a internet nos coloca como desafios.
    E olha os desafios são muitos, entender como tudo isto funciona é muito complicado e com a ajuda de pessoas iguais a você, faz com que as coisas se tornem fáceis.
    Muito obrigado pelos artigos, felicidades, sucesso e um forte abraço !! Parabéns.

    1. Opa Arnaldo obrigado pela mensagem.

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