Converse All Star: Quando a marca se sobrepõe à moda
Um fato inegável é que o Converse All Star já se tornou um estilo; ou algo muito próximo com um conceito simplesmente embutido na realidade de jovens que curtem um alternative style.
Porque All Star não conseguia sair da moda?
O mais curioso de tudo isso é que, esteticamente falando, o converse não evoluiu muito, já perceberam?
Não estamos falando de tecnologia, mas da estética, da “cara” do tênis. Aliás, ‘tênis’ é um termo nada usual quando nos referimos ao tão conhecido All Star.
Bem, mas qual a história do Converse All Star e porque ele não mudou muito?
A long time ago, mais precisamente na década de 1910, a estadunidense “Converse Rubber Company of Massachussetts” criou um tênis feito em lona com bico de borracha.
Algo muito parecido com o que conhecemos hoje, não?
O grande passo para alavancar o modelo, que a princípio chamava-se apenas Converse, veio junto com uma bela sacada: um contrato de patrocínio com Chuck Taylor, a grande estrela do basquete nacional da época. Para nós, uma ideia óbvia, mas lembre-se que estamos falando do que é, provavelmente, o primeiro contrato de patrocínio de um tênis.
Quase 100 anos depois de ser lançado o primeiro modelo Converse All Star, percebemos que a posição da marca foi tão bem construída que quebrou um dos princípios básicos do marketing: a inovação do produto.
Os mercados são dinâmicos e praticamente todos os produtos têm uma vida limitada até ser descoberta uma nova maneira de satisfazer o desejo ou a necessidade que os geraram; em outras palavras, até que apareça uma outra solução ou fornecedor do benefício.
Alana Martins - Uma entrevista sobre o mundo feminino das blogueirasKotler
Obviamente temos outros casos de produtos que resistiram firmemente com a sua marca mesmo com o pesar da concorrência, como a Coca-Cola. Mas, neste caso, trata-se de moda, e sabemos que nada é mais rápido e dinâmico do que a moda. Isso não é incrível? Isto nos leva uma reflexão sobre o poder de uma comunicação bem feita aliada a um produto de qualidade, a ponto de levar, não só o nome, mas uma fórmula que se adapta aos mais diversos estilos.
Ou não é verdade que o popular All Star era o preferido de tribos e mais tribos que nascem e morrem com passar dos tempos?
Tem gente até casando de Converse All Star
Converse All Star: Use como quiser
Sinceramente, não dá pra criar uma regra sobre o All Star. Por ter sido um tênis super dinâmico e se adaptava tão bem a tantos estilos, que seria errado fazer restrições sobre o uso dele. Portanto, meninos e meninas conseguia com criatividade usar com calça skinny, shorts, saias, vestidos, t-shirts… Para os caras, a dica da calça skinny também valia muito, além das bermudas, camisetas básicas e blazers que era a grande moda bem demais com o Converse All Star.
Felizmente hoje ainda podemos encontrar vários locais vendendo All Star, porém com vendas menores e pouca fama. A fama e o estilo também tem o seu tempo.
Como eu sou da época do kichute era um famoso tênis dos anos 80 também lembrei do All Star e fiz esse artigo. Na época eu Claudio era muito jovem e não tinha condições de comprar nem mesmo os meus pais. Hoje as marcas conseguem fazer o mesmo com alguns jovens com interesse em ter um, mas não conseguem comprar. Espero que esse artigo possa inspirar e um dia esse jovem possa fazer um artigo inspirado.
Sobre o marketing feito por grandes empresas/marcas conseguem passar com mais detalhes o interesse e desejo de comprar.
Gostou do texto ou não, deixa a sua opinião. Vamos discutir?
Entrevista Com Artur Rangel Um Brasileiro Na Itália - Marketing DigitalEspero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Converse All Star: Quando a marca se sobrepõe à moda
Em DICAS BLOGS temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)
Deixe um comentário