7 coisas que você precisa saber sobre copywriting
Você sabe o que é copywriting e como essa técnica pode impactar no marketing digital?
- Conheça 7 coisas que você precisa saber sobre copywriting!
- A definição de copywriting
- A estrutura de um texto com copywriting
- A importância da cópia de suas criações
- Copywriting considera emoções e gatilhos mentais
- O uso do copywriting
- O conceito de storytelling
- O que é preciso para ser um copywriter
Conheça 7 coisas que você precisa saber sobre copywriting!
Copywriting é um termo que tem se tornado bastante popular no marketing digital. Muitos profissionais utilizam essa técnica para aumentar o engajamento e incentivar o consumo. Mas como o copy funciona, na prática? Veja 7 coisas que você precisa saber sobre copywriting e como aproveitar esse recurso da melhor forma possível.
A definição de copywriting
Copywriting é o termo utilizado para definir um processo de criação de redações persuasivas, sendo uma ferramenta importante para ações de marketing que envolvem conteúdo, como e-mails, sites, cartas de vendas, entre outros.
Apesar de não ser uma técnica nova, com registros de uso na publicidade de décadas passadas, esse tipo de construção textual tem atingido resultados impressionantes, tanto para produtos de lançamento único, como aqueles de venda recorrente.
A estrutura de um texto com copywriting
Todo texto desenvolvido com foco nas técnicas de copywriting tem uma estrutura semelhante e deve ser sempre criado com base em informações de público-alvo.
O começo da redação apresenta um título que chame a atenção. É esse título que vai despertar a curiosidade no leitor.
Depois, ao longo do texto, será apresentado o problema ou o desejo do público, a solução que você tem para esse problema e a oferta, que é o valor e o que engloba a sua entrega.
A importância da cópia de suas criações
Se você resolver escrever suas próprias cartas de vendas ou contratar alguém para isso, lembre-se de criar uma pasta para guardar cópias de seus textos. Afinal, esses arquivos podem servir tanto como inspiração quanto base para não repetir chamadas similares.
Como os artigos ocupam pouco espaço na memória do computador, um HD externo ou mesmo um pen drive podem servir de banco de dados. E caso você tenha problemas com os periféricos, como a exclusão acidental de arquivos, saiba que existem programas que recuperam esses documentos.
Um bom exemplo de software para recuperar arquivos apagados é o Recoverit. Ele realiza uma varredura nos dados excluídos de um HD, cartão de memória ou pen drive, apresentando uma lista para que você salve somente o que deseja.
Copywriting considera emoções e gatilhos mentais
Um dos motivos pelos quais os textos com copywriting são tão bem sucedidos é por utilizar os aspectos psicológicos do leitor no momento da construção.
Otimização de sites para buscadores - Seu site como o Google gostaAo desenvolver uma carta de vendas, o copywriter vai considerar as emoções que pode despertar no leitor, assim como inserir gatilhos mentais que o instiguem a tomar uma decisão. Por isso, entender das motivações humanas é fundamental para ter sucesso nesse tipo de redação.
O uso do copywriting
Por mais que a técnica esteja mais associada à lead pages, onde o visitante precisa inserir suas informações para receber um bônus, nada impede de usar o copywriting em lojas online e até em roteiros de vídeo.
De fato, aplicar copywriting nos negócios virtuais é extremamente estratégico. Com um público consumidor mais confiante, o que representou um aumento de 100% nas vendas pela internet, contar com um texto persuasivo pode fazer toda a diferença para fechar negócio.
O conceito de storytelling
Outro recurso que você pode utilizar em uma carta com copywritting é o storytelling, uma técnica que propõe apresentar um determinado produto ou serviço permeando uma história.
Existem diversos exemplos de storytelling bem sucedidos no mercado e o motivo é simples: o leitor consegue facilmente se identificar com histórias.
É importante manter a originalidade e evitar repetir temas de outras cartas que você desenvolver. E se você já excluiu arquivos por engano, não deixe de buscar formas de recuperá-los para ter referências de criações anteriores.
O que é preciso para ser um copywriter
Não existe, até o momento, um curso superior de copywriter no Brasil. A própria profissão ainda está sendo inserida no mercado de trabalho. Porém, nada disso é importante para quem quer ser um copywriter.
Trabalhar com esse tipo de produção exige criatividade, habilidade em desenvolvimento de textos e um perfil empático para entender as necessidades do público-alvo.
Você pode fazer cursos de especialistas em copywriting, para posteriormente trabalhar para agências, no atendimento de outras pessoas, ou mesmo aplicar a técnica em um negócio próprio.
Com essas 7 coisas que você precisa saber sobre copywriting, você tem a base para começar a se aprofundar no tema e desenvolver estratégias próprias para o marketing digital, seja da sua empresa ou dos seus clientes.
Com a estrutura do copywriting, levando em conta as características do seu público, seus desejos e gatilhos, as chances de ter sucesso com o marketing digital são bem altas. Sem dúvida, um tema que vale a pena estudar!
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