Sete motivos para você usar WordPress em seu site

Está pensando em repaginar ou começar um site? Que tal o WordPress? Ele é moderno e tem várias funcionalidades que podem deixar seu site do jeitinho que você quer. 

Se você está na dúvida de qual plataforma deveria usar para construir seu site ou até mesmo sua loja online, te daremos 7 motivos para você utilizar o WordPress na sua empreitada. 

Lembrando que este artigo tem como base o WordPress.org e não o WordPress.com. 

O WordPress.com é a versão gratuita da plataforma, para quem está pensando em começar seu blog e não quer pagar nada de início. 

Já o WordPress.org também é conhecido como WordPress auto-hospedado, onde você escolhe o melhor local no qual gostaria de hospedá-lo. Nesta versão você tem liberdade para transformar seu site em portfólios, sites de negócios, e-commerce, entre muitas outras categorias. 

O WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo mais utilizado

Em 2003 o WordPress surgiu como uma plataforma de blog. Com o passar dos anos evoluiu e se tornou um dos maiores criadores de sites do mercado. 

De acordo com o próprio site do WordPress, 41% de todos os sites da internet – de amadores a sites profissionais – utilizam o seu gerenciamento de conteúdo. 

E esse percentual reflete devido ao CMS WordPress ser extremamente flexível para incluir qualquer tipo de conteúdo, desde galeria de imagens a transformar seu portal em uma loja virtual.

Porque utilizar o WordPress

O sistema do WordPress é tão versátil que grandes marcas e personalidades utilizam ele, como Sony Music, Star Wars, Facebook, The New York Times, Disney e até mesmo Katy Perry.

motivos para usar WordPress
Motivos para você usar WordPress

Ficou chocado? Pois é! A plataforma pode parecer simples, mas ela é muito funcional!  Por isso, vou mostrar porque todas essas indústrias utilizam o CMS da WordPress.

  1. O WordPress é gratuito

Isso mesmo, o software é de uso livre, por isso você pode instalar e fazer modificações nele do jeito que achar melhor. 

Porém você vai precisar de uma hospedagem para armazenar todos os arquivos e banco de dados, pois é ela que mantém seu site e e-mails no ar.  

Caso você tenha dúvidas sobre qual a melhor hospedagem para seu site WordPress, fizemos um guia com algumas dicas sobre hospedagens para WordPress. 

  1. Temas gratuitos disponíveis no WordPress 

Não precisa ser um técnico na área para utilizar alguns dos serviços do WordPress. Se você já tem um conhecimento prévio com plataformas de sites, mesmo gratuitas, você vai conseguir aproveitar bem os recursos que o site disponibiliza.

Um dos recursos que o WordPress oferece para facilitar a vida de quem vai construir seu próprio site são os temas. Há diversos temas para você escolher gratuitamente no WordPress, inclusive a escolha pode ser feita por nicho ou tipos de sites (como blogs, sites institucionais ou lojas online).  

Além disso, muitos desses temas vêm com construtores de layout, que podem ser utilizados no modo arrasta e solta. Muitos permitem a alteração de cores, fontes, fundo e logo, criar slides, sem precisar alterar nenhum código.

  1. Diversos plugins para personalizar seu site WordPress

Se caso você achar que falta alguma coisa para complementar seu site, como uma newsletters, botões para compartilhamentos em redes sociais, área de associação, formulários de contatos, entre outras ferramentas adicionais, os plugins são as soluções.

Um plugin é como se fosse um aplicativo, que quando você precisa de uma função nova, você a instala.

Assim acontece com o CMS da WordPress, sempre que você achar que precisa complementá-lo é possível dar um jeito. 

  1. O WordPress é ‘SEO Friendly’

Isso significa que seu site tem uma possibilidade maior de ficar em primeiro lugar nas pesquisas, já que o Google leva em consideração a performance do site e a WordPress sabendo disso, criou sua plataforma dentro dos padrões dos mecanismos de buscas. 

Sendo assim, se ele for otimizado , o Google vai indicar o seu site para os usuários. 

  1. O WordPress é fácil de atualizar

A plataforma da WordPress vem com seu próprio sistema de atualização. E você pode ficar sabendo delas através de notificações. 

No painel de administração você pode manter temas e plugins atualizados, dessa forma seu site permanece seguro. E para acrescentar, você pode proteger seus dados de invasão, ou acidentes, usando plugins de backups automáticos e ainda armazená-los em outro local, tendo assim, uma cópia segura de tudo que você possui. 

E ainda é possível gerenciar seu site, através dos aplicativos móveis do WordPress. Podendo fazer publicações, responder comentários, acompanhar as estatísticas de visitas, entre outras coisas. 

  1. O WordPress é seguro 

Como visto anteriormente, diversas empresas de grande porte utilizam a plataforma do WordPress, então você pode confiar que seu site estará seguro.

Entretanto, para não ter dores de cabeças futuras, é necessário tomar certas medidas para garantir a segurança do seu site, como contratar uma hospedagem segura, usar um certificado de segurança SSL para o seu domínio e manter o core do WordPress, temas e plugins, sempre atualizados.

Realizando essas três etapas principais seu site ficará no ar por anos e anos. Mas lembre-se que fazer manutenção no WordPress é essencial para o seu bom funcionamento. 

  1. O WordPress é multimídia

Nem só de texto viverá o site! 

Aproveite todas as funcionalidades que o WordPress permite, e deixe seu conteúdo muito mais dinâmico para o público. 

Com um suporte de mídia muito grande, o WordPress vem com recursos para habilitar incorporação (embed) de muitas mídias como imagens, áudio, vídeos e redes sociais. 

Você pode inserir vídeos do Youtube, twetts, áudios do SoundClound, caso você esteja pensando em começar seu próprio Podcast ou até mesmo incorporar feeds do Instagram nas publicações. 

Dessa forma você já divulga suas redes sociais. Além de deixar o conteúdo mais envolvente para o leitor. 

Conclusão 

Como você pode ver no decorrer desse artigo, o WordPress é uma plataforma muito flexível, por isso você pode usá-lo de diversas formas. Por exemplo:

  • Dar início a um blog
  • Começar uma loja online (e-commerce)
  • Criar sites institucionais 
  • Apresentação de Portfólios
  • Vendas de cursos e outros materiais online. 

Entre diversos sites para vários tipos de segmentos. 

Por diversas funcionalidades apresentadas e pelo custo-benefício, muita das vezes recomendamos o WordPress como CMS para as pessoas e empresas que estão em busca de começar um site.

E você? O que acha da plataforma? Deixei nos comentários a sua opinião.

Deixe um comentário